Digite o ASSUNTO e nós encontramos para você

Campo da Acojur inaugura nova iluminação

Evento contou com a presença do ex-jogador holandês Johan Neeskens

A comunidade do Jardim Urubatã, no bairro Hípica, comemorou no dia 30 de abril, por volta das 18h, a inauguração dos 12 refletores responsáveis pela nova iluminação do campo de futebol de areia da Associação Comunitária do Jardim Urubatã (Acojur), que também será utilizada para atividades da Escola Municipal Professor Anísio Teixeira (os alunos de Educação de Jovens e Adultos - EJA usarão o espaço à noite). Mais moderna, a iluminação de LED objetiva melhorar a segurança e incentivar a prática de esportes e ações comunitárias.

Gustavo Cruz/O Jornalecão 
O holandês Johan Neesken, craque da Laranja Mecânica
na Copa de 1974, é o responsável por ministrar as aulas
do curso "WorldCoaches" e foi a grande atração do evento
A instalação foi realizada em parceria com a Philips e o local escolhido como sede dos projetos sociais “Ilumine seu Jogo” e o curso “WorldCoaches”, no qual, de 29 de abril a 3 de maio, o ex-jogador Johan Neeskens, da seleção holandesa de 1974, está ministrando aulas teóricas e práticas para 35 professores (50 alunos da rede municipal também participam do projeto). Entre os temas do curso, estão os conceitos do futebol holandês e novas metodologias de ensino por meio de habilidades de vida, que buscam levar o treinador para além dos campos e torná-lo um modelo para seus alunos. O local foi o primeiro no Rio Grande do Sul a receber a tecnologia cedida pela Philips.

 Gustavo Cruz/O Jornalecão
Jogo de alunas da Escola Anísio Teixeira inaugurou
a nova iluminação do campo da Acojur

Antes do jogo inaugural, uma cerimônia foi realizada na Escola Anísio, com a presença dos participantes do projeto e também do prefeito José Fortunati. Em clima de alegria, centenas de alunos, pais, funcionários e professores comemoraram a conquista da comunidade em evento que contou ainda com apresentações de estudantes. O diretor da escola, professor Cassiano Noimann Leal explicou que a parceria com a Real Confederação de Futebol da Holanda (KNVB) e com a Philips foi muito além do que ele havia planejado e ocorreu por acaso, após a direção enviar e-mail para uma empresa norte-americana solicitando doação de bolas de futebol. Posteriomente, a escola recebeu convite para realizar o curso "WorldCoaches”. 

Criação do Fórum Municipal de Comunicação fica mais próxima

Em reunião realizada na manhã de 29 de abril, os vereadores integrante da Comissão de Educação (Cece) da Câmara Municipal de Porto Alegre (João Derly, Sofia Cavedon, Tarciso Flecha Negra, Any Ortiz e Kevin Krieger) apoiaram a criação do Fórum Municipal de Comunicação, proposta da Associação dos Profissionais de Comunicação da Prefeitura de Porto Alegre (Ascompoa) que conta com apoio de diversas entidades ligadas à comunicação, entre elas a Associação dos Jornais de Bairro e Segmentados de Porto Alegre (Ajob/Rede Jornal). O encontro contou também com a presença de representantes do Gabinete Digital do governo do Estado, da Associação dos Jornais de Bairro e Segmentados de Porto Alegre (Ajob/Rede Jornal), de TVs comunitárias e do Sindicato dos Jornalistas do RS.
O projeto do Conselho Municipal de Comunicação já tramitou na Câmara anteriormente, mas foi arquivado em 2005. O objetivo da criação deste fórum é ampliar o debate sobre a atuação da mídia, permitindo que setores da sociedade civil apresentem sugestões e questionamentos sobre a política de comunicação social existente no município. O presidente da Cece, vereador João Derly, garantiu a retomada das discussões junto à Prefeitura para o desarquivamento do projeto. O assunto está sendo tratado na Comissão desde setembro de 2013, quando a vereadora Sofia Cavedon foi procurada pela Ascompoa.

Feira do livro Zona Sul encerrada com recorde de vendas e público


                                                                                                                Gustavo Cruz/O Jornalecão

O pedagogo e cartunista Jean Pierre Corseuil (Pico) contou para as crianças a história de “Alan Bari e a Turma do Guaíba”. A contação de história, uma das atrações da Feira, faz parte do pré-lançamento do primeiro livro da Turma do Guaíba




Em três dias (25, 26 e 27 de abril), a 3ª Feira do Livro Zona Sul alcançou um faturamento de R$ 20 mil com a venda de 1.200 livros, recorde do evento realizado pelo Grupo de Empresários da Tristeza e Zona Sul (GET Zona Sul) com apoio da Feira de Artesanato da Tristeza (FAT) e do Município. Neste ano o público também foi o maior desde sua criação, em 2012. A programação diversificada contou ainda com sessões de autógrafos, oficinas, apresentações artísticas e muitas outras atrações, para todas as idades (confira a programação e outras informações em www.getzonasul.com.br).

A abertura oficial da Feira, realizada na tarde de sábado, contou com a participação de autoridades, como o vice-prefeito Sebastião Melo e o presidente da Câmara Municipal, vereador Professor Garcia, e de lideranças comunitárias, entre as quais a conselheira da Região de Planejamento 6, Anadir Alba. Também esteve presente a vereadora Sofia Cavedon, autora da lei que incluiu a Feira do Livro Zona Sul no calendário oficial de eventos da cidade. Representando o Legislativo, compareceram ainda os vereadores Lourdes Sprenger, Reginaldo Pujol e Valter Nagelstein. 

Na ocasião, o presidente do GET Zona Sul, Márcio Antunes, valorizou o empenho da comissão organizadora e dos demais colaboradores e parceiros no desenvolvimento da terceira edição do evento e destacou que os empresários, quando unidos, podem colaborar com o retorno da comunidade aos espaços públicos nos bairros. No palco, foram homenageadas também as ex-presidentes Schirley Ferreira e Rita Grigoletti Laitano, que comandaram as diretorias que realizaram as edições anteriores da Feira do Livro Zona Sul.

Novas lotações da Zona Sul ficam mais próximas

Quatro meses após receber autorização judicial para dar continuidade ao processo de implantação das novas lotações da Zona Sul (linhas Restinga e Belém Novo), a Prefeitura deverá homologar ainda em março o resultado da concorrência pública que teve como vencedor o Consórcio de Transporte Coletivo da Zona Sul (ZSul), que prestará o serviço por dez anos, inicialmente. Para tanto, basta que os técnicos da Controladoria-Geral do Município terminam a análise do processo de licitação (que foi interrompido por ação judicial movida por uma das empresas concorrentes) e, posteriormente, a Comissão de Licitação da Secretaria Municipal da Fazendo (SMF) homologue o resultado. Após esta etapa, a assinatura do contrato poderá ocorrer em até 90 dias.
As duas linhas de lotação contarão com 34 novas lotações, destinadas a atender a comunidade dos bairros Restinga, Ponta Grossa, Chapéu do Sol e Belém Novo, que ainda não contam com esta modalidade de transporte e dependem unicamente das linhas de ônibus e reivindicam o transporte seletivo desde a década de 90. 

Limpeza de valas na Ponta Grossa

Gustavo Cruz / O Jornalecão
Limpeza de valas

Solicitação constante da comunidade, a limpeza de valas da Estrada Retiro da Ponta Grossa foi realizada, com duas retroescavadeiras, no dia 23 de abril (foto). O trecho que passou por limpeza tem cerca de um quilômetro de extensão.

Associação de Ipanema elege diretoria e conselheiros para os próximos dois anos

Fotos: Gustavo Cruz / O Jornalecão
Plinio Braga Neto é o novo presidente da Ambi
e conta com Márcia Morales na vice-presidência
A Associação dos Moradores do Bairro Ipanema (Ambi) está com nova Diretoria Executiva e renovou a nominata dos conselhos Fiscal e Deliberativo. A escolha dos novos representantes aconteceu, na noite de 24 de abril, em reunião realizada no Ipanema Sports, com a participação de dezenas de moradores, entre eles, o presidente da Câmara Municipal, vereador Professor Garcia, e dos conselheiros da Região de Planejamento 6 (que engloba as regiões Sul e Centro-Sul do Orçamento Participativo), Anadir Alba e José Ronaldo Leite.
O novo presidente da Ambi, eleito para os próximos dois anos, é Plinio Braga Neto. A Diretoria Executiva conta ainda com Márcia Morales Salis (vice-presidente), Eliane Guimarães (secretária), Simone Sperotto Fagundes (2ª tesoureira) e Jorge Paz Estácio (1º tesoureiro), que foi o presidente da entidade na gestão anterior.


Eleição da diretoria e dos conselhos contou com 
dezenas de moradores de Ipanema, entre os quais o presidente da 
Câmara Municipal, vereador Professor Garcia (à direita)

Já o Conselho Fiscal contará com os titulares Lauro Alves Souza, Adalberto Fagundes e Fulvio Cardoso e com os suplentes Claudia Ilha, Alexandre Maia e Elisabete Cardoso, enquanto o Conselho Deliberativo terá os titulares Terezinha Gindri, Beatrice Rocha, Reinaldo Frota, José Antonio Rosa da Silva, Edson Borin, José Ronaldo Leite, Eduardo Argolo Ferrão, Simone Fagundes e Jorge Coelho, além dos suplentes Felipe Souza, Aldo Carboni e Laura Souza.

O Jornalecão: Tiragem comprovada




Clique para ampliar

3ª FEIRA DO LIVRO ZONA SUL

Livros e alegria tomam conta da Tristeza

                                                                  Arquivo O Jornalecão

De 25 a 27 de abril (sexta a domingo), a Praça Comendador Souza Gomes, no bairro Tristeza, recebe a aguardada Feira do Livro Zona Sul, que neste ano chega a sua 3ª edição, agora oficialmente integrada ao calendário oficial de eventos da cidade. Neste ano, a patrona é a escritora Christina Dias, que fará uma das 14 sessões de autógrafos programadas para o final de semana, com “O Aniversário do Tiltapes”, no dia 26, às 15h.

 Arquivo O Jornalecão
Milhares de pessoas são aguardadas na Feira durante os três dias

Durante três dias, bancas de livros com preços promocionais dividirão espaços com atividades culturais diversas, como oficinas, sessões de autógrafos, contação de histórias, apresentações artísticas (confira a programação e outras informações em www.jornalecao.com.br e www.getzonasul.com.br). Na sexta-feira (25/04), o evento começa às 12h e se estende até 18h. Sábado e domingo (26 e 27/04), a Feira do Livro Zona Sul estará aberta das 9h às 18h.

Outras atrações também terão seu espaço, como cama elástica, para garantir a diversão das crianças, e atividades ligadas à saúde (verificação de pressão arterial e orientação para prática de exercício, caminhada e alongamento), assim como o sorteio de uma bicicleta para os participantes. Paralelamente à Feira promovida pelo Grupo de Empresários da Tristeza e Zona Sul (GET Zona Sul), será realizada a Feira de Artesanato na Tristeza (FAT), que acontece todos os sábados na Praça Souza Gomes com a participação de artesãos da Zona Sul de Porto Alegre.

Turma do Guaíba estará na Feira para divertir crianças

                                                                                                                                 Pico Artes Visuais
Clique na imagem para ampliar

Como parte do pré-lançamento de “Alan Bari e a Turma do Guaíba”, primeira obra dos personagens que se uniram para ajudar o ser humano a cuidar do lago Guaíba, seu criador, o cartunista e pedagogo Jean Pierre Corseuil (Pico), realizará uma oficina para as crianças na Feira do Livro Zona Sul, dia 26 de abril, sábado, às 17h. Será a oportunidade perfeita para as crianças conhecerem os mamíferos, aves, répteis, anfíbios e peixes que formam a Turma do Guaíba e pintar os personagens que estão mensalmente na página de Variedades de O Jornalecão (ver tirinha na página 11 e ilustração ao lado). Os pequenos terão também a oportunidade de ouvir a primeira história da Turma do Guaíba a virar livro, contada pelo autor.

Da Zona Sul para o Mundial de Jiu-Jitsu

Divulgação
Aos 17 anos, Daniel Martins está classificado 
para lutar pelo título mundial...
Agora, está atrás dos  recursos para a 
viagem aos Estados Unidos
Morador do bairro Guarujá, Daniel Nunes Martins está classificado para participar do Mundial de Jiu-Jitsu que será realizado de 28 de maio a 1º de junho na Califórnia (EUA) e está com viagem marcada para dois dias antes do início da competição, mas até lá estará em campanha para arrecadar fundos para hospedagem, alimentação e outras despesas. Daniel pratica jiu-jitsu há três anos e meio na Academia Guetho (Avenida Serraria, 1800) - onde o professor Eduardo Oliveira realiza trabalho social com meninos e meninas da região ensinando gratuitamente – e se classificou ao vencer o circuito das Copas Gaúchas organizado pela Federação Gaúcha de Jiu-Jitsu, disputado em várias cidades do Rio Grande do Sul, com a conquista do 1º lugar no Ranking Geral Juvenil, faixa azul, categoria médio, para atletas de 16 e 17 anos de idade. 

Como prêmio pela conquista, Daniel ganhou as passagens aéreas. Agora, espera o apoio da comunidade da Zona Sul para representar a região e, quem sabe, voltar com mais um título (contatos pelos fones 8595-7502, com Daniel, e 3516-4713, com Eduardo). Para saber mais, acesse www.facebook.com/danielmartinsbjj

Procissão de Santa Rita marcada para 18 de maio

A 54ª Festa em Honra à Santa Rita de Cássia será realizada em maio, como acontece desde 1961 no bairro Guarujá. Iniciando as homenagens, as missas do tríduo, neste ano, serão realizadas nas noites de 15, 16 e 17 de maio no santuário da Avenida Guarujá, 303.
Dia 18, domingo, às 8h, haverá missa na Igreja de Nossa Senhora Aparecida (bairro Ipanema), antes do início da procissão na qual milhares de fiéis acompanharão a imagem de Santa Rita até seu santuário. Na chegada da romaria, haverá missa campal celebrada pelo pároco, padre José Antonio Sauthier, que tomou posse em janeiro. As santas missas estão marcadas, de hora em hora, das 13h às 19h. Os festejos populares incluem almoço e chá da tarde.
Já no Dia de Santa Rita, 22 de maio, quinta-feira, prosseguem as homenagens com missas das 8h às 19h.

Associação abre inscrições para curso de Matemática

A Associação Aprender a Ler com Prazer está com inscrições abertas para o curso de 40 horas “Alfabetização Matemática: muitas possibilidades”, a ser realizado em três partes - duas delas presenciais de oito horas cada, nos dias 17/05 e 07/06, das 8h às 18h, na Alfamídia (Av. Cristóvão Colombo, 1496), e outra à distância, na qual serão colocados em prática os aspectos teóricos discutidos. Mais informações: 9681-4921 e aprenderalercomprazer@gmail.com.

Estudantes fazem filme por solidariedade

O conto “Uma vela para Dario”, de Dalton Trevisan, que narra o drama vivido por Dario (um transeunte, que, devido a um ataque cardíaco ou epilético, fica exposto, na rua, ao abandono, à curiosidade e à indiferença dos que por ali passam), será agora recontado pelos alunos 2º ano do Ensino Médio do Colégio Marista Ipanema, que participaram de filmagem, realizada no dia 23 de abril, com a parceria da Vip Produtora. A atividade integra a disciplina de Português e o objetivo é imaginar e contar o que não foi dito no texto, desvendar as entrelinhas de uma história, fazendo um desdobramento do conto, com a utilização de personagens da história original e outros criados posteriormente.
A educadora responsável pela iniciativa, Ludmila Mazzini dos Santos, explica que se espera, com esta atividade, que os estudantes possam se colocar no lugar do outro.