Digite o ASSUNTO e nós encontramos para você

Definidas datas da Feira do Livro Zona Sul

Estão confirmados os dias de realização da 3ª Feira do Livro Zona Sul, que neste ano está marcada para 25, 26 e 27 de abril, novamente na Praça Comendador Souza Gomes, bairro Tristeza. A promoção é de GET Zona Sul (Associação Grupo de Empresários do Bairro Tristeza e Zona Sul), que está definindo os detalhes do evento em reuniões de seus associados e está tratando da captação de patrocínios e apoios para o evento e da definição dos expositores de livros, além de outras ações. A Feira do Livro Zona Sul também conta com diversas atividades, como apresentações artísticas, que serão divulgadas antes do início do evento. Em breve, mais informações sobre o evento serão disponibilizadas no site www.getzonasul.com.br.

Representantes da Prefeitura vem conferir situação do Parque Guarujá

No dia 12 de fevereiro, representantes do Município realizaram visita ao Parque Guarujá Zeno Simon para conferir no local os problemas relatados pela comunidade, que foi representada no encontro por integrantes da Associação Comunitária dos Moradores e Amigos da Zona Sul de Porto Alegre (Acomazs), entre eles o presidente José Paulo Barros e o “prefeito” do parque, Ivam Kley. Representaram a Prefeitura no encontro, Luiz Carlos Severo da Silva, assistente do Gabinete do Vice-Prefeito; João Paulo Cunha e Gilson Padeiro (representantes do Centro Administrativo da Região Sul – CAR/Sul).
Na ocasião, foram tratados diversos assuntos, entre eles o pedido de moradores para colocação de obstáculos físicos (fradinhos) para impedir que veículos subam o Calçadão e estacionem no parque. Os representantes do Município explicaram que não há mais disponibilidade deste tipo de equipamento, o que obrigaria a Prefeitura a adquiri-los antes da implantação. Foram citadas outras necessidades, como a limpeza dos arroios que cruzam a área antes de desaguar no Guaíba e da orla, com poda de árvores e retirada de mato, e a criação de um espaço para prática de exercícios ao ar livre, como já existente no bairro Ipanema. O representante do Gabinete do Vice-Prefeito destacou que é necessário continuar pleiteando recursos e que a comunidade deve se articular com o CAR/Sul, que é a instância para para buscar melhorias.

A Turma do Guaíba - Protesto

                                                                                                                                              Por Pico
Clique para ampliar

Veículos já transitam em rua desbloqueada

Passados alguns dias após o início da abertura de trecho da Travessa Nossa Senhora das Graças que estava bloqueado para o trânsito de veículos e de pedestres. No primeiro dia foram retiradas cercas e um muro, que impediam a passagem de pedestres e veículos, além de uma árvore (com autorização da Smam) que ficava no meio da travessa e impedia a liberação da via. Dias depois, foram retiradas outras cercas e árvores, além da colocação de brita e do nivelamento da rua do bairro Tristeza, entre outras melhorias. Ainda será necessário realizar o calçamento e a pavimentação da travessa, mas passada uma semana do início do desbloqueio, é possível se locomover tranquilamente de automóvel ou a pé no trecho que liga as ruas Pereira Neto e Mário Totta, facilitando o deslocamento na região da Tristeza.

Conselho Local de Saúde define reuniões para 2014

Com o objetivo principal de ampliar a participação da comunidade para ganhar mais força em suas reivindicações, o Conselho Local da Unidade Básica de Saúde Guarujá (UBS Guarujá), que atende os moradores dos bairros Espírito Santo e Guarujá, definiu o calendário das demais reuniões para 2014. Entre as propostas apresentadas para ampliar o número de participantes, foram sugeridas a colocação de um cartaz no posto de saúde convidando a comunidade a participar e informando as datas e, também, a divulgação por outros meios, como as edições de O Jornalecão, jornal que tem maior número de exemplares distribuídos nos dois bairros. Os encontros serão realizados na última quinta-feira de cada mês, das 15h às 16h, em local a ser definido. Ficaram agendadas as seguintes datas: 27 de março, 24 de abril, 29 de maio, 26 de junho, 31 de julho, 28 de agosto, 25 de setembro, 30 de outubro e 27 de novembro.  Dependendo da necessidade, poderão ser realizados encontros extraordinários. Além disso, as pautas das próximas reuniões serão informadas com antecedência (três serão escolhidas para cada encontro), por isso as sugestões devem ser encaminhadas até dez dias antes de cada encontro para os e-mails josepaulobarros@gmail.com e ivamkley@hotmail.com.
O calendário de 2014 foi definido na primeira reunião do ano (realizada no dia 18 de fevereiro). O principal assunto tratado na ocasião foi o término do contrato de uma médica da Unidade de Saúde cujo contrato se encerra no dia 24 de fevereiro e não há, até o momento, previsão de ser renovado, o que está preocupando a comunidade pela possibilidade de queda na qualidade do atendimento por meio do SUS na UBS Guarujá, pois ainda não há definição sobre substituição. Além disso, outro médico que atende no local solicitou transferência e deverá atender somente até o final de fevereiro no posto de saúde. O presidente do Conselho Local de Saúde, José Paulo Barros, destacou que, nos últimos meses, tentou, sem resposta, agendar alguma reunião para tratar do assunto com representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), pois os moradores desejam a permanência da médica e ela também manifestou o mesmo interesse. Barros sugeriu também que o Conselho Local faça um contato efetivo para marcar uma reunião com o titular da secretaria sobre o assunto.
Para Grasiela Dias, coordenadora da UBS Guarujá, é vital que cada vez mais pessoas participem das reuniões para que os moradores possam levar suas reivindicações ao Conselho, facilitando o repasse de sua demanda aos órgãos competentes. “Este é um espaço para a comunidade e precisamos esclarecer o que é o Conselho, por isso, a gente precisa trabalhar e fortalecê-lo. A comunidade precisa ser mais atuante e deve elencar o que é mais necessário para a gente ter mais subsídios para buscar melhorias”, destacou.­
Mais informações sobre como participar das reuniões do Conselho Local de Saúde da Unidade Guarujá pelo e-mail josepaulobarros@gmail.com ou pelos telefones 9506-4679 e 92252592, com Ivam.

Novos delegados do Fórum de Planejamento assumem

Os conselheiros do Fórum Regional de Planejamento 6 (RGP6), que representam no Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA) as regiões Sul e Centro-Sul do Orçamento Participativo (OP), já tomaram posse em janeiro e, no dia 17 de fevereiro, segunda-feira, será a vez dos delegados da região, também eleitos em 2013, assumirem seus cargos. A posse dos representantes escolhidos para os anos de 2014 e 2015 será, a partir das 19h30, no salão paroquial da Igreja Nossa Senhora das Graças, na Avenida Wenceslau Escobar, bairro Tristeza.

Retirado muro que bloqueava rua na Tristeza

Jean Pierre Corseuil
Desbloqueio da via iniciou com a
remoção de muro e cerca
Nesta quarta, dia 12, a Prefeitura Municipal, por meio da Smov, iniciou o desbloqueio de trecho da Rua Nossa Senhora de Lourdes que está bloqueado para o trânsito. A primeira ação, realizada durante a manhã, foi de retirada de cercas, uma árvore cuja retirada foi autorizada pela Smam para liberação da via e de um muro, que impedia a passagem de pedestres e veículos.  Ainda não é possível se locomover de automóvel no trecho que liga as ruas Pereira Neto e Mário Totta e poderá vir a ser uma importante via para desafogar o tráfego na região da Tristeza.
O tema desbloqueio da Rua Nossa Senhora de Lourdes é assunto há muito debatido no Fórum da Região de Planejamento 6 por ser considerada uma importante opção para melhoria do trânsito na região, especialmente em horários de pico. Após anos de disputa judicial, o Município pôde iniciar as melhorias no trecho, mas moradores de duas propriedades alegam ser proprietários de parte do traçado da rua e mantêm cercas delimitando seus terrenos, inclusive com muitas árvores plantadas nas últimas décadas. Além disso, galhos também bloqueiam a tentativa de passagem, pois a rua ainda está desnivelada.

Na edição de Fevereiro de O Jornalecão, a ser lançada até dia 25, e também neste blog, serão divulgadas mais informações e depoimentos sobre o caso.

Novos conselheiros do Plano Diretor assumem por dois anos

Formado por representantes da comunidade, do governo e de entidades, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano Ambiental (CMDUA) empossou no dia 28 janeiro seus novos conselheiros, em solenidade no Plenário Ana Terra da Câmara Municipal. O presidente do Conselho é titular da Secretaria Municipal do Urbanismo (Smurb), Cristiano Tatsch. Além de representantes das entidades de governo (EPTC, Smurb, Demhab, Smam, Gestão, Smov, GP, Metroplan e Ufrgs), fazem parte do CMDUA conselheiros eleitos nos oito fóruns regionais de planejamento em novembro e representantes de entidades não governamentais escolhidas em dezembro. 
Representando a Zona Sul no Conselho do Plano Diretor, foram eleitos a titular Anadir Lourdes Alba e os suplente José Ronaldo Leite Silva e Nei Juarez Alfonso, pela Região de Planejamento 6, que inclui as regiões Sul e Centro-Sul do Orçamento Participativo (OP), e Rosane Fatima De Marco, como titular, e Ricardo Carneiro da Fontoura e Luiz Carlos Borges De Castro, com suplentes, pela Região de Planejamento 8, que inclui Restinga e Extremo-Sul. 
Para saber mais, acesse:

Zona Sul: O Meu Lugar em Porto Alegre - Edição 220

Quando o Guaíba fica verde
Gustavo Cruz da Silveira
Bairro Espírito Santo

Nos verões de temperaturas altas e pouca chuva, o Guaíba muda sua coloração em função da proliferação de algas, que também reduzem o oxigênio das águas do lago e dificultam a vida dos animais em períodos de estiagem, como o que estamos vivendo agora. Há dez anos, em 2004, no entanto, o Guaíba chegou a ficar totalmente verde, fazendo a paisagem da orla assemelhar-se a praias do vizinho estado de Santa Catarina, como mostra a foto de Gustavo Cruz da Silveira.

A Voz do Leitor – Edição 220

“INSANOS”

Assim caminha (rá, rá, rá) humanidade, um passinho atrás... atrás do outro
Eu não posso pescar, meus irmãos pescadores não podem pescar, fome a passar...
Uma balsa carregada, aço puro, lindos fogos no Rio Guaíba.
Perguntaram aos peixes se estava bom o bombardeio?
Ibama estás feliz? “Piracema” - nossas fêmeas abortaram.
Rádios, TVs, autoridades?
5 toneladas de explosivos
12 minutos de bombardeio, ensurdecedor
No Delta do Jacuí, manjedoura de peixes alevinos
O que eu faço antes do holocausto?
Vou ver os meus, com lágrimas nos olhos.

Juarez de Lima Cruz - Morador do Guarujá


Pedido de troca de postes

Informo através do nosso O Jornalecão e peço humildemente aos responsáveis pela nossa CEEE uma visita na Rua A, em frente aos números 145 e 157, no Beco do Adelar, porque existem há anos dois postes com grave risco de queda. Um deles, de madeira, ficou podre com o tempo, e todo amarrado com fios e arames. O outro, de concreto, está com os arames internos aparecendo. A rua é escura e nós, moradores, pedimos, encarecidamente, outro com iluminação. Grato pela atenção, aguardamos e desde já agradecemos antecipadamente.

Nilson Gomes - Morador da comunidade Beco do Adelar


Participe: mande sua opinião ou sugestão para jornaljornalecao@gmail.com

Editorial - Edição 220

Fogos de artifício: os dois lados da moeda

Quem nunca assistiu e se encantou, ainda que apenas quando criança, com um espetáculo de queima de fogos de artifício? Pois também desde a infância da Humanidade, há milhares de anos atrás, o ser humano tem fascínio pelo fogo. O domínio sobre o fogo explica muito do que o somos hoje, e não à toa a queima de fogos é um dos sinais mais inequívocos da passagem de ano, em Porto Alegre ou qualquer outra parte do mundo. É justamente a queima de fogos que sucede a contagem regressiva (5, 4, 3, 2, 1... Pum!) que marca um novo ano, esse ritual de passagem e de contagem do tempo tão tipicamente humano. No entanto, existe um outro lado, bem menos festivo e alegre, que é preciso ser lembrado acerca da queima de fogos. Além das centenas de pessoas que se ferem ou mesmo morrem ao manuseá-los durante as comemorações, há ainda os danos causados pelos fogos de artifício aos animais, que ficam muito perturbados com toda a luz e o barulho. Não é preciso possuir um bicho de estimação para perceber como cães e gatos ficam acuados e amedrontados em datas como Natal e Ano-Novo, onde a queima de fogos é intensa. Nessas épocas do ano, infelizmente é comum casos onde os animais domésticos, sozinhos em casa - pois a família foi se reunir, fogem assustados com o barulho e depois, desnorteados, não conseguem achar o caminho de volta para casa.
Em tempos em que o ser humano vem se questionando cada vez mais sobre as implicações de suas ações e sobre seu papel no planeta, não foi à toa que, na edição 220 de O Jornalecão, o assunto “fogos de artifício” apareceu três vezes, sem contar este editorial. No espaço A Voz do Leitor, na página ao lado, Juarez de Lima Cruz transforma em palavras sua preocupação com os peixes e outros animais que vivem no Guaíba, principalmente após o show realizado no Réveillon na Usina do Gasômetro, onde milhares de pessoas apreciaram 15 minutos de fogos de artifício, lançados em embarcações que estavam estrategicamente posicionadas nas águas do lago. O autor lembra que estamos no período da piracema e os pescadores estão proibidos de pescar, para que as espécies possam se reproduzir tranquila e adequadamente. Curiosamente, também na página ao lado, a vereadora Lourdes Sprenger também escreve sobre a queima de fogos e os problemas consequentes, sugerindo que “o uso de fogos de artifício pode ser substituído por efeitos de luzes a laser, com brilhos nos céus”, como já acontece em parques temáticos e no Natal Luz, de Gramado, por exemplo, para que cessem os danos causados às pessoas e aos animais. E na página 9, temos ainda a Turma do Guaíba, que aborda o tema ao lembrar que os animais têm os sentidos muito mais apurados do que nós, humanos, e, portanto, muito mais sensíveis também. 

Sem questionar a beleza visual dos shows de fogos de artifício, é realmente importante estabelecer um debate amplo e permanente sobre como podemos minimizar os efeitos de nossas ações sobre o planeta e as outras espécies que o habitam conosco. O ser humano se separou da natureza, tornou-se sujeito, criou a cultura e hoje vive em um universo cada vez mais próprio, com suas vantagens e desvantagens para o convívio com as outras espécies. É bem possível que as vantagens sejam todas nossas, dos humanos em relação aos outros animais... e não podemos esquecer que as desvantagens são divididas com as outras espécies, que tentam se adaptar ao desenvolvimento e ao progresso que estamos impondo ao planeta. O ser humano, no entanto, acumulou conhecimento suficiente para saber que todos os seres vivos devem ser respeitados e que, no fim das contas, filhos do mesmo planeta, somos todos irmãos.

Alunos da Zona Sul desenvolvem projeto de robótica para catamarã

Estudantes da Escola Professor Anísio Teixeira ganham bolsa para propor alternativas para transporte hidroviário no Guaíba

Dois estudantes da Escola Professor Anísio Teixeira, do Jardim Urubatã, os irmãos Richard e Wendrius dos Santos Policeno, estão entre os cinco alunos da rede pública municipal de Porto Alegre que receberão bolsas de pesquisa oferecidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em 2014. Os prêmios são referentes a trabalhos apresentados na Mostra Nacional de Robótica 2013, realizada no mês de outubro, em Fortaleza, paralelamente à Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). Cada um deles receberá R$ 100,00 mensais cada para seguir com a pesquisa “Catamarã – Uma rota alternativa”, cuja proposta é mostrar, por meio de protótipo de peças de lego, rotas alternativas para bairros da Zona Sul de Porto Alegre, como Tristeza, Belém Novo e Lami. O próximo passo da equipe é aperfeiçoar a pesquisa utilizando motor mais potente e material mais leve, de sucata e lego. “Fiquei muito feliz, porque é ótimo para eles poderem ter essas experiências e crescerem com mais autonomia”, comenta a professora Luiza Angélica Luz Custódio, que acompanhará o trabalho dos alunos da Anísio Teixeira.
Na Mostra Nacional de Robótica, apoiada pelo CNPq, a temática da robótica é apresentada aos jovens como estímulo para carreiras científico-tecnológicas, identificação de talentos e promoção de debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro. No total, 50 bolsas foram destinadas a jovens de todo o Brasil.

Para saber mais, acesse: 

Piscinas públicas estarão abertas até 28 de fevereiro

Começou em 2 de janeiro e se estende até 28 de fevereiro a Temporada Pública de Piscinas, período em que a Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer (SME) disponibiliza o uso das piscinas dos Centros de Comunidade para a população em geral. Também estão sendo realizadas hidroginástica (para adultos e idosos) e aprendizado de natação (para crianças, adolescentes e jovens), além de outras atividades lúdicas e de lazer. As piscinas estarão abertas de terça a sexta, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h30, e aos sábados e domingos, das 8h30 às 12h, e contam professores de Educação Física e estagiários da SME durante todo o horário de funcionamento. Na Zona Sul de Porto Alegre, as piscinas públicas estão localizadas no Centro de Comunidade Parque Madepinho - Cecopam (Rua Arroio Grande, 50, Cavalhada) e no Centro de Comunidade Restinga - Cecores (Av. Nilo Wullf, s/nº).
Para participar, é necessário apresentar comprovante de residência, carteira de identidade (RG) e foto 3x4 para fazer uma carteira. Além disso, é necessário participar de uma palestra sobre saúde, com duração de cerca de 20 minutos. Crianças e adolescentes menores de 15 anos deverão estar, obrigatoriamente, acompanhados dos pais ou responsáveis. É proibido o uso de bronzeador, piercings, brincos, correntes, calção ou maiô branco e lanchar à beira da piscina.

Clique nas pastas dos meses anteriores para ler mais matérias

À esquerda do site, logo abaixo das matérias mais recentes, do mês de fevereiro, você pode acessar as matérias dos meses anteriores. Clicando no mês que escolher, vai aparecer a lista com as publicações daquele período (janeiro, dezembro, novembro, etc). Também é possível ler matérias de anos anteriores. Ao clicar em 2013, por exemplo, aparecem todas as notícias e artigos que O Jornalecão disponibilizou de janeiro a dezembro, divididos por mês. Após ser publicada no www.jornalecao.com.br, a postagem não é mais retirada da internet, e, assim, as notícias da Zona Sul de Porto Alegre estarão sempre ao seu alcance.