Digite o ASSUNTO e nós encontramos para você

Proposta criação de anfiteatro em Ipanema

Foi protocolado na Câmara Municipal projeto que sugere à Prefeitura Municipal a criação e a construção de um anfiteatro na orla do Guaíba, em Ipanema, na Zona Sul de Porto Alegre. Pela proposta do vereador Delegado Cleiton, a estrutura, deverá ser utilizada para a realização de shows e eventos, está projetada para formato de concha acústica com sistema de palco, a exemplo do Anfiteatro Pôr do Sol, no Centro da cidade.
O vereador considera a orla de Ipanema o local ideal por ser "um ambiente diferenciado, como existente em muitas praias e áreas de lazer no mundo inteiro" e acredita que a obra poderia ser feita através de parceria público-privada. “A região sul da cidade carece de um espaço cultural democrático, público, de acesso a todos, e que permita a realização de shows e grandes eventos”, destaca Delegado Cleiton.

Skol Beach Fest prossegue até domingo na Praia de Ipanema

Até domingo, dia 1º de dezembro, sempre das 10h às 19h, mais uma vez o evento esportivo Skol Beach Fest toma conta das areais da Praia de Ipanema, com a realização de diversas competições e também com o objetivo de apoiar a recuperação da orla, que já foi lugar de veraneio de muitos porto-alegrenses até a década de 70. De quinta a domingo, a programação conta com: Campeonato Sul-Brasileiro de Beach Tennis, Grenal 4x4 - Campeonato de Futevôlei, Desafio de Futevôlei – 2x2 e o Sunset Skol Beach Fest. Os campeonatos de beach tennis e de futevôlei terão premiação de R$ 10 mil em dinheiro, cada.
O Skol Beach Fest, projeto teve início nos dias 2 e 3 de novembro com o Brasileiro de Stand Up Paddle e que conta com parceiros como a Prefeitura e a Associação Brasileira dos Esportes de Praia (Abep), é um conjunto de ações que ajudarão a promover o tradicional bairro da Zona Sul com ações de limpeza da Orla, Arrastão Ecológico de Stand Up Paddle, envolvimento com as escolas da comunidade, competições de esportes de praia, relacionamento com o trade local, eventos sociais, resgate da história do bairro Ipanema e dos esportes de remo (espaço intitulado de POA Paddle Memory) e a divulgação de Ipanema como destino turístico esportivo. Fazem parte da programação, ainda, as clínicas de Kite Surf, Stand up Paddle, Slackline e Beach Training, para que o público possa se iniciar no esporte com o auxílio de atletas profissionais de cada modalidade. 


Próxima etapa - 12 a 15 de dezembro/2013:

De 12 a 15 dezembro, das 10h às 19h
- Arrastão Ecológico de Stand Up Paddle
- Clínicas esportivas (atletas profissionais à disposição do publico para iniciação aos esportes) de Kite Surf, Stand up Paddle, Slackline e Beach Training. Abertas ao público mediante um brinquedo de inscrição.

15 de dezembro, a partir 17h
- Luau Skol Beach Fest com a banda “The Paradise Sessions”

Zona Sul: O Meu Lugar em Porto Alegre - Edição 218

                                                                                                                                Rafael Bittencourt


O belo espetáculo do pôr do sol na orla do Guaíba também atrai quem vive em outras partes da cidade, como é o caso de Rafael Bittencourt, do bairro Sarandi, que fotografou este momento no bairro Assunção, onde dezenas de pessoas se reúnem para apreciar a despedida diária do Sol e o crepúsculo. O espaço que no passado era conhecido por ser a sede do Timbuka, em frente à Praça Araguaia, hoje está revitalizado e permanece movimentado como nos tempos em que o bar ainda funcionava no local, atraindo pessoas de todas as idades.

Editorial - Edição 218 - Novembro 2013

Natal também é momento de fortalecer ainda mais a Zona Sul

Ilustrado por Pico Artes Visuais

Natal é uma data de grande importância para bilhões de pessoas. A celebração do nascimento de Jesus envolve dezenas de nações e renova um clima de solidariedade e união entre os cristãos, reunindo famílias e renovando as esperanças para o futuro. O espírito natalino envolve o mês de dezembro e inspira as pessoas a reflexões e ações que objetivam um mundo melhor.
Além de seu lado religioso, o principal ao pensarmos e vivermos o Natal, devemos também considerar outros aspectos importantes. Um deles envolve os presentes distribuídos para familiares e amigos nesta data, que movimentam a economia, principalmente o comércio, e geram emprego e renda. Assim, fazer as compras de Natal em empresas da Zona Sul é uma ótima maneira de fortalecer, em consequência, a sua região e a comunidade como um todo. Ao prestigiar seus vizinhos, o ato de presentear no Natal, quando as compras são feitas no seu bairro ou região, faz o dinheiro circular e gerar riqueza nos arredores da sua casa, trazendo benefícios duradouros.
Escolher as lojas e demais empresas da Zona Sul e seus profissionais liberais ao presentear seu entes queridos gera uma parceria com as pessoas do bairro que deve ser sempre incentivada. Isso sem falar na economia de tempo e de dinheiro que se tem fazendo as compras nos arredores de nossa residência ou trabalho. Pense nisso quando escolher seus presentes para este Natal, pois comprar perto de casa é uma grande oportunidade de fortalecer ainda mais a Zona Sul: o nosso lugar em Porto Alegre.

O Jornalecão lança calendário 2014

No dia 10 de dezembro, a GCS Editora estará lançando mais uma novidade para os leitores de O Jornalecão: seu Calendário 2014. O novo produto será distribuído gratuitamente e patrocinado por empresas e profissionais liberais da Zona Sul, que poderão reservar seu espaço até 28 de novembro, caso ainda haja espaço disponível. O Calendário 2014 de O Jornalecão será produzido com material durável, permitindo que seja afixado em paredes durante todo o ano.

Por que anuncio em O Jornalecão - Novembro 2013

Teresa Helena Assessoria Imobiliária e O Jornalecão: 
sete anos de parceria

Teresa Helena e parte da equipe da empresa

Desde 2006, quando a Teresa Helena Assessoria Imobiliária iniciou suas atividades, a empresa participou de todas as edições de O Jornalecão. A matriarca Teresa Helena Paiva Vianna, que atua há 18 anos no ramo e passou por empresas conhecidas de grande porte (tanto na Zona Norte como na Zona Sul), conhece o jornal desde o lançamento e passou a ser anunciante por considerá-lo um canal de comunicação direto com o moradores da região, já que trata de assuntos pertinentes à comunidade local, sempre com matérias de extrema importância, fazendo assim com que o leitor se identifique. “Anunciamos em O Jornalecão porque nos sentimos parte da comunidade e, através do jornal, encontramos uma maneira de mostrar isto ao público leitor. Claro que também temos retorno, toda vez que o jornal é distribuído recebemos uma dezena de ligações. Muitas de edições anteriores também, que, pelo jeito, as pessoas guardam... e bastante”, destaca Teresa.
A proprietária da Teresa Helena Assessoria Imobiliária é moradora da Zona Sul e resolveu abrir seu próprio negócio após adquirir experiência, já que corre em suas veias o empreendedorismo de maneira muito forte. Há dois anos, a imobiliária se tornou licenciada da marca Rede Morar, ampliando seu leque de opções para os clientes que procuram imóveis e buscando um fortalecimento de marca que já possui reconhecimento nacional e chegou em 2011 ao Rio Grande do Sul. Atualmente, a Teresa Helena Assessoria Imobiliária está sediada na Avenida Serraria, 609, loja 7, e oferece, além de compra, venda e locação de imóveis, o serviço de correspondente bancário junto à Caixa Econômica Federal (CEF), fazendo aprovação de crédito habitacional, abertura de conta, conta poupança e cartão de crédito. Informações: www.teresahelena.com.br e 3241-8137.

Clube de Vantagens realiza Mix Bazar dia 7 de dezembro

Gustavo Cruz / O Jornalecão 
A partir das 10h do dia 7 de dezembro, sábado, o Clube de Vantagens Zona Sul convida os moradores da Zona Sul para participar da próxima edição de seu Mix Bazar, na Avenida Juca Batista, 1700, no estacionamento da Kely Hair Company, uma das empresas associadas. Durante o evento gratuito e aberto à comunidade, diversas empresas e profissionais oferecerão seus produtos e serviços aos clientes da região que forem conferir as novidades e as promoções. Além de integrantes do Clube de Vantagens, o Mix Bazar contará com outros expositores, além de apresentações artísticas. Haverá também sorteios de brindes para os clientes em compras. Em caso de chuva, o evento será cancelado.
A mais recente edição do Mix Bazar reuniu centenas de pessoas e foi realizada em junho, em parceria com a festa junina da Escola Mundo Mágico da Alegria (também integrante do grupo). O evento segue a mesma proposta do Clube de Vantagens Zona Sul: possibilitar aos moradores da região a realização de compras com descontos e conferir as novidades perto de seus casas, economizando tempo e dinheiro. Os participantes estão demonstrando na prática, há mais de um ano, por meio de parcerias, que as empresas podem crescer juntas e oferecer benefícios aos seus vizinhos e garantir bons negócios para os clientes.

Não abandone seu amigo

O Hotel Canino e Casa de Passagem, sediado na Vila Nova, conta atualmente com número excessivo de hóspedes caninos e, por este motivo, está divulgando esta situação. O sistema de apadrinhamento, que foi a ideia inicial da Casa de Passagem, não está funcionando da forma ideal, pois muitos padrinhos responsáveis que trazem os animais, depois de algum tempo, deixam de visitá-los e de participar das despesas dos mesmos, abandonando seus afilhados.
Hoje, já são 65 cães que foram abandonados pelos dindos, tornando a situação difícil, pois o Hotel Canino, que até pouco tempo contava com dois espaços - um na Vila Nova e outro em Belém Novo -, teve que fechar um deles e os animais estão superpovoando o espaço menor.
A proprietária Débora Passos, uma mulher dedicada à causa animal, está com dificuldades para mantê-los e conta com as pessoas que amam os animais, assim como ela, e que queiram adotar um amigo para lhes fazer companhia em todas as horas, com a certeza de contar com amor e fidelidade incondicionais, que só os animais podem oferecer.
Débora garante que eles são dóceis e que se adaptam facilmente a novas rotinas. São todos castrados e desverminados e o Hotel Canino e Casa de Passagem os leva até o endereço do novo amigo.
Veja abaixo as fotos de alguns dos amigos que estão à espera de uma nova casa.

A Casa de Passagem tem 65 cães para adoção... 
eles estão à sua espera

Confira também as fotos de outros cães no 
Facebook debora.casadepassagem 
Contatos também pelos fones 3257-4269 e 8555-2084

Horóscopo - Novembro-Dezembro 2013



Previsões para 20 de novembro a 15 de dezembro


ÁRIES - Viagens, estudos e agitação irão dar lugar a um período de recolhimento interior. Não adianta iniciar coisas novas se não terminar o que foi iniciado e ainda está para ser concluído. Haverá muita disposição e bem- estar a partir do terceiro dia de dezembro. Aguarde essa data para iniciar coisas novas.

TOURO Mesmo com alguns problemas no trabalho e preocupações com a saúde, os taurinos irão superar as adiversidades. Com o apoio da Lua e do posicionamento de Vênus, a calma e a tranquilidade permanecerão. No final de novembro pode haver alguma perda financeira que será recuperada a partir do quinto dia de dezembro pelo empenho no trabalho.

GÊMEOS – Fique atento com os gastos impulsivos. Um planejamento econômico é necessário. Reúna a família e faça as contas dos gastos. É um bom momento para organizar as finanças dentro da realidade. As alterações de humor estão acompanhadas pelas flutuações econômicas. Equilibre-as e achará o meio termo.

CÂNCER – Você está tão bem, então porque o mau humor e as crises de raiva? A Lua nova no terceiro dia de dezembro irá trazer alegrias e otimismo às ações dos nativos de Câncer. Júpiter sugere alegria e crianças, portanto resgate a infância que está adormecida; brinque, divirta-se e crie. As nativas de Câncer têm um momento favorável à fertilidade na Lua nova de dezembro.

LEÃO – Seriedade e profundidade marcam esse período para os leoninos. É natural que seja assim porque a sensibilidade e a espiritualidade estão se manifestando mais intensamente. No início de dezembro, quando chegar a Lua nova, as respostas aos questionamentos interiores e silenciosos virão. Será o encontro da ação com a passividade, os dois polos que habitam no ser humano. Será uma oportunidade de firmar o equilíbrio entre os opostos.

VIRGEM – Irritação, pressa, falta de paciência e cansaço emocional marcam a passagem de Marte sobre o Sol dos nativos de Virgem. No oitavo dia de dezembro tudo vai passar, a tranquilidade emocional retornará. Mas acalme-se e veja se uma boa parcela dessa irritação não é produzida por você mesmo. Procure fazer meditações matinais e ser menos crítico. A palavra que você lança à frente pode retornar com maior intensidade. É como um bumerangue.

LIBRA – Os librianos andam sérios e assustados. Bem diferentes do que realmente são. As situações imprevistas surgem e trazem preocupações. Principalmente no trabalho. Preocupe-se em ser mais você mesmo e deixe os outros pensarem o que quiserem de ti. Se quiser agradar demais aos outros, poderá ter dificuldade em firmar o que você realmente quer. Não se perca de si mesmo.

ESCORPIÃO – Não retenha demais as emoções, porque, quando elas aflorarem, vira um tsunami. Isso pode ser desgastante. Use a sensibilidade e deixe as palavras ácidas e sarcásticas para quem realmente merece. Em casa, com os teus familiares, é um momento de paz e harmonia. É o descanso do guerreiro.

SAGITÁRIO – A Lua nova de dezembro será em Sagitário e o Sol estará conjunto à ela. Muita diversão, namoro e aventuras te esperam. Mas, antes, termine o que iniciou hoje e não pule etapas. Do contrário, você terá que deixar de ir a algum show ou perder um encontro amoroso. Fertilidade em alta nas mulheres e nos homens. Momento de se divertir com responsabilidade para evitar surpresas. Cuide-se com os excessos de qualquer natureza.

CAPRICÓRNIO – Preocupe-se menos com o trabalho. Busque nele o prazer e a alegria, além da responsabilidade. O sentimento e o amor não devem ser deixados de lado em prol das obrigações laborais. Se surgir alguma viagem inesperada para longe, leve junto a pessoa amada. Quando estiver em casa, não leve os problemas do trabalho para o lar. Isso fará com que o mau humor se transforme em alegria.

AQUÁRIO – Está se sentindo fora do mundo? Tenha paciência que as coisas vão se ajeitar. A mudança tão almejada poderá surgir durante uma viagem. Mas cuide da saúde, principalmente das articulações e dos ossos. O corpo tem que estar preparado para suportar as novas atividades. Nos estudos superiores poderá haver alguma alteração inesperada no curso universitário.

PEIXES Como as ondas do mar tudo na vida vai... e vem. No balanço dessas ondas ponha os pés no chão e concretize um sonho que há tempos povoa a tua imaginação. O mundo real te chama para colocar à prova o teu talento. Chegou a hora de dissolver as barreiras interiores que impedem a realização dos sonhos que não são meros devaneios. Júpiter está dando uma grande oportunidade para as ações e atitudes que sejam elevadas espiritualmente.

*Os nativos de cada signo sentirão os efeitos das previsões conforme a disposição planetária do seu mapa natal.


Moradora do Campo Novo passa faixa da Mais Bela Comunitária

Divulgação
Ana Maria Mielniczuk Cavallet, a 
Mais Bela Comunitária, foi eleita 
representando a associação do bairro
No dia 12 de dezembro de 2013, Ana Maria Mielniczuk Cavallet, que tem 17 anos e mora no bairro Campo Novo, após um ano de reinado, passará a faixa da Mais Bela Comunitária de Porto Alegre, concurso promovido pela União das Associações de Moradores de Porto Alegre (Uampa). Além da beleza da jovem moradora da Zona Sul, contou muito para a escolha de Ana Maria seu trabalho comunitário na Associação de Moradores do Grande Campo Novo (AMGCN).

A importância da pré-escola

O mundo todo desperta para a importância da educação infantil. Até pouco tempo atrás, esse ensino era tido como de menor importância. Hoje, sabemos que a estimulação precoce das crianças contribui e muito para o seu aprendizado futuro. Desenvolve suas capacidades motoras, afetivas e de relacionamento social. O contato das crianças com os educadores transforma-se em relações de aprendizado.
Outra concepção é o desenvolvimento da autonomia, considerando, no processo de aprendizagem, que a criança tem interesses e desejos próprios e que é um ser capaz de interferir no meio em que vive. Entender a função de brincar no processo educativo é conduzir a criança, ludicamente, para suas descobertas cognitivas, afetivas, de relação interpessoal, de inserção social. A brincadeira leva a criança ao conhecimento da língua oral, escrita e da matemática.
A educação infantil tem-se revelado primordial para uma aprendizagem efetiva. Ela socializa, desenvolve habilidades, melhora o desempenho escolar futuro, propiciando à criança resultados superiores ao chegar ao ensino fundamental.
A educação infantil é o verdadeiro alicerce da aprendizagem: aquela que deixa a criança pronta para aprender.

Greice De Camillis
Escola de Educação Infantil Mundo Mágico da Alegria
Rua Cirino Prunes, 292
Ipanema – fone 3263-2094

PAC2 garante recursos para tratamento de esgoto na Zona Sul

Investimentos garantem redes coletoras de esgoto para bacias 
dos arroios Capivara e do Salso

Duas importantes obras aguardadas pela comunidade da Zona Sul foram selecionadas para financiamento do Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC2). Em outubro foi confirmado o investimento em cinco obras em Porto Alegre, entre elas as Redes coletoras de esgoto na bacia do Arroio Capivara e o Sistema de Esgotamento Sanitário Salso Restinga, que serão executadas pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) e fazem parte do Programa Integrado Socioambiental (Pisa), que tem entre os objetivos aumentar em 50% o tratamento de esgoto na capital gaúcha e recuperar a balneabilidade do Guaíba.


Redes coletoras na bacia do Arroio Capivara

A implantação de 26,07 quilômetros de redes coletoras de esgoto garantirá a coleta e o tratamento na Estação de Tratamento de Esgoto Serraria. Para contribuir para o resgate da balnealidade nas praias da região, é necessário regularizar ligações domiciliares nas redes cloacais e implantar coletores-tronco e redes coletoras. Para as obras na bacia do Arroio Capivara, que abrange áreas dos bairros Ipanema, Aberta dos Morros, Cavalhada e Vila Nova, serão necessários mais de R$ 23,22 milhões.


Sistema de Esgotamento Sanitário Salso Restinga

No total, serão implantados na bacia do Arroio do Salso (sub-bacias AS-2 e AS-7) 18,83 quilômetros de redes, que serão interligadas ao interceptor do Arroio do Salso, que levará o esgoto à Estação de Tratamento Serraria. O investimento será superior a R$ 11,74 milhões.


GT Orla realiza confraternização

O Grupo de Trabalho Orla Ipanema (GT Orla) realizou na noite de 11 de novembro um jantar de confraternização, no Radical Bar, contando com a presença de integrantes do GT e outros moradores da região, representantes da área de segurança pública e do Município, entre eles o vice-prefeito Sebastião Melo. Criado em setembro, o GT Orla é coordenado pela Secretaria Municipal de Segurança e conta com a participação de representantes dos bairros Ipanema, Espírito Santo, Guarujá e Jardim Isabel. Entre os objetivos do grupo, está prevenir a criminalidade e a violência no local, por meio de reuniões  para identificar e apontar as deficiências dos serviços prestados e propor soluções para problemas da região.

RGP6 define grupos de trabalho

Durante a noite de 18 de novembro, foram definidos grupos de trabalho que acompanharão dos estudos especiais propostos pela RGP6: Mobilidade Urbana, Parque do Morro da Tapera (Campo Novo), Estudo especial para a orla sul, Preservação da memória cultural dos bairros da região. Na reunião, além de informações sobre as demais atividades da RGP6, também foram assunto de discussão as calçadas da Região Sul, tema a ser conduzido por equipe da Câmara Temática de Infraestrutura de Serviços da Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov), coordenada pelo secretário adjunto João Pancinha.

Pôr do Sol: papelaria e bazar com qualidade e vantagens

Adília Cruz  da Silveira / O Jornalecão
Quem entra na loja Bazar e Papelaria Pôr do Sol, admira a grande variedade de produtos oferecidos aos clientes. Pode-se encontrar material de papelaria, escritório, brinquedos, bazar e decoração, todos com excelente qualidade e muito bom gosto. A empresa, que está localizada na Avenida Juca Batista, 2246, há sete anos e é referência para os vizinhos moradores da região, é dirigida pela gerente Eclair de Costa, que vem de uma família de tradicional tino comercial e é experiente no ramo, pois desde menina observava e acompanhava o trabalho dos pais.
O Bazar e Papelaria Pôr do Sol é associado ao Clube de Vantagens Zona Sul e oferece 7% de desconto nas compras dos clientes que apresentarem cupons do Clube, adquiridos nas outras lojas associadas, ou este exemplar de O Jornalecão (que também vale como cupom). Além disso, a loja está preparada para receber os clientes que desejam decorar a casa para o Natal que se aproxima, oferecendo produtos decorativos de encher os olhos, e oferece uma promoção natalina especial: nas compras a partir de R$ 50,00 o cliente ganha um brinde especial.
Os papais e mamães previdentes, que já estão pensando no material escolar de seus filhos para o próximo ano, já podem passar na seção de papelaria para conferir as novidades. Para isso, não é preciso ir longe para encontrar o que precisa: visite o Bazar e Papelaria Pôr do Sol ou informe-se pelo fone 3246.0963 ou pelo e-mail eclair.pordosol@gmail.com.

“Futebol de botão: uma paixão nacional” será relançado em dezembro

Marcelo Soares Minuzzi, coordenador da Liga Ipanema de Botão (FIB), lançará em dezembro a segunda edição da obra “Futebol de botão: uma paixão nacional”, que traz informações sobre a história do botão, cuidados especiais e tipos de botões e regras (com uma tabela com as 15 mais praticadas no Brasil), histórias curiosas, dicas para fabricação de botões, intercâmbio de ligas, entre outras - além de um resumo da regra Toque-Toque, criada por Fred Mello em 1945. Mais informações: marcelominuzzi@hotmail.com e 8430-2182.

Maria Antônia, referência em artesanato de tecidos e linhas

Adília Cruz da Silveira / O Jornalecão
Bonecos da Sagrada Família. Novidade na 
Maria Antônia Patchwork e Bonecos
Completando 2 anos de atuação na Zona Sul em novembro, a loja Maria Antônia - Patchwork e Bonecos já é ponto de referência e de encontro entre as pessoas que gostam de artesanato de tecidos e linhas. O atendimento personalizado e amigo, realizado pela proprietária, Sonyara Thiele, e por sua mãe, Sônia Porto, é fator de destaque na loja, que oferece variado estoque de tecidos, lãs, linhas e aviamentos, além de produtos confeccionados com estes materiais. No local, podemos encontrar bonecos, panôs, toalhas, peças de vestuários customizadas (e muito mais), que podem ser oferecidos como presentes para aqueles que amamos neste Natal que se aproxima ou em qualquer outra data especial durante o ano.
Trabalhar com artesanato é uma terapia, pois acalma, distrai dos problemas do dia a dia, além de proporcionar o prazer de produzir algo criativo e bonito com as próprias mãos. Vivenciar momentos agradáveis entre colegas que têm objetivos em comum, como a confecção de um boneco, por exemplo, também é outro fator que conduz ao bem-estar. Por este motivo, a loja oferece cursos durante o ano todo, como patchwork, bonecos, bordados, cartonagem, tricô, crochê, corte e costura, etc. No momento, estão sendo oferecidos os cursos de Patchwork, com a professora Laura Moni; Corte e Costura - que é novidade na loja - e Confecção de Bonecos (em especial, os personagens da Sagrada Família para decoração natalina), com a professora Salete Borba. Informe-se!
Durante as férias de verão que se aproximam, a loja Maria Antônia - Artesanato e Patchwork estará de portas abertas, esperando quem ficar em Porto Alegre e desejar passar momentos agradáveis e criativos com as oficinas de Patchwork e Bonecos.
Informações: Av. Juca Batista, 1732 loja 3, fone 3273-0308 e www.mariantonia.com.br. 

Guarujá elege Conselho Local de Saúde

No dia 9 de outubro, a comunidade dos bairros Guarujá, Espírito Santo e Serraria, que utilizam a Unidade Básica de Saúde Guarujá, reelegeram José Paulo Barros e Ivan Kley como coordenadores do Conselho local de Saúde. Também foram eleitos: Sejanes Rosa, João Carlos Rosa, Vilmar da Rosa Romero, Letícia de Cássia Steiger, Michela Lopes Peres e Aline Vieira. A coordenadora do Conselho Distrital de Saúde da Zona Sul/Centro Sul, Jussara Giudice, foi a responsável por comandar os trabalhos da Comissão Eleitoral. O Conselho Local de Saúde é a instância de controle social descentralizada do Conselho Distrital e do Conselho Municipal de Saúde de Porto Alegre e constitui-se em um espaço de discussão dos serviços de saúde prestados.

Avenida Coronel Massot recebe capeamento asfáltico

Teve início no dia 13 de novembro o capeamento asfáltico de parte da Avenida Coronel Massot, totalizando cerca de mil metros no trecho entre a Avenida Cavalhada e a Rua Camaquã. A previsão da Divisão de Conservação de Vias Urbanas (DCVU) da Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov) é de que os trabalhos sejam finalizados duas semanas após o início. No local, serão aplicadas 1.350 toneladas de asfalto.
Nesta segunda etapa do Programa de Capeamento Asfáltico, que tem investimento previsto de R$ 13 milhões, serão realizadas obras em 15 vias da cidade, até o final do ano. Na Zona Sul, além da Coronel Massot, constam na lista: Avenida Oswaldo Gonçalves Cruz (entre Guaíba e Tramandaí), Travessa Escobar (entre Otto Niemeyer e Dr. Barcelos) e Rua Dona Zulmira (entre Laguna e Xavier da Cunha).

Torneio de futebol de botão transferido para 24 de novembro

O 14º Campeonato Brasileiro-FIB, torneio de botão que utiliza a regra toque-toque (preferida pelos participantes) e é promovido pela Federação Ipanema de Botão (FIB), teve sua realização transferida para 24 de novembro, domingo. Informações sobre a FIB e como participar dos torneios da liga: marcelominuzzi@hotmail.com e 8430-2182.

Papai Noel dos Correios terá início no dia 28

No Rio Grande do Sul, a campanha Papai Noel dos Correios terá início no dia 28 de novembro, com objetivo de atender, sempre que possível, aos pedidos de crianças que se encontram em vulnerabilidade social e pedem um presente de Natal ao Bom Velhinho, além de responder as cartas recebidas. A campanha é realizada há 20 anos e, desde 2010, passou a contemplar também as cartas de crianças de escolas, abrigos, núcleos socioeducativos e creches. No ano passado, de 87.630 cartas recebidas de crianças gaúchas, 31.685 foram selecionadas pelos ajudantes do Papai Noel para adoção e 20.364 presentes foram entregues - ou seja, a solidariedade precisa aumentar ainda mais para atender para realizar seus sonhos.
Podem participar da promoção meninos e meninas de até 10 anos que residam em localidades de vulnerabilidade social. São aceitas as correspondências enviadas por meninos e meninas de até 10 anos que residam em localidades de vulnerabilidade social. Além do nome completo da criança, a carta deve conter o CEP correto, que pode ser pesquisado em www.correios.com.br ou conferido nas agências dos Correios.
  
Como colaborar com o Papai Noel dos Correios

Quem deseja fazer a alegria de uma ou mais crianças tem duas opções: se inscrever para ser Papai Noel e/ou escolher uma ou mais cartinhas, na Casa do Papel ou em outras unidades dos Correios, e entregar o(s) presente(s) dentro do prazo da campanha. Mais informações em http://blog.correios.com.br/papainoeldoscorreios/.

Associação do bairro Ipanema comemora 30º aniversário

Criada em 1983 para trabalhar em benefício dos moradores e atender às suas necessidades, a Associação dos Moradores do Bairro Ipanema (AMBI) comemora 30 anos com jantar no Restaurante Rio Carreiro, na Avenida Coronel Marcos, 2488. O evento está marcado para 28 de novembro e é aberto à comunidade. O presidente Jorge Paz Estácio informa que, além de festejar e relembrar as conquistas da entidade, a festividade tem outros dois objetivos: organizar a eleição da próxima Diretoria Executiva e incentivar os empresários do bairro para que também criem uma associação.  

Zona Rural pode ser novamente oficializada

O atual Plano Diretor de Porto Alegre, de 1999, tirou do mapa da cidade a Zona Rural (em seu lugar criou-se a Cidade Rururbana), mas esta nunca deixou de existir na prática e os produtores rurais defendem sua oficialização, afinal, são 17 mil hectares da capital destinados à produção agropecuária, com cerca de 1.200 pessoas envolvidas no processo. Este e outros assuntos foram temas da VIII Conferência Municipal de Agricultura e Abastecimento, realizada no dia 29 de outubro, na Igreja São José Operário, com o tema Zona Rural - Reconhecimento, Manutenção, Legalização e Gestão. Também na pauta de discussões, a conservação de bens paisagísticos e ambientais, o incentivo à produção primária e a simplificação do processo de licenciamento de agroindústrias a atividades agropecuárias, que se tornou mais difícil com o fim da Zona Rural. Atualmente, cerca de 700 produtores estão impedidos de fazer o licenciamento por uma resolução federal que não permite as atividades agrícolas em áreas urbanas. A programação contou com palestra sobre agroindústria familiar, debate sobre cinco eixos relativos ao tema da conferência (econômico, social, ambiental, cultural e marco legal), apresentação das propostas e elaboração de um documento encaminhado para Executivo, Legislativo e sociedade, eleição de representantes de entidades organizadas e da comunidade para o Conselho Municipal de Agricultura e Abastecimento (CMAA), presidido pelo titular da Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic), secretário Humberto Goulart. 
O evento foi promovido pela Smic com apoio da Associação dos Pescadores e Piscicultores da Zona Sul (APPSUL).


Abaixo-assinado na internet reivindica restabelecimento da Zona Rural


Quem quiser participar desta mobilização tem como uma das opções participar do abaixo-assinado do site Petição Pública, no link http://peticaopublica.com.br/?pi=SIMZNRUR, que reivindica o restabelecimento da Zona Rural, com a fixação de um limite territorial claro para o crescimento urbano, de forma a favorecer a preservação da flora e fauna nativas, promover a agricultura familiar e agroecológica que preservam a paisagem e o modo de vida tipicamente rural e gaúcho e buscam a sustentabilidade econômica, ambiental, cultural e social também por meio do ecoturismo rural.

Prefeitura na Comunidade virá às regiões Extremo Sul e Restinga nas próximas semanas

As próximas duas edições do Prefeitura na Comunidade já tem datas marcadas e acontecerão na Zona Sul. No dia 30 de novembro, a comitiva formada pelo prefeito, vice-prefeito, secretário, diretores de departamentos e outros servidores municipais estará na região Extremo-Sul, que abrange os bairros Belém Novo, Chapéu do Sol, Lageado, Lami e Ponta Grossa. No dia 14 de dezembro, será a vez da comunidade da região Restinga receber os representantes do Município. A programação ainda não foi anunciada.

Festa do Pêssego prossegue neste feriado

Joel Vargas/PMPA
Iniciada no final de semana passado no Centro de Eventos Vereador Ervino Besson (Avenida João Salomoni, 1340), no bairro Vila Nova, a 27ª Festa do Pêssego de Porto Alegre prossegue nesta sexta, 15 de novembro, Feriado da Proclamação da República. O evento terá continuidade nos dois próximos finais de semana, dias 16, 17, 23 e 24 de novembro, sempre das 9h às 20h.
Além das variedades de pêssego, outras frutas, como morango, e flores estão à venda. Os visitantes também podem conferir um espaço da agroindústria familiar, com produtos ecológicos de origem vegetal, bancas de artesanato, indústria e comércio, entre outros produtos.

Restinga realiza sua 39ª Semana

De sexta (dia 15) até 24 de novembro, os moradores da Restinga festejam seu bairro com uma série de atividades na Esplanada da Restinga e em outros espaços. A Semana da Restinga, que acontece desde 1975 e integra o calendário oficial de Porto Alegre, conta com a participação da comunidade e de apoiadores para realizar exposição de artesanato, oferta de produtos alimentícios caseiros, oficinas de saúde, medição de pressão arterial, apresentações artísticas, torneios esportivos, curso de dança de fandango, mostra de cinema, palestras sobre fotografia, oficinas de informática, confecção de cartão SUS no local, etc. O evento conta com a parceria da TV Restinga, que fará cobertura de algumas atividades.

Campo do Jardim Urubatã é entregue recuperado

Durante o Prefeitura na Comunidade, os moradores do Jardim Urubatã receberam oficialmente o campo da Praça Dinah Neri Pereira, que foi recuperado pela SME com redes novas, goleiras pintadas e marcações renovadas. Já a Smam ficou com a pintura de bancos e troca de telas. Outras melhorias também foram realizadas, como a instalação de três paradas de ônibus seguras no entorno, pela EPTC. Telmo Espíndola e Leandro Dias Soares foram escolhidos como "prefeito" e "vice" da praça e vão ajudar a cuidar e regular o local junto com seus vizinhos. Uma partida amistosa entre Arsenal e Vila Nova também fez parte da programação.

Brinquedos divertiram a garotada da comunidade Nossa Senhora Aparecida

As crianças eram as mais animadas com os brinquedos instalados na nova área de lazer por Smam e SME na comunidade Nossa Senhora Aparecida e entregues durante a visita dos representantes do Município, dia 9/11, durante o Prefeitura na Comunidade realizado na região Sul do Orçamento Participativo (OP), mas os adultos também estavam satisfeitos, pois foram instaladas novas luminárias, realizados consertos nas redes de saneamento e limpeza de bocas de lobo. Também será realizada implantação de aproximadamente 30 metros de redes pluviais, após a pavimentação asfáltica a ser executada pela Smov. Francine Lopes de Oliveira foi nomeada "prefeita" da comunidade e Gloria Teresa, "vice".

Recuperação do calçadão de Ipanema entre as melhorias entregues

                                                            Gustavo Cruz / O Jornalecão
O vice-prefeito Sebastião Melo diplomou a “prefeita” e a “vice-prefeita” da orla 
e vestiu a camisa do movimento Ipanema: Eu Moro, Eu Cuido.

Durante o Prefeitura na Comunidade realizado na região Sul no sábado, foram entregues oficialmente aos moradores as melhorias na orla de Ipanema, com a reforma de 367 metros do calçadão e a pintura da ciclovia, além da assinatura do pacto Eu Curto, Eu Cuido e da possa da “prefeita” da orla de Ipanema, Waneza Vieira, e da “vice-prefeita”, Saionara Krug, ambas integrantes do movimento Ipanema: Eu Moro, Eu Cuido, que nos últimos meses tem conquistado muitas melhorias para o bairro. Entre outras atividades, a cerimônia contou com apresentação de Caio Martinez e banda.
Na ocasião, também foram feitos anúncios de futuras obras importantes para a comunidade. O diretor-geral do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), Flávio Presser, anunciou que, no dia anterior, “ficou acertado que vamos receber financiamento da Caixa de R$ 26 milhões para executar 30 quilômetros de redes, tanto coletoras quanto do interceptor do Arroio Espírito Santo”. O diretor-geral do Dmae pediu a participação, a fiscalização e o controle da comunidade para executar, nos próximos dois anos, estas obras, que objetivam a recuperação da balneabilidade da praia de Ipanema.
Já o secretário de Obras, Mauro Zacher, anunciou que já está definida em processo licitatório, a empresa responsável pela instalação de uma iluminação mais moderna. O investimento será de, aproximadamente, R$ 520 mil e “vai favorecer aqueles de correm, andam de bicicleta, caminham pelo passeio, mas também aqueles que fazem a prática esportiva aqui na orla, e também os esportes aquáticos”. A melhoria atende a reivindicações da comunidade, por meio do movimento Ipanema: Eu Moro, Eu Cuido. 

Prefeito do Parque Guarujá inicia "mandato" apresentando reivindicações

Gustavo Cruz / O Jornalecão
Representantes do Município e da comunidade participaram
de entrega de melhorias no Parque Guarujá
O primeiro ato de Ivan Kley, após receber o diploma de "prefeito" do Parque Guarujá - Zeno Simon das mãos do prefeito da capital gaúcha, José Fortunati, foi entregar a ele uma série de reivindicações da comunidade em benefício do bairro. Além dele, foi "nomeado" também o "vice-prefeito" do parque, José Paulo Barros. Os dois representantes escolhidos são integrantes da Acomazs - Associação Comunitária dos Moradores e Amigos da Zona Sul de Porto Alegre e, juntamente com outros voluntários, terão a missão de ajudar a preservar o espaço, fiscalizar e trabalhar com a conscientização dos demais moradores. A cerimônia, que incluiu a assinatura do pacto Eu Curto, Eu Cuido (fortalecendo a parceria com a comunidade), fez parte da entrega de obras e serviços realizada na Região Sul pela Prefeitura na Comunidade, no dia 9 de novembro. No Parque Guarujá foram realizadas revitalização, poda de árvores, corte de grama, recuperação de brinquedos e quiosques e conservação da iluminação.
As reivindicações entregues ao Município na ocasião foram definidas, no dia 6 de novembro, em reunião realizada por moradores dos bairros Guarujá, Espírito Santo e Ipanema, na sala de chá Julieta Abbud do salão paroquial da Igreja Santa Rita de Cássia. São elas: colocação de moirões a fim de impossibilitar a entrada de veículos no parque, que danificam a calçada; limpeza constante da orla com levantamento de copas, para possibilitar a visualização do Guaíba; colocação de bancos próximos à praia; intensificação da iluminação pública; aparelhos de ginástica; mais participação da Guarda Municipal na orla do bairro Guarujá; limpeza dos valões do parque.

Moradores comemoram recuperação da Praça Apiacá

Gustavo Cruz / O Jornalecão
Entrega da Praça Apiacá revitalizada fez parte
do Prefeitura na Comunidade
Uma das praças entregues revitalizadas a comunidade durante o Prefeitura na Comunidade (dia 9/11) foi a Praça Apiacá, no bairro Espírito Santo, junto à Avenida da Serraria. Os moradores do entorno compareceram à cerimônia de assinatura do pacto Eu Curto, Eu Cuido (ato de corresponsabilidade que inclui a comunidade, o poder público e delegados e conselheiros do Orçamento Participativo e para a “posse” dos representantes da região nos cuidados e na fiscalização da praça, a “prefeita” Margarete Sperotto e a “vice-prefeita” Lícia Ramos dos Santos. O objetivo é contar mais ainda com o apoio da comunidade, o que não é novidade. Há anos atrás, na gestão do ex-prefeito Fogaça, quando Maurício Dziedricki era secretário da Smov, já havia sido formato um “pacto” com os moradores, que desejavam a recuperar, iluminar a praça e pavimentar a rua lateral (a última a ser pavimentada no bairro) e se tornaram parceiros do poder público. Desta vez, eles comemoraram a revitalização da praça, especialmente na quadra poliesportiva, que teve as tabelas recuperadas, as goleiras pintadas e as telas de proteção substituídas.

Revitalização do Parque Ipanema é comemorada

Gustavo Cruz / Jornalecão
"Prefeito" e "vice" do parque mostram à comunidade
o diploma recebido de Fortunati
O Parque Ipanema, localizado na Avenida da Cavalhada, foi vítima de abandono e depredação nos últimos anos, mas foi revitalizado e entregue á comunidade durante a realização do Prefeitura na Comunidade. Além de drenagem e limpeza das quadras, foram realizados serviços como conserto de telas de proteção, substituição da iluminação, revitalização de brinquedos e instalação de um portão de entrada, totalizando R$ 20 mil em investimentos. Também estão previstas rondas promovidas pela Secretaria de Segurança. Além da assinatura do pacto Eu Curto, Eu Cuido, o professor João Henrique Rodrigues, que realiza trabalho social com as crianças no parque, recebeu o diploma de “prefeito”, enquanto Celso Echeli, patrão do CTG Descendência Farrapa (sediado no parque), assume como “vice”. Ambos serão os principais responsáveis pelo por fiscalizar, conscientizar pela preservação e mobilizar a comunidade para conservar as melhorias do espaço.

Ipanema: Eu Moro, Eu Cuido realiza ações paralelas ao DMLU no Bairro

Durante o domingo passado, dia 10, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) esteve no bairro Ipanema, com seu gabinete itinerante, para dar satisfações diretamente à população e atender demandas de serviço, queixas e reclamações ou informar e prestar esclarecimentos. Entre as ações, destaque também para a importância de descartar o lixo seco, reciclável, separadamente do lixo comum, orgânico, com o ônibus itinerante de educação ambiental.

Gustavo Cruz/O Jornalecão
Ipanema: Eu Moro, Eu Cuido coletou assinaturas para 
criação de Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) na região
Enquanto a equipe que participou de mais uma edição do DMLU no Bairro atendia a comunidade, o movimento Ipanema: Eu Moro, Eu Cuido, parceiro no evento, também realizou ações de sensibilização junto aos frequentadores do calçadão. Durante a manhã e a tarde, o grupo coletou assinaturas para um documento que solicita a instalação de uma Unidade de Pronto-Atendimento - UPA para a região (a primeira parte do abaixo-assinado já foi encaminhada à bancada gaúcha de deputados federais em Brasília). A coleta de assinaturas segue nos seguintes locais da região: Agafarma da Avenida Tramandaí, FMA Groff, Igreja Nossa Senhora Aparecida, Ipanemão Loterias, Lavagem 315, Pé de Apoio, Posto BR da Juca Batista, Padaria Pão e Gula, Unidade de Saúde Guarujá, Unidade de Saúde Ipanema e Zaffari Ipanema. Para saber mais, acesse www.facebook.com/ipanemaeumoroeucuido.

Gustavo Cruz/O Jornalecão
Pessoal do CPCA esteve no
evento instalando as “bituqueiras” no calçadão
No início das atividades, os integrantes somaram-se a voluntários e integrantes do DMLU, entre eles o diretor-geral André Carús, para coletar pontas de cigarro (bitucas) jogadas indevidamente na orla. A ação de conscientização teve prosseguimento à tarde, quando o educador social Bruno Arambo e outros participantes do CPCA (Centro de Proteção da Criança e do Adolescente), da Lomba do Pinheiro, vieram para Ipanema para produzir e instalar nos postes do calçadão "bituqueiras" com garrafas PET e latas, a fim de conscientizar as pessoas para não descartarem as pontas de cigarro no chão. As "bituqueiras", que contam ainda com frases como "sensibilize seu coração, não jogue a bituca no chão!", já são bem conhecidas na Lomba e o grupo pretende difundi-las, com apoio da comunidade, em outros bairros, visando à preservação. Mais informações: 9676-8668, 3319-1001 e bbamaradona@hotmail.com