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Bonecos reciclados preservam o meio ambiente


A população humana aumenta a cada dia. Somos mais de 7 bilhões de pessoas no mundo. Se pensarmos que cada um de nós produz pelo menos 1 kg de lixo por dia, chegaremos à conclusão que o mundo em que vivemos não terá mais lugar para o lixo no futuro. O que podemos fazer para reverter este quadro? Separar o lixo orgânico, que poderá ir para os aterros sanitários (onde irá se decompor), do lixo inorgânico, entregando-o para a coleta seletiva que já existe em Porto Alegre, é fundamental.  Outra atitude correta é a reutilização ou reaproveitamento do material.
Um ótimo exemplo sobre este aspecto é o da artesã Nadir Fonseca, moradora do bairro Ipanema, que se dedica ao artesanato com materiais reutilizados, como latas, plásticos, tampinhas... Nadir diz que sempre se interessou por este assunto e, então, resolveu trabalhar de forma ecológica. Já deu aulas em escolas, associações e até na TV, no programa de Rosaura Fraga, por quem foi apelidada de rainha da sucata. Atualmente, Nadir vende suas criações e dá aulas para adultos e crianças em escolas. Seu próximo projeto é orientar meninos, meninas e suas mães a produzirem artesanato ecológico como fonte de renda para os adultos e como brinquedo para as crianças da Associação Beneficente Cristã de Apoio ao Projeto Aspirantes de Cristo (www.aspirantesdecristo.com.br). 

Com material de sucata, é possível criar objetos diferentes e inusitados. Atualmente, Nadir tem se dedicado a produzir bonecos a partir de tampinhas plásticas e potinhos. Seus bonecos decoram até mesas de aniversários infantis, fazendo sucesso entre adultos e crianças, como o da foto ao lado, que fez parte da decoração de um aniversário infantil, com o tema circo, criada por Edelweiss Zandona. Uma ótima opção para o Dia da Criança. Aliás, quem deseja agradar a garotada pode participar da promoção que presenteará alguns pequenos leitores com bonecos reciclados, numa promoção realizada em parceria de O Jornalecão e do Clube de Vantagens Zona Sul com a artesã Nadir Fonseca.  Veja detalhes na página 7.

Para contatos com Nadir Fonseca, ligue para 8439-6857 ou 9407-0969.

Cesi, um novo conceito de educação na Zona Sul

Divulgação
Em 2013, a escola Cesi - Zona Sul, localizada na Avenida Juca Batista, completa dois anos de funcionamento, atuando da educação infantil ao ensino médio. Durante este período, o Cesi aumentou seu número de alunos de 350 para quase 700, oferecendo também aos estudantes uma estrutura moderna, completa e segura. A instituição oferece, ainda, atividades extracurriculares, entre elas esportes (capoeira, futsal, patinação). Em incentivo às artes e à cultura, os alunos podem optar por fazer oficinas de teatro. A proposta de ensino da escola é relacionar os conhecimentos trabalhados em aula com o cotidiano, acreditando que compreender ativa e positivamente o mundo em que se vive é o verdadeiro objetivo da educação.
A metodologia da escola consiste em transmitir o conhecimento de maneira atrativa, interessante e prazerosa, para isso, sempre que possível, é feito o uso da web e de softwares educacionais. Assim, conteúdos bem escolhidos, recursos e métodos adequados se complementam pela atuação de profissionais qualificados e comprometidos com a evolução de cada um dos alunos. “Nós nos preocupamos com o desenvolvimento integral dos educandos, trabalhando os aspectos físicos, cognitivos, sociais e psicológicos”, afirma o diretor e professor do Cesi, Cláudio Krinski.

Além disto, a Escola tem grande preocupação com o progresso das habilidades sociais. Valores, disciplina, parcerias e competitividade são aspectos essenciais no trabalho com os estudantes. Assim, a instituição considera-se auxiliar das famílias, visando potencializar o crescimento de seus alunos. Sendo esta a razão do grande sucesso alcançado.

Lucas Furtado e Nicolle Lenuzza

Chegou na Dapelle Farmácia a MACA PERUANA

Divulgação
A Maca Peruana é um planta que cresce e desenvolve-se entre 3.500 a 4.500 metros de altura nos Andes Centrais do Peru. Seus nomes populares - “Ginseng dos Andes” e “Viagra dos Incas” - dão boas indicações de suas qualidades.


Propriedades

Maca Para Homens:
Usada por sua energia, performance atlética, aumento da fertilidade, qualidades afrodisíacas, disfunção erétil e balanceamento hormonal.

Maca Para Mulheres:
Usada nos sintomas da menopausa, calor, terapia de reposição hormonal, balanceamento hormonal, fertilidade, estímulo sexual, perimenopausa, fadiga, performance atlética e problema associados à menstruação.

USO: 3 X AO DIA - DOSAGEM: 500 MG (R$ 20,00)

Entre em contato com a Farmacêutica para maiores informações!

Dapelle farmácia de manipulação
Av. Eduardo Prado, 2080 sala 102-103

Telefones: 3095-0036 / 9315-6337 / 3072-3233

Projeto utiliza desenho e pintura na reinserção de jovens

Luis Francisco Silva
Em um projeto inédito, após seu primeiro ingresso na Fase (Fundação de Atendimento Sócio-Educativo), adolescentes têm a oportunidade de participar do projeto “A linguagem simbólica do desenho e pintura como ferramenta de reinserção social”, criado e executado pelo professor e artista plástico Aloizio Pedersen, que é morador da Zona Sul de Porto Alegre e está realizando este trabalho pela Escola Estadual de Ensino Fundamental Tom Jobim. Os resultados já poderão ser conferidos no dia 7 de outubro, quando 20 internos de três alas da Case POAII apresentam os resultados do curso e realizam exposição, com 25 pinturas em acrílica, no Centro Administrativo Fernando Ferrari, integrando secretarias de Educação, Justiça e Direitos Humanos. O Ministério Público está convidado a participar e a juíza da Infância e Juventude Vera Deboni será a representante. As obras ficarão em exposição no local até 14 de outubro (de segunda a sexta em horário comercial), mas já estão previstas outras mostras: uma delas no Ministério Público (em data a ser agendada) e em um shopping da cidade, ainda não definido, no dia 12 de dezembro (Dia Internacional dos Direitos Humanos).
O objetivo principal é apresentar a importância do fazer artístico nas técnicas de desenho e de pintura como fator de autoconhecimento, de gerador de renda e, portanto, de reinserção social do adolescente, culminando com uma mostra em lugar público, com todos os participantes expondo obras concluídas, emolduradas, prontas  para gerar renda para seus autores (em todas elas consta a inscrição “arte com valor social”. Entre outros aspectos, o projeto também melhora a autoimagem e a autoestima dos adolescentes. Os jovens participantes, em encontros semanais, têm acesso a oficinas norteadas pela parte prática, mas que incluem os conhecimentos teóricos. Técnicas diversas, com a de desenho como expressão dos sentimentos, são desenvolvidas. Os participantes aprendem, também, a preparar tela e papel cartão para a pintura acrílica e conhecem a vida e a obra de grandes artistas, entre eles, Iberê Camargo, Kandinsky, Pollock, Frida Kahlo. Informações: aloiziopedersen@bol.com.br e 9986-6250.

Descontos de até 40% no Festival de Pedras Decorativas

Arquivo Pessoal
Os proprietários
Renato Rebello e Ana Lúcia Brigo
A Rebello Pedras Decorativas, sediada na Avenida Tramandaí, 552, realiza entre 27 de setembro e 11 de outubro uma superpromoção: o Festival de Pedras Decorativas da Zona Sul - com descontos que podem chegar a 40% e o slogan "Sua melhor opção para decoração de ambientes internos e externos" - oferecendo arenito palitos, basalto, miracema, ardósia, ferrugem, pisos para piscinas e muitas outras opções. A promoção especial é mais um dos diferenciais da Rebello Pedras, que conta com mão de obra especializada para colocação de pedras e conta com a maior loja do ramo na região. O atendimento personalizado e familiar é realizado pelos proprietários, Renato Rebello e Ana Lúcia Brigo. O casal, que trabalhava anteriormente com pontos de venda, optou por abrir uma loja há um ano, por exigência do mercado e, principalmente, dos clientes. Assim, a concepção da loja e a variedade de produtos oferecidos se baseiam nas necessidades dos clientes, pois, como eles mesmos dizem, "nosso foco é o bom atendimento e a amizade para com todos os nossos clientes". 
Mais informações: 3239-4844 e www.rebellopedras.com.br.

Dicas para quem procura Financiamento Imobiliário

Qual pessoa não tem o sonho do imóvel próprio? Mas, para este sonho não virar um pesadelo, é preciso tomar algumas precauções que, por mais simples que pareçam, podem evitar dores cabeças no futuro.
O ideal é que a procura do imóvel se dê através de uma imobiliária ou corretor de imóveis, pois possuem conhecimento e experiências necessárias para conduzi-lo a um bom negócio.
Se a opção para pagamento incluir a busca por crédito de financiamento bancário, procure, antes do imóvel, verificar as reais possibilidades de obtenção deste crédito, bem como o valor que a instituição financeira escolhida poderá lhe disponibilizar.
Preferencialmente já procure o imóvel com a carta de crédito aprovada, mas, caso a ansiedade seja maior, faça ao menos a primeira parte indicada, evitando assim que o negócio seja desfeito e, caso tenha sido dado alguma entrada, que esta seja perdida.
E lembre-se: a utilização de profissionais devidamente credenciados (Imobiliária ou Corretor) para intermediar o negócio é o melhor caminho para compra ou venda de um imóvel.


SANDRO BONOTTO - OAB/RS 62.253 - sandrobonotto@hotmail.com

26 escolas desfilam na Restinga

Com a participação de mais de mil pessoas, foi realizado o 10º Desfile da Semana da Pátria na Esplanada da Restinga, contando com a participação de alunos de 26 escolas. O tema do evento cívico que está no calendário de eventos da cidade há dez anos foi “Repensar: ontem, hoje e amanhã”. Além dos desfiles, as bandas  das escolas Governador Ildo Meneghetti e Elpídio Ferreira Paes foram atrações da festa.  Outro destaque foi a utilização de cartazes e faixas para pedir paz e reivindicar uma Restinga melhor.

Mais um passo em direção à democratização da mídia

Os deputados estaduais integrantes da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa, por unanimidade, no dia 10 de setembro, deram parecer favorável ao projeto de lei 159/2012, que institui a Política Estadual de Incentivo às Mídias Locais e Regionais, de autoria do deputado Aldacir Oliboni, que objetiva, entre outras metas, uma distribuição mais democrática das verbas investidas em publicidade pelos órgãos públicos. Pela proposta, um percentual deverá ser destinado para as “mídias locais”, que incluem jornais de bairro e segmentados, rádios comunitárias, blogs, entre outros.
Na ocasião, foram feitas sugestões para inclusão no projeto, com a do deputado João Fischer, para que as empresas de comunicação que receberem as verbas públicas para publicidade disponibilizem as informações sobre os recursos, como forma de trazer transparência. Já o deputado Oliboni destacou que, “a partir do diálogo com os diferentes segmentos ligados à comunicação”, foram colhidas outras sugestões, como aumentar o percentual sugerido para 20% ou 30% e “também acrescentarmos ao rol de veículos os de caráter comunitário”.

Primeira médica estrangeira já está atuando na Zona Sul

                                                                                                                             Luciano Lanes/PMPA
A argentina Marcela Steiger já conhece seu novo local de trabalho

Em meio à polêmica provocada pela contratação de médicos estrangeiros, a unidade de Saúde da Família Morro dos Sargentos, localizada na Rua F, 227, no bairro Serraria (Zona Sul de Porto Alegre), já conta desde 23 de setembro, segunda-feira, com a primeira profissional contratada pelo Programa Mais Médicos, do Ministério da Saúde. A argentina Marcela Cynthia Chwe Steiger, no entanto, em seu primeiro dia, apenas conheceu o local, pois começará a trabalhar efetivamente entre 25 de 30 de setembro (antes irá conhecer o sistema de saúde da capital). Além de Marcela, outro médico estrangeiro está assumindo sua função na Unidade Mato Sampaio, na Zona Norte.   
O Programa Mais Médicos objetiva melhorar o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde por meio de investimento em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde e com a contratação de mais médicos para regiões onde não existem profissionais ou há escassez. Prioritariamente, as vagas são oferecidas para médicos brasileiros, mas, caso sobrem vagas, são aceitos médicos estrangeiros para suprir a carência e tentar resolver este problema.

Cadastramento para votar no Fórum Regional de Planejamento começa dia 25

Os moradores das regiões Sul e Centro-Sul do Orçamento Participativo (OP) que desejarem participar da escolha dos novos representantes da Região de Planejamento 6 no Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA) devem se cadastrar nos dias 25 e 26 setembro. Para isso, é necessário ter 16 anos ou mais e comparecer, em uma destas datas, das 10h às 20h, no Zona Sul Strip Center (Avenida Wenceslau Escobar, 2770) ou no CAR Sul/Centro Sul (Avenida Cavalhada, 2886), portando documento de identidade e comprovante de residência que comprove a moradia em um dos seguintes bairros: Assunção, Camaquã, Campo Novo, Cavalhada, Espírito Santo, Guarujá, Ipanema, Hípica, Jardim Isabel, Nonoai, Pedra Redonda, Serraria, Teresópolis, Tristeza, Vila Conceição e Vila Nova. As entidades, entre elas associações de moradores, também podem ter um representante votante, bastando para isso levar também a ata da última assembleia registrada em cartório.
Após esta etapa do processo, somente os eleitores cadastrados poderão votar no dia 28 de outubro, escolhendo uma entre as chapas inscritas, em eleição a ser realizada na Paróquia Nossa Senhora das Graças, na Tristeza. Os escolhidos representarão a região durante dois anos no CMDUA, importante fórum municipal onde são discutidos, entre outros assuntos, os grandes empreendimentos previstos para a cidade. Os atuais conselheiros titulares da RP6 são Anadir Alba e Ronaldo Leite.

Associação Pindorama prepara jantar

A noite de 28 de setembro, sábado, a partir das 21h, será de comemoração da Associação Atlética Pindorama (que atua há 52 anos na região) no galpão crioulo do Banrisul, na Estrada da Serraria, 3100, no bairro Ponta Grossa. A animação ficará por conta de Fabrício Teclados, com música para todos os gostos. O cardápio do jantar inclui fricassê, carne de porco, arroz, purê de batata com bacon, saladas e sobremesa. Os convites estão sendo vendidos a R$ 30,00 por pessoa. Reservas: 9986-6151 (com Evaldir), 3248-1349 (Sérgio), 9965-5861 (Maria) e 3248-4194 (Marília).

Obras adiadas na Zona Sul também foram tema de reunião

                                                                                                                   Gustavo Cruz/O Jornalecão
Comunidade ouviu do secretário Mauro Zacher (em pé)
informações sobre o adiamento das obras viárias na Zona Sul

Além da apresentação do projeto de duplicação de trecho de 350 metros da Avenida Wenceslau Escobar, também foi tema da reunião do Fórum Regional de Planejamento (Região 6), no dia 16 de setembro, o adiamento de uma série de obras de mobilidade importantes para a Zona Sul de Porto Alegre. Entre as obras previstas para qualificar o trânsito da Zona Sul de Porto Alegre que foram adiadas devido à restrição orçamentário do Município até o final de 2014, estão as avenidas Edgar Pires de Castro, Vicente Monteggia e Edgar Pires de Castro (as três inscritas no PAC2 em abril).  Além destas vias, o secretário de Obras, Mauro Zacher, citou ainda a Avenida Coronel Marcos como uma das que necessitará de investimento.
A duplicação da Vicente Monteggia foi a que mais teve atenção durante o encontro. Uma moradora destacou que o trecho de lentidão na via está cada vez mais e citou como algumas das razões a falta de mais sinaleiras (somente duas estão instaladas atualmente) e que o fato de muitos motoristas não darem espaço para passagem piora ainda mais a situação. “Inúmeros acidentes ocorrem diariamente na Vicente Monteggia. É um desespero. Do jeito que está crescendo a Zona Sul, não dá pra morar nesta avenida”, declarou. Já a conselheira da RP6 Anadir Alba lembrou que a duplicação já está aprovada no Orçamento Participativo há anos, mas até hoje não foi executada.  O secretário Zacher destacou que a restrição orçamentária está impedindo o início da obra orçada em R$ 56 milhões, mas que ela vai sair e que pode agendar uma reunião da comunidade com o prefeito sobre o assunto. O titular da Smov lembrou, no entanto, a “obra da Vicente Monteggia está com projeto pronto há muito tempo (mais de 10 anos), mas quem inscreveu no PAC foi nossa equipe”, ao destacar o compromisso em executar as obras necessárias. “A gente botou porque é a hora da Zona Sul”, garantiu.
Também foi tema do encontro a necessidade de abertura de trecho da Rua Nossa Senhora das Graças, no bairro Tristeza, que encontra-se fechado por moradores, apesar de decisão judicial obrigando a abertura de um portão, o que garantiria a passagem de milhares de pessoas que precisam fazer caminhadas mais longas em função deste pequeno trecho da via, entre as ruas Pereira Neto e Armando Barbedo, estar bloqueado, mesmo sendo área pública. Os conselheiros da RP6 entregaram um documento ao secretário, solicitando providências, e informaram que o mesmo pedido já foi feito, anteriormente, ao prefeito José Fortunati. Zacher se colocou à disposição para tratar da questão.

Obra na Wenceslau Escobar será executada em um ano

                                                                  Gustavo Cruz / O Jornalecão
Projeto da obra da duplicação da Wenceslau Escobar
foi apresentada para moradores da Zona Sul de Porto Alegre 

Os moradores das regiões Sul e Centro-Sul já conhecem detalhes da duplicação do trecho inicial da Avenida Wenceslau Escobar, entre a Avenida Diário de Notícias e a Rua Castro de Menezes, entre eles, a previsão de um ano para execução da obra que deve iniciar em até 60 dias. O projeto foi apresentado nesta segunda, dia 16 de setembro, em reunião do Fórum Regional de Planejamento, no salão paroquial da Igreja Nossa Senhora das Graças, no bairro Tristeza. Além de moradores, participaram representantes de entidades de diversos bairros da Zona Sul de Porto Alegre, da Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov), da construtora Goldsztein e da empresa Procon Construções, escolhida para executar a duplicação. A obra será realizada como contrapartida pela construção de torres residenciais da Goldsztein na Avenida Diário de Notícias há 13 anos. A Prefeitura, por sua vez, ficará responsável pela construção de uma adutora e de uma ciclovia, totalizando R$ 1,6 milhão em recursos municipais, que se somarão a R$ 2 milhões em recursos da construtora. 
Durante o encontro, foi manifestada preocupação com a continuidade dos problemas de trânsito neste trecho da Wenceslau, mesmo após a duplicação de 350 metros, pois o trecho entre a Rua Castro de Menezes e a Avenida Copacabana seguirá sem duplicação. O secretário de Obras, Mauro Zacher, informou que estão buscando parcerias e que está otimista em anunciar nos próximos meses a duplicação deste outro trecho importante da Wenceslau Escobar, o que garantiria três quilômetros da via com duas pistas e canteiro central.
Os representantes da Smov explicaram que não haverá interrupção no trânsito e que a obra iniciará no sentido Centro-bairro, da Diário de Notícias em direção à Castro de Menezes. Somente após o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) executar a construção de uma adutora, que atualmente está em processo licitatório (a previsão é de quatro a cinco meses de obra), será realizado o asfaltamento das duas pistas do sentido bairro-Centro, por isso a previsão de 12 meses para a conclusão. Ainda é necessária a homologação de desapropriações no trecho a ser duplicado, mas a Smov informou que não deverá atrapalhar a execução, pois no sentido Centro-bairro, o primeiro a ser executado, as desapropriações já foram realizadas. Os representantes da secretaria também informaram que ainda necessitam da Licença Ambiental para liberar a execução da obra.
Um morador de um dos condomínios localizados no trecho em obras falou da importância de ter opção para saída dos moradores durante a obra. O secretário-adjunto João Pancinha procurou tranquilizar os participantes informando que, além desta apresentação feita agora, será feito um folder explicativo sobre a obra, com dados como previsão de término, que deverá ser distribuído, aproximadamente, um mês antes do início dos trabalhos. Anadir Alba, conselheira do Fórum Regional de Planejamento, sugeriu que uma comissão de moradores faça o acompanhamento da obra e que um representante do condomínio participe dela. O engenheiro Francisco José Ferreira Pinto, da Smov, destacou que qualquer ajuda é bem-vinda: “Que os olhos de vocês nos ajudem porque não estamos 24 horas na obra”. O assunto deverá ser tratado com a EPTC, pois esta ordenará os acessos à avenida, e foi aprovada a solicitação de reunião sobre a questão do trânsito no local.

Comunidade realiza manifestação na Tristeza para pedir paz e mais segurança

Fotografia: Gustavo Cruz 
Ruas da Tristeza foram palco de manifestação em favor da segurança da comunidade
Centenas de pessoas realizaram passeata por ruas do bairro Tristeza para pedir mais segurança e paz. Com palavras de ordem e um carro de som à frente convocando os moradores a participar, integrantes da comunidade se somaram a funcionários, professores, alunos e pais para chamar a atenção do poder público para a insegurança gerada por assaltos e outros tipos de delitos. Outro objetivo da ação está relacionado à prevenção: despertar as pessoas para terem mais cuidado. A manifestação que percorreu trechos da rua Dr. Mario Totta e da Avenida Wenceslau na manhã de sábado, 14 de setembro, teve início em frente ao Colégio Mãe de Deus, onde, no dia 28 de agosto, um professor de Educação Física da escola foi baleado na saída da escola, por volta de 17h, em plena luz do dia. A manifestação, promovida pela direção da escola em conjunto com a Associação dos Pais e Mestres (APM) e organizada por mães de alunos, recebeu reforço de representantes de entidades como Grupo de Empresários da Tristeza e Zona Sul (GET) e Centro Comunitário de Desenvolvimento da Tristeza, Pedra Redonda e Vilas Assunção e Conceição (CCD) e contou com o acompanhamento da Brigada Militar, da Polícia Civil e da EPTC, bloqueando as vias enquanto os moradores se deslocavam pelas ruas e garantindo a segurança. Durante o trajeto, também aderiram à manifestação integrantes da Escola Interagir. Ao chegarem ao Santuário de Nossa Senhora das Graças, os manifestantes participaram de celebração religiosa na qual, foi anunciado, para a alegria dos presentes, que o professor acabara de receber alta do hospital, fato que foi comemora com palmas. 
                                                                                                                                                        Fotografia: Gustavo Cruz

Segundo a diretora do Colégio Mãe de Deus, Elenar Berghahn, a comunidade escolar já demonstra preocupação com a segurança há algum tempo. Antes do caso do professor, já havia sido realizado trabalho de conscientização, além da contratação de vigilância externa, instalação de câmeras de vídeo monitoramento e entrega de abaixo-assinado ao secretário estadual de Segurança, Airton Michels, em reunião realizada para tratar do assunto. A esposa do professor, Lisiane Insabralde Deiques, convidada pela escola para participar da manifestação destacou a audácia cada vez maior dos assaltantes, que também agem a luz do dia, e que o marido está passando por uma recuperação delicada, com perfurações de órgãos e mais de duas semanas de internação no Hospital Mãe de Deus. "A situação é bem difícil, pois talvez a gente se manifestasse hoje por uma pessoa que não estivesse mais conosco. Graças a Deus ele está se recuperando bem", disse Lisiane. A ocupação dos espaços públicos como forma de inibir a ação de bandidos também foi sugerida. Antonio Baxo lembrou que, sempre que houver oportunidade, os moradores devem "circular na quadra, conversar com os vizinhos, ter mais integração".


Fonte: Reportagem Adília Cruz
Créditos: Imagens Gulherme Cruz
Texto e revisão Gustavo Cruz

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Edição OnLine Autor Anderson TI
 Matéria 2013.09.14.01

Carro e piloto da Stock Car na Juca Batista


Na tarde de 12 de setembro, o piloto Átila Abreu, da Stock Car, esteve na Redemac Siminonato, na Juca Batista, 2256, distribuindo autógrafos e tirando fotos fotos com o público, além de se divertir com a criançada, em uma promoção em parceria da Redemac com a Amanco, patrocinadora do piloto que utiliza o carro 51 da Stock, outro destaque da promoção, em exposição na Simionato de 9 a 14 de setembro.



Fonte: Reportagem Adília Cruz
Créditos: Imagens Gulherme Cruz
Texto e revisão Gustavo Cruz


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 Matéria 2013.09.13.01

Educandário prepara galeto beneficente de seu 74° aniversário

Com o objetivo de se aproximar mais da comunidade da Zona Sul, o Educandário - Centro de Reabilitação São João Batista realiza no dia 29 de setembro, domingo, um galeto beneficente em sua sede, na Rua Tenente Coronel Mário Doernte, 200, no bairro Ipanema, em uma construção antiga com ampla área verde e vista para o Guaíba. A entidade filantrópica, fundada em 1939 por um grupo de senhoras porto-alegrenses lideradas por Déa Coufal, precisa de mais voluntários e investidores para manter os serviços de habilitação, reabilitação, estimulação precoce, educação especial e assistência social que oferece gratuitamente para 150 crianças e adolescentes com deficiências. Uma das opções é adquirir o galeto que está à venda por R$ 20,00 por pessoa.
Mais informações pelo telefone 3246-5655, pelo e-mail comunicacao@educandario.org.br



Fonte: Reportagem Adília Cruz
Créditos: Imagens Gulherme Cruz
Texto e revisão Gustavo Cruz


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 Matéria 2013.09.12.03

Valas e arroios da Zona Sul passam a ter atenção especial

Durante seis meses, o Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) realizará ações intensivas na região Extremo-Sul para limpar valas, dragar arroios e implantar e consertar redes pluviais. As prioridades de atendimento foram definidas por técnicos a partir da colaboração da comunidade, identificando os principais pontos que necessitam de intervenção a fim de evitar alagamentos, e também com a participação de gestores do Centro Administrativo Regional (CAR) do Extremo-Sul. No final de julho, uma comissão de moradores da Ponta Grossa apresentou demandas locais a Tarso Boelter, diretor-geral do DEP. A ação do órgão iniciou imediatamente: "No outro dia, as máquinas do DEP já estavam trabalhando na área indicada", relatou o morador Roberto Dimari Rodrigues.

No dia 5 de setembro, o diretor-geral do DEP foi vistoriar a execução de serviços nos bairros Ponta Grossa e Lami e fazer um levantamento das necessidades da população.

Zona Sul: O Meu Lugar em Porto Alegre - Edição 215

                                                                                                             Juliana Fernandes

As belezas da Zona Sul estão a nossa disposição 24 horas por dia. É o que nos mostra a bela foto de uma de nossas leitoras, Juliana Fernandes, que mora no Menino Deus e trabalha no bairro Ipanema, onde eternizou esta imagem da orla com o píer de Ipanema e o Morro da Ponta Grossa ao fundo, no dia 3 de agosto, para o espaço Zona Sul: O Meu Lugar em Porto Alegre.

Mande sua foto preferida da Zona Sul para divulgá-la em O Jornalecão (jornaljornalecao@gmail.com).

Editorial - Edição 215 Agosto 2013

Mulher caída no chão, delirando... leva pra delegacia?!

O título deste editorial, mais que uma provocação em relação aos problemas de saúde pública que vemos em todo o Brasil e, como não poderia deixar de ser, de nossa cidade, é reflexo de um caso ocorrido na véspera desta edição e presenciado por um jornalista de O Jornalecão. Mais do que o fato em si, que será detalhado a seguir, o acontecimento revelou uma série de dúvidas em relação a como proceder em casos de emergência e, até mesmo, como saber se é um desses casos, além de dúvidas sobre a seguinte questão: todos os profissionais de saúde estão aptos a atender emergências e orientar a população sobre como proceder nestes casos?
Ao passar de carro por uma nova rua do bairro Guarujá, ainda sem denominação, encontrou uma senhora caída no chão, gritando “pai, não morre!”. Preocupado, tentou conversar com ela para saber o que havia acontecido, mas não conseguiu saber detalhes como nome, endereço ou o que teria acontecido, apenas a informação de que sofreria de epilepsia. Como não havia ninguém por perto, resolveu ligar para o SAMU. Ao ser atendido, informou que a senhora disse sofrer de epilepsia, mas não sabia mais detalhes, como o motivo de estar caída. Depois de saber que a senhora podia falar, a profissional da saúde que atendeu a ligação disse que, em função disso, não se tratava de um ataque epilético e que não era caso de atendimento para o SAMU, sugerindo que procurasse algum familiar ou vizinho. Por se tratar de um loteamento novo, ele disse que a rua sequer tinha denominação ou casas em construção e, assim, não havia ninguém por perto, ficando impossível saber o que houve com a senhora que estava no chão, há quanto tempo ela estava lá e se esta era moradora da região ou não.  A atendente do SAMU sugeriu que a levasse à delegacia, falando, inclusive, de forma agressiva ou, no mínimo, sem paciência. Como sempre soube que não deveria remover nenhuma pessoa sem conhecer os motivos de estar caída (poderia ser atropelamento, por exemplo), questionou esta recomendação, perguntando exatamente isso (e se ela foi atropelada e acontecer algo, serei responsabilizado?) e dizendo que, neste caso (recusa da atendente em acionar o SAMU), contataria a Brigada Militar.  Novamente, antes de encerrar a ligação, a atendente recomendou que fosse à delegacia.
Sem sucesso na tentativa de ter atenção do SAMU, ligou para a Brigada Militar, relatando os mesmos fatos. Apesar da dificuldade de localizar a rua, por ainda não ter denominação, quem atendeu acionou uma viatura para ir ao local. Cerca de 100 metros de onde se encontrava a mulher caída no chão, havia uma rua por onde passavam alguns veículos. Passou, então, a perguntar para quem passava se conhecia a senhora e a relatar o ocorrido e a falta de atenção do SAMU, por telefone.
Minutos depois chegaram dois policiais militares. Nitidamente preparados para atender casos com este, conseguiram conversar com ela e descobrir o primeiro nome, o endereço e que ela não fora atropelada. Como a senhora não conseguia se levantar, o policial resolveu chamar atendimento médico, mas, logo em seguida, chegou uma ambulância do SAMU, que foi acionada diretamente na base por um casal que passou de carro e e se solidarizou ao saber que, por telefone, o SAMU não viria. Enquanto a equipe médica fazia o atendimento, apareceram vizinhos que a conheciam e informaram que o pai dela havia sido socorrido pelo SAMU horas antes e que desde então a senhora esta sumida. Bem atendida e identificada, foi removida pela equipe médica.
Alguém pode perguntar o motivo de ser tema de editorial um caso sem tanta gravidade quanto outros que acontecem todos os dias na nossa Zona Sul de Porto Alegre, mas este caso levantou algumas questões que procuraremos responder nas próximas edições, contando, inclusive, com a participação e a colaboração de nossos leitores, dando suas opiniões ou relatando fatos. Além de reportagem especial na próxima edição do jornal, no site www.jornalecao.com.br, durante o mês de setembro, matérias especiais sobre a área de saúde pública serão destaque, abordando algumas questões:
- Como a comunidade, ao auxiliar no socorro, pode estar preparada para diferenciar casos de urgência ou emergência de outros menos graves?
- Como o profissional da saúde, por telefone, pode diferenciar casos graves de outros, somente com as palavras de pessoas comuns, que muitas vezes não sabem como proceder?
- A Brigada Militar, já sobrecarregada, deveria atender casos como este? Se não, quem é responsável?
- É correto recomendar que se remova uma pessoa que está caída no chão para levá-la à delegacia?   
- Se um pessoa não habilitada levar alguém que está no chão, sem saber a razão (se foi atropelado, por exemplo), e esta tiver consequências pelo transporte inadequado, será responsabilizada por fazer o atendimento?

Enfim, são muitas questões. E, para respondê-las, vamos buscar depoimentos e orientações e pesquisar sobre o assunto a fim de colaborar para que a comunidade saiba como ajudar a melhorar ao menos um pouco nossa tão calejada saúde pública. Aguarde!

Promoção “Vale uma vantagem” distribui centenas de cupons



Lançada em julho, a promoção “Vale uma vantagem”, do Clube de Vantagens Zona Sul, já distribuiu centenas de cupons promocionais que dão direito a benefícios como descontos e brindes, oferecidos aos clientes pelas empresas e profissionais liberais integrantes. Cada cupom ou folder promocional retirado gratuitamente ao visitar um dos participantes do Clube dá direito a uma vantagem especial a ser usufruída em qualquer um dos participantes. 
Para saber mais sobre o Clube de Vantagens Zona Sul e seus participantes, as promoções e as vantagens exclusivas oferecidas, acesse clubedevantagenszonasul.blogspot.com.br ou www.facebook.com/ClubeDeVantagensZonaSul.



O que é o Clube de Vantagens Zona Sul

Criado em 2012 por iniciativa de suas três coordenadoras, Renata Malfatti, Greice De Camillis e Kely Dutra, o Clube de Vantagens Zona Sul é formado por empresas e profissionais liberais da região que têm por objetivo fomentar o mercado da região, por meio de vantagens como brindes, promoções e descontos, e mostrar para os moradores da Zona Sul de Porto Alegre que não precisam ir longe para buscar bons produtos e serviços com um preço justo. Assim, o Clube convida os moradores da região a visitar os estabelecimentos integrantes para conferir as promoções e retirar seu cupom para se beneficiar das vantagens.
Através de uma rede de mais de 20 empresas associadas da região, que, juntas, em parceria, estão crescendo e oferecendo bonificações para os clientes, que, assim, desfrutam de benefícios e podem comprar bem pertinho de sua casa, com mais comodidade e rapidez e fortalecendo o comércio local. Os integrantes do Clube de Vantagens também organizam eventos, como o Mix Bazar, e estão preparando outras ações coletivas.
Já fazem parte do Clube de Vantagens: Animal Place, Aquarela Decorações, Benelux Modas, Boteco do Fausto, Clínica Vita, Dapelle Farmácia de Manipulação, Dr. Eduardo Kappel (ortodontia), Escola de Educação Infantil Mundo Mágico da Alegria, Espaço Vida Saudável Herbalife, Estofaria Imperial, Fas Ct Comunicação, Kely Hair Company, Lav 7 Lavanderia, Nova Casa Móveis, O Jornalecão, Omena Soluções Contábeis, Papelaria e Bazar Pôr do Sol, Pico Artes Visuais, Place Dog, Radar Seg Alarmes Monitorados, Residencial Bella Vida, Rocha e Corrêa Rocha Engenharia e Yene Rossana Leal Bessi (psicologia).

Mais informações em http://clubedevantagenszonasul.blogspot.com.br e no Facebook, no perfil ClubeDeVantagens ZonaSul, onde você pode conferir as vantagens oferecidas pelos integrantes do grupo durante o mês de setembro.

CCD está com nova diretoria

Desde o dia 2 de setembro, o Centro Comunitário de Desenvolvimento da Tristeza, Pedra Redonda, Vilas Conceição e Assunção (CCD), que atua há 42 anos na região e está sediada na Rua Landell de Moura, 430. Jaqueline Custódio foi eleita presidente em chapa única, tendo como vice Anadir Alba, sucedendo Maria Ângela Pellin, que comandou a entidade por oito anos. Entre as prioridades da nova gestão está a continuidade do objetivo de construir um centro cultural no local onde funcionava o antigo Fórum da Tristeza.

26 escolas desfilam na Restinga

Com a participação de mais de mil pessoas, foi realizado o 10º Desfile da Semana da Pátria na Esplanada da Restinga, contando com a participação de alunos de 26 escolas. O tema do evento cívico que está no calendário de eventos da cidade há dez anos foi "Repensar: ontem, hoje e amanhã". Além dos desfiles, as bandas  das escolas Governador Ildo Meneghetti e Elpídio Ferreira Paes foram atrações da festa.  Outro destaque foi a utilização de cartazes e faixas para pedir paz e reivindicar uma Restinga melhor.

Novo Código de Limpeza Urbana é entregue à Câmara


A Prefeitura de Porto Alegre protocolou na Câmara Municipal nesta terça-feira, 3, o Projeto de Lei Complementar que institui o novo Código Municipal de Limpeza Urbana. O texto tem como objetivo atualizar as regras de 1990 às necessidades atuais e às exigências da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Entre os destaques da proposta está o endurecimento da punição para o descarte irregular de resíduos, atrelado à educação e à sensibilização socioambiental. A entrega do texto será feita às 11h ao presidente da Câmara, Dr. Thiago. Logo após o ato de entrega, o diretor-geral André Carús concederá entrevista coletiva no Legislativo para explicar o projeto. Conforme Carús, Porto Alegre gasta cerca de R$ 1,2 milhão por mês para limpar mais de 450 focos de lixo, removeu 251 toneladas de resíduos nas duas ações de limpeza do Arroio Dilúvio deste ano e, apesar dos 23 anos de implantação da coleta seletiva, a porcentagem dos materiais separados é de apenas 9% de todos os resíduos domiciliares coletados. “Precisamos alterar este cenário, incentivando as boas ações e coibindo as más. Para isso, pretendemos conceder maior agilidade e autonomia aos fiscais do DMLU, que poderão passar a contar com recursos tecnológicos como as câmeras de vigilância do Centro Integrado de Comando (Ceic) e de uso particular. Vamos ainda atualizar o valor das multas, pois hoje é mais barato ser multado do que obedecer a Lei, e dirigir 20% do que for arrecadado para ações socioambientais”, destacou. Entre as adequações à Política Nacional de Resíduos Sólidos, Carús destaca que foi eliminada do Novo Código qualquer referência à palavra “lixo”, utilizando-se o conceito de resíduos, com o devido valor agregado. Também estão previstos no texto conceitos que facilitam a implementação da logística reversa. “A proposta regulariza as ações do DMLU para oferecer alternativas de descarte de resíduos nos Postos de Entrega Voluntária (PEVs), nas Unidades de Destino Certo, nos Postos de Entrega de Resíduos Eletrônicos e nos Postos de Entrega de Óleo de Fritura, mesmo que a obrigação seja do gerador. Além disso, com a inclusão dos PEVs, não restam dúvidas quanto à obrigação do cidadão em fazer a separação dos resíduos na origem”, ressaltou. O diretor explicou ainda que o texto foi finalizado após profunda discussão técnica do DMLU, de sugestões colhidas durante os debates do novo Código de Convivência Democrática e de adequações realizadas pela Procuradoria Geral do Município. “Desde janeiro discutimos internamente estas alterações, necessárias à realidade atual. Optamos por revogar as leis anteriores, aproveitando a experiência adquirida ao longo destes 23 anos, para evitar que a lei fosse transformada em colcha de retalhos. Esperamos agora que o projeto seja apreciado da forma mais célere e responsável possível, a fim de que tenhamos mais instrumentos para tornar Porto Alegre uma cidade mais limpa”, destacou. Para divulgar o Novo Código à sociedade, serão realizados cinco encontros públicos. Na região Zona Sul de Porto Alegre, o encontro acontecerá no dia 02/10, a divulgação dos horários e locais dos encontros ainda não foi divulgada, mas será divulgada pelo Jornalecão assim que ocorrer.


Entenda os principais pontos do Novo Código: - O Novo Código não faz qualquer referência à palavra “lixo”, utilizando o conceito de resíduo. As origens e tipologias dos resíduos sólidos urbanos são conceituadas em consonância com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, definindo-se a natureza de resíduos sólidos de limpeza urbana, resíduos sólidos ordinários domiciliares, resíduos sólidos recicláveis e resíduos sólidos especiais (aqueles que por sua composição, massa específica ou volume, necessitam de sistema de recolhimento diferenciado ou tratamento específico). - Concede maior autonomia e agilidade na aplicação de notificações e autos de infração pelos fiscais. O agente poderá fazer uso de qualquer prova material, bem como de informações oriundas de equipamentos eletrônicos, de audiovisual ou outros meios tecnológicos disponíveis, como as câmeras de segurança do Ceic. - Os valores das multas serão atribuídos em função da gravidade das infrações, que estão descritas na proposta e atingem empreendedores, proprietários de bares, restaurantes, terrenos baldios e imóveis, feirantes, vendedores ambulantes e o cidadão comum. Em caso de reincidência, a multa será aplicada em dobro: I – Infração leve: multa de 90 UFMs (cerca de R$ 263,82) II – Infração média: multa de 180 UFMs (cerca de R$ 527,65) III – Infração grave: multa de 720 UFMs (cerca de R$ 2.110,60) IV – Infração gravíssima: multa de 1440 UFMs (cerca de R$ 4.221,21) - Esgotados os prazos administrativos, os valores de multas não recolhidas serão inscritos em dívida ativa. - 20% da receita arrecada com multas será destinada a ações de educação socioambiental.

Novos postes são primeiro passo contra falta de luz

                                                                   Adília Cruz da Silveira
CEEE iniciou colocação de postes de nova linha
de transmissão de energia

A CEEE iniciou em julho a colocação de novos postes de concreto que serão responsáveis pela transmissão de energia em uma nova linha, que deverá ser concluída em 2014. Até o fechamento da edição, houve a colocação de 25 postes de grande porte - cada um deles com 16,5 toneladas e 21,3 metros - na Avenida Juca Batista (da esquina da Rua Cirino Prunes até a Avenida Edgar Pires de Castro) e também na Rua Cirino Prunes. A nova linha de transmissão interligará duas estações e faz parte dos investimentos para melhoria da rede de energia elétrica da Zona Sul de Porto Alegre, que sofre, em diversos bairros, com quedas e falta de luz que provocam prejuízos diversos e são causa constante de reclamações da comunidade. Postes de madeira antigos, muitos deles com risco de queda, são outra razão de preocupação dos moradores.

Edição 215 - Setembro/2013

Cortes no orçamento municipal afetarão obras na Zona Sul

Duplicação das avenidas Edgar Pires de Castro e Vicente Monteggia estão entre as demandas cuja execução será adiada

O prefeito José Fortunati anunciou, no dia 22 de agosto, de que serão necessários cortes no orçamento municipal para manter o equilíbrio das contas e a prestação de serviços. A justificativa para a redução de R$ 314,6 milhões nos gastos até o final 2014 se baseia no baixo crescimento da economia aliado ao aumento da demanda por mais e melhores serviços. Apesar da garantia de manutenção de serviços em áreas prioritárias, como saúde, educação e assistência social, e continuidade de obras em andamento, demandas importantes para a Zona Sul de Porto Alegre serão prejudicadas em sua execução. Na ocasião, Fortunati informou que as obras de duplicação das avenidas Edgar Pires de Castro, Vicente Monteggia e Oscar Pereira foram retiradas do cronograma. Apesar de já estarem inscritas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), ainda não contam com projeto, o que fez com que a Prefeitura optasse por adiar sua realização. As três vias são prioritárias para a fluidez do trânsito na Zona Sul, pois se localizam em áreas de intenso crescimento populacional e de trânsito de veículos, além de serem demandas antigas da comunidade. No caso da Edgar Pires de Castro, por exemplo, a avenida com cara de estrada está sentindo, cada vez mais, o impacto do acelerado aumento no número de moradias do bairro Hípica, a partir da mudança do Plano Diretor, em 1999.


Duplicação da Wenceslau Escobar não será afetada

Prevista para iniciar em novembro, a duplicação de 350 metros da Avenida Wenceslau Escobar, anunciada no dia 14 de agosto, não sofrerá alterações por se tratar de uma contrapartida. Além disso, a parte que cabe à Prefeitura já conta com verba destinada, evitando atrasos ou adiamentos. Mais informações na página 12.


Drenagem na Ponta Grossa também terá continuidade


Novamente afetada pelo transbordamento do Arroio do Salso - desta vez devido à chuva constante na terceira semana de agosto -, a comunidade do Túnel Verde, no bairro Ponta Grossa, pelo menos teve a garantia de que as obras de macrodrenagem, iniciadas em maio para conter os históricos alagamentos, terão continuidade a fim de beneficiar seus 3 mil moradores e outros mil que residem no Parque Albion.