Digite o ASSUNTO e nós encontramos para você

Atrações Porto Verão Alegre

Até 16 de fevereiro, o Porto Verão Alegre está trazendo uma intensa programação aos palcos da capital, com mais de 80 espetáculos de teatro adulto e infantil, música, dança e mágica, além dos eventos paralelos voltados a literatura, artes plásticas, cinema, debates de filosofia e psicanálise e vídeo. A programação está disponibilizada no site www.portoveraoalegre.com.br.

Estação do bairro Serraria deve começar a tratar esgoto em março

Após meses de divergência em relação ao comprimento do emissário da Estação de Tratamento de Esgoto Serraria (ETE Serraria), que deverá tratar 50% do esgoto de Porto Alegre, o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) e a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) finalmente chegaram a um acordo, em 20 de dezembro, com a assinatura de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). A expectativa é de que a estação comece a operar até março, mas de forma gradual, pois o Dmae prevê que a capacidade máxima seja atingida em uma ano. As vazões de esgoto tratado serão progressivas, começando com 530 litros por segundo, e não deverão ultrapassar 2,5 mil litros por segundo.
Além da instalação de equipamentos de monitoramento para acompanhar o início da operação, também está prevista a contratação de uma equipe de especialistas que analisará relatórios de monitoramento e, a partir dos resultados obtidos pelo modelo de dispersão, se manifestará quanto à necessidade ou não do prolongamento do emissário final, ao longo do processo de pré-operação, pois, pelo acordo, em caso de ser constatada necessidade, o emissário deverá ser ampliado em até 18 meses pelo Dmae.
A autorização para operação da ETE Serraria dependia de autorização da Fepam, que não concordava com a redução do emissário que levará o esgoto tratado para o Guaíba. A Fepam exigia que ele se estendesse por 2,6 km Guaíba adentro, conforme projeto original, mas a proposta do Dmae era de lançá-lo a 1,6 km da margem, sob alegação de que R$ 40 milhões seriam economizados dos cofres públicos, além de não trazer riscos de contaminação e apresentar resultados praticamente idênticos, mesmo com a redução de mil metros. Após a realização de novos estudos solicitados pela Fepam e que confirmaram a posição do Dmae, a necessidade de despoluir o principal manancial de água da cidade e de preservar os investimentos realizados levou os órgãos a entrarem em acordo.

Assessoria Contábil

Com ética e profissionalismo, buscamos auxiliar os gestores de empresas nas tomadas de decisões que são enfrentadas diariamente, além de passar segurança quanto às obrigações que as empresas têm junto ao Fisco.
Venha conversar conosco e fechar uma parceria em busca dos resultados e crescimento profissional.

Não deixe pra última hora: prepare-se para o Impostos de Renda 2014. Consulte-nos.
Ávila & Rocha - 3351-6708 / 9731-8804 - avilaerocha@gmail.com

Moradores em situação de risco aguardam solução

59 famílias da comunidade Beco do Adelar vivem com medo de desabamentos

São 18 anos à espera de uma nova casa e sob ameaça de desabamento no Buraco Quente, uma das áreas de risco no Beco do Adelar, na Aberta dos Morros. Somando-se a outros moradores na mesma situação, são 59 famílias nesta comunidade. Assim como em outros locais da Zona Sul de Porto Alegre, apesar do fato de conviverem com o perigo eminente de uma tragédia, o tempo de aguardar pela nova moradia é longo. 
Atualmente, o Beco do Adelar é área integrante do Programa de Regularização Urbanística Fundiária do Departamento Municipal de Habitação (Demhab) e algumas famílias estão sendo atendidas pelo aluguel social, enquanto outras “aguardam a construção de um novo empreendimento na Avenida Edgar Pires de Castro, para possível transferência de moradia” (conforme informou o Demhab). Além disso, 20 famílias já foram reassentadas anteriormente no Loteamento Chapéu do Sol por residirem em áreas de risco ou leito viário. Segundo o órgão, atendendo a novas demandas do Orçamento Participativo para urbanização e dando continuidade ao processo de regularização, iniciou-se o Estudo de Viabilidade Urbanística (EVU) da área e avaliação técnica da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) quanto às áreas de risco.

                                                                                         Jean Pierre Corseuil / O Jornalecão
Nilson Gomes mostra uma pedra que rolou e parou muito da porta de
 uma das famílias do Buraco Quente - tragédia evitada por alguns metros


Casas do Buraco Quente ocupam área de antiga pedreira

No caso do Buraco Quente, área de uma antiga pedreira abandonada após o fim da extração de pedras, as casas foram construídas de forma desordenada “e em alguns locais impróprios à moradia temos áreas de risco geológico, geotécnico e hidrológico”, conforme informa relatório do Programa de Áreas de Risco da Smam, de 11 de novembro de 2013, no qual estão incluídos casos de “desmoronamento de solo, rolagem e queda de blocos de rocha” ocorridos no local em 2002, 2007 e 2011, quando os moradores correram alto risco de serem atingidos. O programa é executado pela Smam, em parceria com a Defesa Civil e o Demhab, e identifica de áreas suscetíveis a riscos hidrológicos e geológicos, analisando áreas e atestando ou não que a mesma apresenta risco e auxiliando as equipes da Defesa Civil.


Muitas famílias não aceitam o Aluguel Social para deixar suas casas

Se a “sorte” poupou, até o momento, a vida dos moradores do local, o mesmo não pode se dizer de algumas casas (mas o período de chuvas previstas para o verão está deixando as famílias em alerta). Entre as moradias atingidas, algumas chegaram a ser demolidas ou foram abandonadas por famílias que nelas residiam (outras continuam no local). Enquanto o Departamento Municipal de Habitação (Demhab) não soluciona a situação das famílias, estas e outras famílias em áreas de risco aguardam a mudança de endereço por meio do programa de moradia popular e o Demhab oferece o benefício do Aluguel Social. Mas apenas parte das famílias aceita receber o valor do aluguel enquanto as novas casas não ficam prontas. O receio é de ficar sem moradia, uma espera que chega a durar anos sem uma solução positiva, o que pode ser comprovado durante entrevistas com alguns moradores do Buraco Quente. E a razão são fatos acontecidos no próprio local, pois algumas casas foram atingidas por desabamento de pedras e, apesar de terem sido demolidas, famílias que nelas residiam ainda aguardam solução para seus casos.
Um deles, o de Nilson Rogério Gomes, se arrasta desde 2002, totalizando mais de 11 anos aguardando que o Município lhe entregue a casa prometida quando a sua foi demolida, após ser condenada depois de atingida por pedras. A família chegou a ser beneficiada com o Aluguel Social por cinco meses, em 2010, mas o benefício não foi renovado. Depois disso, Nilson e a família tiveram que se mudar para a casa da mãe dele, onde aguardariam a mudança de endereço. Como a espera se prolongou, eles se mudaram e hoje pagam aluguel, sem saber quando terão sua situação solucionada.


Promessa de nova casa foi “esquecida”

Em 2009, a Associação dos Moradores do Beco do Adelar, por meio de seu então presidente Cézar Ramos, chegou a emitir uma declaração em apoio a Nilson, destacando que, em 2002, após a demolição da casa, “houve o comprometimento do Poder Público Municipal em realocar Sr. Nilson e sua família em uma casa do Demhab. (...) Mesmo que a parte interessada tenha perambulado por várias repartições do Demhab e da Smam, a situação ainda não foi resolvida”. Desde então, como bem destaca sua associação de moradores, Nilson vem peregrinando por órgãos municipai, mas também já pediu ajuda no Ministério Público e em esferas dos governos estadual e federal, sem sucesso. Ao contrário, de acordo com a área técnica do Demhab, em agosto de 2012, foi proferida sentença judicial, em que foi julgado improcedente o pedido do autor, sobre a concessão de uma nova moradia para ele e sua família: “Além de não ter sido demonstrada a negativa de inscrição, também não resta comprovado nos autos que o demandante preenche os requisitos para a inclusão em tais programas. Julgo improcedente”, declarou o juiz do caso.


Morador lembra antigo projeto, mas Buraco Quente não foi incluído

Além da tristeza por não receber a moradia prometida pelo Município há mais de 11 anos atrás, Nilson se emociona ao comentar que este drama que ele e outros vizinhos estão vivendo poderia ter sido evitado, pois lembra que há cerca de 30 anos foi apresentado aos moradores projeto para recuperar a área e reassentar as famílias muito antes de sua casa ser condenada. “Foi feito um projeto de engenheiros, geólogos, com plantas que constam na Smov (Secretaria Municipal de Obras e Viação), mostrando como iam ser as estruturas, e informaram que todos os que moram há anos neste local iriam ser retirados para fazer as casas e, depois, voltariam”, destacou Nilson.
No entanto, a arquiteta Synthia Borges, da Secretaria Municipal de Urbanismo (Smurb), explicou que a área do Buraco Quente não foi incluída neste projeto por ser área de risco: "A Vila Beco do Adelar era integrante do Programa de Regularização Fundiária. Na época, o projeto de regularização fundiária da vila não incluiu as famílias que estavam localizadas no chamado ‘Buraco Quente’, por se tratar de área de risco. Estas famílias deveriam ser reassentadas em outro local, porém, como não havia verba destinada para isso, nada foi feito".

Recursos do PAC garantidos para saneamento básico e pavimentação na Ponta Grossa

As obras que integram saneamento e pavimentação do Túnel Verde, no bairro Ponta Grossa, estão garantidas. No dia 17 de janeiro, as secretarias municipais de Gestão (SMGAE) e de Obras e Viação (Smov) entregaram os documentos necessários à liberação de recursos para obras contempladas pelo PAC II para a Caixa Econômica Federal. Devido à proximidade do Arroio do Salso, que causa alagamentos no local onde vivem mais de 3 mil pessoas, existe a necessidade de implantação de macrodrenagem, diques e casas de bombas. Também foram contempladas pavimentação, drenagem superficial com guias e sarjetas, rede coletora de águas pluviais, sinalização viária e obras complementares, como o recapeamento. Serão investidos cerca de R$ 14,9 milhões, incluindo a pavimentação de 4 quilômetros de vias como a Estrada Retiro da Ponta Grossa.

Ensaio de espetáculo nesta quarta no Centro Cultural Zona Sul

Às 21h do dia 22 de janeiro, quarta-feira, uma atividade diferente ocupa o espaço do Centro Cultural Zona Sul (Rua Landel de Moura, 430 - no antigo Fórum da Tristeza): o ensaio, aberto ao público, do espetáculo de sombras Leviatã, o Processo, apresentado durante a Bienal do Mercosul, em 2013. A iniciativa faz parte do projeto do Centro Comunitário de Desenvolvimento da Tristeza, Pedra Redonda, Vilas Conceição e Assunção (CCD) de transformar o local em um espaço cultural.

Leviatã, o Processo (Ficha técnica)

Direção: Maíra Coelho
Roteiro e dramaturgia: Daniel Galera
Arte: Magda Gebhardt
Manipulação: Tomas Edson Silveira e Patricia Preiss
Direção musical: Marcelo Birck
Iluminação: Carol Zimmer
Produção: Gabriela Silva

Smam realiza educação ambiental na orla

Nos dias 22 e 26 de janeiro, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam), em conjunto com o Instituto Visão Social e a Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer (SME), realiza na Zona Sul de Porto Alegre duas atividades de educação ambiental visando sensibilizar a comunidade em relação às questões ambientais e sociais. Nesta quarta, dia 22, na Avenida Diário de Notícias, 300, em frente ao píer do Barra Shopping Sul, no Cristal, acontece a segunda edição da Ação Sócio Ambiental do Instituto Visão Social, a partir das 16h30 até aproximadamente 20h, com mutirão de limpeza, instalação de coletores de resíduos e placa educativa, além da realização de um piquenique e presença do poder público, de ONGs e da iniciativa privada. Na ocasião, a Smam distribuirá materiais informativos para divulgar as ações de educação ambiental que desenvolve.
Já no dia 26, domingo, a Smam, por meio do Centro de Educação e Informação Ambiental (Ceia), apresentará, às 15h, no Calçadão do Lami, o Teatro de Bonecos “A Incrível Descoberta da Natureza”, com duração de 25 minutos, integrando o Projeto Verão Esportivo e Recreativo Lami 2014. Em fevereiro, no dia 23, outra apresentação está agendada para acontecer em Belém Novo. Em caso de chuva, o espetáculo será cancelado.

Prefeitura oferece bolsas para nível superior

Por meio do Unipoa, a Prefeitura Municipal de Porto Alegre abre inscrições de 20 a 24 de janeiro para concessão de bolsas de estudo parciais e integrais, em nível superior. Quem deseja concorrer precisa ser brasileiro, residente na capital gaúcha, com renda familiar mensal per capita de até três salários mínimos (para bolsas parciais) e de até 1,5 salário mínimo (para bolsas integrais), além de ter Ensino Médio completo e não possuir diploma de curso superior. Para o processo, são válidas as notas do Enem válidas de 2011, 2012 e  2013. 
As bolsas ofertadas são para cursos que possuem vagas em disponibilidade nas instituições abaixo. Informações pelo site ou telefone da instituição de ensino superior escolhida.

Fadergs:   (51) 3251-1111 - www.fadergs.edu.br
UniRitter: (51) 3230-3333 www.uniritter.edu.br
Unifin: (51) 3014-1800 - www.unifin.com.br
Ibgen: (51) 3332-0202 - www.ibegen.com.br
Ftec: (51) 3226-7776 www.ftec.com.br
Facentro: (51) 3084-6700 - www.faccentro.com.br


Fórum Social Temático reunirá milhares de pessoas até domingo

Começa nesta terça e se estende até domingo o Fórum Social Temático, que será realizado em Porto Alegre e Canoas e terá como tema Crise Capitalista, Democracia, Justiça Social e Ambiental. As atividades ocorrerão em diversos espaços cedidos por órgãos públicos, organizações e movimentos sociais. Entre as atividades, estão previstos o Fórum Mundial de Educação (de 21 a 23 de janeiro), Mesas de Diálogo de Convergência sobre Democracia e a Marcha de Abertura, na quinta-feira, às 15h, com concentração no Largo Glênio Peres, no Centro da capital.
O Fórum Social Temático é um evento organizado por organizações e movimentos sociais ligados ao processo do Fórum Social Mundial e se propõe a ser um espaço de debates, articulação, proposição e luta, denunciando todo tipo de exploração e discriminação na defesa de outro mundo possível.Além da formulação de propostas, está entre os objetivos o aprofundamento das reflexões e debates sobre novas formas de construção e exercício do poder popular. Mais informações, inscrições e programação do evento no site www.forumsocialportoalegre.org.br.

Abertas inscrições para cursos gratuitos para eletricistas

A Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego informa que ainda estão abertas as inscrições para os cursos gratuitos de Eletricidade oferecidos pelo Sine para interessados em qualificação profissional na Norma Regulamentadora 10 (NR-10), que define que só podem exercer atividade nesta área os profissionais que comprovem a qualificação profissional em Eletricidade, legalmente habilitados e com registro no conselho de classe competente.
Garantir a segurança e saúde dos trabalhadores e profissionais liberais que exercem atividade com eletricidade, de acordo com a NR emitida pelo Ministério do Trabalho e Emprego, é o objetivo do curso, que é direcionado a profissionais da área maiores de 18 anos e que tenham cursado, no mínimo, a 5ª série do Ensino Fundamental. Com duração de 40 horas-aula, a qualificação será realizada pela Cooperativa Interdisciplinar dos Profissionais da Área Social Ltda (Coopas-RS), na Rua Pinto Bandeira, 357,conjunto 67, bairro Centro.
Os interessados podem optar pelas turmas da manhã, tarde, noite ou somente aos sábados e as inscrições devem ser realizadas na sede do Sine Municipal, na Avenida Sepúlveda esquina com Avenida Mauá, no Centro Histórico, das 8h às 17h.

Calor e chuva aumentam alerta contra dengue

O aumento das temperaturas e a chegada do período de chuvas e as altas temperaturas estão exigindo maior cuidado na prevenção à dengue no verão, por isso, a Secretaria Estadual de Saúde (SES), através do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), recomenda algumas medidas que evitam a proliferação do transmissor da doença, o Aedes aegypti, mosquito escuro com listras brancas que tem por hábito picar durante o dia, especialmente ao amanhecer e ao entardecer. A dengue clássica se manifesta assim: 99% das pessoas apresentam febre durante cerca de sete dias com início abrupto; 60% têm dor de cabeça frontal severa, dores nas articulações e músculos; 50% têm dor atrás dos olhos (retro-orbital); 50% têm prostração, indisposição, perda de apetite, náusea e vômitos; 25% têm manchas vermelhas no tórax e braços. Além disso, muitas vezes a dengue é confundida com resfriados ou gripes, mas se diferencia destes por não apresentar sintomas respiratórios. 
No Rio Grande do Sul, 118 municípios estão infestados pelo mosquito, ou seja, registraram focos do inseto nos últimos 12 meses focos do inseto. Em 2013, foram registrados 424 casos da doença e os primeiros casos de dengue autóctone em Porto Alegre (até então, a capital gaúcha só registrara casos de dengue em pessoas que a contraíram em outra cidade). Já neste ano, um caso de dengue importada (contraída fora do Estado) foi confirmado em Gravataí.

Atenção para os cuidados para prevenir a proliferação do mosquito transmissor da dengue:

- Fechar as caixas d'água, tonéis e latões
- Guardar pneus velhos em abrigos
- Colocar embalagens de vidro, lata e plástico em uma lixeira bem fechada
- Limpar com escovação os bebedouros dos animais
- Manter desentupidos os ralos, calhas, canos, toldos e marquises
- Manter a piscina tratada o ano inteiro
- Guardar garrafas vazias com o gargalo para baixo
- Não acumular água nos pratos com plantas, enchendo-os com areia
- Colocar areia nos cacos de vidro dos muros


Escolas da Zona Sul têm projetos aprovados pelo Mais Cultura nas Escolas

Três escolas públicas da Zona Sul de Porto Alegre estão entre as 1.001 anunciadas em janeiro na primeira etapa de seleção do programa Mais Cultura nas Escolas, do Ministério da Cultura, que contemplará 5 mil projeto em todo o Brasil (as outras 3.999 escolas beneficiadas serão divulgadas em outras duas datas,10 de fevereiro e 10 de março). Dos seis projetos porto-alegrenses contemplados nesta lista inicial, três serão executados na Zona Sul: Escola Custódio de Melo, na Vila dos Sargentos, bairro Serraria; Escola Wilson Azambuja Vieira, na Vila Nova, e Escola Nossa Senhora do Carmo, na Restinga. 

Para saber mais sobre o projeto, acesse http://www.cultura.gov.br/maisculturanasescolas

Itapuã poderá receber passeios de barco durante a Copa

Divulgação
Farol de Itapuã será um dos pontos de visitação
O Parque Estadual de Itapuã poderá receber visitantes de barco durante a Copa do Mundo. No dia 10 de janeiro, a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), em parceria com a empresa CatSul, realizou uma viagem experimental com a embarcação catamarã, utilizada no transporte hidroviário entre Porto Alegre e Guaíba. Um dos objetivos foi verificar o tempo de viagem, a uma velocidade de 40 km/h do Centro da capital até o distrito de Viamão, totalizando 57 quilômetros. Em 1h15min, o catamarã passou pelas praias do Sítio, da Pedreira, do Araçá e Prainha, além do Farol de Itapuã, no encontro do Guaíba com a Lagoa dos Patos. Para a implantação da linha de lazer a ser oferecida no período do Mundial de futebol, será necessária a construção de um píer no antigo Porto das Pombas.

Praias estão próprias para banho no Lami e em Belém Novo

Conforme relatório de balneabilidade realizado pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) e divulgado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente no dia 8 de janeiro, todos os pontos (1, 2 e 3) das praias do Lami e de Belém Novo continuam próprias para banho. A análise da balneabilidade segue o disposto pela Resolução nº 274/2000, do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama). Por questões de saúde e segurança, a Smam desaconselha o banho em outros locais da orla de Porto Alegre. 

Confira os pontos:

Belém Novo:
- Posto 1 (Praça José Comunal, em frente à garagem da empresa de ônibus) - Águas PRÓPRIAS para banho.
- Posto 2 (Praia do Leblon, avenida Beira Rio, em frente à rua Antônio da Silva Só) – Águas PRÓPRIAS para banho.
- Posto 3 (Praia do Veludo, em frente à interseção das avenidas Beira Rio, Pinheiro Machado e rua Antônio da Silva Só) – Águas PRÓPRIAS para banho.

Lami:
- Posto 1 (acesso pela rua Luiz Vieira Bernardes, em frente à segunda guarita de salva-vidas) - Águas PRÓPRIAS para banho.
- Posto 2 (acesso pela rua Luiz Vieira Bernardes, em frente à primeira guarita de salva-vidas) - Águas PRÓPRIAS para banho.

Produtores rurais comercializam frutas em festa no bairro Belém Velho

Luciano Lanes/PMPA
Prefeito Fortunati participou da abertura
da colheita, no dia 7 de janeiro
A partir deste sábado, 11 de janeiro, às 10h, tem início a 23ª Festa da Uva, Ameixa, Melão e Figo, que neste ano volta para a Praça Nossa Senhora de Belém, em Belém Velho, após alguns anos de realização no Centro de Eventos Vereador Ervino Besson, na Vila Nova. Nos demais dias de realização do evento, 12, 18 e 19 de janeiro, a festa estará aberta aos visitantes das 9h às 20h. A expectativa deste ano, para a safra que teve abertura oficial no dia 7 na propriedade de Eli Moresco, no Campo Novo, é que sejam colhidos 350 mil quilos de uva, 600 mil quilos de ameixa, 1,1 milhão de quilos de melão e 60 mil quilos de figo. 
O ato simbólico ocorreu na propriedade de Eli Moresco, no bairro Campo Novo, e contou com a presença do prefeito José Fortunati, do secretário municipal da Produção, Indústria e Comércio, Humberto Goulart, e do presidente do Sindicato Rural de Porto Alegre, Cléber Vieira, entre outros.
A 23ª Festa da Uva, Ameixa, Melão e Figo é uma promoção da Divisão de Fomento Agropecuário da Secretaria Municipal da Produção, lndústria e Comércio (Smic) e do Sindicato Rural de Porto Alegre, com apoio da Associação Comunitária Belém Velho (Ascobev), do Instituto São Benedito, do Amparo Santa Cruz e da Emater/RS, que visa incentivar a fruticultura, uma das principais atividades agrícolas da capital gaúcha. Somando pêssegos, ameixas, nectarinas, morangos, uvas, melões, peras, goiabas e outras frutas, a atual safra deverá chegar a 4 milhões de quilos, beneficiada pelo microclima da Zona Sul de Porto Alegre, aliado ao solo e à topografia, o que contribui para a produção de frutas de qualidade superior. 

Mostra de dança abre programação cultural de 2014

Divulgação/PMPA
De 8 a 12 de janeiro, mais 60 coreografias de dança de rua, tango, balé, dança do ventre, samba, flamenco, zouk, dança contemporânea e jazz serão apresentadas na 20ª Mostra de Dança Verão, que apresenta toda a diversidade da produção de dança da Capital, sempre às 21h, no Teatro Renascença (Avenida Erico Verissimo, 307). O evento reúne alguns dos melhores profissionais e grupos da cidade, além de jovens talentos, com ingressos a R$ 20,00 (maiores de 60 anos, estudantes, classe artística e municipários ganham 50% de desconto). A mostra é realizada pela Coordenação de Dança da Secretaria da Cultura de Porto Alegre e conta em sua programação com vários indicados ao Prêmio Açorianos de Dança 2013 e com trabalhos de grupos como Ballet Redenção, Ballet Elizabeth Santos, Gina Vitola Danças & Ritmos, Suzana d'Avila Studio de Dança, Templo do Oriente, Cia de Dança Edison Garcia, entre outros, e a participação especial do Compasso Cia de Dança, de Dom Pedrito e Cia Malma, de Novo Hamburgo.


Alunos da escola Mãe de Deus premiados em festival de cinema

Divulgação
Estudantes da Zona Sul foram premiados em
Guaíba com o curta-metragem "Desalento"
O curta-metragem "Desalento", produzido por alunos do Colégio Mãe de Deus, do bairro Tristeza, foi o vencedor do 12º Festival de Vídeo Estudantil e Mostra de Cinema (realizado em Guaíba), na categoria Livre Juvenil, e trouxe para a Zona Sul de Porto Alegre o Troféu Gomezito, além de um certificado de participação e classificação. O curta “Desalento” tem duração de 3 minutos e apresenta um questionamento à sociedade diante da realidade dos jovens brasileiros que têm suas vidas ceifadas por motivos diversos, parecendo que tudo continua sem a menor importância. O objetivo é falar, denunciar gritar e mobilizar a sociedade para uma politica de respeito e cuidado com a juventude. Além do diretor Mathias Diefenbach, participaram da produção do curta os estudantes Felipe Renz Barreto Vianna, Francisco Castilhos Fear, Leonardo Corrêa Venturini dos Santos, Matheus Tomás Rosa, Miguel Gut Seara e Rodrigo Machado El Khatib.
O festival é organizado pelo Instituto Estadual de Educação Gomes Jardim e pela Secretaria Municipal de Educação de Guaíba e é considerado pioneiro no Brasil, na modalidade estudantil, pois busca despertar talentos. O Troféu Gomezito lembra o Cipreste Histórico, árvore símbolo de Guaíba, e o herói farroupilha Gomes Jardim, patrono do instituto que leva seu nome e iniciou o evento em 2012.
Para conferir o curta-metragem "Desalento", acesse: http://www.youtube.com/watch?v=czW1TsrYioc

Professor Garcia assume presidência da Câmara Municipal

Elson Sempé Pedroso / CMPA
Professor Garcia comandará a
Câmara Municipal em 2014
Morador do bairro Ipanema, o vereador Professor Garcia é o novo presidente da Câmara Municipal, substituindo o vereador Dr. Thiago Duarte, também morador da Zona Sul de Porto Alegre, que presidiu a Casa em 2013. O novo presidente aproveitou o momento para falar sobre a criação de um Plano Plurianual de Investimentos para o Legislativo da capital e destacou que pretende chamar os futuros presidentes para definir um plano de trabalho a longo prazo, com duração de no mínimo três anos.
A posse ocorreu nesta quinta, 2 de janeiro, quando assumiram também os demais integrantes da Mesa Diretora do Legislativo: Alberto Kopittke (1º vice-presidente), Delegado Cleiton (2º vice-presidente), Guilherme Socias Villela (1º secretário), Any Ortiz (2ª secretária) e Márcio Bins Ely (3º secretário).  Para as presidências das seis comissões permanentes, foram escolhidos: Reginaldo Pujol, Comissão de Constituição e Justiça (CCJ); Idenir Cecchim, Comissão de Economia, Finanças e Orçamento (Cefor); Paulinho Motorista, Comissão de Urbanização, Transportes e Habitação (Cuthab); João Derly, Comissão de Educação, Cultura e Esporte (Cece); Alberto Kopittke, Comissão de Defesa do Consumidor e Segurança Urbana; e Dr. Thiago Duarte, Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam).
Também foram confirmados os nomes dos vereadores integrantes da Comissão Representativa, que funciona durante os recessos parlamentares e terá sua primeira reunião será realizada em 8 de janeiro, com a seguinte composição: Alberto Kopittke, Alceu Brasinha, Any Ortiz, Bernardino Vendruscolo, Delegado Cleiton, Fernanda Melchionna, Guilherme Socias Villela, Idenir Cecchim, João Derly, Márcio Bins Ely, Mário Fraga, Mario Manfro, Paulinho Motorista, Paulo Brum, Professor Garcia, Reginaldo Pujol, Séfora Mota, Sofia Cavedon e Tarciso Flecha Negra. Em fevereiro, Clàudio Janta substituirá Mário Fraga na comissão.
A cerimônia contou com as presenças do prefeito em exercício, Sebastião Melo; do procurador-geral e representante do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Carlos Henrique Kaipper; do subprocurador geral de Justiça e representante do Ministério Público do Estado, Ivory Coelho Neto; do defensor geral do Estado, Nilton Leonel Arneck Maria; do comandante do Comando Militar do Sul, general Carlos Bolívar Goellner; do comandante do Quinto Comando Aéreo Regional, major Roberto Carvalho; do delegado da Capitania dos Portos de Porto Alegre, capitão de fragata Carlos Henrique Lima Zampieri; e do presidente do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul, Cezar Miola, entre outros.

Acordo entre Dmae e Fepam garante aumento de 50% do esgoto tratado em Porto Alegre

Com a assinatura de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) e a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) no dia 20 de dezembro, está garantido o funcionamento da Estação de Tratamento de Esgoto Serraria, que permitirá a ampliação do tratamento de esgoto de Porto Alegre para cerca de 80% (somente a ETE Serraria poderá tratar a metade do esgoto produzido na cidade). Conforme o TAC, a ETE Serraria, que faz parte do Programa Integrado Socioambiental (PISA), poderá entrar em operação em 60 dias a contar da data da assinatura (ou seja, até o final de fevereiro, aproximadamente, mas o Dmae prevê que a esteja em funcionamento em março). A estação deverá operar de forma gradual e o Dmae estima o prazo de um ano para atingir sua capacidade máxima. A instalação dos equipamentos de monitoramento do lago Guaíba e a implantação de uma unidade de desinfecção, para funcionar até que a estação de tratamento se estabilize, estão entre as definições do TAC. Também está prevista a contratação de uma equipe de especialistas que analisará relatórios de monitoramento, resultados obtidos pelo modelo de dispersão se manifestará quanto à necessidade ou não do prolongamento do emissário final, ao longo do processo de pré-operação, pois, pelo acordo, em caso de ser constatada necessidade, o emissário deverá ser ampliado em até 18 meses pelo Dmae.
A autorização para operação da ETE Serraria dependia de autorização da Fepam, que não concordava com a redução do emissário que levará o esgoto tratado para o Guaíba. A Fepam exigia que ele se estendesse por 2,6 km Guaíba adentro, conforme projeto original, mas a proposta do Dmae era de lançá-lo a 1,6 km da margem, sob alegação de que R$ 40 milhões seriam economizados dos cofres públicos, além de não trazer riscos de contaminação e apresentar resultados praticamente idênticos, mesmo com a redução de mil metros. Após a realização de novos estudos solicitados pela Fepam e que confirmaram a posição do Dmae, a necessidade de despoluir o principal manancial de água da cidade e de preservar os investimentos realizados levou os órgãos a entrarem em acordo. As vazões de esgoto tratado serão progressivas, começando com 530 litros por segundo, até alcançar a vazão de esgoto hoje disponível, não ultrapassando 2,5 mil litros por segundo.