Digite o ASSUNTO e nós encontramos para você

Zona Sul: O Meu Lugar em Porto Alegre

Fim do dia no Guarujá


Ao cair da tarde, o Parque Guarujá é um local perfeito para apreciar o pôr do sol, em alguns recantos com o Sol bem visível e em outros entre a vegetação da orla do Guaíba. Mas o parque atrai também aqueles que querem andar de skate, patins, bicicleta, caminhar, tomar um chimarrão, fazer um churrasco, pescar ou, simplesmente, papear à sombra das árvores, como pode ser visto nesta foto de Adília Cruz da Silveira.

Mande sua foto preferida da Zona Sul para divulgá-la em O Jornalecão (jornaljornalecao@gmail.com).

Atenção para bloqueios e alterações no trânsito

Em função de obras realizadas em dois pontos da Zona Sul, o trânsito na região sofreu alterações nas últimas semanas, exigindo atenção redobrada dos motoristas.


Padre Cacique bloqueada até o final do ano

Para implantar corredores de ônibus do sistema BRT (Bus Rapid Transit), durante cerca de 180 dias não haverá tráfego de veículos, no sentido Centro-bairro, na Avenida Padre Cacique, nas proximidades do estádio Beira-Rio. O trânsito está sendo desviado, desde 24 de junho, por nova rua, construída ao lado do Gigantinho, e depois pela Edvaldo Pereira Paiva (Avenida Beira-Rio). Outra alteração efetuada é que, no horário das 17h às 20h, a Beira-Rio está com sentido único de circulação do Centro em direção à Zona Sul, para evitar engarrafamentos. 


Diário de Notícias alterna horários de sentido único

Outra alteração no trânsito da Zona Sul se deve à continuidade de obras do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP), no bairro Cristal, integrantes do Programa Integrado Socioambiental (Pisa), que objetiva aumentar para 77% o índice de esgoto tratado na cidade. Enquanto uma das pistas está interditada, a Avenida Diário de Notícias está em sentido único, desde 12 de julho, durante as 24 horas do dia. Das 7h às 14h, no sentido bairro-Centro, e das 14h às 7h, somente no sentido Centro-bairro. O desvio pelas avenidas Chuí e Icaraí é a alternativa

Alvo de vandalismo, píer da Praia de Ipanema já necessita de conserto

Inaugurado há menos de um ano, o Píer da Praia de Ipanema vem sendo alvo de atos de vandalismo que estão prejudicando seu funcionamento. Em um dos mais recentes, módulos que compõem o píer tiveram parafusos roubados e um deles chegou a ser desprendido da estrutura e usado como prancha sobre as águas do Guaíba antes de encalhar. No dia 10 de julho, a Associação do Turismo Náutico (Atun-RS) realizou encontro para detalhar as etapas necessárias para o conserto. Conforme o convênio realizado com a Secretaria Municipal de Turismo, que repassou os recursos para construção do equipamento instalado às margens do lago, próximo à esquina da Avenida Guaíba com a Rua Leblon, a entidade integrada por proprietários de barcos de passeio turístico no Guaíba deverá realizar o conserto a fim de reativar o funcionamento do píer, que é destinado a embarque e desembarque de passageiros que utilizam embarcações de pequeno e médio porte em passeios turísticos e  para uso público para as de lazer, como lanchas.

Lançado cupom promocional “vale uma vantagem”

Também no mês de julho, aconteceu o lançamento do folder promocional do Clube e dos cupons de vantagens que serão entregues aos clientes pelas empresas e por profissionais liberais. Cada cupom vale uma vantagem, que poderá ser usufruída junto a qualquer um dos participantes, com livre escolha do cliente.









Confira no blog clubedevantagenszonasul.blogspot.com e no www.facebook.com/clubezs as vantagens exclusivas oferecidas pelos participantes do grupo.

Lotações já estão com bilhetagem eletrônica

Os veículos das 29 linhas do Sistema de Lotações de Porto Alegre já contam com bilhetagem eletrônica com a utilização do TRI Passe Antecipado e do cartão SIM, em uma ação integrada entre a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e a Associação dos Transportadores de Passageiros por Lotação (ATL), com apoio da Associação dos Transportadores de Passageiros de Porto Alegre (ATP). Os créditos do Vale-Transporte, do TRI Escolar e das carteiras de isentos não podem ser utilizados em lotações, mas quem possui um destes cartões pode colocar créditos de Passagem Antecipada nele, sem a necessidade de adquirir um novo TRI.

Para fazer um cartão TRI é necessário cadastro para solicitação do cartão de Passagem Antecipada e apresentar CPF, carteira de identidade e comprovante de residência no Centro Integrado de Passagem Escolar e Isenção da EPTC, na rua Uruguai, 45; na ATP, na avenida Protásio Alves, 3885; no Posto Integrado Terminal Triângulo, na avenida Assis Brasil, ou no Posto Móvel da ATP. Informações também pelo FalaPoa (fone 156) ou no Serviço de Atendimento ao Cliente do TRI, pelo fone 3027-9959.

Mostra Científica recebe inscrições

Até o dia 9 de setembro, o Campus Restinga do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) está recebendo inscrições para sua 3ª Mostra Científica, que será realizada nos dias 30 e 31 de outubro, tendo como tema principal Novas Tecnologias na Educação, e objetiva disponibilizar um espaço para exposição, apresentação e discussão de trabalhos, estudos e projetos elaborados por alunos e servidores de institutos federais, universidades e escolas de Ensino Fundamental e Médio das redes municipal, estadual e particular de Porto Alegre. Podem ser inscritos projetos nas modalidades apresentação oral de pôster e mostra de experimentos, distribuídos em quatro níveis: Fundamental, Médio, Médio Técnico e Superior. Haverá ainda a Sala de Bate-papo, espaço destinado a momentos de encontro e trocas de experiências entre os participantes do evento. A expectativa é de aumento do público e do número de trabalhos apresentados nesta edição (em 2012 foram mais de mil pessoas e 127 trabalhos de 32 instituições)

A organização da 8ª Mostra Científica também está recebendo inscrições de pessoas físicas e jurídicas interessadas em ocupar estandes na Praça de Alimentação Solidária e comercializar produtos de alimentação para o público. Também podem se inscrever grupos ou pessoas que tiverem interesse em se apresentar no Espaço Cultural, nas categorias de Música, Teatro, Dança e Literatura. Informações: mostra.restinga.ifrs.edu.brmostracientifica@restinga.ifrs.edu.br e 3247-8400.

Morte por atropelamento gera protestos e bloqueio da Juca Batista

Mais um atropelamento na Avenida Juca Batista, desta vez com fatalidade, no bairro Hípica, foi o estopim de uma manifestação da comunidade que bloqueou a via para reivindicar a sinalização adequada no trecho onde ocorreu o acidente, que conta, inclusive, com uma escola, mas não com semáforo ou redutores de velocidade. O protesto foi realizado em dois pontos da avenida, no dia 11 de julho. Em um dos locais, na altura do número 6.000 da avenida, próximo à ponte do Arroio do Salso, pneus foram incendiados e colocados no centro da pista para evitar a circulação de veículos. Manifestantes mais exaltados, durante a noite, chegaram a apedrejar e atirar coquetéis molotov contra os ônibus. Um policial que estava em um dos veículos evitou que o fogo se propagasse e, felizmente, não houve feridos durante os protestos.
O acidente que motivou a reivindicação aconteceu no dia anterior e levou à morte Raian Ritriel Neves, de apenas 8 anos, ao ser atropelado por um ônibus da linha Itapuã. Segundo testemunhas, o motorista conduzia o veículo dentro dos limites de velocidade, mas não viu o menino, pois este desceu de um ônibus de outra linha antes de atravessar a avenida.

Moradores da região reivindicam há dois anos que a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) instale no local sinaleira, lombada e faixa para travessia de pedestres, a fim de reduzir a velocidade no trecho que a cada dia fica mais movimentado em função do aumento populacional. A EPTC não efetivou melhorias no trecho, até então, por estudos considerarem que não há fluxo de veículos suficiente no local para justificar a instalação dos equipamentos de segurança, mas se reuniu com a comunidade no dia 13 de julho, na Avenida Nossa Senhora do Guadalupe, dois dias após as manifestações, para tratar de ações de prevenção de acidentes. Na ocasião, os representantes do órgão também se comprometeram a apresentar projetos de educação no trânsito e de melhoria da sinalização no local. Antes do lançamento desta edição, a EPTC informou que está realizando projeto viário para revitalizar a sinalização da região. 

BiciEscola está com inscrições abertas

                                                                                                                     Luciano Lanes / PMPA
Aulas da BiciEscola são realizadas aos domingos no Parque Marinha

Pessoas com idade entre 18 e 65 anos podem se inscrever para participar das próximas turmas da BiciEscola Parque Marinha, que já ensinou cerca de 250 pessoas a andar de bicicleta nos últimos sete meses. Os encontros acontecem aos domingos no velódromo do Parque Marinha do Brasil, em horários previamente agendados com cada turma. Além disso, uma aula teórica é oferecida pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). Para solicitar a inscrição, é necessário enviar um e-mail com nome completo e idade para ciupoa@gmail.com.

A BiciEscola Parque Marinha é uma realização de Centro de Inteligência Urbana Porto Alegre, loja Dudu Bike e UrbsNova Porto Alegre-Barcelona – Agência de Inovação Social, com apoio da Prefeitura, por meio da EPTC e das secretarias de Esporte e de Governança Local. O coordenador das aulas é Everson Ribas (Dudu), proprietário da Dudu Bike, do bairro Tristeza, empresa que oferece as bicicletas utilizadas. Além disso, a colaboração de monitores é fundamental para o aprendizado. A partir de julho, a Bike Anjo, rede de ciclistas estabelecida no país que orienta usuários de bicicletas para pedalar com segurança em áreas urbanas, passou a ser parceira do projeto, estando prevista a colaboração de instrutores de Bike Anjo nas aulas da BiciEscola.

Lago’s Restaurante realiza Jantar Temático Italiano em agosto

                                                                                                                                          Divulgação
Restaurante Lagos já sediou jantar árabe e se prepara para a temática italiana

Depois do sucesso do Jantar Temático Árabe realizado durante seis horas na noite de 28 de junho, o Lago’s Restaurante (Avenida Edgar Pires de Castro, 1840 lojas 3 e 4) se prepara para sediar o Jantar Temático Italiano, marcado para 17 de agosto, sábado. Para participar do evento é necessário adquirir os ingressos antecipadamente (informações pelos telefones 3346-6540 e 9373-2277). A programação e o cardápio ainda estão sendo definidos, mas está prevista a realização de um desfile de modas, entre outras atrações. No primeiro jantar temático do Lago’s, em junho, foram servidos 14 pratos quentes e 12 saladas, além de variedade de sobremesa. O evento que lotou as dependências do restaurante teve, inclusive, apresentação de dança árabe em interação com os convidados.

Spaan realiza Feirão beneficente em agosto

Com a venda de produtos a partir de R$ 1,00, a Spaan (Sociedade Porto-Alegrense de Auxílio aos Necessitados), sediada na Avenida Nonoai, 600, sedia o seu tradicional Feirão, desta vez no dia 3 de agosto, sábado, das 9h às 16h. Para participar, a entrada é pelos fundos da entidade, na Rua Frederico Etzberger, 635.

O evento, aberto à comunidade, é organizado com o apoio de voluntários que fazem a triagem das doações recebidas da comunidade e selecionam os itens que serão comercializados. A arrecadação do Feirão da Spaan será toda destinada para compra de medicamentos e alimentos aos moradores, cerca de 130 idosos. A comunidade e as empresas da região também podem apoiar a entidade que necessita de doações para continuar realizando seu missão. Informações: 3247-7400.

Escola Técnica Santo Inácio promove a solidariedade neste inverno

A campanha do agasalho promovida pela Escola Técnica Santo Inácio em parceria com a União dos Amigos Santo Inácio (UASI) prossegue até o final de julho, recebendo doações de blusas, blusões, calças, cobertores, luvas, meias e sapatos, entre outros. As doações devem ser entregues na secretaria da instituição, na Estrada Costa Gama, 1009, e serão destinadas a uma entidade carente do bairro Belém Velho e região. Mais informações pelo telefone 3374-2858.

Clique na imagem acima para ver no tamanho original


Clube de Vantagens realiza jantar de confraternização

                                                                                                        Divulgação

Prestes a completar seu 1º aniversário, o Clube de Vantagens Zona Sul promoveu jantar de confraternização contando com a presença de representantes de empresas participantes do grupo. O encontro foi realizado na noite de 18 de julho no Boteco do Fausto, na Avenida Eduardo Prado, bairro Ipanema.

O Clube de Vantagens Zona Sul foi criado em 2012 com o intuito de fomentar o mercado das empresas da Zona Sul de Porto Alegre e mostrar para os moradores que não precisam sair da região para buscar bons produtos e serviços com um preço justo. Através de uma rede de mais de 20 empresas associadas da região, o Clube de Vantagens Zona Sul oferece descontos e outras bonificações para os clientes, além de realizar eventos como o seu Mix Bazar. Mais informações em http://clubedevantagenszonasul.blogspot.com.br e no Facebook, no perfil Clube de Vantagens Zona Sul.

Lotações Guarujá e Jardim Vila Nova já estão com bilhetagem eletrônica

Após a linha Menino Deus, agora é vez das que atendem a Zona Sul passarem a adotar a bilhetagem eletrônica. Já estão aceitando o Cartão TRI Antecipado as lotações Guarujá Ipanema, Guarujá Cavalhada e Jardim Vila Nova. Até o final de julho, todas as linhas de lotação de Porto Alegre deverão estar com a bilhetagem eletrônica em funcionamento.

Lotação terá bilhetagem eletrônica ainda em julho

Todo os 403 veículos das 29 linhas do Sistema de Lotações de Porto Alegre passam a contar com bilhetagem eletrônica até o final do mês de julho, com a utilização do TRI Passe Antecipado e do cartão SIM, em uma ação integrada entre a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e a Associação dos Transportadores de Passageiros por Lotação (ATL), com apoio da Associação dos Transportadores de Passageiros de Porto Alegre (ATP). Os créditos do Vale-Transporte, do TRI Escolar e das carteiras de isentos não poderão ser utilizados em lotações, mas quem possui um destes cartões pode colocar créditos de Passagem Antecipada nele, sem a necessidade de adquirir um novo TRI.

Para fazer um cartão TRI é necessário cadastro para solicitação do cartão de Passagem Antecipada e apresentar CPF, carteira de identidade e comprovante de residência no Centro Integrado de Passagem Escolar e Isenção da EPTC, na rua Uruguai, 45 (de segunda a sexta, das 8h30 às 17h30); na ATP, na avenida Protásio Alves, 3885 (de segunda a sexta, das 8h30 às 17h30); no Posto Integrado Terminal Triângulo, na avenida Assis Brasil (de segunda a sexta, das 8h30 às 17h30), ou no Posto Móvel da ATP. Informações também pelo FalaPoa (fone 156) ou no Serviço de Atendimento ao Cliente do TRI, pelo fone 3027-9959, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Edição 213 - Junho/2013


Moradores poderão definir prioridades do OP pela internet

Em 2013, diferentemente de anos anteriores, nos quais aconteceu no primeiro semestre, a Rodada Única de Assembleias Regionais e Temáticas do Orçamento Participativo (OP) será realizada entre 15 de julho e 17 de agosto em cada uma das 17 regiões da cidade. Nesses encontros, os participantes vão definir as prioridades para investimento de mais de R$ 170 milhões disponíveis para o Plano de Investimentos e Serviços (PI) desta edição do OP, além de eleger os conselheiros de cada região (por meio do voto) e os delegados (cada dez moradores inscritos dão direito à associação comunitária a indicar um delegado). Mas esta não é a única novidade: com o lançamento do OP em Rede, agora é possível definir as prioridades pela internet. Já é possível votar antecipadamente no http://www2.portoalegre.rs.gov.br/op/. A população também pode utilizar o Facebook (facebook.com/opportoalegre) e o Twitter (twitter.com/oppoa).


Plenárias temáticas

Iniciando sempre às 19h, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa, as plenárias temáticas serão realizadas nos dias 15 de julho, segunda, (Educação, Esporte e Lazer); 16, terça (Circulação, Transporte e Mobilidade Urbana); 17, quarta (Habitação, Organização da Cidade, Desenvolvimento Urbano e Ambiental); 18, quinta (Desenvolvimento Econômico, Tributação, Turismo e Trabalho); 22, segunda (Cultura e Juventude); 23, terça (Saúde e Assistência Social).


Plenárias regionais na Zona Sul

Confira abaixo, as datas e locais das plenárias em cada região da Zona Sul. Os encontros iniciam sempre às 19h e o credenciamento para voto se estende por, aproximadamente, uma hora.

29 de julho, segunda-feira – Região Centro-Sul
Local: Centro Regional Sul e Centro Sul (antigo CECOPAM) – Rua Arroio Grande, n.º 50 – Bairro Cavalhada. 
  
31 de julho, quarta-feira – Região Cristal
Local: Escola Municipal Professor Eliseu Paglioli – Rua Butuí, n.º 221 – Bairro Cristal.

1º de agosto, quinta-feira – Região Sul
Local: Centro de Eventos Zaffari Juca Batista – Av. Juca Batista, 925 

3 de agosto, sábado – Região Nordeste
Local: Escola Municipal Deputado Victor Issler – Rua 19 de Fevereiro, n.º 330 – Bairro Mário Quintana.
  
12 de agosto, segunda-feira – Região Restinga
Local: CECORES – Centro de Comunidade da Vila Restinga – Avenida Economista Nilo Wulff, s/n – Bairro Restinga. 

13 de agosto, terça-feira - Região Extremo Sul
Local: Ginásio da Paróquia Nossa Senhora de Belém – Avenida Heitor Vieira, 494 – Belém Novo.

MC Anão participa do “Astros”, do SBT

                                                                                                                                          Divulgação
MC Anão e o apresentador André Vasco se divertiram durante a apresentação do músico gaúcho no “Astros”

Na noite de segunda, 8 de julho, o músico MC Anão (Álvaro Borgonha), que é morador do bairro Ipanema, foi destaque no programa de televisão “Astros”, do SBT, apresentando a seu divertido funk com a música “Dança Gatinha” e mostrando seu talento ao público brasileiro, já conhecido no Rio Grande do Sul por suas músicas e, também, por suas participações em programas de TV, como, por exemplo, no “Balanço Geral”, da Record, e em campanhas publicitárias, entre elas a promoção “Temporada dos Preços Baixos – um enxoval de ofertas com preços bem baixinhos”, da Rainha das Noivas, na qual foi o garoto-propaganda.

Para saber mais sobre o trabalho do MC Anão ou fazer contato para ter sua participação em shows e eventos, acesse seu perfil no Facebook (mcanao) ou envie e-mail para alvarop2@yahoo.com.br. Já para contratar o músico para participar de campanhas publicitárias, comerciais, festas, aniversários, etc., os contatos são: 8473-9935, 9716-4966 e adaosilva58@hotmail.com.

Mais atenção à pessoa com deficiência é tema de manifestação no Educandário

                                                                                                                                         Divulgação
Educandário está utilizando cartazes divulgados pelas redes sociais para participar das manifestações que pedem um Brasil mais justo

Crianças e adolescentes atendidos, seus pais e mães e funcionários do Educandário (Centro de Reabilitação São João Batista), do bairro Ipanema, se mobilizaram para pedir melhores incentivos para a instituição e a saúde pública. Como forma de pedir maior atenção dos órgãos públicos ao atendimento da pessoa com deficiência, a instituição propôs um singelo manifesto, convidando a todos para que registrassem suas reivindicações em cartazes - assim como fizeram participantes de outras manifestações em todo o país -, que estão fixados nas paredes da clínica da entidade e estão sendo divulgados pelas redes sociais.

O Educandário promove habilitação e reabilitação de crianças e adolescentes com deficiência há 74 anos e também oferece educação especial. Já que os incentivos públicos não são suficientes, a entidade necessita da colaboração de pessoas físicas e jurídicas para continuar oferecendo atendimento gratuito a quem necessita. Contatos: 3246-5655, educandario@educandario.org.br e www.educandario.org.br.

Posto de saúde da Tristeza está atendendo em instalações provisórias

Desde o dia 3 de julho, os atendimentos da Unidade Básica de Saúde Tristeza estão sendo realizados, provisoriamente, nas instalações do Santuário de Nossa Senhora das Graças, localizado na esquina das avenidas Wenceslau Escobar e Otto Niemeyer. A mudança de local é necessária para a realização de reforma que deverá ser concluída até o início de 2014. As obras no posto de saúde da Tristeza atendem reivindicação da comunidade para qualificação das instalações e, por consequência, do atendimento. Durante a reforma, serão mantidos os serviços normais e não haverá alteração na equipe.

Tesouros e mitos americanos em exposição no Barra

                                                                                                                                  Divulgação

De 3 a 28 de julho, a Praça Rosa dos Ventos do BarraShoppingSul recebe a exposição "Tesouros, Mitos e Mistérios das Américas", que tem classificação livre, é aberta ao público e pode ser visitada gratuitamente de segunda à sábado, das 11h às 23h, e domingo, das 11h às 21h. São mais de 100 réplicas de monumentos e obras de arte construídas por algumas das mais misteriosas civilizações do mundo que contam a história e apresentam a cultura dos antigos povos que habitaram a América há milhares de anos. Todas as peças são acompanhadas de painéis informativos com dados sobre a mostra para auxiliar os interessados, especialmente estudantes.

Para apresentar ao público a riqueza das míticas sociedades formadas a partir do ano 3000 a.C. de forma fidedigna, o projeto contou com o trabalho minucioso de de designers industriais, paleontólogos, consultores em efeitos especiais, designers gráficos, antropólogos e assistentes de produção. As sete instalações principais são: Moais da Ilha de Páscoa, Pirâmide de Chichén Itzá, Calendário Maia, Vitrines com o Ouro e Cerâmica da Colômbia, Estela de Quiriguá e Ruínas de San Agustín, além de uma personagem guerreiro indígena. 


Gratifica-se quem encontrar o Tom


No dia 21 de junho de 2013, sexta-feira, na Rua Criciúma, 236, bairro Guarujá, desapareceu um gatão cinza, chamado Tom. O mesmo é arisco, tem pouco mais de 2 anos de idade e assusta pelo tamanho (hehe), mas é manso e tem bom coração. Tem o peito e a barriga na cor branca. No restante do corpo prevalece o cinza. Seu dono, um garoto de 11 anos chamado Henrique, está sofrendo muito. Gratifica-se quem localizar o Tom. Contatos: 9999-6898 e 3261-3848.

Editorial

Junho, o mês que mudou a cara do Brasil

Diante das manifestações gigantescas que tomaram conta de todo o Brasil e do acirramento das tensões a cada novo protesto, o mês de junho se aproxima do final trazendo a certeza de que o país nunca mais será o mesmo. Por outro lado, os brasileiros ainda se questionam sobre os resultados futuros desta indignação popular. O movimento que começou em janeiro contra o aumento no preço da passagem de ônibus ganhou adesões de manifestantes que desejam muito mais e parecem determinados a não recuar até que o Brasil mude de verdade. Apesar de uma pequena parcela dos participantes do protesto estar seguindo o caminho de saques, depredação e agressões, a grande maioria é pacífica e quer apenas o que é de direito do cidadão: melhores condições de saúde, segurança e o fim da corrupção que é a grande chaga deste país. Ou seja, só querem o que a Constituição já garante ao povo, mas que, infelizmente, os donos do poder insistem em negar.
No restante do mundo, as manifestações em plena Copa das Confederações surpreenderam pela imagem internacional dos brasileiros - cidadãos alegres, hospitaleiros e pacíficos. E não é que o país do futebol despertou de um estado que mais parecia apatia, diante de tantos desmandos e falcatruas, justamente quando todos os olhos do mundo se voltam para cá em função do principal evento teste para a Copa do Mundo. Aliás, é importante destacar que esta revolta coletiva está muito atrelada ao Mundial de 2014. Quando o Brasil foi anunciado com sede, vendeu-se a ideia de que o Brasil teria grandes benefícios, obras importantes seriam realizadas em benefício da população e que o legado seria extremamente positivo. Hoje, faltando menos de um ano para a Copa, o que se vê são estádios custando muito mais do que as previsões iniciais e obras importantes atrasadas ou sequer iniciadas. No caso de Porto Alegre, a nova ponte do Guaíba, vital para a ligação da capital com cidades de todo Estado, e a ampliação do Aeroporto Salgado Filho, por exemplo, ainda são apenas sonhos.

No entanto, é importante destacar que este despertar coletivo não se deu de uma hora pra outra. Ao longo dos anos, a população vem descobrindo que somente se manifestando pode forçar o poder público a agir de forma mais ágil e eficiente, além de lutar pelo que acredita ser o melhor para si. Na Zona Sul já tivemos casos emblemáticos nos últimos anos que nos mostram que a população está atenta a seus direitos. Há alguns anos, por exemplo, depois de muita polêmica e manifestações na Câmara Municipal, a maioria dos eleitores que votaram optaram pela não construção de prédios comerciais na área do antigo Estaleiro Só, no bairro Cristal. Há alguns meses atrás, em dezembro, após um temporal que deixou a cidade sem luz de forma prolongada, moradores de diversos bairros, como Ipanema, Guarujá e Ponta Grossa, bloquearam ruas e exigiram o restabelecimento da energia elétrica para encerrar os protestos, que só foram encerrados horas depois, quando a CEEE conseguiu solucionar o problema. Mais recentemente, desde abril temos observado melhorias na orla de Ipanema desde que moradores da região bloquearam a Avenida Guaíba e passaram a protestar, insistentemente, contra a poluição sonora e a insegurança no bairro Ipanema. Ou seja, estamos em um caminho sem volta, no qual o povo se deu conta de que, além de ser quem paga pelos desmandos e pela corrupção, é também o mais prejudicado, pois o dinheiro desviado é o que falta para os serviços básicos, mas que também é o único que pode forçar seus representantes a mudar a cara do Brasil.

Em reunião sobre aeromóvel e BRT, comunidade se manifesta a favor do transporte hidroviário

                                                                                              Jean Pierre Corseuil
Moradores conferiram em mapas as propostas para BRT e aeromóvel

Na noite de 20 de junho, em reunião do Fórum Regional de Planejamento 6 (RP6) sobre Mobilidade Urbana, após a apresentação do engenheiro da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) Luís Cláudio Ribeiro, coordenador do MetrôPoa e do Sistema BRT, que trouxe para os moradores da Zona Sul informações sobre a implantação do sistema BRT no transporte coletivo e o estudo da Trensurb sobre a possibilidade de implantação do aeromóvel na região (mais detalhes também na capa desta edição), foi a vez de os participantes fazerem perguntas ou apresentarem sugestões. Entre as preocupações, está uma relacionada à implantação do transporte hidroviário, que atualmente vem até o bairro Cristal (mas a comunidade pede que vá até Belém Novo ou Lami). O receio é de que esta modalidade de transporte, mais barata, seja deixada de lado em função deste novo projeto (o aeromóvel). Ribeiro procurou tranquilizar os presentes dizendo que os projetos são independentes e um não impede a implantação do outro. “O que está faltando é um projeto hidroviário que inclua também outras cidades”, lembrou Ribeiro, que considera que o motivo de o transporte pelo Guaíba não estar em operação no sul da cidade pode ser falta de demanda ou porque “nunca foi dada muita importância pela característica do transporte” em Porto Alegre.
Os moradores presentes também trouxeram à tona outras questões preocupantes no trânsito da Zona Sul, como a lentidão do trânsito na Wenceslau Escobar, causada pelo aumento do número de veículos; a necessidade de duplicação de avenidas de grande fluxo, como a Coronel Marcos e a Vicente Monteggia; falta de horários de ônibus durante a madrugada; estacionamento em fila dupla na Avenida Padre Cacique em dias de eventos; a poluição visual, caso o aeromóvel tenha confirmado seu traçado pela orla do Guaíba; e a necessidade de tirar do trânsito veículos sem as mínimas condições de trafegar nas vias da capital gaúcha.

Durante sua apresentação, o representante da EPTC falou ainda sobre a implantação do Bus Rapid Transit (BRT), que promete modificar para melhor o transporte coletivo da cidade, trazendo vantagens como maior número de linhas diretas, maior frequência de horários (mesmo com a redução do número de linhas), melhoria da acessibilidade, redução do tempo de viagens, aumento do conforto e da segurança pública, qualificação urbana de eixos viários, entre outras. Já em relação ao projeto de trazer o aeromóvel para a Zona Sul, Ribeiro apresentou mapas de um possível traçado da Rodoviária até o Cristal, com estações em pontos como Gasômetro, Memorial Iberê Camargo, Estádio Beira-Rio e shoppings Praia de Belas e Barra. Ele explicou que este estudo de traçado custeado pela Trensurb foi feito para que a Prefeitura possa viabilizar a contratação de um projeto, se houver viabilidade financeira. Há ainda a proposta de ampliar a linha até a Avenida Juca Batista, passando por bairros como Tristeza e Ipanema. “A Prefeitura não gastou nada com este estudo”, enfatizou. Ribeiro destacou, ainda, que este sistema de monotrilho garante maior conforto e eficiência no cumprimento de horários, mas tem alguns pontos críticos, como poucas estações e custos mais elevados.

Região Sul prepara sua plenária regional do OP

Moradores escolhem prioridades para investimento e elegem delegados e conselheiros em agosto

Centenas de moradores da Região Sul do Orçamento Participativo (OP) são aguardados para a plenária regional do dia 1º de agosto, que neste ano será realizada no centro de eventos do Zaffari Ipanema (Avenida Juca Batista, 925). Pelo mapa do OP, os bairros que compõem esta região são: Espírito Santo, Guarujá, Hípica, Ipanema, Jardim Isabel, Pedra Redonda, Serraria, Tristeza, Vila Assunção e Vila Conceição.
Em anos anteriores, a assembleia acontecia no primeiro semestre, mas o Ciclo do OP sofreu alterações em dezembro. As inscrições para se habilitar a escolher as prioridades de investimento e os novos conselheiros que representarão a região no Conselho do OP iniciam às 19h e se estendem por uma hora. Além disso, ao se inscrever, o morador indica a associação de seu bairro, pois a cada dez pessoas inscritas por uma entidade, esta poderá indicar um delegado.
A equipe do Centro Administrativo Regional (CAR) Sul pediu apoio a O Jornalecão para divulgar a mudança, pois em anos anteriores as plenárias regionais aconteciam no primeiro semestre. Um dos objetivos do CAR Sul é ampliar o número de participantes (em 2012 foram 583 pessoas).
Já o galpão do CTG Descendência Farrapa (Avenida Cavalhada, 6735), local das plenárias da Região Sul desde a década de 90, seguirá sediando a reunião do Fórum Regional do Orçamento Participativo (Frop), que reúne os delegados da Região Sul sempre na segunda quarta-feira de cada mês. A próxima, no dia 10 de julho, às 19h, será preparatória para a plenária regional.


Outras plenárias da Zona Sul


Todas as plenárias regionais serão realizadas em julho e agosto, entre elas outras regiões da Zona Sul, como Centro-Sul, Extremo-Sul, Restinga e Cristal. As datas deverão ser divulgadas em breve pelo site da Prefeitura: www.portoalegre.rs.gov.br.

GET entrega prêmio da promoção do Dia dos Namorados

Márcia Freitas, cliente da Pufferia Puffs Especiais, ganhou um jantar completo para duas pessoas, no restaurante La Piedra, por ter sido sorteada na Campanha do Dia dos Namorados “O amor está no ar”, promovida por GET Zona Sul (Associação Grupo de Empresários da Tristeza e Zona Sul). A entrega do prêmio foi realizada no dia 22 de junho.

Indefinição sobre comprimento de tubulação pode atrasar operação da nova estação de tratamento de esgoto

Tema foi assunto em reuniões do Dmae com a comunidade que trataram também de outros temas, como a recuperação do Arroio Capivara


Em duas reuniões realizadas em junho, moradores do bairro Guarujá (no dia 11) e do Ipanema (dia 24) receberam informações do diretor-geral do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), Flávio Presser, e de outros integrantes da equipe do órgão, sobre o Programa Integrado Socioambiental (Pisa) e o Zona Sul: Eu Curto. Eu Cuido. O impasse entre Dmae e Fepam em relação à redução de mil metros no comprimento do emissário que levará o esgoto para o Guaíba após o tratamento e as dúvidas da comunidade em relação à possibilidade de problemas de saúde da população por conta da alteração do projeto da Estação de Tratamento de Esgoto Serraria - ETE (em fase de conclusão) motivaram reunião, em 11 de junho, no salão paroquial do Santuário de Santa Rita de Cássia, no Guarujá. Presser explicou que, inicialmente, a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) autorizou que a tubulação avançasse 2,6 quilômetros, mas o Dmae solicitou a redução para 1,6 quilômetro, o que a Fepam não autorizou.
Além da reportagem de O Jornalecão, participaram do encontro moradores e líderes comunitários da região e integrantes da Associação Comunitária de Moradores e Amigos da Zona Sul de Porto Alegre (Acomazs), interessados em entender os motivos da alteração. O diretor-geral do Dmae, Flávio Presser, apresentou o projeto, explicando os motivos que levaram o órgão a reduzir em mil metros o comprimento da tubulação que lançará no Guaíba a água após a purificação, e relatórios de 2012 que indicam praticamente os mesmos resultados com as duas metragens de tubulação. Segundo ele, não há qualquer possibilidade de risco, pois o esgoto tratado, após entrar na zona de mistura (que pode chegar a 800 metros de extensão), já se tornará balneável. O titular do Dmae lembrou que hoje o esgoto que é despejado indevidamente no Arroio do Salso vai diretamente para o Guaíba e, após o início da operação da nova estação, será tratado, o que por si só já trará melhorias. O diretor-geral destacou ainda a economia de R$ 30 milhões em caso de redução da tubulação, quantia suficiente para pagar os custos de operação da ETE por cerca de 18 meses.
Quanto às divergências em relação à metragem do emissário entre o Dmae e a Fepam, Presser acredita que se deram por objetivos diferentes, pois “eles são vigilantes da natureza, e nós somos uma empresa que trata água e esgoto”. O titular do Dmae procurou tranquilizar a comunidade, explicando que a nova estação de tratamento não deverá causar problema de mau cheiro relatado por moradores vizinhos, pois será toda coberta, o que não acontece na atual estação, e também pelo fato de a nova ETE utilizar um processo diferente da que esta em operação atualmente e será desativada no futuro.


Situação do Arroio Capivara preocupa

Na reunião do dia 24, o impasse entre Dmae e Fepam não foi o principal assunto. E, apesar do interesse da comunidade por detalhes do Zona Sul: Eu Curto. Eu Cuido e do Pisa, entre outros assuntos, a questão do Arroio Capivara foi a que teve maior preocupação demonstrada por moradores presentes. Os alagamentos causados pelo extravasamento do arroio, como os que causam interrupção no trânsito da Avenida Tramandaí; a falta de consciência de pessoas que jogam no Capivara animais mortos e eletrodomésticos, entre outros; a situação dos moradores que vivem em situação de risco às suas margens; e a necessidade de ligação das residências diretamente na rede de esgoto cloacal, para não poluir o arroio e, em consequência, o Guaíba, estiveram entre os assuntos tratados. 

‘Microfone’ lançado junto com exposição sobre O Jornalecão

No dia 26 de junho, a partir das 13h30, na Escola Paraíba (Rua Adão Pinheiro da Silva, 490, bairro Ipanema), durante o evento Cinebalada, será lançado o jornal Microfone, produzido por alunos da escola que estão participando do laboratório de criatividade Labninja, um projeto de formação livre representado no RS pelo educador e cartunista Jean Pierre Corseuil. Entre as atrações do evento está uma exposição de exemplares antigos de O Jornalecão, desde os primeiros anos, quando foi fundado por crianças de 11 anos, em 1987. Editor e um dos fundadores, o jornalista Gustavo Cruz da Silveira foi convidado, no mês de maio, para contar aos alunos a história de como ele foi criado e se tornou um veículo importante para a comunidade, exemplo de mídia livre na Zona Sul.

Supermercado Santa Rita perde sua matriarca

                                                                                              Aquivo O Jornalecão
Italina entre os filhos, Danilo e Danila, quando completou 82 anos de idade

Faleceu no dia 22 de junho, aos 82 anos, Italina Tiziani, que há mais de 40 anos participava da administração do Supermercado Santa Rita e da Loja Santa Rita com seus filhos, Danilo e Danila. Desde 1972, quando chegou ao Guarujá viúva e com dois filhos, Italina trabalhou diariamente, no início no pequeno armazém que deu origem ao supermercado da família, que se tornou referência na região. Ao lado de amigos e familiares, entre eles as netas Marilise e Lizandra, a dedicada Italina nunca parou de trabalhar, pois nunca quis tirar férias em mais de quatro décadas. Neste período sempre esteve na luta, incentivando e dando seu exemplo de mãe, amiga e trabalhadora.

Cheff de Casa prepara o cardápio para seu evento

                                                                                                       Divulgação
Guilherme Weinmann e Rafael Ilhescas formam a equipe do Cheff de Casa

Preparar pratos especiais para cada evento, com um cardápio exclusivo à ocasião, é a proposta do Cheff de Casa, empresa de gastronomia para eventos formada por dois chefs moradores da Zona Sul: Guilherme Weinmann e Rafael Ilhescas. Para garantir o sabor especial de pratos como risotos variados, paellas, filés, entre outras infinitas possibilidades, no dia do evento, Guilherme e Rafael cozinham no local escolhido para sediar a festividade, deixando a cozinha aberta para quem quiser acompanhar o preparo e aprender. O cardápio é definido juntamente com o cliente, a partir de sugestão dos chefs. Os custos variam entre R$ 30,00 e R$ 60,00, por pessoa, dependendo do prato e do número de convidados.

Mais informações: 8116. 1954, 3737.5865 (com Rafael) e cheffdecasa@gmail.com.

Animal Place: aqui seu pet é rei

                                                                                                        Divulgação
Claudia Jacqueline, Daniel Pinheiro e Karina Fagundes

A Zona Sul conta, desde 10 de maio, com a Animal Place, que está trazendo para a região o estilo boutique, que preza por bem-estar e qualidade de atendimento para cães e gatos. A empresa, que faz parte do Clube de Vantagens Zona Sul e está sediada na Avenida Eduardo Prado, 1739, no bairro Ipanema, além de pet shop e boutique, conta, ainda, com clínica e centro estético focado em animais, com serviços exclusivos na Zona Sul, como vinhoterapia e hidratação de ouro marroquino com óleo de argan, mostrando o por quê do slogan “aqui seu pet é rei”. Produtos importados, como as roupas da grife Petit Maurice e a linha de joias para animais Pelle Pet, e perfumes diferenciados ChicAnimale – um luxo de cheiro estão entre os itens exclusivos oferecidos aos clientes. Além disso, caminhas e escadas, entre outros produtos, podem ter a estampa personalizada que mais agradar aos donos dos pets. Rações das melhores marcas, coleiras e brinquedos também estão entre os artigos oferecidos.
Devido à preocupação com a saúde dos animais de estimação, muitas vezes considerados integrantes da família, a Animal Place está incentivando os proprietários a vacinar seus cães contra a gripe canina (traqueobronquite infecciosa), causada por um vírus tão perigoso para os animais como os da gripe que acomete os seres humanos. Até o mês de agosto, a empresa está premiando os cães e gatos que se vacinarem com uma consulta gratuita com a médica veterinária responsável, com horários agendados.
Além de serviços de vacinação, a parte clínica conta com profissionais que prezam por qualidade e segurança em todos os procedimentos, nas áreas de odontologia, homeopatia, nutrição, dermatologia, oftalmologia, oncologia e clínica geral (só com horário marcado). Microchipagem e traveling manager (para garantir a documentação necessária para transporte de animais) também são oferecidos. 
A Animal Place foi idealizada por Daniel Pinheiro, que já trabalhava no mercado pet há oito anos e desejava criar sua própria pet shop. A união com Cláudia Jacqueline e Karina Fagundes, que também adoram seus animais de estimação e procuravam o lugar certo para cuidar de seus cães e gatos, surgiu quando os três se conheceram em um evento e, conversando sobre afinidades e necessidades do mundo pet, decidiram criar a Animal Place. Além disso, para ter uma gestão mais qualificada, que complemente a qualidade do atendimento, todos os responsáveis cursaram Administração. “Desde então, trabalhamos sempre tratando os animais dos clientes como se fossem nossos, com todo o amor e carinho”, explica Daniel.

Informações: telefones 3241-0954, 8599-1990 ou na fanpage Pet Shop Animal Place, no Facebook.