Digite o ASSUNTO e nós encontramos para você

Aprovada primeira etapa da revitalização da orla do Guaíba



O Estudo de Viabilidade Urbanística (EVU) do Parque Urbano da Orla do Guaíba relativo à primeira etapa da revitalização da orla, que corresponde ao trecho de 1 quilômetro entre a Usina do Gasômetro e as quadras esportivas, com aproximadamente 6 hectares de área, foi aprovado no dia 20 de março pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano Ambiental, presidido pelo titular da Secretaria do Planejamento Municipal (SPE), Márcio Bins Ely. O EVU é exigido em casos de projetos que provocam impacto na cidade e indica medidas para reduzir e compensar os impactos negativos do empreendimento.
O projeto prevê que a construção de restaurantes, bares, sanitários, vestiários, locais de apoio aos ambulantes, módulo de segurança, decks de madeira, passarelas, ciclovias, escadarias, jardim aquático, quadras esportivas e estacionamentos. Considerando esta e as demais etapas do projeto, serão revitalizados 5,9 quilômetros entre a Usina do Gasômetro e a foz do Arroio Cavalhada, na Avenida Diário de Notícias e próxima ao Iate Clube Guaíba, recebendo investimento público para transformar a beira do lago em espaço de lazer para os porto-alegrenses e turistas. O escritório do arquiteto Jaime Lerner, ex-governador do Paraná, que desenvolveu a proposta, prevê a revitalização da orla integrada ao projeto do Cais Mauá. A coordenação do projeto de revitalização da orla do Guaíba é do Gabinete de Assuntos Especiais da Prefeitura, dirigido por Edemar Tutikian.

Seminário sobre a orla de Belém Novo


Nos dias 24 e 25 de março, foi realizado na Praça Almerindo Lima, junto às ruínas do Bar Poletto, em Belém Novo, o “Seminário Orla Sul – Belém Novo. Passado, presente e futuro”. Após a abertura, no sábado pela manhã, houve o ato de lançamento formal do Projeto Zona Sul: Plano estratégico de Desenvolvimento Sustentável para a Zona Sul de Porto Alegre.  Na sequência, foi apresentado Belém Novo no Passado: uma História de Glamour e Vitalidade Econômica e, posteriormente, a condição atual do bairro foi destacada. O evento contou também com a apresentação dos cases Caminhos de Pedra, de Bento Gonçalves, e Agência Atuaserra, como exemplos de atividades turísticas em localidades gaúchas com potencial de atratividade.
No dia 25, entre os temas foram destacados pelo Projeto Zona Sul: estruturação técnica e condução metodológica; Projeto Orla Sul: participação, empreendedorismo e desenvolvimento Sustentável e Os Caminhos Rurais de Porto Alegre: uma experiência de desenvolvimento local por meio do turismo. Além disso, houve atividades culturais promovidas pela comunidade e festa de confraternização.  Mais informações sobre o evento: 3289-8628.

Santuário de Santa Rita ganha placas indicativas

                                                                                                                                Gustavo Cruz
Placas foram colocadas em esquinas estratégicas para orientar fiéis

Uma antiga reivindicação da comunidade, a colocação de placas de esquina indicando a localização do Santuário de Santa Rita de Cássia, foi atendida em fevereiro graças à iniciativa privada. A empresa Ativa instalou, gratuitamente, placas na Avenida Guarujá, nas esquinas com as avenidas Serraria e Guaíba, as principais vias de acesso do bairro Guarujá. A iniciativa partiu de Donaldo Castro, diretor da Ativa, e morador do bairro Guarujá, que solicitou a colocação ao descobrir que a igreja de mais de 60 anos não contava com placas indicativas nas proximidades por não fazer parte da listagem oficial de pontos turísticos da capital. Os moradores e os fiéis de Santa Rita que visitam o santuário agradecem.

Cidade comemora 240 anos

De 24 a 31 de março, a população de Porto Alegre festeja os 240 anos de fundação do município. Para comemorar a data, a prefeitura e parceiros organizaram uma série de atrações que irão movimentar a Capital durante a 53ª Semana de Porto Alegre.

Museu das Águas tem protocolo de intenção

Foi assinado em 22 de março, Dia Internacional da Água, o Protocolo de Intenções Pró Museu das Águas de Porto Alegre (MUSA), mais uma importante etapa para a criação do espaço. A cerimônia de assinatura foi realizada no Barco Cisne Branco e contou com a participação de representantes do Governo do Estado, da Prefeitura Municipal e da Comissão Pró Museu das Águas de Porto Alegre.

Combata o stress com a pintura

O Atelier e Galeria, sediado na Rua Landell de Moura, 678, bairro Tristeza (esquina Wenceslau Escobar - fones 3268-8709 e 9986-6250), está com inscrições abertas para o curso "Pintura para Combater o Stress", direcionado a profissionais com cotidiano de risco, profissionais liberais, professores, aposentados e interessados em geral, com o artista plástico Aloizio Pedersen. As aulas podem ser em horários pela manhã, à tarde ou à noite, sem nenhum pré-requisito e sem limite de idade, e os interessados podem assistir a um encontro gratuitamente.
As pinturas poderão ser nas técnicas de óleo ou acrílica sobre tela. Aloizio Pedersen também é arte-terapeuta e arte-educador, autor do projeto Escola Sem Violência de combate ao bullying e à drogadição, desenvolvido com sucesso desde 2006 na Escola Estadual de Ensino Médio Padre Reus, na Tristeza.

Cartunista de Ipanema no Salão Internacional de Imprensa



O 20º Salão Internacional de Desenho para Imprensa, realizado no andar térreo da Usina do Gasômetro entre 24 de março e 6 de maio, contará com duas obras do cartunista Jean Pierre Corseuil (Pico), "Aquário" e "Ovelha Negra", morador do bairro Ipanema, entre as expostas para visitação das 9h às 21h, de terças a domingos. O Salão visa estimular e divulgar, de forma abrangente, a expressão gráfica aplicada à imprensa, e confere premiações nas categorias Cartum, Charge, HQ, Caricatura e Ilustração Editorial.

"Aquário", de Jean Pierre Corseuil, está entre as obras selecionadas pelo Salão de Desenho para Imprensa 

"Ovelha Negra", outra obra selecionada

Paralelamente ao evento, acontecem outras duas outras mostras na Usina, também de terças a domingos: "Eles sonham o mundo...", exposição de quadrinhos de ficção científica - Aliança Francesa, das 14h às 19h, e "SIDI do I ao XIX - Exposição de Cartazes", das 9h às 21h.
Mais informações no site de Prefeitura de Porto Alegre:


Na Fndação Iberê Camargo - térreo, Usina do Gasômetro
De terças a domingos das 14h às 19h

Exposição: "Eles sonham o mundo..." - Exposição de quadrinhos de ficção científica - Aliança Francesa
Local: Galeria Iberê Camargo - térreo, Usina do Gasômetro
De terças a domingos das 14h às 19h

Exposição: SIDI do I ao XIX - Exposição de Cartazes
Local: Galeria do 4° andar - Usina do Gasômetro
De terças a domingos das 9h as 21h

Exposição: SIDI do I ao XIX - Exposição de Cartazes
Local: Galeria do 4° andar - Usina do Gasômetro
De terças a domingos das 9h as 21h
 

FIB divulga calendário de torneios de botão


A Federação Ipanema de Botão divulgou em março o calendário para as disputas dos torneios de 2012, realizados utilizando a regra toque-toque: Copa do Brasil (Abril), Copa Libertadores (Maio), Champions League (Junho e Julho), Campeonato Brasileiro (Agosto, Setembro e Outubro) e Copa Sul-Americana (Novembro). Em março, o time de botão do Internacional, do coordenador da FIB, Marcelo Minuzzi, conquistou o hexacampeonato do Campeonato Brasileiro-FIB na 7ª edição da competição realizada pela liga de botão. Participaram também os associados Rodrigo (Aimoré, vice-campeão), Leandro (Portuguesa - 3º lugar), Diego Ramos (Criciúma, 4º), Diego (Vasco), Shinaider (Itabuna), Leonardo (Palmeiras) e Rodrigo (Botafogo). Neste ano, a FIB já realizou outras duas competições, a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro, nos meses de janeiro e fevereiro. Informações e inscrições: marcelominuzzi@hotmail.com e 8430-2182.

Melhorias na Estrada Costa Gama


Foram concluídas em março as melhorias no cruzamento da Estrada Costa Goma com a Afonso Lourenço Mariante, atendendo reivindicações da comunidade com o objetivo reduzir os conflitos no trânsito e garantir maior proteção a motoristas e pedestres. Além de alargamento e recapeamento da pista, um semáforo veicular foi implantado no local. A pista foi alargada de 7 metros para 10,5 metros e o recapeamento foi realizado em um trecho de aproximadamente 200 metros.

Associação pede providências para limpeza da orla



Durante o verão, a Associação Comunitária de Moradores e Amigos da Zona Sul de Porto Alegre (ACOMAZS) solicitou à Prefeitura Municipal a limpeza das margens do Guaíba, na Vila dos Sargentos, bairro Serraria. A constatação do acúmulo de lixo foi feita pelo presidente da ACOMAZS, José Paulo de Oliveira Barros. Em caminhada na orla (foto a cima). A questão do lixo é uma das mais problemáticas para a recuperação do Guaíba e da orla, pois quem descarta lixo em local inadequado não cuida e não curte a Zona Sul.

Escola de Futsal Craque-10 oferece aulas grátis

Meninos e meninas entre 5 e 17 anos (nascidos de 1995 a 2007) podem participar dos treinos gratuitos de futsal realizados pela Escola de Futsal Craque-10 no Ipanema Tênis Clube (Avenida Juca Batista, 2.354, aos sábados: Masculino - 9h - Pré-Mirim e Mirim (nascidos de 1999 a 2002, com idade de 11 a 14 anos); 10h - Fraldinha e Mamadeira (nascidos de 2003 a 2007, com idade de 5 a 8 anos); 12h - Infanto e Infantil (nascidos entre 1995 a 1998, com idade de 15 a 17 anos); e Feminino - 11h. O objetivo do Projeto Craque-10 é incentivar a prática desportiva através do futsal e realizar intercâmbios entre escolas e alunos da Zona Sul.
Contatos fones: 8537.3715 e 8157.4976, com professora Jaqueline Escobar Pastro.

 

Praia de Ipanema poderá ser balneável até 2014

A previsão foi divulgada durante o lançamento da campanha “Zona Sul: Eu Curto. Eu Cuido”, lançada no dia 17 de março, no Calçadão de Ipanema, em cerimônia que contou com a participação de moradores da região, em grande número, e de autoridades como o prefeito José Fortunati, que apelou para que a população com a campanha de revitalização da orla.

Restinga ganha ciclovia com 3,5 km


Está prevista para acontecer até o final de abril a inauguração da Ciclovia da Restinga, que tem 3,5 quilômetros de extensão na Estrada João Antônio da Silveira, entre a Edgar Pires de Castro e o Distrito Industrial. Assim, a comunidade da região contará com 4,6 quilômetros, pois já existe outra ciclofaixa de 1.100 metros na Avenida Nilo Wulff, uma ciclofaixa junto ao canteiro central, entre a João Antônio da Silveira e o terminal de ônibus. O pavimento do novo trecho é de asfalto, com 2,5 metros de largura.
O serviço de sinalização, executado pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), iniciou em março, com pintura, de cor vermelha, com linha divisória em amarelo, setas indicativas de direção da circulação dos usuários e travessias de pedestres. Anteriormente, foram executados os trabalhos de limpeza, realizados pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU). A Prefeitura investirá cerca de R$ 1 milhão na obra.
A Zona Sul de Porto Alegre conta com outras duas ciclovias, uma de 2,1 quilômetros na Diário de Notícias e outra de 1,2 quilômetros junto ao Calçadão de Ipanema.

Angelo Pezzi lança CD "Olhares e Tons"


Capa do album "Olhares e Tons", com 10 músicas no estilo MPB 

O músico, compositor e cantor Angelo Pezzi, nascido e criado no bairro Guarujá, está lançando seu primeiro CD autoral, "Olhares e Tons", no estilo MPB, com dez músicas de sua autoria. Os arranjos e as execuções são do maestro Marcelo Nadruz. A cantora Liane Castaman participa fazendo um duo com Angelo em duas composições, "Você é Minha Canção" e "Bálsamo".

Angelo iniciou seus estudos na Faculdade de Música Palestrina, onde cursou Violão Clássico e Licenciatura em Música. Após muitos anos de estudos e amadurecimento na música, participando de shows coletivos e festivais por todo o Rio Grande, entre eles o Festival de Música de Porto Alegre, no qual classificou para a final a música "Ermitão", em parceria com o compositor carioca Paulo Cezar C. Araújo, para a final da 6ª edição, Angelo acredita ter encontrado sua verdadeira identidade musical e apresenta "Olhares e Tons" com muita maturidade e naturalidade, através de letras de extrema poesia e bom gosto literário. "Faço música para os ouvidos e não para os olhos", destaca. Quem quiser conhecer e prestigiar o trabalho do artista pode enviar um e-mail para angelopezzi@terra.com.br ou telefonar para 3248-2115 e 9100-3591. Vale a pena conferir!

Aula de tênis grátis na SABI

A escola de tênis da SABI (Sociedade Amigos dos Balneários de Ipanema), coordenada pelo professor Daniel G. Levy, realiza aulas individuais e em grupo com crianças, adolescentes e adultos na sede da entidade, na Rua Engenheiro Coelho Parreira, 50, no bairro Ipanema. Os interessados podem participar de uma aula experimental grátis.
Informações: 8124-1255 e escoladetenis_sabi@hotmail.com.

Manutenção de praças com escolas no entorno priorizada


O projeto de educação ambiental Coletivos Verdes, que prioriza praças com escolas no entorno, foi lançado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) em 12 de março, no Parque Marinha do Brasil, com o objetivo de reduzir os casos de vandalismo a partir do maior envolvimento da sociedade no cuidado com os bens públicos, visando a recuperação e o bom uso das áreas verdes a partir da sensibilização das comunidades sobre a importância da ocupação sustentável destes espaços, da promoção de ações direcionadas de educação ambiental e da manutenção compartilhada.
O evento, que contou com o apoio da Carris e do Parque de Diversões Guaíba. Entre os atrativos, a apresentação da peça "A Incrível Descoberta da Natureza", pela equipe do Centro de Educação e Informação Ambiental da Smam, o plantio de mudas de árvores nativas e uma exposição com brinquedos depredados. Além de autoridades e representantes de escolas de Porto Alegre, participaram da atividades cerca de 100 crianças das escolas Mamãe Coruja, Girafinha, Jardim Salomoni e Anísio Teixeira (do Jardim Urubatã).

Operação Volta às Aulas

O Comando de Policiamento da Capital (CPC) realizou no dia 6 de março, na Esplanada da Restinga, a formatura de lançamento da Operação Volta às Aulas, que objetiva garantir a segurança da população no período que inicia com o ano letivo, época em que a cidade fica mais movimentada.
Na mesma data, a 2ª Companhia do 21º Batalhão de Polícia Militar (21º BPM) realizou o encerramento da 42ª Operação Golfinho do Extremo Sul da Capital em sua sede, na Avenida Juca Batista, 7.570, com a divulgação dos resultados obtidos pelo batalhão durante a operação. Pessoas e entidades que contribuíram para melhorar a segurança nos balneários da região Extremo Sul foram homenageadas no evento. A atividade contou com a participação do subcomandante-geral da Brigada Militar, coronel Altair de Freitas Cunha; do comandante do Policiamento da Capital, tenente coronel Paulo Moacyr Stocker dos Santos; de comandantes de unidades da capital e de representantes da comunidade local.