Digite o ASSUNTO e nós encontramos para você

Aparelho Ortodôntico Estético

A saúde e estética do sorriso, tão almejadas nos dias de hoje, têm como aliados o tratamento ortodôntico, no entanto a ideia de utilizar um aparelho metálico fixo ainda causa inibição em muitos pacientes que necessitam de tratamento. Atualmente é possível realizar uma correção dentária de forma mais imperceptível e confortável com os aparelhos estéticos.
Todo aparelho ortodôntico trás resultados funcionais e estéticos, mas quando falamos de aparelho fixo estético nos referimos ao material do qual ele é confeccionado. O correto seria chama-lo de aparelho cerâmico ou acrílico, mas foi adotado este apelido para simbolizar seu principal benefício: ele não escurece o sorriso do paciente em tratamento, característica esta comum do sorriso com aparelho metálico.


A utilização destes materiais que imitam a cor dos dentes na confecção dos braquetes (componentes do aparelho fixo) conseguiu aliar a vantagem estética às técnicas de movimentação ortodôntica mais edificadas e reconhecidas cientificamente. Entre os materiais de fabricação os aparelhos cerâmicos possuem melhor acabamento e polimento, são mais resistentes que os aparelhos acrílicos, no entanto possuem o custo mais elevado pela diferença de qualidade.  


A instalação do aparelho estético é rápida e simples, ele é capaz de realizar todas as movimentações que o aparelho metálico faz e oferece maior discrição para o paciente, sendo praticamente imperceptível em fotos, isto é, realmente uma alternativa para os pacientes que precisam de tratamento ortodôntico mas não querem abrir mão de sua estética visual.


Centro Cultural Erico Verissimo expõe Correntezas - Arte e Literatura



Entre 23 de maio e 27 de junho, de terças a sextas, das 10h às 19h, e aos sábados, das 11h às 18h, o Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1223) recebe a exposição Correntezas - Arte e Literatura. A mostra apresenta dez obras, todas em formato de cubo, representadas por meio de técnicas e materiais diversificados e que são inspiradas no livro "Correntezas", do professor Pedro Câncio, natural de Uruguaiana e radicado em Porto Alegre, que descreve a trajetória da índia Paulina e de seus três filhos em meio à natureza rude exuberante decorrente da presença dos rios Uruguai Ibicuí.
Participam da exposição, Carmen Sansone ("Foi decretada neste instante a fragilidade humana"), Eleonor Branco ("Encontro das Águas"), Elvidia Lopes ("Amor e Vida"), Estelita Branco ("Separação"), Julia Toba ("Espirais de Água"), Rosane Salerno ("Momentos felizes"), Rosângela Coelho ("Encontro com as chibeiras"), Sandra Fraga ("Rios, lagos e lagoas: as águas de Paulina"), Valquiria Muniz ("Devoções") e Veridiana Ramos ("As descobertas de Santa Maria"). A coordenação é de Estelita Branco.

Divórcio e inventário simplificados

Quando o casal decide por fim ao casamento ele quer rapidez. A Lei 11.441/07 autoriza a realização do divórcio através de escritura pública diretamente no Cartório, o que, pode ser realizado em um único dia. A referida lei também autoriza a realização de inventário com partilha amigável direto no cartório de Notas com a mesma celeridade.
Inicialmente o advogado faz a análise dos requisitos exigidos pela Lei, realizando uma sessão de mediação no escritório, em seguida elabora uma minuta com manifestação da vontade das partes e encaminha para o Cartório lavrar a escritura, tanto para divórcio como para inventário. Após, a escritura deve ser averbada junto ao Cartório de Registro Civil, e no caso de inventário no Registro de Imóveis.
Vera Mara Lopes e Aline Becker (advogadas)



Dica para dormir melhor

Faça exercícios regularmente com 20 ou 30 minutos diários de caminhada, natação, bicicleta ou a prática de algum esporte, três vezes por semana, você alcançará a meta de chegar à cama relaxado, tanto física quanto mentalmente. O melhor momento para realizar exercícios que beneficiem o sono noturno é pela manhã.


Vem chegando o inverno...


O verão passou. Com a chegada do outono, alternam-se temperaturas diferentes em uma mesma semana e até mesmo em um só dia. E haja saúde! Para enfrentarmos as baixas temperaturas, faz-se nescessário procurar nos armários as roupas de inverno do ano passado. É então que percebemos como nossos filhos cresceram. As roupas novinhas da estação passada não servem mais nas crianças. Uma excelente alternativa para diminuir os gastos com roupas infantis são os brechós. Na Zona Sul, podemos contar com a loja Brechó Infantil Drika Kids, onde encontramos lindas roupas novas e seminovas que acompanham as tendências da moda infantil. E o que é mais importante: com bom preços.
Assim, os pequenos estarão preparados para enfrentar o frio, sem doer no bolsos dos papais e mamães.
O Brechó Infantil Drika Kids fica na Avenida Serraria, 59, bairro Ipanema, bem pertinho da rótula com a Avenida Juca Batista. Informações e contatos: 3246.7967 e www.brechodrikakids.com,br.

AABB: 69 anos em grande estilo

Cerca de 350 pessoas, entre associados, amigos, parceiros e autoridades (entre elas, o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati) prestigiaram na noite de 5 de maio o jantar-baile de comemoração de 69 anos da AABB Porto Alegre, no Salão Ipanema, animado pela banda Voga, que toca sucessos novos e antigos da música brasileira.
Fundada por iniciativa de funcionários do Banco do Brasil desejosos de ter um local para lazer e integração, em 1943, a AABB é aberta à comunidade desde 1997 e oferece excelente infraestrutura para todas as idades, desde crianças até a terceira idade. Além disso, o clube participa de várias ações sociais junto a ONGS e entidades assistenciais no bairro Ipanema, conta com espaços para realização de festas e prática de diversos esportes.
Para associar-se ou obter informações, ligue para 3243-1000 ou visite o site www.aabbportoalegre.com.br.

A investigação de paternidade cumulativa com alimentos


A Constituição da República Federativa do Brasil, ao adotar o sistema único de filiação, garantiu a todos os filhos concebidos, dentro ou fora do casamento, o direito à paternidade. Desta forma,  a ação de investigação de paternidade pode ser proposta cumulada com o pedido de fixação de alimentos, para que o suposto pai, após ser confirmado, tenha que ajudar no custeio das despesas de criação e educação do filho. Se não reconhecido o filho, espontaneamente, pelo suposto pai, será determinada a realização do exame de DNA, em laboratório particular indicado pelo Juiz da ação de investigação de paternidade, ou custeado pelo Estado de forma gratuita, para todas as pessoas que não tiverem condições financeiras de bancá-lo. O ajuizamento de uma ação de investigação de paternidade, além de proporcionar a uma pessoa o direito de conhecer o seu verdadeiro vínculo biológico, também permite a regularização do nome, retificação dos documentos pessoais, bem como a habilitação em herança.

www.rollembergfloresesantos.jur.adv.br

Assembleia da Região Sul encerra etapa do OP


A plenária da Região Sul, realizada em 22 de maio, no CTG Descendência Farrapa, encerrou a fase de assembleias regionais do Orçamento Participativo (OP) 2012/2013, que teve início em 16 de abril. As mais de 600 pessoas presentes escolheram as cinco prioridades dos moradores para investimentos nas comunidades, pela ordem: habitação, saneamento básico, drenagem e dragagem, pavimentação e assistência social. Além disso, elegeram os conselheiros que representarão a região no Conselho do OP: Cezar Ramos e Roberto Kriese (titulares) e Osvaldo Gomes Soares e Hernandi Mello (suplentes).
                                                                            Luciano Lanes/PMPA
Prefeito José Fortunati participou do encerramento das
assembleias regionais, na Região Sul

Já a Região Centro-Sul, que realizou sua assembleia em 3 de maio, escolheu a habitação como principal prioridade, seguida por pavimentação, assistência social e saúde. Os conselheiros eleitos pelos 793 moradores participantes foram Rosa Maria Duarte Labandeira (1ª titular), José Olindo Gomes (2º titular), Regina Moura (1ª suplente) e Flávio Ramires (2º suplente).
A Região Extremo Sul, reunida 21 de maio no ginásio da Paróquia Nossa Senhora de Belém, definiu como prioridades para investimento: saneamento básico (drenagem e dragagem), saneamento básico (água e esgoto), pavimentação e saúde. Os conselheiros eleitos para representar a região são Zélia Maria da Silva Floriano (1ª titular), Dinar Melo de Souza (2º titular), Maria Inês Garcia Hermann (1ª suplente) e Adriano Costa (2º suplente). A Região Restinga, por sua vez, reuniu na noite de 16 de maio, no Cecores, 1.789 pessoas, o segundo maior número de participantes da história do OP em uma assembleia regional. Educação (1ª), Assistência Social (2ª), Habitação (3ª) e Saúde (4ª) foram as prioridades eleitas.

Música gaúcha perde Galileu Arruda


Após 41 anos de carreira, a música gaúcha perdeu em abril o compositor e intérprete Galileu Arruda, que também se destacou na área publicitária. O músico porto-alegrense iniciou a carreira musical em 1971, quando conquistou o prêmio de Melhor Intérprete, com a música “Ítala”, no 1º Musi-Puc, que também revelou José Fogaça, Fernando Ribeiro e a dupla Kleiton & Kledir. Nos anos seguintes, além do destaque na área musical Galileu também obteve grande destaque como premiado produtor de jingles e campanhas para a televisão para grandes empresas do Rio Grande do Sul e de outros estados.  Os anos 1980 foram bem movimentados na carreira musical de Galileu. Participou do MPB Shell, da Rede Globo, no Rio de Janeiro, com a música “Magro de Gravata”; integrou o movimento Música Popular Gaúcha (MPG), com diversos outros artistas, que teve origem em show coletivo no Teatro João Caetano, em 1982, e culminou com turnês e o lançamento do disco “Música Popular Gaúcha”, em 1985; lançou o álbum “Pulsação”, em 1983 (que em 2010 foi remasterizado em CD); venceu o 7º Musicanto, em 1987, com a canção de sua autoria “Cuñataís”, interpretada por Fausto Michelin. Em 1991, a cantora Fafá de Belém inclui uma de suas músicas, “Mula Capenga”, no disco “Doces Palavras” e, posteriormente, em outros três álbuns.
                                                                                    Gustavo Cruz
Galileu Arruda (esquerda) e Mauro Kwitko dividem o palco

Nos anos seguintes, Galileu Arruda dedicou-se a desenvolver projetos bem sucedidos na área publicitária. Entre eles, três projetos associados à marca O Jornalecão. Por meio da Lunetta Cultural, juntamente com sua mulher, Luciana Engel, e em parceria com a GCS Editora, empresa responsável pela publicação de O Jornalecão, Galileu desenvolveu a criação, o projeto gráfico e a arte final do guia de produtos e serviços Procurei, Achei – Zona Sul, da tabela de horários de ônibus Olha a Hora e da Tabela da Copa do Mundo O Jornalecão, produtos desenvolvidos entre 2006 e 2010. Além disso, colaborou com outras ideias e projetos com O Jornalecão nos últimos 15 anos.
Nos últimos anos de vida, Galileu Arruda deu maior ênfase à carreira musical. Além de realizar shows, como os realizados em Porto Alegre, no Solar dos Câmara e na Teatro de Câmara Túlio Piva, lançou, em 2010, o CD “O Dia da Virada”, patrocinado pelo Fumproarte de Porto Alegre e editado pela Lunetta Cultural,  e, em 2011, também pela Lunetta, o álbum “Fechadão Feito um Lobo Olhando pra Lua”. O músico faleceu em 27 de abril, em Bagé, para onde havia se mudado recentemente.
No portal www.galileuarruda.com.br, além de saber mais sobre a história e a obra do artista e outros assuntos, é possível baixar músicas comprar três CDs de sua autoria, “Pulsação”, “O Dia da Virada” e “Fechadão Feito um Lobo Olhando pra Lua”, ou ainda baixar até quatro músicas de cada CD gratuitamente.

Concurso promove campanha de combate ao bulying

A Escola Padre Reus, Rua Otto Niemeyer, 650, bairro Tristeza, lança no dia 28 de maio o evento "Denúncia - Concurso de Peças Publicitárias de Combate ao Bullying", com desfile de camisetas, apresentação de músicas, vídeos, teatro e exposição de cartazes especialmente criados para o evento. A exposição das peças vai até 18 de junho, com entrada gratuita e aberta à comunidade, e é uma das atividades do “Escola Sem Violência”, coordenado pelo Professor Aloizio Pedersen e criado em 2006 para combater atitudes agressivas de depredação do patrimônio e drogadição, o projeto tem obtido grande sucesso, tornando-se uma referência nacional.
                                                                            Divulgação Escola Padre Réus
Peças publicitárias participam de concurso antibullying

Como premiação, além de certificado de participação, os estudantes participantes do concurso receberão troféus alusivos, já expostos na escola. Outras escolas interessadas em participar poderão realizar inscrições prévias. O projeto envolve 342 alunos dos 1º ano do ensino médio, divididos em 57 equipes de criação que desenvolveram, cada uma, no mínimo três peças publicitárias de combate ao bullying. Entre os slogans e as respectivas imagens criadas para as diversas peças estão: “Bullying = Pais despreocupados + escolas despreparadas”, “Bullying, a escola faz a diferença”, “Bullying vem de casa”, “Bullying tá fora de moda”, “Bullying não compartilho, não curto e não dou rt”, “Bullying e racismo são crimes”, “Por trás de uma máscara de fortão esconde-se alguém com dor no coração”, “Bullying não deixe este monstro se criar”, “Bullying, quem sofre não fala”, "Ser homossexual não é crime... crime é ser homofóbico!", entre muitos outros.
                                                                            Divulgação Escola Padre Réus   

Mais informações pelo fone da secretaria da escola, 3268-6811, ou pelo site www.escolapadrereus.com.br.

Professor lança livro sobre opinião pública

O professor de Educação Física Cassiano Noimann Leal, que dá aulas em escolas da Zona Sul, lançou em 19 de maio o livro “Opinião Pública – Reflexões de um professor num programa de rádio”. A obra é uma compilação com todas as suas colunas apresentadas nos meses de março e abril de 2012 no programa "Assim Canta o Rio Grande", com apresentação do comunicador Paulo Silva, que vai ao ar todos os sábados, com apresentação do comunicador Paulo Silva, das 6h às 10h, na Rádio Santa Isabel (FM 87,9), de Viamão. O livro, publicado pela editora indiana Cinnamon Teal Publishing, traz oito reflexões sobre temas variados, como educação, educação física, educação à distância, cultura geral e planejamento familiar.
                                                                                                        Divulgação 
Professor Cassiano Leal (à esquerda) lança livro no programa do comunicador Paulo Silva

O professor Cassiano Leal participará da tradicional Feira do Livro da Escola Professor Anísio Teixeira (Rua Francisco Mattos Terres, 40), durante a manhã de 16 de junho, realizando sessão de autógrafos do livro “Opinião Pública – Reflexões de um professor num programa de rádio”, que será vendido pelo valor de R$ 10,00. A obra tamém está disponível para compra na internet, no site Mercado Livre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-238430759-livro-opinio-publica-frete-gratis-para-todo-brasil-_JM). Contatos com o autor e aquisição do livro também podem ser feitos pelo e-mail profcassiano@gmail.com.

Saúde da Família revitalizada no Camaquã


Aproximadamente 3 mil pessoas foram beneficiadas com o término das obras de reforma e revitalização do prédio de 163 m² da Unidade de Saúde da Família (USF) São Gabriel e a instalação de um gabinete odontológico, contando com uma equipe de saúde bucal, na rua Gilberto Jaime, 65B, bairro Camaquã. Também foram adquiridos novos equipamentos e mobiliário. A reforma incluiu pintura interna e externa, eliminação de infiltrações, revisão elétrica e substituição de piso e telhado e foi demandada no Orçamento Participativo de 2009, sendo resgatada no Plano de Investimentos de 2011. A entrega à comunidade aconteceu em 17 de maio, contando com a presença do prefeito José Fortunati e do secretário municipal da Saúde, Marcelo Bosio.
A unidade mantém, ainda, acompanhamento para grupos de diabéticos e hipertensos e, em conjunto com a Ufrgs, também oferece atendimento para dor crônica, prestado por profissionais de várias áreas. Além disso, visando à prevenção e à promoção da saúde, são desenvolvidas atividades para melhoria da qualidade de vida, como o estímulo à prática de exercícios físicos, à alimentação correta e a hábitos saudáveis, e são realizados programas específicos, que incluem ações de educação em saúde, para gestantes e crianças.

Academia do bairro Ponta grossa quebrou 17 recordes

                                                                                                     Divulgação
Rodrigo, Heiner e Telmo, Samanta, João, Karine, Rômulo e Lucas, Carlos, Valquíria, Vinicius, Cintia, Selia e Fernando, Formiga, Professor Cleber e Juliane.
A Equipe da Academia Estação do Corpo, de Esporte de Força, do bairro Ponta Grossa, sagrou-se vice-campeã por equipe do IV Desafio das Academias e Desafio dos Recordes e quebrou 17 recordes brasileiros. O evento, organizado pela Confederação Brasileira de Esporte de Força, foi realizado no dia 12 de maio na cidade de Caxias do Sul com a presença de aproximadamente 350 atletas e teve as modalidades de Supino, Supino Repetição, Power Bíceps e Levantamento Terra. O Professor Cleber está a procura do patrocínio de um ônibus e de camisetas para o Campeonato Gaúcho que será realizado também em Caxias no dia 14 de julho. A equipe é a atual campeã gaúcha. Contato: 85646507.

Projeto Mãe-Aluna é destaque na Escola Matias de Albuquerque


Na semana de 7 a 11 de maio, as mães de alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Matias de Albuquerque (Avenida Juca Batista, 3.450) tiveram a oportunidade de passar as duas primeiras horas com seus filhos dentro da sala de aula, realizando as mesmas atividades, dentro do planejamento de cada professora. A novidade faz parte do projeto Mãe-Aluna, criado pela escola objetivando fortalecer a relação família – escola e proporcionar uma experiência diferente para as mães na semana que antecede ao Dia das Mães. As mães puderam fazer o lanche da escola juntamente com os alunos e conferir as merendas deliciosas que são servidas diariamente às crianças. Ao final da atividade, cada mãe levou um tema de casa que consistia em escrever como se sentiu e o que achou deste momento com seu filho e os colegas de sala de aula. A maioria das mães participantes gostaria de participar novamente e todas elas elogiaram o trabalho. No total, participaram 71 mães de alunos de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, média de três por dia em cada turma, previamente agendadas. “Eu me senti como uma aluna e me lembrei dos tempos da escola, onde eu aprendi a ler e escrever”, destacou uma delas.


A Escola Matias de Albuquerque e as professores prepararam-se para receber estas convidadas tão especiais, planejando as aulas com entusiasmo e propondo as mais diversas tarefas para que as mães relembrem o tempo de infância. O resultado foi tão positivo que a direção está pensando em fazer alguma atividade diferenciada também para o Dia dos Pais. “Aproveitamos a oportunidade para agradecer a todos aqueles que, de algum jeito, contribuíram para a realização desta atividade que foi planejada com tanto carinho por todas nós. Continuamos contando com o apoio da comunidade para fortalecer cada vez mais nossa escola”, destacaram as professoras Carla Andréa de O. F. da Silva (diretora) e Michelle A. de Moraes (vice-diretora). Aprenderam aqueles que contribuíram com a atividade, esperando continuar contando com o apoio da comunidade.  Informações: 3264 7148 e matiasdealbuquerque@pop.com.br.

Projeto garante aulas gratuitas de jiu-jitsu


Meninos e meninas carentes da Zona Sul, com idades de 5 a 13 anos, estão participando de aulas gratuitas de jiu-jitsu (dojo). Os participantes do projeto treinam três vezes por semana com o professor Eduardo Oliveira Rodrigues, que preparou um espaço em sua casa, no bairro Guarujá, para de transmitir seus conhecimentos para jovens que, assim como ele, na infância, enfrentam dificuldades. Para continuar participando do projeto, os alunos são cobrados em relação à frequência nas aulas da escola que frequentam e devem tirar boas notas.
O trabalho voluntário não tem fins lucrativos, mas já rendeu muitos títulos e troféus, entre eles, os campeonatos sul-americano, sul-brasileiro e estadual. No dia 7 de junho, o grupo já tem outro desafio agendado: a participação na primeira etapa do Campeonato Gaúcho de Jiu-Jitsu. Para participar e ser premiado em todos estes torneios, Eduardo e a meninada não medem esforços físicos, que garantem os resultados, mas os custos financeiros são grandes. Ainda sem apoio ou patrocinadores, muitas vezes Eduardo chega a tirar dinheiro dos próprios ganhos da família para poder prosseguir com o projeto.  Por isso, toda a ajuda é bem-vinda, desde doação de quimonos até doações que ajudem a reformar as instalações ainda precárias ou auxiliar nas viagens do grupo. Para apoiar o trabalho do professor Eduardo ou saber informações sobre como participar o telefone para contatos é 9210.4645.

Gelson Lanches campeão do Torneio 1º de Maio


O tradicional torneio de futsal 1º de Maio, realizado há mais de 40 anos pelo clube Bandeirantes no feriado do Dia do Trabalho, teve como campão da 42ª edição o time Gelson Lanches. O segundo lugar ficou com o Botafogo. Morro e Conceição garantiram o 3º e o 4º lugar, respectivamente. O goleiro menos vazado foi Junior, do Gelson Lanches, enquanto Wagner, do Morro, ficou como goleador da competição, que neste ano contou com 16 quipes participantes.

Praça Moema é revitalizada

                                                               Sérgio Loruz Divulgação/PMPA

Com investimento de R$ 29,5 mil, oriundos do Termo de Compensação Ambiental firmado com a empresa Marconia Engenharia e Construção, a Prefeitura de Porto Alegre entregou no dia 19 de maio a Praça Moema, no bairro Espírito Santo, totalmente revitalizada. Além de receber um novo espaço esportivo, com 10 metros de largura por 20 metros de comprimento e pavimentado em saibro, a área de 1,6 mil metros quadrados ganhou dois novos bancos e teve substituídos e realocados os brinquedos de recreação infantil. 

Centro Cultural da Tristeza inaugurado com piquenique

                                          Divulgação/PMPA


Depois de anos de espera, o antigo Fórum da Rua Landell de Moura, 430, passou a sediar o Centro Cultural da Tristeza, que foi inaugurado em 13 de maio com a realização de um piquenique, com direito a chimarrão, lanches e sucos, que reuniu integrantes da comunidade em um clima de celebração ao verde e de cuidado com a cidade. O objetivo dos organizadores com a atividade foi apresentar e abrir o antigo Fórum da Tristeza para a comunidade, divulgando o projeto de transformação do prédio histórico em um centro cultural da Zona Sul, que deverá contar com biblioteca, teatro, oficinas da arte, bistrô, memorial da região, etc.
A priorização do projeto, apresentado pela presidente do Centro Comunitário da Tristeza, Vila Conceição e Pedra Redonda (CCD), Maria Ângela Pellin, foi definida em novembro do ano passado pelos membros Comitê Mobilização do 5º Congresso da Cidade. Na ocasião, os participantes chegaram ao consenso de priorização de um projeto regional no prédio do antigo Fórum, que também foi fábrica de objetos de decoração. Além do CCD, clubes de mães, associações, instituições culturais, escolas e paróquias se engajaram no projeto que conta com a participação direta de seis bairros (Tristeza, Pedra Redonda, Vila Conceição, Via Assunção, Ipanema e Jardim Isabel). O secretário de Governança, Cezar Busatto, morador do bairro, está incentivando a organização dos moradores em prol da causa, juntamente com outras lideranças.

Campeão de torneio de futsal ganhará prêmio em dinheiro

No dia 3 de junho, será realizada a Copa LG, torneio de futsal masculino que premiará o time campeão com R$ 250,00 em dinheiro. A premiação vai até a 3ª colocação. A inscrição custa R$ 140,00 para cada equipe, que pode contar com até 12 jogadores. A competição será disputada no Ginásio de Esportes do Jardim Planalto, na Zona Norte.
Informações e inscrições: 8434-9049, com Leandro.

Educandário pede apoio para Festa Junina beneficente


O Centro de Reabilitação São João Batista (Educandário), sediado Rua Tenente Coronel Mário Doernte, 200, bairro Ipanema, realizará no dia 2 de junho, sábado, das 13h30 às 17h, sua Festa Junina beneficente, aberta à comunidade, que objetiva angariar fundos para a entidade, que promove a habilitação e reabilitação de crianças e adolescentes com deficiência, proporcionando-lhes tratamento adequado e educação, objetivando sua melhor qualidade de vida e capacitação como cidadão. Para qualificar ainda mais a festa, o Educandário está arrecadando doações de itens como pipoca, amendoim, pinhão, doces, ingredientes para bolo e cachorro-quente, refrigerantes, copos descartáveis, guardanapos e brindes, além de roupas, sapatos e acessórios para a realização de brechó.
Entre outras ações, o Educandário está realizando também churrascão beneficente, rifa beneficente de um Fusca 1970 e o Escondidinho da Solidariedade. Para colaborar ligue para 3246.5655 ou envie email para secretaria@educandario.org.br.

Comunidade continua pedindo mais médicos


No dia 30 de abril, uma reunião na Unidade Básica de Saúde (UBS) Guarujá contou com a presença de dezenas de pessoas que estão insatisfeitas com a falta de médicos suficientes para atender a população da região, fato constante no posto, e queixam-se de mau atendimento de funcionários. Outro tema da reunião foi relativo a questionamento em relação à troca da atual gerente do posto sem que o Conselho Local de Saúde fosse consultado. 
Segundo representantes da Gerência Distrital de saúde da região, a troca de pessoal é papel dos gestores e a substituição da gerente do UBS Guarujá objetiva unificar a equipe e valorizar os funcionários. Também foi confirmada a chegada de um novo médico no mês de maio e a posse da nova gerente do posto. Usuários do posto de saúde que estavam presentes se manifestaram dizendo que a chegada de um médico não resolve nada, pois seriam necessários pelo menos mais três médicos para atender a demanda.
Durante o encontro, a representação da Gerência Distrital observou que os usuários do posto de saúde parecem ter acordado, devido ao grande número de presentes, que contrasta com a reduzida participação em encontros anteriores. Já o presidente do Conselho Local de Saúde, José Paulo Barros, destacou que este a UBS Guarujá atende uma região onde moram cerca de 40 mil pessoas (bairros Guarujá, Serraria, Espírito Santo e Aberta dos Morros) e, segundo ele, vem sendo relegada a segundo plano há anos, pois não adiantaram pedidos, abaixo-assinados, queixas na mídia. Até hoje, os doentes continuam chegando de madrugada na fila para pegar ficha e muitos deles acabam voltando para casa sem conseguir atendimento.

Escolinha de futebol prepara nova geração do Trevo de Ouro

Aproximadamente 40 meninos com idades entre 10 e 15 anos fazem parte do time Trevo de Ouro/Beco do Guará, do bairro Guarujá, e participam de escolinha de futebol que prepara a garotada não só para trilhar o caminho rumo ao futebol profissional, encaminhando os principais destaques para clubes e empresários, como também para formar cidadãos, homens de caráter, com personalidade. Além de receber treinamento com técnica e fundamentos do esporte e orientação, eles recebem aprendizagem que poderão utilizar durante toda a vida.
As aulas são realizadas por meio de trabalho voluntário, possibilitando que façam a escolhinha gratuitamente aos domingos pela manhã sob o comando de Rafael Rupertti, também morador do Guará e que foi jogador profissional integrando elencos de clubes do Brasil, como Vasco e Santa Cruz-PE, e de outros países (Alemanha, Portugal, México e Argentina). O professor, que agora joga apenas como amador, também participou do grupo vitorioso do time Trevo de Ouro que participou com sucesso em várias edições da Copa O Jornalecão Futsal entre 1996 e 2008, conquistando o título em 2007, o vice-campeonato em 2006 e o Troféu do Ranking da competição no biênio 2006-2007 (como a equipe que mais somou pontos no período), e agora treina a nova geração. A ideia surgiu há três anos, quando Rafael viu os garotos treinando sem incentivo no campo de futebol do Trevo de Ouro, que desde os anos 80 é utilizada para peladas no bairro. No local, entre centenas ou milhares de atletas que lá jogaram, estava Ronaldinho Gaúcho, antes de se tornar profissional. Além do sonho de ver alguns dos meninos seguirem os passos do campeão mundial com a Seleção Brasileira em 2002, o professor e a comunidade já visualizam outras conquistas da gurizada. "O morador vê a evolução no comportamento deles. Além de terem caráter, compromisso e respeito, são unidos. O esporte leva eles a estudar, se alimentar, ter bom comportamento, respeitar a opinião dos outros. Os pais e os vizinhos gostam do trabalho por que eles se comportam melhor. É muito gratificante quando eles vêm agradecer, isso me deixa muito feliz por eles", destaca Rafael.
                                                                                     Gustavo Cruz
O treinador e os meninos do Trevo de Ouro estão prontos para
novos desafios

Para melhorar as condições de treinamentos, com mais uniformes e bolas, e participar de mais partidas amistosas e torneios, a escolinha precisa de apoios e patrocínios de empresas e pessoas físicas (condução para jogos é uma das necessidades). Até o momento, os moradores do loteamento são os únicos apoiadores permanentes, mas alguns apoios esporádicos já aconteceram. Enquanto O Jornalecão acompanhava o treino da gurizada, o vizinho Willian presenteou a turma com uma bola nova, que se somou às poucas que eles já possuíam. O ideal seria contar com 20 bolas para fazer treinos específicos em duplas, explica Rafael Rupertti.
Além dos treinamentos físicos, para os quais o treinador exige dos garotos cuidados com a alimentação, reforçando que "o trabalho físico exige muito do corpo e a prioridade é cuidar da saúde", as preleções de Rafael incentivam os garotos a se esforçarem para melhorar e buscar seus sonhos: "Não importa o tamanho dos sonhos. Se vocês acham que podem, vocês podem. Não é fácil, mas tenho fé que vamos conseguir porque Deus está do nosso lado", diz aos pequenos atletas. Outro ensinamento importante é quanto à importância dos familiares, que são, geralmente, as pessoas que mais podemos contar. "A família da gente é a coisa mais importante que existe", lembra o treinador.
O projeto voluntário vem chamando a atenção de outras comunidades, entre elas a do vizinho bairro Serraria, mas ainda falta apoio para ampliá-lo. "Se tivermos outros voluntários e apoiadores, vamos expandir", garante Rafael. Contatos com o Trevo de Ouro/Beco do Guará podem ser feitos pelo telefone 8576-6138, com o treinador da equipe.

Empresários da Tristeza unidos na Campanha do Agasalho


Entre 13 e 30 de junho, os associados do Grupo de Empresários da Tristeza (GET) somam esforços para arrecadar donativos na Campanha do Agasalho. Cada empresa participante conta com um caixa para recolhimento de peças de vestuário e um cartaz para incentivar os clientes a contribuir. As doações arrecadadas serão posteriormente centralizadas na Opção Presentes (Rua Dr. Armando Barbedo, 400, loja 111) antes da distribuição para as entidades beneficiadas.

Porto Alegre inicia Campanha do Agasalho


Desde o dia 11 de maio, o Gabinete da Primeira-Dama e a Secretaria Especial dos Direitos Animais deram a largada para a Campanha do Agasalho 2012 começa. Além de arrecadar itens de vestuário para pessoas em vulnerabilidade, que são doados às entidades cadastradas, animais também serão beneficiados pela campanha, por meio de arrecadação de roupinhas, cobertores e utensílios para protetores independentes e ONGs que cuidam de cães e gatos.
As doações podem ser feitas até o dia 31 de agosto, em locais como o Paço Municipal (Praça Montevidéu, 10), a Fasc (avenida Ipiranga, 310) e as sedes de secretarias municipais. Em 2011, a Campanha do Agasalho de Porto Alegre, com o apoio de parceiros, arrecadou 83.958 mil itens destinados a 75 entidades. Informações pelos telefones 3289-3610 e 3289-3730.

A investigação de paternidade cumulada com alimentos

A Constituição da República Federativa do Brasil, ao adotar o sistema único de filiação, garantiu a todos os filhos concebidos, dentro ou fora do casamento, o direito à paternidade. Desta forma,  a ação de investigação de paternidade pode ser proposta cumulada com o pedido de fixação de alimentos, para que o suposto pai, após ser confirmado, tenha que ajudar no custeio das despesas de criação e educação do filho. Se não reconhecido o filho, espontaneamente, pelo suposto pai, será determinada a realização do exame de DNA, em laboratório particular indicado pelo juiz da ação de investigação de paternidade, ou custeado pelo Estado de forma gratuita, para todas as pessoas que não tiverem condições financeiras de bancá-lo. O ajuizamento de uma ação de investigação de paternidade, além de proporcionar a uma pessoa o direito de conhecer o seu verdadeiro vínculo biológico, também permite a regularização do nome, retificação dos documentos pessoais, bem como a habilitação em herança.

Rollemberg Flores e Santos Advogados

Rua Washington Luiz, 552 – conjunto 503 – Centro – Porto Alegre
Telefones: 9259-2527 – 9961-4898 – 9105-6046




Câmara nos Bairros confere problemas da Ponta Grossa


Problemas da Ponta Grossa, como alagamentos, e solicitações como conservação e limpeza de valões e regularização fundiária foram destacados pela comunidade durante a edição do Câmara nos Bairros realizada no bairro em 4 de maio. Além de representantes da Câmara Municipal - Mauro Zacher, presidente do Legislativo municipal; Tarciso Flecha Negra; Sofia Cavedon e José Freitas (PRB) -, participaram do encontro lideranças comunitárias e representantes do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP), do Departamento Municipal de Habitação (Demhab) e do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU).  O primeiro resultado prático da ação aconteceu no mesmo dia, com o presidente da Câmara informando que convocará uma audiência pública (em data ainda não definida) para chamar os setores do município envolvidos. Para Zacher, a melhor saída é reunir o Executivo por meio de suas secretarias e autarquias e a comunidade com a mediação da Câmara.  
O principal problema dos moradores são os alagamentos. O terreno baixo e plano na região, as ocupações irregulares e a falta de canalização de alguns arroios favorecem o transbordamento de água que inunda as ruas e entra nos pátios das casas em dias de chuva. Na Rua Dorvalina Rodrigues de Freitas, antiga Rua 1, margeada por um córrego sem canalização, quando chove demais e a água transborda, fica difícil saber onde fica a rua e o córrego, trazendo insegurança aos moradores. Técnicos do DEP e o DMLU informaram que a limpeza é feita regularmente, e que o projeto de canalização e ampliação das laterais encontra-se em processo adiantado, finalizando a fase de estudos para então iniciar a execução das obras. Segundo eles, o crescimento de vegetação e o lixo lançado no córrego provocam os alagamentos. Outro problema semelhante que preocupa a comunidade é que a parada de ônibus existente na altura do número 900 na Estrada Retiro da Ponta Grossa fica em cima de um valão aberto para a passagem de um córrego e os passageiros correm o risco de cair na água, principalmente à noite.
Os moradores da Ponta Grossa também aguardam a construção de uma praça de 5 mil metros quadrados no Túnel Verde que contará com uma unidade de saúde para atender a população. Também no Túnel Verde uma área às margens do Salso que sofria de constantes alagamentos encontra-se em processo de regularização junto à Procuradoria-Geral do Município (PGM). Moradores afirmaram que os alagamentos que impediam a continuação do processo não ocorreram mais após a remoção de algumas casas num lote invadido. O vereador Mauro Zacher informou que a PGM será notificada para agilizar a regularização.

Ampliada emergência do Hospital Vila Nova


Para oferecer mais qualidade e conforto no atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), o Hospital Vila Nova (Rua Catarino Andreatta, 155) ampliou sua emergência em 400 metros quadrados, que recebeu novos equipamentos, e contratou 11 profissionais para reforçar a equipe. O novo espaço tem entrada exclusiva para ambulâncias e veículos e ganhou sete leitos de observação para acomodar os pacientes entre o atendimento ambulatorial e a reavaliação de necessidade de internação hospitalar. Além de mesas, cadeiras, armários e dois novos computadores, foram adquiridas nove poltronas e 17 longarinas (que totalizam 80 lugares). A entrega das novas instalações aconteceu no dia 4 de maio, em solenidade que contou, entre os presentes, com a participação do prefeito José Fortunati; do secretário municipal de Saúde, Marcelo Bosio, e do presidente da Associação Hospitalar Vila Nova, Dirceu Beltrame Dal’Molin.
O Hospital Vila Nova recebeu 47 novos leitos em dezembro, elevando para 345 o total de vagas de internação pelo SUS na instituição. Eles fazem parte do primeiro lote de 1.077 leitos que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) planeja entregar até o final de 2013 para uso de pacientes do SUS na rede hospitalar de Porto Alegre.

Associação de Ipanema altera estatutos sociais


No dia 16 de maio, a partir das 19h30, a Associação dos Moradores do Bairro Ipanema (Ambi) realizará a alteração de seus estatutos sociais em Assembleia Geral Extraordinária, na Sociedade Amigos de Ipanema (Sabi), na Rua Coelho Parreira, 50. Estão convocados a participar moradores do bairro e das adjacências.

Sarau da Rádio Ipanema Comunitária com a temática música ativista

A partir das 21h desta sexta, no Clube do Professor Gaúcho (Avenida Guaíba, 12.060 – Ipanema), a Rádio Ipanema Comunitária realiza mais uma edição de seu sarau poético musical, aberto ao público (ingressos a R$ 10,00; sócios do clube não pagam). Os músicos Tonho Crocco e Richard Serraria são convidados especiais desta edição, que contará ainda com a participação de Az de Espadas, 600 ml! e do poeta Klawber Mujimbo Fonseca. Informações: telefone 9126-6814 e no email ipanemaeventos@ipanemacomunitaria.com.br. Para ouvir a Rádio Ipanema Comunitária acesse www.ipanemacomunitaria.com.br ou, no Ipanema e nos bairros vizinhos, sintonize 87.9 FM.

O funk do MC Anão


Morador do bairro Ipanema, Álvaro Borgonhi da Rocha, o MC Anão, é um exemplo de sucesso na vizinhança da Zona Sul. Com seu funk divertido, que agrada desde crianças até adultos, é atração em shows, festas infantis e também na televisão, na qual participa do programa Balanço Geral, da Record RS, em quadros comandados por Antonio Sacomory, como Show de Calouros e Chutando o Balde. Em 2011, o MC Anão ganhou grande destaque interpretando, em dupla com Sacomory, a música Escola de Lata, que se somou aos apelos da comunidade para que o Governo do Estado terminasse com as salas de aula em contêineres no Rio Grande do Sul, o que aconteceu este ano.
Entre os maiores sucessos do músico e que agradam, inclusive, as crianças, estão o Funk da Branca de Neve e o Funk do Anão, com o dançante refrão "Dança Gatinha/Dança até o chão/Fica do tamanho do MC Anão". O músico participa também de eventos beneficentes como o Domingo Alegre, promovido pelo DJ Cassiá em comunidades carentes. Em março, Álvaro se apresentou nas edições realizadas no Jardim Itu (15/3) e na Vila Cruzeiro (22/3). Para fazer contato com o MC Anão ou contratá-lo para apresentações ou animação de festas infantis, os fones para contato são 3263-1498 e 9383-4696, com Paola.

Mundial de Robótica premia estudantes de Porto Alegre

                                                                                                 Divulgação/PMPA 
Equipe da Escola Emílio Meyer recebeu
prêmio Support Award nos Estados Unidos  


A equipe porto-alegrense Prorobe, da Escola Municipal de Ensino Médio Emílio Meyer, recebeu o prêmio Support Award no Campeonato Mundial de Robótica VEX, realizado de 18 a 21 de abril em Anaheim, nos Estados Unidos, em reconhecimento à disponibilidade em ajudar outros grupos. A premiação, dividida com outras cinco equipes, é fruto do espírito deste tipo de competição, segundo o professor Moacyr Marranghello, que acompanhou os jovens. “O campeonato não envolve só participar do jogo em si, mas toda uma série de outras vertentes, sendo essa parte mais social e coletiva da ajuda aos demais uma delas”, destacou. A equipe formada por dez alunos foi representada por Juliano Loy Bertoli Pereira, Renan Rodrigo dos Santos e Ingrid Muguerza Prá.
As provas consistiam em conseguir pegar, com o robô, alguns cilindros e esferas e colocá-las, com perfeição, dentro de suportes pré-definidos. As disputas eram feitas em duplas, e cada equipe só conhecia a sua parceira e suas adversárias em um sorteio. 
Três alunos dos Colégios Maristas Champagnat, Assunção e Ipanema também participaram do Mundial de Robótica representando outra equipe de Porto Alegre, que foi acompanhada pelo professor Marcos Miranda, do Marista Assunção, que destacou que os estudantes seguiram as palavras de São Marcelino Champagnat, como “jovens protagonistas a frente de seu tempo, cidadãos do mundo, corações sem fronteiras”. Esta foi a quarta vez consecutiva que o Colégio Marista representou o Brasil no evento. Mateus Garcia, representante do Marista Ipanema, acredita que o desafio de superar as barreiras e pontuar com o robô foi bastante emocionante e a competição serviu para aprender mais e fazer integração com estudantes de outros países. Já Lucas Luz, estudante do Marista Assunção, depois de participar de dois mundiais de robótica, já sabe o que fará no futuro: Engenharia de Controle e Automação. E Matheus Basso, aluno do Marista Champagnat, afirmou que participar do Mundial de Robótica com outras equipes do mundo todo possibilitou a troca de experiências culturais.
Além das duas equipes de Porto Alegre, havia outra representante brasileira nesta edição do evento, do Colégio e Faculdade ENIAC, de São Paulo. Mais informações sobre o Campeonato Mundial de Robótica VEX no http://robotevents.com/2012-vex-robotics-world-championship.html.