Digite o ASSUNTO e nós encontramos para você

Comunidade fez a festa no Campo Novo

Divulgação
Centenas de crianças e seus familiares participaram da festa realizada no dia 27 de outubro pela diretoria da Associação de Moradores do Grande Campo Novo e por professoras e funcionárias da Creche Raio de Sol (supervisionadas pela coordenadora Jô) com apoio de Secretaria dos Direitos Humanos de Porto Alegre, Guarda Municipal, Brigada Militar, EPTC e CAR Centro-Sul e o patrocínio da Viação Teresópolis Cavalhada (VTC) e do Supermercado Tchê. Campeonato de bolinha de gude, corrida de saco, presentes, salgados, doces, balas e refrigerantes de graça para todas as crianças, além de músicas do aparelho de som do Tchê e entrega de troféus e medalhas doados pela VTC, fizeram parte da programação. Entre os presentes ao evento, estavam o vice-prefeito Sebastião Melo, o secretário de Direitos Humanos, Luciano Marcantonio, o vereador Delegado Cleiton, a conselheira do planejamento da região Anadir Alba, o conselheiro da Região Centro-Sul José Olinto.
A presidente da Associação de Moradores do Grande Campo Novo, Regina Moura, agradeceu a todos, aos comerciantes, que colaboraram doando pães, salsichas e refrigerantes; à diretoria, que se empenhou para dar esta alegria à comunidade; e, em especial, a Janete, Dona Edi, Enir, Demétrio e ao Carlos, “que trabalharam muito para essa festa dar certo... e não esquecendo do apoio das dentistas do nosso posto de saúde do Campo Novo, que também colaboraram e fizeram plantão educativo de saúde bucal para as crianças”. “E ano que vem será melhor ainda!!!”, promete Regina.

GET Zona Sul lança novo site

A Associação Grupo dos Empresários da Tristeza e Zona Sul (GET Zona Sul) lançou, na noite de 29 de outubro, seu novo site (www.getzonasul.com.br), modificando o endereço eletrônico - o anterior, utilizado desde 2010, era www.bairrotristeza.org - com uma página mais moderna, com interface para qualquer plataforma. 
Entre as novidades, a possibilidade de a empresa interessada em participar do grupo, se desejar, se associar direto no site. Segundo a RDV Comunicação, responsável pela criação, objetivos, princípios e valores da associação, além das realizações, também são contemplados.

                                                           Gustavo Cruz / O Jornalecão
Presidente Rita Laitano anunciou a captação de patrocinadores
para a segunda edição do mapa GET


Durante o evento, a presidente Rita Grigoletti Laitano destacou outras realizações do grupo de empresários, iniciados na gestão anterior, da presidente Schirley Ferreira,  e que continuaram sua consolidação nesta gestão, como a Feira do Livro Zona Sul, que em 2013, em sua segunda edição, teve mais de 4 mil visitantes e deve passar a fazer parte do calendário oficial da cidade, e o mapa do bairro produzido pelo GET, que em breve terá sua segunda edição - nele os associados têm espaço gratuito e os patrocinadores recebem anúncios com mais destaque por financiar o material a ser distribuído gratuitamente para a comunidade.

                                                           Gustavo Cruz / O Jornalecão
O evento aconteceu no antigo Fórum da Tristeza
(Rua Landell de Moura, 430), na sede do CCD -
Centro Comunitário de Desenvolvimento da Tristeza,
Pedra Redonda e Vilas Conceição e Assunção

Também foi aberto espaço para apresentações de parceiros. O Sebrae, que fomentou a criação do grupo anos atrás, apresentou o programa Agentes Locais de Informação (ALI), no qual empresas de comércio, indústria e serviços são convidadas a fazer um trabalho, sem custos, durante aproximadamente dois anos, que inclui elaboração de plano de ação e análise individual. Já a Fence Investimentos trouxe informações sobre assessoria financeira e um curso de finanças pessoais que está sendo formatado com o GET para oferecer valores reduzidos aos associados.

Zona Sul elege representantes no Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental

Conselheiros eleitos representarão 
as regiões Sul e Centro-Sul nos próximos três anos

Fotos: Gustavo Cruz/O Jornalecão
Ronaldo Leite, Anadir Alba e Nei Colombo 

representarão a RP6 no CMDUA

Cali Nunes, Fábio Fermino e Valdir Brazeiro

ficaram em segundo lugar na disputa
Um total de 258 eleitores (de 396 pré-inscritos em setembro) escolheu na noite de 28 de outubro os conselheiros que representarão, até 2016, no Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA), a Região de Planejamento 6 (RP6), que inclui os bairros das regiões Sul e Centro-Sul do Orçamento Participativo (OP):  Assunção, Campo Novo, Cavalhada, Espírito Santo, Guarujá, Hípica, Ipanema, Jardim Isabel, Pedra Redonda, Serraria, Teresópolis, Tristeza, Vila Conceição, Vila Nova, além dos novos a serem criados na região - Sétimo Céu e Aberta dos Morros. A chapa 1, formada por Anadir Alba (conselheira titular), Ronaldo Leite (1º suplente) e Nei Colombo (2º suplente) recebeu 167 votos e foi eleita no pleito realizado no salão paroquial da Igreja Nossa Senhora das Graças (Avenida Wenceslau Escobar, 2380 - Tristeza) para representar a região. Em segundo lugar ficou a chapa 2, formada por Valdir Diego Brazeiro, Fábio Fermino e Cali Cristina Nunes, que recebeu 80 votos. Além disso, houve um voto em branco e dez nulos. 
Entre as funções dos conselheiros estão propor estudos e criar comissões técnicas para ajudar o CMDUA a tomar decisões, incentivar discussões sobre a cidade, sugerir modificações e analisar projetos de maior porte. Entre 2010 e 2013, Anadir Alba, Arno Trapp e Ronaldo Leite representaram a RP6 no Conselho.

Corredor de ônibus será utilizado apenas em alguns horários, de segunda a sexta-feira

Divulgação/PMPA
Corredor de ônibus será utilizado apenas em
 alguns horários, de segunda a sexta-feira
Com 4,5 quilômetros de extensão, deve entrar em operação em novembro, em data a ser definida, o primeiro corredor exclusivo para ônibus na Zona Sul de Porto Alegre. Anunciada no dia 22 de setembro, a novidade já pode ser vista em alguns trechos: uma linha azul separa a faixa da direita, que será de uso exclusivo para o transporte coletivo em alguns horários, das outras duas pistas. O objetivo é dar mais velocidade à operação, reduzindo os intervalos, atrasos e tempo de deslocamento dos usuários do transporte coletivo.
O novo corredor é diferente de outros existentes na cidade, pois, além de ter horários definidos de uso, também possibilita o estacionamento de veículos das 9h às 16h para não prejudicar o comércio local. Além disso, sinalização vertical indica o uso exclusivo e placas alertam sobre os horários de uso exclusivo para ônibus e ruas onde a conversão é proibida. São 33 paradas no trecho (28 reposicionadas).
A faixa exclusiva objetiva diminuir o tempo de viagem dos ônibus que trafegam nas avenidas Cavalhada, Nonoai e Teresópolis - entre a avenida Eduardo Prado e a Rua Costa Lima -, das 6h às 9h e das 16h às 20h. No entanto, aumentará o tempo de deslocamento de outros veículos, que passarão a contar com apenas duas pistas no horário de pico. Também é importante ficar atento às conversões para as ruas transversais, proibida em vários locais.
Os motoristas devem ficar atentos às infrações. Será aplicada multa de R$ 53,20 (mais três pontos na carteira) para condutores não autorizados que estiverem dirigindo veículos na faixa de ônibus nos horários exclusivos para o transporte coletivo. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) promete divulgar as regras por meio de panfletos antes do início da operação.

O Jornalecão de cara nova

São mais de 26 anos ao lado da Zona Sul como porta-voz da comunidade, noticiando os principais acontecimentos e ajudando a contar a história da região aos moradores que recebem gratuitamente as edições financiados por empresas e profissionais liberais. Apesar desse “cartão de visitas” que por si só demonstra o apoio e a parceria de seus vizinhos, O Jornalecão está consciente de sua missão e trata de se renovar constantemente, mas sempre mantendo as tradições. Nesta edição, apresentamos várias novidades, como a mudança do projeto gráfico, a nova logomarca, o aumento do número de páginas, a criação de espaços como quadrinhos, horóscopo, palavras cruzadas, e novas seções. Confira todas as mudanças no editorial da página 2 e, é claro, lendo esta edição, feita para todos os moradores da Zona Sul, o nosso lugar em Porto Alegre.

Editorial - Edição 217 - Outubro 2013

O Jornalecão, o jornal onde a Zona Sul se vê 

Ilustrado por Pico Artes Visuais

A edição de número 217 de O Jornalecão traz muitas novidades para o nosso leitor. Vamos falar delas adiante, mas antes seria interessante lembrar como tudo começou, em 1987, quando dois meninos de 11 anos de idade decidiram se unir para fazer um jornal. A ideia era usá-lo para conseguir dinheiro para investir em um campinho de futebol que as crianças da rua fizeram em um terreno do bairro Guarujá. Apesar desse campinho não ter se tornado, definitivamente, uma área de lazer como o iniciativa do jornal pretendia, os resultados foram muito melhores do que o esperado, pois, além dos meninos aprenderem a fazer um jornal, eles tiveram também que se organizar para viabilizá-lo e mantê-lo. Mesmo quando um dos meninos, Cristian Stein Borges, resolveu seguiu pelo caminho da Medicina, o outro menino, Gustavo Cruz da Silveira, persistiu pelo caminho da comunicação e formou-se em Jornalismo, para levar definitivamente a sério o que começou quase de brincadeira. E deu tão certo que, hoje, O Jornalecão é um dos jornais de bairro mais antigos de Porto Alegre, tornando-se referência de mídia livre pelos seus mais de 26 anos de serviços prestados à comunidade da Zona Sul.
Mas se já é difícil ter que fazer um jornal, fazer um jornal de bairro traz ainda mais desafios. Além da questão prática de ter que fazer absolutamente tudo - reportagens, fotos, matérias, vendas, anúncios, cobranças, distribuição, etc. -, trabalhar em um jornal de bairro significa que os interesses privilegiados devem ser os interesses da comunidade, e não pura e simplesmente os interesses econômicos que geralmente guiam qualquer atividade profissional. Por estar trabalhando com os próprios vizinhos, pessoas que você encontra e cumprimenta no dia a dia, o jornal de bairro tem que tratar seu leitor e seu anunciante de forma sempre honesta, do contrário não sobrevive por muito tempo. Um verdadeiro jornal de bairro tem que ser microfone e alto-falante de sua comunidade. Portanto, O Jornalecão, pretende seguir com sua missão de porta-voz dos moradores dos bairros da Zona Sul da cidade, orgulhoso de seu papel na preservação da história e da memória de nossa região, mas também esticando os olhos para o futuro.
A partir desta edição, em parceria com a empresa Pico Artes Visuais, O Jornalecão apresenta novidades no seu projeto gráfico, com o objetivo de oferecer uma leitura mais clara e agradável para seu leitor. A novidade já começa pela revitalização da logomarca, partindo das mesmas formas geométricas que o saudoso publicitário Wilmar Engel usou, há 15 anos atrás, para eternizar o pôr do sol no Guaíba na capa do jornal. Também resgatamos o slogan “o jornal do nosso bairro”, criado há quase 20 anos pelo arquiteto Martin Süffert, que colaborou com charges para O Jornalecão na década de 90. Também criamos novos espaços, como a seção de passatempos, com quadrinhos, palavras cruzadas e horóscopo feitos exclusivamente para o leitor de O Jornalecão. Além disso, aumentamos o número de páginas, aumentando, assim, o espaço para reportagens especiais e permitindo maior interação com nossos parceiros através da Voz do Leitor e o Por que anuncio em O Jornalecão. Todo conteúdo gerado é totalmente feito por empresas e profissionais da Zona Sul, o que valoriza ainda mais o trabalho feito por aqui.
É com orgulho que podemos olhar para trás com a mesma alegria com que vislumbramos o futuro. Entre nossos planos, pretendemos continuar contando e fazendo a história da Zona Sul com o mesmo empenho que nos trouxe até aqui, mas cientes de que nossa trajetória, juntamente  com nossos leitores, apoiadores e anunciantes, nos dá sustento e motivação para alcançar ainda mais. Continuamos contando com você para crescer junto com a Zona Sul!

A Voz do Leitor – Edição 217 – Outubro 2013


Lixos com Asas

Clique na imagem para amplia-la

Deus, na sua infinita sabedoria, não deu asas para os lixos, mas imaginemos, nós, se ele resolver fazer uma experiência aqui no bairro Ponta Grossa e, cada vez que o morador jogar lixo, como, por exemplo, um sofá, um guarda-chuva, em valas e terrenos baldios, ao retornar para casa, ver que seu lixo voltou voando, com certeza mudaria as suas atitudes. De fato, Deus não deu asas aos lixos, mas com urgência temos que nos modificar, pois ninguém tem obrigação de juntar lixo que você joga no chão. Muita gente me responde que um papel de bala não vai fazer a diferença, só que, depois, juntos, são milhões, espalhados, entupindo bocas de lobo e etc... E eis as inundações.
Quando saio para registrar como estão valas e ruas no bairro, um enorme desencanto toma conta do meu ser. Talvez me sinta assim por saber que a nossa maior pobreza, na maioria das vezes, não é a falta de alguma coisa material, mas sim a falta de cultura. Ainda desfrutamos de um ar puro, pássaros mil, um “pedacinho do Amazonas na Zona Sul”... E você aí, o que vai fazer para conservar tudo que ganhou de graça? Qualquer mudança da sua parte já será uma vitória para o bairro todo. Não esqueça: desfrutamos de coleta seletiva todas as quartas e sextas, e o DMLU recolhe o lixo orgânico todas as terças, quintas e sábados. Se o caminhão nunca passou na sua rua, telefone, requisite-o. E, por amor à natureza, dê um basta nas suas negligências.

Reflexão: Se você é um adulto consciente, mesmo que tenha vários defeitos, deixe a sabedoria vestir a sua inteligência. Não podemos viver mais em um mundo sem fundos onde todos fazem o que bem querem, um lugar sem cultura!

Maria Lúcia Debom Moradora da Ponta Grossa

O que é o Clube de Vantagens Zona Sul

Criado em 2012 por iniciativa de suas três coordenadoras, Renata Malfatti, Greice De Camillis e Kely Dutra, o Clube de Vantagens Zona Sul é formado por empresas e profissionais liberais da região que têm por objetivo fomentar o mercado da região, por meio de vantagens como brindes, promoções e descontos, e mostrar para os moradores da Zona Sul de Porto Alegre que não precisam ir longe para buscar bons produtos e serviços com um preço justo. Assim, o Clube convida os moradores da região a visitar os estabelecimentos integrantes para conferir as promoções e retirar seu cupom para se beneficiar das vantagens.
Através de uma rede de mais de 20 associados da região, que, juntas, em parceria, estão crescendo e oferecendo bonificações para os clientes, que, assim, desfrutam de benefícios e podem comprar bem pertinho de sua casa, com mais comodidade e rapidez e fortalecendo o comércio local. Os integrantes do Clube de Vantagens também organizam eventos, como o Mix Bazar, e estão preparando outras ações coletivas.

Informações em http://clubedevantagenszonasul.blogspot.com.br e no Facebook, no perfil ClubeDeVantagens ZonaSul.

Exemplar de O Jornalecão equivale a “cupom” na promoção Vale uma vantagem

A promoção “Vale uma vantagem” - lançada há quatro meses pelas empresas e profissionais liberais integrantes do Clube de Vantagens Zona Sul - segue bonificando clientes da região com cupons promocionais que dão direito a benefícios como descontos e brindes, que podem ser usufruídos em qualquer um dos participantes. Cada cupom ou folder promocional retirado gratuitamente ao visitar um dos participantes do Clube dá direito a uma vantagem especial. A novidade é que, agora, ao apresentar o exemplar de O Jornalecão, os consumidores da Zona Sul também garantem o mesmo benefício.
Para saber mais sobre o Clube de Vantagens Zona Sul e seus participantes, as promoções e as vantagens exclusivas oferecidas, acesse clubedevantagenszonasul.blogspot.com.br ou www.facebook.com/ClubeDe VantagensZonaSul.

Leia abaixo algumas vantagens oferecidas por integrantes do Clube de Vantagens:

·   Aquarela Decorações - 20 lembranças fotográficas

·   Clínica Vita - primeira avaliação cortesia

·   Escola de Educação Infantil Mundo Mágico da Alegria - 10% de desconto no valor  da matrícula

·   Estofaria Imperial - 7% de desconto à vista

·  Kely Hair Company - 15% de desconto nas segundas, terças e quintas-feiras

·  Nova Casa Móveis - 12% de desconto à vista ou 6% de desconto nas compras parceladas

·   O Jornalecão - 25% de desconto em anúncios e assinaturas

·   Place Dog - 10% de desconto no adestramento

·  Santo M Consultoria e Corretagem de Seguros - 10% de desconto em qualquer tipo de seguro (auto, vida, empresarial, residencial e outros) + condições especiais para renovações

·   Seg Radar - 20% de desconto na taxa de instalação de rastreador

Alegria e sustentabilidade

Arquivo Pessoal
Lorenzo Pacheco Mittmann, morador do bairro Nonoai, já começa a conhecer desde cedo a importância da reciclagem e ficou muito alegre com o presente que ganhou em promoção realizada por O Jornalecão em parceria com o Clube de Vantagens Zona Sul e a artesã Nadir Fonseca. O jornalista Leandro Mariani Mittmann, pai do sorridente menino de 1 ano e 3 meses de idade, inscreveu Lorenzo na promoção lançada na edição de setembro, relacionando cinco objetos tirados do lixo que podem ser reutilizados. Como prêmio, Lorenzo recebeu um palhacinho feito de material reciclável (com tampinhas e potinhos) produzido por Nadir Fonseca. 

Mix Bazar do Clube de Vantagens será em dezembro

O Clube de Vantagens Zona Sul realizará a quinta edição de seu Mix Bazar no dia 7 de dezembro, sábado, a partir das 15h, na Avenida Juca Batista, 1700. Durante toda a tarde, diversas empresas e profissionais oferecerão seus produtos e serviços aos clientes da região que foram conferir as novidades e as promoções. O evento é gratuito e, além das empresas integrantes do Clube de Vantagens, contará com outros expositores, além de apresentações artísticas.
O Mix Bazar é uma promoção do Clube de Vantagens Zona Sul que possibilita aos moradores da região a realização de compras com descontos e conferir as novidades perto de seus casas, economizando tempo e dinheiro. O grupo, que atualmente conta com mais de 20 participantes e está recebendo novas adesões, também oferece indicações e descontos especiais por meio de cupons entregues pelas empresas integrantes na promoção “Vale uma vantagem”. Os participantes estão demonstrando na prática, há mais de um ano, por meio de parcerias, que as empresas podem crescer juntas e oferecer benefícios aos seus vizinhos e garantir bons negócios para os clientes.

Escola de educação infantil + vantagens é na Mundo Mágico da Alegria

Divulgação
A Escola de Educação Infantil Mundo Mágico da Alegria
é dirigida por Vera Lucia e Greice De Camillis 
Uma das primeiras empresas a aderir ao Clube de Vantagens Zona Sul, a Escola de Educação Infantil Mundo Mágico da Alegria está sediada há 17 anos na Rua Cirino Prunes, 292, em Ipanema, e tem por objetivo a formação integral da criança, visando desenvolver a autonomia, o senso crítico e a capacidade criadora, fazendo com que a criança utilize o próprio corpo como objeto de descoberta de suas potencialidades e limites. A escola, que é comandada pela diretora Vera Lucia De Camillis e pela coordenadora pedagógica Greice De Camillis (uma das idealizadoras e coordenadoras do Clube de Vantagens), conta ainda com secretária e professores especializados, com profissionais de diferentes áreas, para atender todas as necessidades dos alunos de jardim A e B, berçários 1 e 2 e mini-maternal e maternal, entre eles, nutricionista, psicóloga, dentista, fonoaudióloga, enfermeira, auxiliares, cozinheira e profissionais de higienização. Além do trabalho em sala de aula, a Mundo Mágico da Alegria oferece, entre as atividades extracurriculares, inglês, capoeira, ballet, educação física, teatro, música, hora do conto e robótica, em salas climatizadas e monitoradas por câmeras.

A Escola Mundo Mágico da Alegria é credenciada e autorizada por Smed/Conselho Municipal de Educação (CME) e tem como um de seus diferencias atender os alunos de segunda a sábado, com horário estendido, das 7h às 19h30. E, os pais e mães que apresentarem o cupom “Vale uma vantagem”, do Clube de Vantagens Zona Sul, ainda ganham uma vantagem extra: 10% de desconto no valor da matrícula. Mais informações: 3263-2094, 8115-7765 e mundomagicodaalegria@yahoo.com.br.

Horóscopo - Outubro-Novembro 2013


Previsões para 28 de outubro a 25 de novembro

ÁRIES – Para lidar com assuntos e valores que pertençam a outras pessoas, é necessário ter bom senso. Procure ser menos crítico e impositivo. Nem todos conseguirão acompanhar a tua velocidade. Use a tua força interior de forma positiva e tenha paciência e compreensão.

TOURO – Aproveite a ótima fase criativa, o romance te alimenta. Romances platônicos sairão da imaginação. A Lua tempera o teu signo com a suavidade da noite trazendo tranquilidade interior e bem estar sentimental.

GÊMEOS Entre o final de outubro e início de novembro, algumas coisas podem não ter dado certo. Mas isso passa. Evite dissabores prestando atenção ao seu redor. Previna-se. Os amigos estarão em evidência, pode ser criado algum grupo de estudos ou planejamentos coletivos.

CÂNCER Divida as alegrias com quem está próximo. Alguém interessante pode aparecer. Se você pensa em casar aproveite o momento propício ao matrimônio. Para firmar parcerias ou sociedades em negócios as portas estão abertas. Aproveite bem essa fase.

LEÃO É hora de honrar o teu trabalho com o reconhecimento dos superiores. Época propícia para superar impedimentos inconscientes que existem sem razão, e agem como uma maré contrária ao progresso pessoal. As oportunidades de crescimento profissional trarão consigo maiores responsabilidades.

VIRGEM Nas viagens e nos estudos poderão ocorrer contratempos até o início de novembro. Use a cautela, tão característica do virginianos, para evitar maiores contratempos. Após esse período, Marte pede ação imediata. Analise mais profundamente os medos que impedem as atitudes positivas e verá que você pode muito mais do que imagina.

LIBRA O início de novembro será coroado com otimismo e alegria. Absorva as coisas boas e construtivas desse período. No final de novembro Vênus estará mais séria, comportada e responsável.  Será esse o momento de usar as energias positivas do início do mês.

ESCORPIÃO – Um novo ano astrológico se descortina para os nativos. Faça novos planos, reveja o que deve ser melhorado e aprofunde o que deu certo. O caminho está desimpedido para um novo renascer. O aspecto de trígono entre os regentes do signo aponta para uma nova fase.

SAGITÁRIO O otimismo, a alegria, a facilidade de falar e escrever são características positivas. Mas evite as linhas cruzadas, fique mais atento até a primeira semana de novembro. Procure evitar os exageros na alimentação, se houver ansiedade, movimente-se para dissipá-la.

CAPRICÓRNIO Para continuar caminhando na estrada da vida e evoluindo, é necessário rever conceitos e deixar de lado velhas estruturas. Transforme-se. Deixe passar a primeira metade de novembro, e depois exteriorize as novas ideias. As pessoas confiam nas criações dos capricornianos porque elas são bem estruturadas. Mas procure sempre acompanhar o ritmo de mudança da vida.

AQUÁRIO – Os nativos do signo andam nervosos e inquietos. Isso pede calma e planejamento, porque o momento certo de colocar as ideias em prática vai surgir. Não caia no canto da sereia, cuide com os gastos para não se arrepender depois. Coloque as finanças em ordem, reveja os gastos.

PEIXES – Utilize os resultados dos estudos no trabalho para aperfeiçoá-lo. O mar te espera, as pequenas viagens até a praia serão mais frequentes. Mas tenha cautela porque Netuno, o Rei dos Mares, pode diluir em água o orçamento. Não esqueça que o planeta em que estamos é a terra, e ela é sólida, é matéria e cobra seu preço.


*Os nativos de cada signo sentirão os efeitos das previsões conforme a disposição planetária do seu mapa natal.

Escola Amigo realiza primeiras atividades sob nova direção

Divulgação
Alunos da Escola Amigo se 
divertiram na Semana da Criança
A Escola Amigo - que está sob nova direção desde setembro - promoveu durante a Semana da Criança atividades voltadas ao resgate de brincadeiras da época de seus pais e avós. As atividades contaram ainda com mesa de guloseimas e brinquedos infláveis e as professoras criaram presentes para Dia da Criança feitos de sucata: foi pura diversão.
Antigamente, as crianças não tinham tantos brinquedos como as de hoje e, por isso, tinham que usar mais a criatividade para criá-los. Usavam tocos de madeira, pedrinhas, legumes e palitos para fazer animais, além de brincadeiras como amarelinha, cinco Marias, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, empinar pipa, dentre várias outras, e, assim, se divertiram por décadas e décadas.
Com os avanços da modernidade, a tecnologia trouxe brinquedos que não exigem a criatividade das crianças, pois elas já encontram tudo pronto. Uma boa sugestão para comemorar o Dia da Criança e outros momentos importantes, é a família fazer um levantamento das brincadeiras do tempo de seus pais e de seus avós, aproveitando para se distraírem com seus filhos, ensinando-os outras formas de diversão e as possibilidades de se criar jogos e brincadeiras. O mais importante disso? Ensiná-los que para brincar não precisamos gastar.

Escola de Educação Infantil Amigo
Rua Armando Barbedo, 807 – Tristeza
Fones: 3312-1372 e 3312-1352

Pilates

O Pilates é um método de exercício físico que visa integrar corpo e mente a partir de movimentos precisos de baixo impacto. A partir de seus princípios básicos de respiração, concentração, controle e fluidez, os exercícios são orientados pelo instrutor respeitando as particularidade de cada praticante.
Qualquer pessoa pode praticar o método, não há restrições quanto à idade, apenas recomenda-se que inicie a partir dos 12 anos. Para pessoas com patologias de coluna, os benefícios são notórios já nas primeiras aulas, onde observa-se uma redução considerável de dor. Nas gestantes, o trabalho é muito importante na prevenção e na diminuição de dores na coluna. Para a Terceira Idade o Pilates é fundamental para se manter com agilidade, flexibilidade e força muscular.

Objetivos do Pilates:

- Bem-estar físico e mental
- Ganho de consciência corporal
- Correção postural
- Melhora a flexibilidade
- Melhora a coordenação motora
- Melhora o equilíbrio
- Aumenta a capacidade respiratória
- Ganho de fortalecimento muscular, articular e ligamentar
- Melhora a circulação sanguínea
- Diminuição de dores crônicas (coluna e articulações)
- Redução de estresse

O Studio Via Corpus trabalha há dois anos proporcionando saúde e bem-estar aos seus clientes. Oferece aulas de Pilates solo e com aparelhos, com duração de uma hora, ministradas por profissionais qualificados, que trabalham com aulas personalizadas, tendo 2 alunos por horário. A primeira aula é cortesia: marque seu horário e conheça o que o método pode lhe proporcionar.
Ainda disponibiliza atendimentos de Fisioterapia, Drenagem Linfática, Massagem Relaxante/Terapêutica e Plataforma Vibratória e Oscilatória. Mais informações pelo telefone 3261-3959.
Busque mais qualidade de vida, pratique Pilates!

Via Corpus Pilates
Av. Eduardo Prado, 265 - Cavalhada

Mecânica em geral é no Formigão Auto Center

Jean Pierre Corseuil
Há cinco anos, Formigão Auto Center é uma excelente opção para quem precisa deixar seu carro com uma equipe de confiança. Sediado na Avenida Eduardo Prado, 275, em frente ao BIG Vila Nova, e dirigido por Victor Gauss de Nadal, morador da Zona Sul há 30 anos, o Formigão oferece serviços ligados à mecânica automotiva em geral, injeção eletrônica, ar-condicionado (nacional e importado), suspensão, freios, etc., utilizando equipamentos de última geração, com tratamento diferenciado. Além dos tradicionais serviços oferecidos, até 15 de dezembro o Formigão está com uma superpromoção que inclui diversos itens, tais como: limpeza de bico, a partir de R$ 59,00; pastilhas de freio, a partir de R$ 24,90; carga de gás para ar-condicionado automotivo, por R$ 79,00; troca de óleo e filtro de óleo, a partir de R$ 79,00 (15w40 SL motor fire 1.0 8v); correia dentada e tensor (colocado), a partir de R$ 169,00; amortecedor Celta/Corsa dianteiro, a partir de R$ 199,00 (novo - colocado). Venha conhecer a qualidade de nossos serviços!

Por que anuncio em O Jornalecão - outubro 2013

Svet: parceira da Zona Sul e de O Jornalecão há 22 anos

Divulgação
Simone Becker atende animais na Zona Sul desde 1992
Desde que se formou médica veterinária, em 1992, Simone Corrêa Becker passou a atender na clínica Svet, sediada na Zona Sul para atender pequenos animais da região, como cães e gatos, e realizar consultas e vacinas, em seu consultório e também através de atendimentos domiciliares (pelo telefone 9964-6173). “Iniciei trabalhando a domicílio, principalmente por observar a dificuldade de alguns clientes para conseguirem transportar seus animais de estimação até o consultório e também por perceber uma redução no nível de estresse de maneira significativa para todas as partes envolvidas (proprietário, paciente e veterinária)”, lembra.
A parceria com O Jornalecão surgiu logo no início das atividades, quando o editor Gustavo Cruz da Silveira visitou a Svet, divulgando o seu trabalho voltado à comunidade da Zona Sul. “Há 22 anos anuncio em O Jornalecão, o que me permite ter a certeza da excelência e do retorno desse investimento publicitário. Hoje, o menino tornou-se jornalista e proprietário de um veículo de mídia que trata de assuntos relevantes e fundamentais para o crescimento e o bem-estar de toda comunidade da Zona Sul de Porto Alegre”, destaca Simone. “Desejo que continuem merecidamente com muito sucesso nesse trabalho tão importante que realizam junto à comunidade da Zona Sul. Agradeço ao Gustavo e toda sua equipe pelo carinho, respeito e apoio que sempre encontrei em O Jornalecão.”

Os “monstrinhos” da Mundo Mágico da Alegria

Divulgação
Alunos da turma de Jardim B da Escola de Educação Infantil Mundo Mágico da Alegria visitaram a RBS em outubro, salientando a importância da educação, caracterizados de “monstrinhos”.

Passeio ciclístico pelas ruas de Ipanema

Com largada às 14h do dia 19 de outubro, foi realizado pelo Colégio Marista Ipanema um passeio ciclístico pela orla Guaíba que teve por objetivo chamar a atenção para a importância de a população cuidar da vida e do bairro onde vive. O evento foi realizado no dia 19 de outubro, passando, entre outras, pelas avenidas Coronel Marcos e Guaíba. Houve ainda distribuição de água e brindes e o sorteio de uma bicicleta.

Escola Estação Criança inicia período de matrículas

Adília Cruz da Silveira
A Escola de Educação Infantil Estação Criança comunica aos vizinhos da Zona Sul, moradores de Ipanema, Aberta dos Morros, Morro Alto, Jardim Urubatã, Espírito Santo, Guarujá, Hípica e Ponta Grossa, que está com matrículas abertas para novos alunos de Berçário, Pré-Maternal, Maternal I e II e Jardim A e B.
Em novo endereço desde abril de 2013, a escola oferece 1/2 turno, turno intermediário e turno integral com valores acessíveis e equipe habilitada para o exercício docente e para cuidados com crianças. A essência do projeto político-pedagógico da escola é baseada nos aspectos afetivo e lúdico, com a finalidade de promover o pleno desenvolvimento infantil.
Marque uma visita com a diretora Tia Maria, pelos fone 3268-1535, 8474-8270 (Oi) e 9113-55609 (Claro), e conheça a escola na Rua Professor Joaquim Felizardo, 165 - Ipanema.

Escola Estação Criança - a parada obrigatória de sua criança.

Mapa da Zona Sul terá alteração de limites e novos bairros

Clique no mapa para ampliá-lo

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA) aprovou em setembro a proposta de limites de bairros da Zona Sul de Porto Alegre que fazem parte das regiões Sul e Centro-Sul do Orçamento Participativo (OP), além da criação do Sétimo Céu e da Aberta dos Morros (dois novos bairros). O mapa, apresentado pela Secretaria Municipal de Urbanismo (Smurb), atende solicitações de alterações sugeridas pela comunidade em reuniões da Região de Planejamento 6 (RP6) em 2012 e 2013. Após a aprovação, a proposta voltou ao Executivo, antes de ser encaminhada para votação na Câmara Municipal, onde os vereadores poderão fazer emendas antes de votar o projeto que trata dos novos limites em todas as regiões da cidade.  
As principais alterações previstas na proposta são: a criação do bairro Sétimo Céu (abrangendo a área do Parque do Morro do Osso e parte da Tristeza), a ampliação do bairro Ipanema (incluindo trecho das Avenidas Cavalhada e Eduardo Prado), a oficialização do bairro Aberta dos Morros (na região entre a Estrada Jorge Pereira Nunes e Costa Gama), o aumento de tamanho do Campo Novo (que passa a ter em sua área todo o Morro da Tapera) e a ampliação da Hípica (com o Jardim Urubatã e a comunidade Beco do Adelar passando a fazer parte de sua área).

Vem aí mais uma edição da Feira do Livro

De 1º a 17 de novembro, mais de 1,7 milhão de pessoas são esperadas para visitar as bancas de livro e participar das atividades culturais da 59ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre, o maior evento do gênero a céu aberto na América Latina, que será realizado na Praça da Alfândega e em outros locais do Centro da cidade. Neste ano, Luís Augusto Fischer, escritor e professor da Ufrgs, foi escolhido patrono do evento promovido pela Câmara Rio-Grandense do Livro. Mais informações: www.feiradolivro-poa.com.br.

...E a Turma do Guaíba também estará lá

Ilustrado por Pico
O cartunista e pedagogo Jean Pierre Corseuil, que assina seus desenhos como Pico e é morador do bairro Ipanema, estará na Feira do Livro de Porto Alegre, na tarde de 10 de novembro, para contar a história da Turma do Guaíba, personagens que lutam pela preservação do meio ambiente, em especial do lago Guaíba, e são regularmente publicados em O Jornalecão. O horário será divulgado posteriormente no site www.jornalecao.com.br e no Facebook.
“Alan Bari e a Turma do Guaíba” é fruto das experiências de Pico com o desenho e com a educação ambiental, já que criou o peixinho Alan Bari e a trama para a obra enquanto realizava estágio com educação ambiental no Dmae e, depois, em parceria com O Jornalecão, idealizou a Turma do Guaíba. A obra foi, inclusive, o trabalho de conclusão de curso que o graduou pedagogo pela UFRGS e faz parte da gama de produtos que O Jornalecão oferece aos seus leitores e anunciantes. Interessados em participar do projeto podem contatar pelos telefones 3246-0848 e 8403-6513 e pelo e-mail jornalornalecao@gmail.com.