Digite o ASSUNTO e nós encontramos para você

Píer em Ipanema fica mais próximo


A Praia de Ipanema deverá contar, em breve, com um píer junto à orla do Guaíba, nas proximidades da Rua Leblon, com 20 a 30 metros de comprimento por 1,2 metro de largura, para que barcos possam realizar embarque e desembarque de passageiros no local. Uma das vantagens é garantir aos turistas maior conforto durante as viagens pelo Guaíba, melhorando os passeios, pois, atualmente, os passageiros necessitam percorrer a pé parte do caminho até a praia. O equipamento deverá estar em funcionamento até abril, segundo estimativa de Luiz Fernando Moraes, titular da Secretaria Municipal de Turismo, entidade que destinará R$ 43 mil para a execução da obra.
A construção do píer acontecerá graças a um convênio entre a Prefeitura Municipal e a Associação de Turismo Naútico (Atun) e atende reivindicação dos moradores que há mais de dez anos pedem a construção de uma estrutura para barcos na região, mas a proposta da inicial da comunidade era um trapiche com cerca de 60 metros de comprimento próximo à Rua Otelo Rosa, conforme sugestão abraçada pela Associação dos Moradores do Bairro Ipanema (AMBI).

Blog do Jornalecão antecipa as notícias da edição impressa

Os moradores da Zona Sul contam desde janeiro com o Blog do Jornalecão para se informar sobre as novidades relacionadas à região, conferindo antecipadamente as notícias que serão veiculadas na edição impressa, algumas delas com informações e fotos extras. Para conferir, acesse http://ojornalecao.blogspot.com.br.

FIB realiza torneios de botão


Marcelo Minuzzi (esquerda) comemora o título da 7ª Copa do Brasil da FIB
com o vice-campeão Leonardo

A 7ª edição da Copa do Brasil da Federação Ipanema de Botão (FIB) foi realizada em janeiro com a participação de cinco integrantes da liga, utilizando a regra toque-toque, preferida pelo grupo. O time de botão do Internacional, comandando por Marcelo Minuzzi, coordenador da FIB, sagrou-se campeão da competição pela quinta vez. O segundo lugar ficou com o time do associado Leonardo (Palmeiras). Participaram também Paulo Weber (Atlético-MG), Gilberto (Cruzeiro, de Porto Alegre) e Diego (Criciúma). Mais informações: 8430.2182 e marcelominuzzi@hotmail.com.

Porto Alegre poderá ter central de tratamento de resíduos sólidos


O prefeito José Fortunati assinou em 28 de dezembro, durante o Balanço da Gestão 2011, um termo de manifestação de interesse a fim de realizar estudos para a implementação de uma central de tratamento de resíduos sólidos. O objetivo é que o edital necessário para desenvolver o projeto seja publicado ainda em 2012. Fortunati destacou que a central utilizará tecnologias que atendam a critérios ambientais de cidades europeias, como Paris, na França, a fim de transformar em energia os resíduos sólidos recolhidos em Porto Alegre. Atualmente, 20 carretas levam diariamente 1,5 mil toneladas de lixo produzido na capital para Minas do Leão.
Entre as conquistas destacadas no Balanço pelo prefeito, estão o Programa Integrado Socioambiental (que aumentará o índice de tratamento de esgoto na cidade), a revitalização da orla do Guaíba, o metrô, a reforma do Túnel da Conceição e a execução de obras do Orçamento Participativo. Fortunati também lembrou que a administração foi sustentada por três eixos: preparação da cidade para o futuro, qualidade de serviços e fortalecimento da participação popular.

Congresso da Cidade favorece entrosamento entre as regiões Sul e Centro-Sul


Uma das constatações dos moradores das regiões Sul e Centro-Sul do Orçamento Participativo (OP), durante reunião realizada em 24 de novembro no Cecopam, é que o as fases preparatórias à plenária final do Congresso da Cidade serviram para entrosar moradores, lideranças comunitárias e representantes de entidades dos 16 bairros das duas regiões - Guarujá, Espírito Santo, Serraria, Hípica, Ipanema, Jardim Isabel, Tristeza, Pedra Redonda, Vila Conceição, Vila Assunção, Vila Nova, Camaquã, Campo Novo, Cavalhada, Nonoai e Teresópolis. Também foi destacado no encontro que, além da reflexão sobre as características de cada bairro, ocorrida ao longo do processo do Congresso da Cidade, o maior entrosamento possibilitou às pessoas se conheceram, trocarem idéias e pensarem em soluções conjuntamente. 
Durante os encontros realizados nos últimos meses, os moradores identificaram suas dificuldades e sugeriram atitudes para as soluções dos mesmos através de Motes definidos pela comunidade. Levando em conta as definições das etapas anteriores, os presentes à reunião chegaram a conclusão que o principal desafio para o desenvolvimento da Região VI do Orçamento Participativo (Regiões Sul e Centro-sul) é mobilidade urbana e geração de trabalho com preservação ambiental. Além disso, os participantes definiram como Mote de Desenvolvimento para a nossa cidade: descentralização administrativa para integrar, mobilizar, harmonizar e conscientizar, objetivando dar condições de acesso dos cidadãos aos serviços públicos, priorizando a mobilização da comunidade e a preservação ambiental. Estas sugestões foram apresentados no encontro final do V Congresso da Cidade, realizado em 9 e 10 de dezembro, na PUC.

Grupo de empresários tem nova diretoria

A nova diretoria da Associação dos Empresários da Tristeza (GET), gestão 2012, tomou posse em 1º de dezembro durante coquetel nas dependências do Restaurante Divina Pasta, na Rua Landel de Moura, 551. O evento contou com a participação de representantes das entidades empresariais do bairro Tristeza, dos setores comércio e serviços, que foram brindar os resultados obtidos pela gestão anterior e desejar sucesso à nova diretoria, que tem como objetivo principal transformar a Tristeza no bairro de melhor qualidade de vida de Porto Alegre, tendo como inspiração a cidade de Gramado, atraindo turistas e visitantes. O grupo visa também ser o canal de interlocução e integração entre os empresários e os moradores, em parceria com as autarquias atuantes na comunidade.
Nova diretoria do GET: presidente - Schirley Ferreira (Dasmarka.com), vice-Presidente - Eunice Ehlers Duarte (Bê-a-Bá Brinquedos), secretária - Letícia Orsini (Vitalitá Farmácia), tesoureiro Elomar Pauleski (Assessoria Contábil), jurídico - Marcelo Schultes, conselheiros fiscais - Rita Grigoletti Laitano (Kalinka), Elenice Telles (A Estética) e Silvia  Schmitz (Doc Dog Veterinária).
Contatos com o GET: Joana Dreher - Fone: 3012.9021/9177.2802.

Associação do bairro Ipanema comemora 28º aniversário

                                                                                              Foto: Adília Cruz da Silveira
Presidente da Associação dos Moradores do Bairro Ipanema (AMBI), Jorge Paz, destacou a participação dos fundadores da entidade

Os 28 anos de fundação da Associação dos Moradores do Bairro Ipanema (AMBI) foram comemorados na noite de 30 de novembro em confraternização realizada durante jantar campeiro no Restaurante Rio Carreiro, na Avenida Coronel Marcos. Quatro dos 46 atuantes moradores que fundaram a entidade em 7 de dezembro de 1983 foram homenageados com placas de prata: Asdrubal Tavares, César Cepe, Fernando Gay da Fonseca, representado na ocasião por seu neto Fernando, e Paulo Viana, representado por seu concunhado Édson Borin. O presidente da AMBI, Jorge Paz, destacou também a valiosa colaboração e o empenho do ex-presidente Astélio dos Santos, ao qual sucedeu e que não mede esforços para ajudar a atual diretoria.
Entre as realizações recentes da AMBI foram destacadas a nova sede, que será inaugurada ainda no mês dezembro; a participação da asssociação nas redes sociais; o projeto de eventos culturais na orla do Guaíba; a aproximação com a Brigada Militar, na pessoa do comandante da 4ª Cia, major Lúcio; o projeto de reforço da segurança do bairro com possível instalação de câmeras de segurança e o acompanhamento das atividades do Posto de Saúde, além da atuação de cinco delegados no Orçamento Participativo. A diretoria da AMBI aproveitou a oportunidade para convidar todos os moradores do bairro a participar das reuniões da associação, utilizando o slogan "Participe, faça parte deste grupo, queremos crescer e contamos com você. Juntos fazemos mais".  

Muitas opções para quem fica em Porto Alegre no verão


Doze secretarias e departamentos da Prefeitura Municipal, integradas ao projeto Porto Verão Alegre, realizam diversas atividades e eventos até o mês de março para as pessoas que estão na Capital durante o verão.

Esporte e recreação no Lami

Uma das opções é o Verão Esportivo e Recreativo no Lami, com atividades de lazer gratuitas para todas as idades nos os finais de semana até 4 de março, das 14h às 19h, na avenida Beira-Rio, na Praia do Lami. Torneios de vôlei de duplas nas categorias mista (até 12 anos), masculina (de 13 a 15 anos) e força livre (masculina e feminina), torneios de pingue-pongue e desafios esportivos de basquete (arremessos) estão entre as atividades esportivas. Já as recreativas são cama elástica, jogos de mesa e o Ônibus Brincalhão, brinquedoteca itinerante, com jogos e brinquedos (somente aos domingos).

Piscinas comunitárias

A temporada das piscinas comunitárias também vai até 4 de março. Para usufruir das piscinas é preciso levar um documento de identidade ao centro comunitário escolhido, além comprovante de residência e uma foto 3x4. Crianças e adolescentes menores de 15 anos devem estar acompanhados por pai, mãe ou um adulto responsável para frequentar as piscinas. Há ainda aulas de natação e hidroginástica e outras atividades orientadas por professores de Educação Física e estagiários da Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer (SME). Na Zona Sul, com exceção do período de Carnaval, em que estarão fechadas, as piscinas podem ser utilizadas gratuitamente de terças  a sextas, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h30, e aos sábados e domingos, das 13h30 às 18h30, no Centro de Comunidade Parque Madepinho (Cecopam), Rua Arroio Grande, 50, bairro Cavalhada (fone 3241-0666), e no Centro de Comunidade da Vila Restinga (Cecores), Rua Economista Nilo Wülf, na Restinga Nova (fone 3250-3468).

Atividades físicas no Ginásio Tesourinha

A SME também está oferecendo aulas abertas ao público (sem necessidade de inscrição), no Ginásio Municipal Tesourinha, de segundas a quintas-feiras, pela manhãs e à tarde: alongamento (terças e quintas, às 8h30 e às 17h) e dança (terças e quintas, às 8h30 e às 17h); ginástica chinesa (segundas e quartas, às 8h30), tai chi  (segundas e quartas, às 10h30, e terças e quintas, às 17h) e kung fu (terças e quintas, às 18h30). No mês de fevereiro, yoga  e biodança substituirão ginástica chinesa, tai chi e kung fu entre as atividades. Além disso, de segundas a quintas acontecem atividades esportivas para menores de idade (16h) e para adultos (18h).

Passeios turísticos

Aos sábados, com duração média de duas horas e início às 10h, são realizadas as Caminhadas Turísticas de Verão 2012.  A primeira foi no dia 14 de janeiro, com o “Roteiro Moinhos de Vento”.  A segunda caminhada será em 28 de janeiro na Redenção e a terceira, com o roteiro “Territórios Negros”, será em 11 de fevereiro. Reservas pelo e-mail vivaocentroape@gmail.com e informações pelos telefones
3333.1873 e 0800 51 7686.
O city tour Linha Turismo, ônibus especialmente equipado e confortável oferecido pela Secretaria Municipal de Turismo com a Carris e que também transporta turistas e moradores de Porto Alegre durante as outras estações do ano, conta com duas opções de roteiro, de terças-feiras a domingos. O roteiro Centro Histórico tem saídas às 9h e às 15h30 e circula pela área central em passeio de 80 minutos por 11 bairros e 20 atrativos históricos, naturais e culturais. Já o roteiro Zona Sul, com saídas às 10h30 e 13h30, inclui 30 atrativos. O ingresso é R$ 15,00 em cada uma das linhas, vendido diariamente, das 8h às 11h e das 12h30min às 17h, na Central Linha Turismo (Travessa do Carmo, 84, bairro Cidade Baixa), mesmo local do terminal de embarque e desembarque do ônibus.

Festa da Uva na Vila Nova


O Centro de Eventos Vereador Ervino Besson, na avenida João Salomoni, 2.637, bairro Vila Nova, sediou entre 7 e 15 de janeiro a 22ª Festa da Uva, Melão, Ameixa e Figo. Nos dois finais de semana do evento, foram comercializadas 55 toneladas de frutas produzidas em propriedades rurais da capital, especialmente em bairros da Zona Sul da cidade.

Carnaval porto-alegrese confirmado para 17 a 20 de fevereiro


As datas do desfile oficial do Carnaval de Porto Alegre estão confirmadas para 17 a 20 de fevereiro, no Complexo Cultural do Porto Seco, sempre a partir das 22h. Já a Muamba Oficial acontecerá nos dias 10 e 11 de fevereiro, no mesmo local. A tradicional Descida da Borges está marcada para as 20h doas dias 20 e 27 de janeiro e 3 de fevereiro. As campeãs do Carnaval 2012 serão conhecidas no dia 21 de fevereiro e o Desfile das Campeãs encerra a folia no dia 25/2.

Foto: Ricardo Giusti/PMPA

Neste ano, a corte do Carnaval será formada pelo Rei Momo Fábio Verçosa e pela rainha Veronice de Abreu, representante da Academia de Samba Praiana, além da 1ª princesa Suelem da Silva Camargo, da Estado Maior da Restinga, e da 2ª princesa Thais de Oliveira, da escola de samba Filhos da Candinha.

Defesa do aeromóvel para a Zona Sul ganha força

Foto: Cristine Rochol PMPA
Cerimonia de incio da construção do aeromóvel
O dia 12 de dezembro foi marcado por dois importantes passos para a implantação de uma linha do aeromóvel para a Zona Sul de Porto Alegre. Nesta data, aconteceram a assinatura de parceria da Prefeitura Municipal com a Trensurb para dar início ao estudos de implantação do aeromóvel para a Zona Sul de Porto Alegre, projeto proposto pela Frente Parlamentar pela Reforma Urbana (FPRU), e o lançamento da campanha em defesa do aeromóvel para a Zona Sul, em evento na sede da Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul (Sergs). A iniciativa tem o apoio de diversas entidades, movimentos sociais e da comunidade e ganha força, baseada na retomada de uma política de mobilidade urbana na cidade por novos modais de transporte e objetivando a busca de um trânsito seguro e organizado.
As obras para implantação de um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), o aeromóvel, equipamento que utiliza tecnologia nacional, iniciaram na Zona Norte, onde uma viagem de 90 segundos ligará a estação Aeroporto da Trensurb ao novo terminal do Aeroporto Internacional Salgado Filho transportando 300 passageiros. O presidente da FPRU, vereador Engenheiro Comasetto, destaca que é preciso lutar juntos por esse transporte ecologicamente limpo, econômico e eficiente também para a Zona Sul, que está sentindo no trânsito os efeitos do aumento da frota de veículos.
Já confirmaram apoio à campanha, antes do lançamento oficial, entidades como Sociedade de engenharia do Rio Grande do Sul (Sergs), Associação Gaúcha de Empresas de Obras de Saneamento (Geos), Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Arquitetura do Rio Grande do Sul (Crea-RS), Sistema Fiergs, Sindicato dos Engenheiros do Rio Grande do Sul (Senge-RS), Sindicato da Arquitetura e da Engenharia (Sinaenco), Sindicato da Indústria da Construção de Estradas, Pavimentação e Obras de Terraplenagem em Geral no Estado do Rio Grande do Sul (Sicepot), Associação Brasileira de Engenharia Sanitária (Abes-RS) e Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Rio Grande do Sul(Sinduscon-RS).

Show de fogos da virada terá 12 minutos de duração

Já estão definidas as atrações da festa de Réveillon no Gasômetro, que deverá receber cerca de 60 mil pessoas para acompanhar os cerca de 12 minutos de show de fogos de artifício e as apresentações das bandas Premier e Zoeira, além do Rock de Galpão, formado pelo músico nativista Neto Fagundes e pela banda Estado das Coisas. A animação dos intervalos ficará por conta do DJ Claudinho Pereira. A Festa da Virada contará ainda com praça de alimentação, com lanches e alimentos típicos da época, como a lentilha. 

CTG faz costelão na vala em janeiro

A partir das 13h do dia 8 de janeiro, o CTG Roda de Chimarrão (Avenida Serraria, 1835) realiza seu tradicional costelão na vala. Os ingressos estão à venda no local ou pelos fones 8514-6180 e 9282-8537. O CTG também oportuniza o aluguel do salão para festas e eventos.

Verão favorece o aumento de mosquitos



O zumbido anuncia a presença dos indesejáveis visitantes, que costumam aparecer com muita frequência no verão. Pequenos, inoportunos, os mosquitos comuns, como o Culex, parecem se multiplicar em milhares nesta época de temperaturas altas e chuvas constantes, invadindo o ambiente doméstico. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulga algumas medidas básicas para combater esse inimigo. Segundo a coordenadora do programa de combate à Dengue, Maria Mercedes Bendati, a associação de calor e chuva, típica do verão, cria as condições propícias à proliferação de mosquitos. "As chuvas de maior volume e frequência dessa temporada aumentam a incidência desse inimigo do verão", salienta.

Ciclo de vida

- No verão, os mosquitos passam do ovo à vida adulta mais rapidamente do que em épocas de frio, em um período que varia de sete a 12 dias;
- Adulto, o inseto pode viver por até 50 dias;
- O mosquito doméstico mais comum em Porto Alegre é o do gênero Culex. Ele se reproduz em águas poluídas, por isso a queixa maior dos moradores próximos a cursos de água.
Importante destacar também que o mosquito comum, o Culex, é marrom ou em tons pardos, diferente do transmissor da dengue, o Aedes aegypti, que é preto com listras brancas pelo corpo. É fundamental adotar algumas medidas de proteção tanto pessoal como na casa para combater esses pequenos invasores. "Além do uso de repelentes como forma de prevenção do problema, deve-se instalar telas e mosquiteiros nas janelas e varadas" , explica Mercedes Bendati. 

Como combater

Inseticidas não são a arma mais indicada porque ajudam os mosquitos a ganhar resistência. Por isso, o melhor é evitar que o inseto entre nas casas. Isso pode ser feito mediante a colocação de telas em portas e janelas. Alguns cheiros espantam os insetos, que são muito sensíveis a odores. Um repelente natural é a planta citronela. O seu óleo é utilizado para repelir mosquitos.

“Dores da Colômbia” aterrissa em Porto Alegre


Após passagens por Brasília, Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo, a individual do pintor colombiano Fernando Botero “Dores da Colômbia” chega à capital gaúcha no dia 21 de janeiro e segue em cartaz até 08 de março de 2012, no Centro Cultural Erico Veríssimo. A iniciativa - que conta com o patrocínio da Bradesco Seguros - reúne 67 obras doadas pelo artista colombiano Fernando Botero ao Museu Nacional da Colômbia entre 2004 e 2005.
A coordenadora do CCCEV, Regina Ungaretti, destaca que a proposta é realizar em 2012 uma programação especial, começando por Botero, um artista de renome internacional e que possui trabalhos em várias partes do mundo.  O período expositivo foi criteriosamente escolhido pelo Centro Cultural, dando oportunidade de conferir a exposição a todos: os que estão em férias e os visitantes e turistas que vêm à capital nos meses de verão.
As seis aquarelas, 36 desenhos e 25 pinturas, que já percorreram várias cidades europeias e latino-americanas, mostram os abusos sofridos pelo povo colombiano como consequência da ação de grupos guerrilheiros, políticos e paramilitares. O conflito que resultou no exílio de 1,5 milhão de colombianos nas últimas décadas é ao mesmo tempo um movimento social que busca as bases para a busca da justiça no país.


Embora retrate uma situação trágica de um período bem determinado, Botero criou as composições com pinceladas de cores vibrantes capazes de atrair e envolver cada vez mais pessoas de todo o mundo no drama colombiano e de outros países que vivem conflitos sociais.
“Dores da Colômbia” dialoga com uma corrente artística que vincula a arte à política. Dentro desse contexto encontramos outros mestres importantes que imprimiram discurso e fatos históricos em suas telas. Francisco Goya, com “Desastres da Guerra” e Pablo Picasso com “Guernica”, recriam a sua maneira, atos cometidos durante períodos de turbulência vividos em seus países.

• FERNANDO BOTERO: Pintor e escultor colombiano nascido em Medellín, no ano de 1932, é um dos artistas mais prestigiados da América Latina e tem peças expostas nos mais importantes museus internacionais. Entre as suas obras mais conhecidas estão as releituras bem-humoradas e satíricas de “O Casal Arnolfini”, de Jan van Eyck, e “Mona Lisa”, de Leonardo da Vinci. Em ambas, figuras humanas e animais são pintados de forma arredondada e estática. Esse padrão estético é a marca registrada do artista que através de sua arte, tornou-se o embaixador cultural da Colômbia pelo mundo. Botero é um dos artistas renomados latino americanos ainda vivo e atualmente, mora na França.

 SERVIÇO
“Dores na Colômbia” | Porto Alegre:
Abertura: 20 de janeiro de 2012.
Visitação: 21 de janeiro a 08 de março de 2012.
Local: Centro Cultural Erico Verissimo | Rua dos Andradas 1223,
Porto Alegre – RS.
Dias: De terça a sexta das 10 às 19h. Sábado das 11 às 18h.
Informações: (51) 3228-9710 - www.cccev.com.br
Entrada Gratuita.