Digite o ASSUNTO e nós encontramos para você

Dorival Castilho/Parque Lavoura é a nova linha circular da Zona Sul


Atendendo a pedidos da comunidade, passou a operar no dia 28 de fevereiro a linha de ônibus A16 - Dorival Castilho/Parque Lavoura, com tempo médio de viagem de 25 a 30 minutos e itinerário circular de 8 quilômetros, que garante mais uma opção de transporte coletivo para os moradores da região. Os primeiros dias de operação estão sendo monitorados pela EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação), que avaliará possíveis ajustes, se necessários.
A A16 será operada pelo consórcio STS e atenderá, inicialmente, nos dias úteis, com horários de saída do terminal, na Rua Dorival Castilho Machado, 850, às 6h, 7h, 10h, 12h, 13h, 17h, 18h e 19h. A viagem inaugural contou, entre os passageiros, com o prefeito José Fortunati; o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, e líderes comunitários da Zona Sul. “O objetivo é atender uma região que havia pouca demanda de transporte coletivo e está crescendo cada vez mais. Para isso, ouvimos os moradores e implantamos diversas sugestões. Uma delas, é a possibilidade de integração com as linhas que circulam na avenida Juca Batista”, afirmou a diretora de transportes da EPTC, Maria Cristina Ladeira, explicando que a integração para a área central da cidade será realizada com as linhas que circulam na Avenida Juca Batista e não terá custo, mesmo para quem paga com dinheiro.

Confira o itinerário da linha A16 - Dorival Castilho/Parque Lavoura: Terminal: Rua Dorival Castilho Machado, esquina Rua A; Rua Dorival Castilho Machado; Av. Juca Batista; contorna na rótula da Av. Juca Batista com Edgar Pires de Castro; retorna pela Av. Juca Batista; Av. Vereador Roberto Landell de Moura, até as escolas Tancredo Neves e Vila Lavoura; faz o retorno pela mesma Av. Vereador Roberto Landell de Moura; acessa a Av. Juca Batista na rótula com a rua Cirino Prunes; segue pela Av. Juca Batista até o terminal na Dorival Castilho Machado, esquina com Rua A.

Tinga comemora mais um título no Carnaval

                                                                                           Cristiane Rochol/PMPA
Festa da Estado Maior da Restinga

Campeã em 2011, a Estado Maior da Restinga repetiu a dose em 2012 e conquistou mais um título do Grupo Especial do Carnaval porto-alegrense no Complexo Cultural do Porto Seco, com o samba-enredo "Da mitologia à realidade, a Tinga de taça na mão! Vinhos do Brasil, sinônimo de qualidade, saúde, prazer e prosperidade", de autoria do carnavalesco Sérgio Ávila. A apresentação da escola mostrou luxo, cadência e empolgação, contagiou o público nas arquibancadas e, ao final, ainda distribuiu 4 toneladas de uva aos presentes.
A escola de samba da Zona Sul, fundada em 1977 pela comunidade do bairro Restinga, já conquistou o título da principal categoria dos desfiles das escolas de samba da capital gaúcha nove vezes (1987, 1991, 1992, 1994, 1999, 2005, 2006, 2011 e 2012) e tem como lema "Tinga, teu povo te ama!". As cores oficiais são verde, vermelho e branco e o símbolo é o cisne branco. Atualmente, a Unidos da Tinga é presidida por Robson Dias (Preto).

Edgar Pires de Castro passa a contar com lombadas

                                                                                        Divulgação/PMPA
O diretor-presidente em exercício da EPTC, Carlos Pires, e o titular da Smov, 
Cássio Trogildo, conferiram as intervenções

Desde 14 de feveireiro, a Estrada Edgar Pires de Castro, a principal via de ligação da Restinga com outros bairros da Zona Sul, conta com duas lombadas, uma próxima ao número 2.600 e outra nas proximidades da Rua Balduíno Bottini, instaladas pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e pela Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov) como parte das medidas que visam dar mais segurança ao trânsito no local, coibindo o desrespeito à velocidade máxima permitida na estrada e evitando possíveis acidentes. Em 2011, quatro pessoas morreram e 124 ficaram feridas em 172 acidentes na Edgar Pires de Castro, a maioria causados por imprudência e excesso de velocidade ao longo dos 11 quilômetros da via. “A participação dos moradores está sendo fundamental para mudar a realidade do trânsito da Edgar Pires de Castro. Após reuniões, ouvimos as reivindicações e realizamos estudos técnicos, para reduzir a acidentalidade da região”, afirmou Carlos Pires, diretor-presidente em exercício da EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação).
O mutirão da Smov e da EPTC projeta outras ações na Edgar Pires de Castro. Um semáforo para pedestres será instalado próximo à Gedeon Leite; haverá disciplinamento de tráfego na saída da rua Baldoino Bottini, com colocação de uma nova faixa de segurança e canteiro; serão implantados recuo viário perto da rua Germano Bonow Filho, que recebeu semáforo recentemente, a fim de garantir melhor acesso dos usuários à parada de ônibus, com mais segurança nos deslocamentos, e um conjunto de sinaleiras para permitir a conversão à esquerda no condomínio Moradas do Sul será instalado no mesmo local. Duas câmeras de monitoramento de trânsito também farão parte das melhorias, nas esquinas da Edgar Pires de Castro com a Estrada João Antônio da Silveira e com a Avenida Juca Batista. Além disso, está sendo intensificado o uso do radar móvel em pontos onde a velocidade máxima é de 60 km/h.
 


Duplicação da Edgar Pires de Castro fica mais próxima

A empresa Aerogeo é a responsável por desenvolver o plano técnico da duplicação da Avenida Edgar Pires de Castro, entre a Juca Batista e a Darcy Pereira Pozzi. O desenvolvimento do plano técnico para o trecho de 4,5 quilômetros custará R$ 600 mil à Prefeitura. O contrato que deu sinal verde para o início da elaboração do projeto foi assinado em 19 de março pelo prefeito José Fogaça e pelo secretário municipal de Obras e Viação, Cássio Trogildo, no Paço Municipal. A duplicação da Edgar Pires de Castro foi demanda pela comunidade no Orçamento Participativo, (OP) atendendo uma antiga reivindicação de “uma das regiões mais populosas e de maior circulação do sul da cidade”, ressaltou Trogildo.
Em 2010, a Edgar Pires de Castro teve 4 quilômetros revitalizados, entre a Avenida Juca Batista e a Estrada João Antônio da Silveira, na segunda etapa do Programa de Revitalização Asfáltica. Foram investidos R$ 700 mil na aplicação de 2,8 mil toneladas de asfalto.

 

Apresentado esboço do projeto de revitalização da orla

                                                                                              Divulgação/PMPA
                                                                                  
O arquiteto Jaime Lerner, ex-governador do Paraná, apresentou no dia 15 de fevereiro um esboço do projeto que transformará em espaço de lazer e convivência o trecho da orla do Guaíba entre a Usina do Gasômetro e a foz do Arroio Cavalhada, na avenida Diário de Notícias, no bairro Cristal. Além de explicar a ideia ao prefeito José Fortunati, aos secretários municipais de Pastas envolvidas com o tema e a técnicos que integram a Comissão de Análise Urbanística e Gerenciamento (Cauge), o arquiteto responsável pelo projeto de revitalização de 5,9 quilômetros da orla disse que a "proposta é os passeios em nada interromperem a vista para o lago, porque a melhor vista de Porto Alegre é olhando o pôr do sol no Guaíba”.
O projeto integra o programa Cidade Integrada, uma das ações estratégicas da Prefeitura Municipal, e a expectativa é que até o final de 2012 o primeiro trecho esteja concluído. Desenho do passeio de pedestres, terminal turístico para barcos de passeio, calçadão, ciclovia, banheiros, quadras esportivas, instalação de bancos e quiosques, entre outras inovações, estão incluídos na proposta. "O projeto é surpreendente, irá permitir que a população de Porto Alegre seja recebida pela orla com muita qualidade", destacou o prefeito Fortunati, que considera que "os porto-alegrenses terão um local extremamente atrativo".

Comunidade conquista estacionamento na Assunção


Atendendo solicitação de moradores, feita por meio de abaixo-assinado, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) e a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) anunciaram no dia 1º de fevereiro a criação de um estacionamento em área verde localizada em frente à Praça Tibira, no bairro Assunção. O pedido da feito pela comunidade deve-se ao estacionamento de veículos de forma irregular no local, apesar das placas de proibido estacionar. “A ação não provocará prejuízos ao meio ambiente. A área terá nova concepção de uso a partir da regulamentação do estacionamento”, explicou o secretário-adjunto da Smam, André Carús.
A Praça Tabira recebeu melhorias em 2011, com implantação de escorregador, bancos, vai-e-vem, gangorra e balanços juvenis e para bebês (dois de cada).  A comunidade solicitou a inclusão de mais lixeiras na praça. Além de novas lixeiras, Carús informou que será instalado equipamento de ginástica. O secretário-adjunto da Smam informou ainda que canteiros da Avenida Pereira Passos serão vistoriados e receberão plantio de mudas de folhagens e árvores.

O Verão e a Bicicleta

                                                                                          Foto: turismofotografia 
Andar de bicicleta tem tudo a ver com o verão!
Ajuda a emagrecer, favorece o condicionamento físico, ajuda a tornear as pernas e nos põe em contato com o próximo e com a natureza. A cada hora pedalando são 560 calorias queimadas - o equivalente a um xis burguer com refrigerante. Também é uma alternativa para estar sempre em forma sem causar impacto aos pés e calcanhares.
Além disso tudo, a bicicleta ajuda na preservação do meio ambiente, pois, por exemplo, alguém que vai para o trabalho de bicicleta, pedalando uma extensão de 10 km e deixando o carro em casa, evita que 50 kg de gás carbônico cheguem à atmosfera todos os meses. Em Porto Alegre temos ainda poucos espaços destinados à prática, mas vários estudos de viabilidade estão sendo analisados. Na Zona Sul, os moradores podem dispor das ciclovias ao lado do Calçadão de Ipanema e da Avenida Diário de Notícias. Aproveite!
Dicas das empresas: Dudu Bike Team (Avenida Wencelau Escobar, 2247 - loja 3 - Fone 3369-3369) e Bike Brasil (Praça Comendador Souza Gomes, 247 - Fone 3311-0897).

Lei dos Bairros oficializará Aberta dos Morros


Um anteprojeto de lei que será apresentado pela Secretaria do Planejamento Municipal (SPM) em Audiência Pública dividida em três fases e oito reuniões, com uma proposta com a descrição de limites e nomes dos bairros de Porto Alegre, oportunizando à população a oportunidade de conhecer o conteúdo e contribuir para seu aperfeiçoamento, através de adequações que buscam consolidar todas as descrições dos bairros com seu respectivo mapa georreferenciado, eliminando sobreposições e divergências de interpretação. A intenção é facilitar o reconhecimento dos limites dos bairros por moradores, usuários ou prestadores de serviços, por meio de uma descrição mais precisa dos bairros (atualmente 81 estão definidos por lei). Além disso, novos bairros, como Aberta dos Morros e Pitinga, ambos da Zona Sul, serão oficializados pela nova lei e ganharão destaque em reuniões relativas à sua região. 
A primeira fase será no dia 28 de fevereiro, com a abertura da Audiência Pública. A segunda etapa inicia no dia seguinte e a Zona Sul ganhará destaque na Reunião 6, dia 19 de março, com apresentação dos bairros Camaquã, Campo Novo, Cavalhada, Espírito Santo, Guarujá, Hípica, Ipanema, Jardim Isabel, Nonoai, Pedra Redonda, Serraria, Teresópolis, Tristeza, Vila Assunção, Vila Conceição, Vila Nova, Bairro Novo e do novo bairro Aberta dos Morros. Na Reunião 8, dia 22 de março, serão apresentados os bairros Belém Novo, Chapéu do Sol, Lageado, Lami, Ponta Grossa, Restinga e dois novos bairros, Pitinga e Extrema ou São Caetano. A Apresentação de Relatório Geral e Encerramento da Audiência Pública, a terceira fase, será em 27 de março. Os encontros serão realizados no Plenário Ana Terra da Câmara Municipal, sempre das 18h às 20h. O texto da lei, os mapas e as informações sobre a Audiência Pública estão disponíveis no site www.portoalegre.rs.gov.br/spm, nos Centros Administrativos Regionais (CARs) e na biblioteca da Secretaria do Planejamento Municipal (Av. Praia de Belas, 2244, 6º andar, fone 3289-8612).

Lupel Papelaria com grandes promoções na volta às aulas




Sediada há nove anos no coração do bairro Tristeza, a Lupel Papelaria conta com amplas instalações e estacionamento próprio na Galeria ____, na Rua Armando Barbedo, ___, nas proximidades do clube Tristezense, para atender pais e alunos neste período de volta às aulas, encontrando todo o material escolar que precisarem, além de grandes promoções.
O atendimento personalizado oferecido pelos proprietários e a filosofia de considerar cada cliente como único e especial fazem com que a Lupel Papelaria ofereça produtos e serviços de qualidade, em um ambiente aconchegante e convidativo à leitura e ao bate-papo, com grande variedade de material escolar, livros didáticos (sob encomenda), material de escritório, papelaria, informática e presentes, além de serviços de xerox e plastificação. Além de livros novos, também é possível encontrar livros usados na biblioteca do sebo, com preços ainda mais acessíveis. Visite a Lupel Papelaria, na Rua Armando Barbedo, 332, loja 04, ou ligue para 3222-7976. Contatos também pelo e-mail lupelpapelaria@gmail.com.

Escola Estação Criança comemora 5º aniversário


Em fevereiro de 2007, os moradores da Hípica e de bairros vizinhos passaram a contar com a Escola de Educação Infantil Estação Criança, um grande presente para os papais e mamães da região, que, a partir de então, poderiam contar com uma escola de qualidade para deixar seus pequenos enquanto trabalhavam. Passados 5 anos, a Estação Criança destaca-se pelo bom atendimento às crianças de 0 a 6 anos, oferecendo berçário, maternal 1 e 2 e jardim A e B, além de atividades extras, como natação, balé, capoeira, oficina lúdica e informática. A base do processo de ensino e aprendizagem da escola é a vivência de valores humanos, o respeito às diferenças e ao tempo de cada um, além de incentivo a criatividade, socialização, desenvolvimento psicomotor e afetivo.
Outro diferencial é o prédio da escola, construído especialmente para sediar a Estação Criança: todas as salinhas e os recantos são especiais, projetados com o único objetivo de proporcionar bem-estar aos pequenos alunos em 400 metros quadrados de área construída, destacando-se a sala de atividades múltiplas, a sala de fantasia e o refeitório infantil. Além disso, a área externa conta com amplo espaço de 900 metros quadrados, com bastante espaço para a criançada brincar e desenvolver atividades diversas.
A diretora Maria de Lourdes Steglish aproveita o momento de comemoração de 5 anos da escola para agradecer a todos que fizeram parte desta caminhada - professores, auxiliares e pais -, pois o participação de todos é que transformou a escola no que é hoje: uma referência em Educação Infantil na região.
A Escola de Educação Infantil Estação Criança está situada na Rua Dorival Castilhos Machado, 147, bairro Hípica. Informações pelo fone 3268.1535 ou pelo e-mail estacaocrianca4@yahoo.com.br.

Famílias desocupam área na Ponta Grossa



As mais de 550 famílias assentadas irregularmente desde em uma área de 27 hectares pertencente a Prefeitura, localizada entre as Estradas Retiro Ponta Grossa e Serraria, nas proximidades do Arroio do Salso, no bairro Ponta Grossa, concordaram em desocupar a área pacificamente após negociação de acordo que envolveu vereadores da Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana da Câmara Municipal de Porto Alegre, presidida pelo vereador Engenheiro Comassetto; representantes da Prefeitura (através da Secretaria de Governança Local e do Demhab - Departamento Municipal de Habitação); o Ministério Público (através da Vara Urbanística); representantes do Movimento pela Moradia Digna (ocupantes da área); o Fórum de Planejamento da Região 8; lideranças locais da Zona Sul; a Brigada Militar e o Governo do Estado. Mais de 80% das famílias que estavam no local desocuparam a área em 10 de fevereiro, atendendo determinação da Justiça. Com base no acordo, cerca de 70 famílias, em situação de vulnerabilidade social e que não têm para onde se dirigirem no momento, poderão permanecer no local, sem infraestrutura e em condições precárias de moradia, por mais 15 dias, no máximo - as pessoas que necessitarem serão atendidas por programas sociais da Prefeitura. Os demais acordos firmados terão o acompanhamento da Comissão e do Conselho do Plano Diretor (através do Fórum de Planejamento da Região 8) e do Ministério Público.

Bazar e Papelaria Tio Toninho: 20 anos


Tradicional ponto comercial do Jardim Urubatã, sediado próximo ao final da linha do ônibus Juca Batista e em frente à Escola Municipal Anisio Teixeira, o Bazar e Papelaria Tio Toninho, está iniciando as comemorações do 20º aniversário, enquanto recebe os moradores da Zona Sul nesta época de volta às aulas. Além do atendimento especial dos proprietários Tio Toninho e Tia Marilene, como são carinhosamente chamados por todos, a empresa oferece para os clientes grande variedade de material escolar (cadernos universitários para todos os gostos, fichários universitários, papéis variados, mochilas, jogos pedagógicos e pequenos itens do dia a dia escolar), material de escritório e de informática e serviços como encadernações, xerox e impressões, entre outros itens. Artigos para presentes, aviamentos para costura, crochê e tricô também são oferecidos na parte de bazar.


O Bazar e Papelaria Tio Toninho aceita cartões de crédito, parcela em até 4x e, na volta às aulas, está oferecendo 5% de desconto nas compras acima de R$ 100,00. Contatos na Rua Francisco Mattos Terres, 51, no fone 3264-0171 e no e-mail papelariatiotoninho@yahoo.com.br.

Câmara repassa recursos ao Funcriança

Foto: Jonathan Heckler/CMPA

Alguns dias antes de encerrar sua gestão de um ano como presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, a vereadora Sofia Cavedon, participou do inédito repasse ao Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (Funcriança) de parte recursos devolvidos pelo Legislativo da capital ao Executivo municipal. Em 29 de dezembro, a vereadora entregou ao secretário municipal da Fazenda, Roberto Bertoncini, cheque no valor de R$ 3,3 milhões – total de recursos disponíveis e não utilizados pela Câmara no ano de 2011 –, dos quais R$ 1,3 milhão serão repassados ao Funcriança. Também participaram da reunião o vereador Paulinho Rubem Berta, a secretária municipal de Educação, Cleci Jurach, a coordenadora do Funcriança, Isabel Bretanha, e representantes do Fórum Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
A doação se destina a contribuir para aprimorar o atendimento de mais de 500 projetos sociais cadastrados junto ao Funcriança, beneficiando cerca de 20 mil crianças com recursos distribuídos pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Desta quantia, cerca de R$ 500 mil serão utilizados para reformas e readequações de 33 creches conveniadas com a Secretaria Municipal da Educação (Smed). “É importante dar condições para essas instituições, que hoje atuam de forma deficitária”, destacou Sofia.

Inter é penta no campeonato de botão da FIB

                                                                                                  Divulgação FIB
Participantes confraternizam durante torneio

O time de botão do Internacional, comandado por Marcelo Minuzzi, sagrou-se pentacampeão do Campeonato Brasileiro FIB ao conquistar o título da 6ª edição. Além de Leonardo (Palmeiras), vice-campeão, também participaram da competição Gustavo (São Paulo), Paulo (Atlético-MG), Shinaider (Itabuna) e Diego (Vasco). O próximo torneio será realizado na segunda quinzena de março, novamente utilizando a regra toque-toque, preferida pelos participantes da liga. Informações e inscrições: 8430-2182 e marcelominuzzi@hotmail.com.

Blog do Jornalecão antecipa as notícias do jornal impresso


Os moradores da Zona Sul contam desde fevereiro com o Blog do Jornalecão para se informar sobre as novidades relacionadas à região. No endereço eletrônico de O Jornalecão, os leitores podem conferir antecipadamente as principais notícias que serão veiculadas na edição impressa, algumas delas com informações extras e fotos diferentes das publicadas na edição mensal. Além disso, outras notícias que não serão publicadas na edição mensal e colaborações de leitores também terão espaço no blog, beneficiando a comunidade da Zona Sul com mais informações sobre a Zona Sul e sobre assuntos de interesse da coletividade.

Para conferir o Blog do Jornalecão acesse:
http://ojornalecao.blogspot.com
www.jornalecao.com.br

TRATAMENTO DE ESGOTO: 85% das obras do Socioambiental estão prontas



De um total de 24 contratos de obra integrantes do Projeto Integrado Socioambiental (Pisa), que objetiva aumentar o tratamento de esgoto em Porto Alegre de 27% para 80% até 2014, 20 estão concluídos, 85% do total. O investimento previsto é de R$ 586,7 milhões. No dia 8 de fevereiro, o prefeito em exercício, Mauro Zacher; o diretor-presidente do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), Flávio Presser, e o engenheiro responsável pelo projeto, Valdir Flores, realizaram um roteiro de visita às obras que visam também devolver a balneabilidade ao Guaíba, iniciando pela Estação de Bombeamento de Esgotos (EBE) da Ponta da Cadeia, no Centro Histórico, passando pelo emissário subaquático, na avenida Padre Cacique, e pela EBE Cristal, que conta com chaminé de equilíbrio e mirante, onde será possível observar o pôr do sol, e terminando na Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) Serraria. “É interessante saber como funciona o sistema, só assim se tem noção da complexidade que é a execução de uma obra deste porte e dos benefícios fantásticos que dará a nossa cidade”, ressaltou Presser.

Foto: Ricardo Giusti/PMPA



Acompanhe o andamento das Obras do Pisa na primeira semana de fevereiro de 2012 (dados fornecidos pelo Dmae):

- Emissário subaquático: já instalados 10 tubulações de 515 m, totalizando 5.150 m,  com 51 % do emissário subaquático pronto. A obra consiste na instalação de 22 tubulações, devendo finalizar em maio de 2012.

- Emissário terrestre: obra concluída, em fase de recebimento provisário.
- EBE Cristal/EBE C2 e chaminé de equilíbrio: mirante em fase de acabamento. Instalações elétricas e de montagem mecânica em fase de inspeção. Obras de urbanização estão sendo executadas.
- Estação de tratamento de esgoto (ETE) Serraria: todas as unidades estão em execução, relacionadas as obras de construção civil. A conclusão de tanques de concreto para UASB e decantadores está prevista para março, quando serão iniciadas as obras de montagens de tubulações, equipamentos e instalações elétricas.
- Interceptor da Restinga: obtidas as autorizações de proprietários de três áreas para execução de trecho de 250m junto ao Arroio do Salso, obra deverá ser retomada neste mês com previsão de conclusão em março.
- EBE Restinga, na avenida Juca Batista, próximo à Hípica: obra interditada pelo MT por ocorrência de acidente quando da concretagem da estrutura, sem data de reinicio.
- Estação de bombeamento C1, na avenida Diário de Notícias: obra em fase de acabamento da urbanização.
- Emissário da Restinga: obra em execução na área do 3º BCom. Previsão de conclusão em abril de 2012.

Liquida Porto Alegre sorteará carro 0 km

CONSUMIDORES CONCORREM A DIVERSOS PRÊMIOS NA 

TRADICIONAL LIQUIDAÇÃO DE FEVEREIRO


Liquida Porto Alegre sorteará prêmios como um Hyundai Veloster

A 16ª edição do Liquida Porto Alegre, tradicional liquidação realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Porto Alegre na capital gaúcha, está sendo realizada entre 6 de fevereiro e 4 de março com a expectativa de movimentar cerca de R$ 1 bilhão e está oferecendo, além dos descontos convidativos que devem chegar a até 70%, diversos prêmios para os consumidores que participarem, entre eles um carro Hyundai Veloster zero-quilômetro. A iniciativa prevê ainda sorteio iPads, playstations, milhares de bônus instantâneos da Claro, entre outros prêmios, através da promoção Liquida Premiado. Cada R$ 100,00 em compras valem um cupom, mas quem utilizar o Banricompras ganhará três cupons pelo mesmo valor de gastos graças à parceria com o Banrisul.
O presidente da CDL Porto Alegre, Gustavo Schifino, considera que fatores como impulso das redes sociais e grandes estoques de produtos nas lojas, aliados às premiações, deverão fazer desta a melhor edição da liquidação. Já o prefeito José Fortunati destacou a benéfica mudança que o Liquida trouxe para o desenvolvimento da cidade, pois, antes da promoção, o período de verão era marcado por recessão e demissões no comércio. “O comércio ficava às moscas. Agora não. Além de estimular as compras, a campanha de liquidação atrai até clientes do interior”, afirmou Fortunati.
Mais informações no site da promoção: www.liquidaportoalegre.com.br.

 

Empresários da Tristeza em ritmo de liquidação



Até o dia 29 de fevereiro, o Grupo de Empresários da Tristeza (GET) realiza uma grande liquidação de verão, o liquida GET. Durante a promoção, que iniciou em 23 de janeiro, os empresários e os profissionais liberais do bairro Tristeza que integram o GET oferecem descontos de 20% a 70%, além de vantagens e condições especiais de pagamento. A campanha tem como conceito “São 38 dias, só preço baixo, só pra você” e as lojas participantes podem ser identificadas por um banner colocado estrategicamente na entrada de cada uma delas. “Como esses são os últimos momentos para o consumidor aproveitar as grandes ofertas de fechamento da estação, antes da chegada das novas coleções, trabalhamos para alcançar os melhores resultados com a nossa liquidação”, destaca a presidente do GET,  Schirley Ferreira.

Corrida de Porto Alegre com inscrições até 17 de março

Marcada para 25 de março, a 9ª Corrida de Porto Alegre, a Rústica Infantil e o Circuito Unimed, realizadas em homenagem aos 240 anos da capital gaúcha, estão com inscrições abertas até dia 17 de março, com limite de 1.800 atletas na categoria adulto e 200 na categoria infantil. Inscrições: www.minhasinscricoes.com.br, www.corpa.esp.br, e www.lojawin.com.br
A prova, realizada pela Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer (SME) com patrocínio da Unimed Porto Alegre e coordenação técnica da Corpa, terá largada no estádio Beira-Rio e chegada na Usina do Gasômetro. Para a categoria adulto, as atividades terão percursos de 5km, 10km e revezamento de duplas, para a categoria infantil e a caminhada, de 2km. Serão entregues troféus para 1ª a 3ª colocação de cada categoria, masculino e feminino, e todos que completarem a prova em até 1h30min receberão medalha de participação. Sorteio de brindes e atrações para os participantes e familiares também fazem parte da programação.

Atílio Superti em obras para evitar alagamentos


O DEP (Departamento Municipal de Esgotos Pluviais (DEP) iniciou em 23 de janeiro obra de drenagem urbana na rua Atílio Superti, no bairro Vila Nova, na altura do número 600, com a implantação de 595 metros de redes pluviais, com diâmetros que variam de 0,30 metro até 0,80 metro, e a colocação de bocas de lobo na via. A execução da obra está prevista para durar cinco meses, com investimento de R$ 798 mil. A obra objetiva resolver os alagamentos crônicos causada pela topografia é baixa e pelas  águas que descem das partes altas da região.

Geladeira alaga Avenida Tramandaí


A Avenida Tramandaí, no bairro Ipanema, foi novamente invadida pelas águas do Arroio Capivara no dia 17 de janeiro. Desta vez, a irresponsabilidade de uma das pessoas que joga lixo e entulho nos arroios causou o transbordamento. Uma geladeira, trazida pela correnteza, arrebentou o gradil e entrou no equipamento de drenagem, bloqueando a rede pluvial e obrigando o Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) a retirar o eletrodoméstico. 
      

Federação de voo a vela oferece curso gratuito


Até dia 28 de fevereiro, a Federação Brasileira de Voo a Vela recebe inscrições dos interessados em participar de curso gratuito de voo a vela, através dos projetos Santos Dumont e Voa São Paulo, para formação de pilotos de planador nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Quem quiser garantir a vaga e concorrer às bolsas de estudos integrais deve acessar o hotsite dos projetos em www.hotsite.planadores.org.br.
O projeto Santos Dumont, um dos oferecidos pela Federação existe desde 2010 e, neste ano, disponibilizará cerca de 20 vagas, com apoio do Ministério dos Esportes e da Oi Telecomunicações. Os "aventureiros" participarão de um dia completo de operação, com direito a voo de experiência com instrutor habilitado, durante o processo de seleção. Sinônimo de aventura e emoção, voar em um planador possibilita possibilita chegar a quase 200 km/h em percursos surpreendentes cruzando grandes distâncias. Mais informações sobre o esporte em www.planadores.org.br.


Performance teatral agita Calçadão de Ipanema

Foto: Divulgação
Frequentadores do Calçadão de Ipanema tiveram uma agradável surpresa no dia 22 de janeiro ao assistirem a performance da artista Zoravia Bettiol, através de sua "Filomena com seu papagaio", utilizando sua energia e sua capacidade criativa para fazer um alerta muito bem-humorado em termos ecológicos e sociais. A apresentação, realizada junto à escultura da Liberadade, integrou o projeto Artemosfera.
Mais informações sobre a obra de Zoravia Bettiol em seu estúdio, na Travessa Irmão Pedro, 6, no telefone 3354-2456 ou no site www.zoraviabettiol.com.br.


Estrada do Lami com asfalto revitalizado

                                                                                         Adriana Cirrêa/SMOV
Revitalização asfaltica da Estrada do Lami foi concluída em janeiro 

A revitalização asfáltica de 7 quilômetros da Estrada do Lami foi concluída no dia 24 de janeiro  e foi acompanhada pelo secretário municipal de Obras e Viação, Cássio Trogildo. No trecho, foi realizado recapemanto da esquina da Estrada do Lami com a Estrada Edgar Pires de Castro, no bairro Lami, até 1,2 quilômetro da área central do bairro Belém Novo. No total, foram utilizados 6,2 mil toneladas de asfalto para recobrir 50 mil metros quadrados da via, com custo superior a R$ 855 mil. A obra foi executada pela equipe da Divisão de Conservação de Vias Urbanas (DCVU) da Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov).
“A conclusão integral do recapeamento desta via representa uma melhoria bastante significativa na qualidade do tráfego daquela região, que está em plena expansão e que é tão frequentada agora no período de verão”, destacou Trogildo.
Além do recapeamento, o cruzamento daquela via com as estradas São Caetano, do Varejão e Otaviano Pinto, foi totalmente revitalizado, em projeto conjunto com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), com a construção de canteiros e uma rótula e a instalação de um poste de aço de 12 metros de altura, com quatro luminárias e lâmpadas. Além disso, a EPTC implantou 188 tachões, segregadores de pista, seis faixas de segurança e cinco legendas de pare foram pintadas e 12 novas placas de sinalização foram instaladas para disciplinar e orientar o tráfego ao longo da via, e a Smov instalou dez postes de iluminação pública na Estrada Otaviano Pinto.
A elaboração do projeto de trânsito da Estrada do Lami foi executada, após encontros com os moradores da região, por técnicos da EPTC. O recapeamento da via integra a quarta etapa do programa Revitalização Asfáltica, da Prefeitura Municipal, que está recuperando mais 20 quilômetros das de vias da cidade a fim de qualificar o trânsito, com investimento de R$ 5,9 milhões. Somando as quatro etapas, o investimento em 183 trechos de 102 vias foi de R$ 30 milhões, com a retirada do asfalto antigo e a colocação de material totalmente novo, garantindo mais 15 anos de durabilidade do pavimento com boa qualidade de tráfego.

Cartilha conscientiza crianças sobre importância de cuidar do esgoto


Obra que faz parte das ações de educação ambiental do Dmae foi ilustrado pelo cartunista Jean Pierre Corseuil, morador de Ipanema


Entre as ações do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) que fazem parte do processo de educação ambiental está a cartilha "Cuidando do Sr. Ex-Goto", criada, roteirizada e ilustrada pelo cartunista Jean Pierre Courseuil, morador do bairro Ipanema e diretor da Pico Artes Visuais. A obra serviu de base para a nova esquete teatral do Dmae, que apresenta de forma lúdica a missão do Dmae, segundo Gustavo Falcão, coordenador da Equipe de Educação Ambiental do departamento. A montagem de 20 minutos conta a história de amor do sr. Goto e da srta. Gota, que, após serem separados por uma tempestade, tentam o reencontro, conhecendo todas as etapas do tratamento da água e do esgoto nesta tentativa.
As apresentações de teatro, dirigidas desde a educação infantil até o ensino superior das redes privada e pública, podem ser agendadas com a equipe de educação ambiental pelos telefones 3289-9227 e ou 3289-9727. Oficinas interativas, palestras, debates e visitas orientadas nas Estações de Tratamento de Água e de Esgoto também estão entre as ações desenvolvidas pela equipe.