Digite o ASSUNTO e nós encontramos para você

EDIÇÃO 189 – FEVEREIRO 2011

Padre Landell de Moura homenageado em seus 150 anos

O padre porto-alegrense Roberto Landell de Moura foi o pioneiro na transmissão da voz humana sem fio (radioemissão e telefonia por rádio), mas ainda não recebeu o reconhecimento que merece em sua cidade natal. Somente agora, mais de 100 anos depois de suas invenções, o patrono dos radioamadores brasileiros começa a receber a valorização merecida. A Prefeitura de Porto Alegre, por iniciativa do Gabinete de Inovação Tecnológica (Inovapoa), decretou 2011 como Ano da Inovação Padre Landell de Moura. No dia 21 de janeiro, data dos 150 anos do nascimento do padre inventor, foi lançado selo comemorativo, com 300 mil exemplares, no qual o religioso utiliza o microfone no “transmissor de ondas”, um dos aparelhos inventados por ele.


Bairros Campo Novo e Chapéu do Sol oficializados

Apesar de reconhecidos pela população com bairros, Chapéu do Sol e Campo Novo tiveram seus limites definidos e foram incluídos oficialmente como bairros de Porto Alegre somente no dia 15 de dezembro, quando os vereadores da Câmara Municipal aprovaram o projeto de lei 053/08, de autoria do vereador Engenheiro Comassetto.


Lotação Ipanema terá itinerário estendido até a Hípica

A partir do dia 26 de fevereiro, uma antiga reivindicação de parte dos moradores da Zona Sul será atendida. A lotação Ipanema, linha 10.4, terá seu terminal transferido de Ipanema para a Rua Gedeon Leite, no bairro Hípica. (...) Agora, as reivindicações da comunidade se voltam para o atendimento de outros bairros mais distantes do Centro que não possuem lotação e pedem mais uma opção de deslocamento, com Belém Novo, Restinga e Lami.