Digite o ASSUNTO e nós encontramos para você

Novos semáforos estão operando na Juca Batista

                                                                                                                 Gustavo Cruz / O Jornalecão
Representantes do Executivo, do Legislativo e da comunidade
fizeram a primeira travessia após o acionamento das sinaleiras

Atendendo demanda da comunidade, a Prefeitura investiu R$ 52 mil para a instalação de oito semáforos e três faixas para pedestres na esquina da Avenida Juca Batista com a Estrada Cristiano Kraemer, além de diminuir o tamanho da rótula. A modificação, que teve início na manhã de 27 de fevereiro (sexta-feira), tem por objetivos aumentar a segurança dos pedestres e agilizar o trânsito no local, evitando congestionamentos. Atualmente, a média é de 1,2 mil veículos passando pela rotatória a cada hora. 
O acionamento das sinaleiras foi feito pelo vice-prefeito Sebastião Melo, que realizou a primeira travessia na faixa de segurança juntamente com o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, os vereadores Delegado Cleiton e Kevin Krieger, técnicos da Prefeitura e lideranças comunitárias de diversos bairros, satisfeitas com o atendimento da demanda de anos. Melo aproveitou a ocasião para informar que outras sinaleiras serão instaladas na região, sendo uma delas na Avenida da Serraria.
Apesar do momento de confraternização, também foi uma ocasião para apresentar mais reivindicações. Em um cartaz, a presidente da Associação de Moradores Grande Campo Novo, Regina Moura, informava que a comunidade agradece o atendimento da demanda, mas deseja contar com linha de lotação e ponto de táxi, além de mais ônibus para atender os moradores.


Confraria do Clube de Vantagens será realizada na sede da Kely Hair Academy

A Kely Hair Academy Stylists, que oferece cursos para os profissionais da beleza, abrirá suas portas na noite de 6 de março para a realização da 10ª Confraria do Clube de Vantagens Zona Sul. Além dos demais integrantes do grupo, estão convidados a participar aqueles quem desejam conhecer melhor as ações desenvolvidas por empresários e profissionais liberais que estão demonstrando na prática como fazer bons negócios e oferecer benefícios aos clientes. 

Tiragem comprovada – O Jornalecão – Edição 233 – Fevereiro 2015




Horóscopo - Edição 233 - Fevereiro 2015

Previsões para 25 de fevereiro a 24 de março de 2015

ÁRIES Mesmo fora do contexto, esforce-se, viva este momento. Criatividade, leveza, alegria e encontros sociais te esperam. Para quem não tem par, algo irá acontecer, o encontro de Vênus com Marte é muito significativo.

TOURO Momento de concretizar uma relação profissional. Quem trabalha com criatividade ou com crianças será beneficiado. Alguns sonhos antigos podem tornar-se realidade.

GÊMEOS A Lua crescente do dia 25/02 pede que você focalize um objetivo. Falar, escrever, movimentar-se sem um foco concentrado poderá ser desastroso. A Lua crescente desenvolve o que foi iniciado.

CÂNCER A Lua te rege e, em Câncer, ela estará por alguns dias. Inseguranças poderão surgir e deixar impressões inconscientes virem à tona. Aproveite e reflita sobre os teus valores e mude o que te incomoda. Procure não gastar dinheiro por impulsos emocionais.

LEÃO O teu tesouro mora nas tuas raízes e na família que você construiu. A liberdade não está só em fazer o que se quer, e sim em fazer o que nos traz evolução. A liberdade pode ser direcionada pela vontade, reflita de quem é a vontade. É sua ou de outras pessoas?

VIRGEM A Lua cheia do dia 05/03 acontecerá em Virgem. Momento de aprofundar e concretizar tudo o que foi analisado anteriormente. Procure aceitar a filosofia do outro sem críticas contundentes.

LIBRA Muitas vezes, quando realizamos algo que estava nos planos e nos projetos, alguma coisa pode não sair exatamente como foi planejado. Mesmo assim, divirta-se e realize os sonhos. A realidade pode ser melhor do que o sonho.

ESCORPIÃO Marte e Vênus obrigam você a sair da clausura. Diversão, alegria e romances te esperam. Evite investimentos financeiros neste período, pode haver perdas repentinas.

SAGITÁRIO –   A Lua minguante do dia 13/03 pode trazer alguns dissabores. Uma viagem mal planejada pode não acontecer. Pessoas que moram no estrangeiro podem retornar.

CAPRICÓRNIO Procure compreender como as pessoas agem emocionalmente, isso irá diminuir a sua irritação com os outros. Otimismo e imaginação são o que você precisa agora. Saia um pouco da terra.

AQUÁRIO Bom momento para escrever, comunicar ideias e fazer pequenas viagens com a família. Com a ajuda dos sagitarianos, terá muitas ideias para resolver os problemas.

PEIXES A Lua nova do dia 20/03 poderá trazer a solução dos problemas. Coloque os pés no chão e torne os arroubos imaginativos em realidade. A fé e o trabalho espiritual te mostrarão o que é válido e o que deve ser descartado.

Cândido Scalco 
Consultoria Astrológica, Cursos e Palestras
candidoscalco@terra.com.br – (51) 9678-0667

Carnaval na Zona Sul também é cultura

                                                                                                                                         Claudia Ilha

Nos últimos anos, muito avançou a cultura em nosso país e em nosso estado. Em Porto Alegre, o Carnaval retomou o protagonismo de ser uma festa popular que une a todos indistintamente, comprometido com a construção da cadeia produtiva que integra a economia da cultura, ao estimular o comércio local através da venda de assessórios, fantasias, alimentação, etc., e gerar trabalho aos artistas e artesãos. Do ano passado para cá, quem não conhecia a importância histórica e cultural do lugar onde mora ou dos seus vizinhos passou a se apropriar e trocar informações que antes só faziam parte dos livros, das pesquisas acadêmicas ou das conversas entre amigos. Na cidade, eventos com características próprias (trabalhos musicais, exposições de arte e de artesanato, etc.) projetam a cultura identitária das principais regiões da cidade, como no Carnaval de rua e nas demais manifestações populares. Entretanto, a Zona Sul, que faz parte de Porto Alegre, ainda não pulou o seu próprio Carnaval. Para o Carnaval de 2015, soube-se tardiamente que apenas os presidentes de duas associações comunitárias de Ipanema representativas dos desejos de um parcela da população que cresce e aparece, bem antes, já haviam decidido sobre isso tudo em uma reunião convocada pelo vice-prefeito (e vizinho no bairro), sem que os próprios moradores ou entidades culturais da Zona Sul fossem consultados, e sem muita divulgação da bendita reunião. O que se pensava sobre a possibilidade de resgatar o Carnaval comunitário de rua - com blocos que representassem clubes ou grupos de moradores da Zona Sul e que poderia ter acontecido em um único dia na Orla de Ipanema ou em uma de nossas praças, e outro dia no Centro Cultural Zona Sul, por exemplo -, fracassou, muito antes de ser pensado e projetado pela própria comunidade.
No bairro Tristeza, trabalham juntas quatro grandes entidades culturais e comunitárias em atividades coletivas que oportunizam o acesso democrático e multicultural ao resultado do trabalho de muitas pessoas comprometidas com a tradição, o patrimônio, a arte, o artesanato e o empreendedorismo, enfim, o desenvolvimento da cultura e da economia local. São lideranças culturais respeitadas que deveriam ser chamadas para este tipo de decisão que afeta significativamente a vida das pessoas. Estas entidades propõem um trabalho que ressignifica os nossos desejos e gostos e valoriza a própria comunidade e os turistas, em um dos mais belos “pôr do sol do Guaíba” ou nos prédios cheios de histórias, como os do antigo Artesanato Guarisse - hoje Centro Cultural Zona Sul. E isto, graças às intervenções, à dedicação e aos esforços de pessoas unidas em prol do que ficou alinhavado desde o governo anterior e que prossegue, lentamente, conforme a burocracia e as vontades públicas abrem alas. Por tudo isso e por todos nós, aos senhores prefeito e vice, aos secretários da Cultura e do Turismo, estadual e municipal, independente da época do ano, convidamos para virem tomar um mate e passear de mãos dadas com a multiplicidade de expressões culturais da Zona Sul em um sábado à tarde ou domingo, e comunicamos que gostaríamos de participar das reuniões para decisões importantes, relacionadas ao desenvolvimento cultural dos moradores, artistas e artesãos.

 

Marcia Morales Salis 
Gestora Cultural, moradora do bairro Ipanema
marcia_ms@msn.com


Kely Hair Academy Stylists oferece cursos para a área da beleza

Nova escola se destina a ensinar técnicas e passar 
conhecimentos aos profissionais
  


Recentemente inaugurada, a Kely Hair Academy Stylists é a mais nova integrante do Clube de Vantagens Zona Sul, que reúne empresários e profissionais liberais da região. Atualmente, são oferecidos os cursos Alongamento e Permanente de Cílios, Auto Maquiagem, Auxiliar de Cabeleireiro, Corte (Módulos I, II e III), Interlace, Maquiagem Social e Oficina de Escova e Penteado (com horários e duração variados e contando com o Selo de Qualidade Kely Hair), mas a lista pode aumentar dependendo da procura dos profissionais da área.
A nova escola, que conta com toda a estrutura para profissionalizar os alunos na área da beleza, surgiu com a união de profissionais que fundiram seus conhecimentos: as cabeleireiras Gabriela e Kely Dutra (proprietária da Kely Hair Company), o empresário Tiago Ramos (também sócio da empresa) e Thássio Rosa, da agência Coworking de comunicação.
As aulas são destinadas aos profissionais da beleza que buscam aperfeiçoamento e também à introdução de não profissionais e acontecem na sede própria da Kely Hair Academy Stylists (Avenida Juca Batista, 1700, bairro Ipanema). A reserva de vagas deve ser feita com antecedência pelo fone 3062-7700 ou pelo e-mail comercial@kelyhairacademy.com.br. 


Abandono de animais no Litoral é crime ambiental

* Lourdes Sprenger

A cada temporada de veraneio observa-se o aumento de animais abandonados no Litoral Norte. Os municípios que dispõem de canis se defrontam com a superlotação, já que a adoção é escassa. Na maioria dos casos, trata-se de animais acostumados com cuidados por seus tutores e que, repentinamente, são criminosamente deixados para trás nos finais do veraneio familiar. Estes crimes ambientais representam um grande desafio às administrações públicas e às protetoras voluntárias, pois não há lares disponíveis para resgatar e acolher estes animais. Acentuando-se que são mais cães do que gatos.
Temos uma legislação esparsa, que vigora em alguns municípios, e há carência de ordenamento na maior parte dos estados brasileiros. Sabemos, no entanto, que tramita no Congresso Nacional, desde 2003, projeto de lei 1.376, que trata do controle populacional de animais domésticos. No seu artigo 3º, prevê: “O programa desencadeará campanhas educativas pelos meios de comunicação adequados, que propiciem a assimilação pelo público de noções de ética sobre a posse responsável de animais domésticos”.
Anos se passaram e o tema do autor, já falecido, foi assumido por outros deputados federais engajados nesta luta e que apresentaram projetos que tramitam nas comissões da Câmara Federal, sem priorizar a sua votação. Nossa relação com o tema nos leva a tratar hoje em dia de “guarda responsável” ao invés de “posse responsável” e ainda defendemos a identificação por meio eletrônico, como, por exemplo, a “chipagem” dos animais domésticos acompanhada de um Cadastro Municipal. Somente por intermédio destes programas e de suas ferramentas tecnológicas poderemos identificar os responsáveis pelo abandono e chamar à responsabilidade, evitando que os municípios ou protetoras voluntárias continuem resgatar e a pagar a conta pelos animais abandonados por seus tutores.
Neste sentido, incentivamos a realização de campanhas educativas sobre maus-tratos e abandono de animais no Litoral. Também a identificação nas coleiras dos animais é uma medida que contribui para facilitar a localização em caso de extravios. Precisamos conscientizar as comunidades sobre esta questão e propor aos gestores que adotem programas de esterilização, com estudo das localidades, ou regiões, que apontem para a necessidade de atendimento prioritário, ou emergencial, em face da superpopulação.
As comunidades e prefeituras podem se somar na divulgação das campanhas educativas sobre maus-tratos ou crueldade contra animais, o que se inclui o abandono. Sabemos que o Brasil possui legislação pertinente pelo Artigo 32, da Lei Federal 9.605, de 12 de fevereiro de 1998 (Lei de Crimes Ambientais), e pela Constituição Federal Brasileira, de 05 de outubro de 1988. A pena é de detenção de três meses a um ano e multa, podendo ser aumentada de um sexto a um terço, se ocorrer a morte do animal.
Já a Constituição Federal (artigo 225, parágrafo 1º, inciso VII) diz que o Poder Público tem o dever de proteger a fauna e a flora, “sendo vedadas as práticas que provoquem a extinção de espécies ou submetam os animais à crueldade”.
* Ativista da causa animal e vereadora do PMDB de Porto Alegre.

Iniciada limpeza do Arroio Capivara

                                                                                                                 Gustavo Cruz / O Jornalecão
Programa DEP em Ação vistoriou obras na praia de Ipanema

Utilizando uma retroescavadeira e um caminhão-caçamba, o Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) iniciou em fevereiro a limpeza do Arroio Capivara, um dos principais da Zona Sul de Porto Alegre. A ação começou nas proximidades da foz do curso d’água, junto à Avenida Guaíba. Além do início da execução da limpeza do Capivara, que está assoreado pela grande quantidade de areia e detritos, o programa DEP em Ação está realizando ainda o conserto do pontilhão que permite a travessia do arroio na praia de Ipanema. 
No dia 23 de fevereiro, uma comitiva que contou com a presença do vice-prefeito Sebastião Melo, do diretor-geral do DEP, Tarso Boelter, e de equipe técnica (acompanhados de representantes da comunidade) vistoriou os trabalhos realizados no arroio e os serviços de limpeza e hidrojateamento que estão sendo efetivados em bocas de lobo e poços de visita da Rua da Gávea, assim como a limpeza na galeria pluvial na mesma rua e também nas avenidas Guaíba e Tramandaí. A comitiva também conversou com o pessoal do Gabinete Comunitário do Vereador Delegado Cleiton, que estava recebendo demandas da comunidade naquela data. Os participantes também receberam exemplares de Alan Bari e a Turma do Guaíba, gibi que trata da destinação correta do lixo e foi lançado em dezembro passado.
Depois de conferir a situação no bairro Ipanema, a comitiva ainda visitou a obra de implantação de redes pluviais nas ruas Clara Nunes e Jaques da Rosa, no bairro Lageado.

Ônibus voltam à tabela normal, mas com tarifa mais alta

A partir desta segunda-feira, 23 de fevereiro, os horários dos ônibus do transporte coletivo de Porto Alegre voltaram ao normal, com o fim da tabela de verão, que estava em vigor desde o final de 2014 e que reduziu em 7% a frequência de viagens. A outra "novidade" é o aumento no valor da tarifa. Desde domingo, dia 22, os usuários estão pagando R$ 3,25.
Mais informações no fone 156 ou nos sites www.eptc.com.br e www.poatransporte.com.br

NÃO SERVIU, POSSO TROCAR?

A troca de produtos é prática muito comum, principalmente de presentes que não serviram ou que não agradaram ao consumidor. Porém, pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC), se o produto estiver em perfeitas condições, não há obrigatoriedade de troca.
A troca de produtos é prática habitual, no entanto, se o lojista garantir a troca na hora da compra - o que é comum acontecer -, ele deve manter e cumprir com a sua palavra. Mas o consumidor deve ficar atento: como a troca nesses casos é uma decisão facultativa, o vendedor pode limitar a troca a determinados produtos e/ou a um período específico.
Se o produto vier com algum defeito, as regras são diferentes, pois a empresa é obrigada a reparar o dano do produto. Entretanto, mesmo com defeito, o fornecedor não precisa trocar o produto imediatamente - a não ser que seja um artigo considerado essencial, fora essa circunstância, deve obedecer o prazo de até 30 dias para troca.
Fique atento!

Fernanda M. Prati Maschio - Advogada

Carnaval do CAPS-AD Vila Nova mostra como se divertir sem uso de drogas

                                                                                                                                          Divulgação


Com participação da comunidade local, além de usuários atendidos, suas famílias e funcionários, o CAPS-AD Vila Nova (Centro de Assistência Psicossocial - Álcool e Drogas) realizou uma confraternização de Carnaval diferente na manhã de 13 de fevereiro. O encontro promovido pelos Serviços de Saúde Mental contou com a participação da EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação), que bloqueou a Estrada João Vedana, no bairro Vila Nova, para a realização da festa. O objetivo do encontro, realizado de forma alegre e descontraída, foi mostrar que é possível brincar no Carnaval sem fazer uso de substância psicoativa.

Escolas de samba voltam ao Porto Seco para Desfile das Campeãs

Durante a noite deste sábado (21 de fevereiro) e a madrugada de domingo (22/2), no Complexo Cultural Porto Seco, na Zona Norte de Porto Alegre, voltam à passarela do samba, para o Desfile das Campeãs, as seis escolas melhor classificadas do Grupo Especial do Carnaval 2015 e as campeãs dos grupos A e Acesso e das Tribos. A abertura ficará por conta do Bloco do OP (Orçamento Participativo) e a Imperadores do Samba, que conquistou o título do Grupo Especial, o principal da cidade, encerrará o a festa, que contará ainda com a solenidade de premiação. Os ingressos custam R$ 15,00 por pessoa e podem ser adquiridos nas bilheterias do local. Leia mais em www.portoalegre.rs.gov.br 


Confira abaixo, o horário dos desfiles:

Bloco do OP – 20h10 até 20h50
Tribo Os Comanches – 21h às 21h40
Unidos da Vila Mapa – 21h50 às 22h30
Unidos do Capão – 22h40 às 23h30
Solenidade de Premiação – 23h30 à 0h10
União da Vila do IAPI – 0h10 às 1h10
Império da Zona Norte – 1h20 às 2h20
Estado Maior da Restinga – 2h30 às 3h30
Bambas da Orgia – 3h40 às 4h40
Embaixadores do Ritmo – 4h50 às 5h50
Imperadores do Samba – 6h às 7h

Coleta de eletrônicos na Zona Sul neste sábado



Das 9h às 15h, neste sábado, 21 de fevereiro, a Coleta Itinerante de Resíduos Eletrônicos estará no bairro Cristal (Avenida Diário de Noticias, 1111) para fazer o recolhimento de resíduos como computadores, CPUs, monitores, teclados, cabos, estabilizadores e demais acessórios afins e eletrodomésticos obsoletos e, posteriormente, o encaminhamento correto do material recolhido para reaproveitamento. A ação, realizada semanalmente em parceria do DMLU (Departamento Municipal de Limpeza Urbana) com a empresa Otser e o Sindilojas, tem datas e locais definidos para receber a visita do caminhão até julho em regiões diferentes da cidade. Na Zona Sul, o mesmo local também receberá a Coleta Itinerante nos dias 21 de março, 18 de abril, 16 de maio, 20 de junho e 18 de julho.

Binário altera trânsito entre o Centro e a Zona Sul

Sentido único nas avenidas Borges de Medeiros e Praia de Belas 
visa melhorar o tráfego de veículos

                                                                                                                          Ricardo Giusti / PMPA
Prefeito José Fortunati conferiu o início da operação do binário

Desde a manhã desta sexta-feira (20 de fevereiro), os motoristas que trafegam pelas avenidas Borges de Medeiros e Praia de Belas devem estar atentos às alterações no trânsito de veículos. Os objetivos da implantação do binário são agilizar o deslocamento entre o Centro e a Zona Sul de Porto Alegre e ampliar a estrutura de segurança para os pedestres. Além de definir sentido único às vias no trecho entre os viadutos Dom Pedro I e dos Açorianos, também foi ampliada a área verde na praça Rotary (que ganhou mais 2,1 mil m²) e foram instalados mais dez semáforos na região, entre outras modificações. No período de consolidação, a EPTC fará monitoramento da circulação de veículos a fim de realizar eventuais ajustes e agentes de trânsito orientarão pedestres e motoristas.
Na Praia de Belas, as seis faixas são agora destinadas ao sentido bairro-Centro, enquanto as seis faixas da Borges de Medeiros passam a ser de uso exclusivo de veículos que se dirigem à Zona Sul da cidade.
No período de consolidação do binário, a equipe da EPTC realizará o monitorando da circulação de veículos para realizar eventuais ajustes necessários, como alteração nos tempos dos semáforos. Agentes de trânsito seguirão atuando na região para orientar pedestres e motoristas.


Alterações também nas linhas de ônibus

A criação do binário Praia de Belas - Borges de Medeiros também modificou o itinerário de mais de 40 linhas de ônibus que atendem, principalmente, a Zona Sul de Porto Alegre. Três delas (176 – Serraria/Rodoviária, 176.1 – Serraria/Ouriques e 178 – Praia de Belas) sofreram mudanças mais significativas: a partir da Avenida Loureiro da Silva, elas acessam diretamente a Borges de Medeiros, não circulando mais pelas ruas José do Patrocínio e República. 

Cantinho do Auxílio Jurídico – Edição 233

Nova Lei para as Pet Shops e Exposição de Animais

No dia 15 de janeiro de 2015, entrou em vigor a Resolução CFMV nº 1.069/14 visando à garantia do bem-estar dos animaizinhos e à preservação de sua saúde em Pet Shops e exposições, evitando situações que causem desconforto, medo e estresse. Através dessa Resolução, o ambiente das pet shops deverá ter luminosidade adequada, não ter poluição e barulhos. Também será proibida a exposição dos animais em caso de vendas e obrigatória a presença de veterinários.
A mesma Resolução valerá para estabelecimentos comerciais de exposição, feiras agropecuárias ou doação de animais, devendo ambos terem os cuidados necessários de proteção. Tanto o estabelecimento quanto o veterinário que desrespeitar as regras serão penalizados com multas, que vão desde R$ 3 mil a R$ 24 mil, além de processo ético-profissional, no caso do veterinário.
Dessa forma, deverão ser encontradas alternativas para chamar atenção do consumidor sem a exposição em vitrines ou gaiolas e, ao mesmo tempo, dar conforto, segurança, higiene e espaço suficiente para que os animais possam se movimentar de forma saudável e prazerosa.
Para maiores informações ou outras dúvidas judiciais, estamos à disposição dos leitores de O Jornalecão.

Cecatto & Araujo Advogados
Rua Paulo Derly Strehl, 101 - Ao lado do Zaffari da Juca Batista.
Contatos: (51) 3286-1192 / 8433-4922

Banho permitido em cinco pontos da orla

No dia 13 de fevereiro, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) apresentou o relatório de balneabilidade das praias do Lami e de Belém Novo, que informa que cinco pontos estão próprios para banho. Nos dois bairros, somente o Posto 1 de Belém Novo (na Praça José Comunal, em frente à garagem da empresa de ônibus) está com águas impróprias para banho, mas em outros bairros da cidade o banho também é desaconselhado por questões de saúde e segurança. As informações são baseadas em relatório do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae).

Confira abaixo, a situação de cada um dos postos dos bairros
 Lami e Belém Novo no dia 13 de fevereiro:

Belém Novo

        Posto 1 (Praça José Comunal, em frente à garagem da empresa de ônibus) – Águas IMPRÓPRIAS para banho
       Posto 2 (Praia do Leblon, avenida Beira Rio, em frente à rua Antônio da Silva Só) – Águas PRÓPRIAS para banho
       Posto 3 (Praia do Veludo, em frente à interseção das avenidas Beira Rio, Pinheiro Machado e rua Antônio da Silva Só) – Águas PRÓPRIAS para banho

Lami

       Posto 1 (acesso pela rua Luiz Vieira Bernardes, em frente à segunda guarita de salva-vidas) - Águas PRÓPRIAS para banho
       Posto 2 (acesso pela rua Luiz Vieira Bernardes, em frente à primeira guarita de salva-vidas) - Águas PRÓPRIAS para banho
      Posto 3 (avenida Beira Rio, em frente ao nº 510) - Águas PRÓPRIAS para banho


Ipanema e o esporte - por Alexandre Maia – Edição 233

Sorria para o Guaíba completa dois anos

                                                                                                                Gustavo Cruz / O Jornalecão
Ações do projeto Sorria para o Guaíba foram apresentados
ao vice-prefeito Sebastião Melo (à direita)
Alexandre Maia
Presidente da ABEP

No último dia 1º de fevereiro de 2015, o projeto Sorria para o Guaíba, criado pela nossa entidade, a ABEP, fez dois anos. O projeto que objetiva transformar a orla do Guaíba através do esporte mostrou seus números ao vice-prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, em reunião no gabinete do mesmo. Foram apresentadas ações que estão ajudando e muito as pessoas a mudarem seu conceito e sua atitude com relação à Orla. Milhares de pessoas já acessaram a areia de Ipanema e o Guaíba pelo esporte, deixando a orla com muita vida e a reascendendo a esperança da utilização positiva.
E você, leitor de O Jornalecão, amigo que nos acompanha por este espaço, o que você faz pela nossa orla? Qual a atitude positiva que você tem com relação ao nosso rio? Ou fica somente tomando chimarrão e falando que ninguém faz nada, e não faz nada também? Envie seu vídeo e ou sua foto e sua história para o e-mail abepraia@hotmail.com. A história mais relevante, que será avaliada pela diretoria da ABEP, ganhará uma bola oficial de vôlei de praia utilizada pelos melhores jogadores do sul do Brasil nos jogos durante o Skol Beach Fest.

Em 2015 somente casos ‘importados’, mas alerta contra a dengue continua

Além do risco de quem viaja para fora da cidade trazer a doença nas férias, 75% dos criadouros do mosquito estão em residências
  


Se, em 2014, os porto-alegrenses ficaram apreensivos com os primeiros casos de dengue autóctone (contraída dentro da cidade), desde o início deste ano foram confirmados dois casos de dengue “importada” por moradores que viajaram para outros locais. Mas o fato de nenhum morador ter adquirido a doença dentro dos limites municipais não diminui o alerta contra o vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, pois no período de verão muitos moradores da capital gaúcha viajam e podem voltar contaminados, aumentando o risco de contágio em Porto Alegre. Além disso, o monitoramento inteligente da dengue realizado pela Prefeitura indica alta infestação do mosquito na semana epidemiológica entre os dias 1º e 7 de fevereiro – para conferir a presença do Aedes aegypti nos 22 bairros onde estão instaladas 714 armadilhas de monitoramento, acesse o mapa semanal em www.ondeestaoaedes.com.br.

População deve ajudar na prevenção à doença

Um fator que dificulta o combate à proliferação do mosquito da dengue é que, em Porto Alegre, cerca de 75% dos criadouros estão em imóveis residenciais (segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde – SMS), o que exige a participação efetiva dos moradores para eliminar os focos do mosquito vetor e prevenir surtos da dengue e da febre chikungunya (outro doença que é transmitida por mosquito e ‘chegou’ ao Brasil recentemente, em 2014). Uma forma de contribuir com as medidas de prevenção é verificar semanalmente se há criadouros em sua casa ou pátio (eliminando locais com água parada), pois o ciclo de vida do mosquito é de cerca de 7 a 10 dias da fase do ovo até a fase adulta. Assim, é possível evitar o nascimento de mais insetos.


Poesia - AO PÔR DO SOL - Ialmar Pio Schneider

                                                                                                                                   Arquivo pessoal
Paisagem do bairro Tristeza antes do pôr do sol

O pôr do sol agora está magnífico,
Parece do Senhor uma pintura,
E por isto o momento é beatífico,
Como se unisse Deus à criatura...

A noite vai descendo... colorífico
O céu em tons diversos se mistura,
E mesmo pelos ares odorífico
Vem a ser o ambiente de verdura...

Então, eu me recolho e penso em ti,
Com serena tristeza e nostalgia,
Lembrando nosso amor de frenesi...

Se agora já vai longe a mocidade,
Não esqueço os momentos de alegria,
Embora hoje só reste esta saudade!

                                  Ialmar Pio Schneider

O adeus de Carlos Urbim

                                                                                                               Arquivo O Jornalecão


O jornalista e escritor Carlos Urbim faleceu prematuramente em 13 de fevereiro, aos 67 anos, deixando uma lacuna na literatura gaúcha e obrigando O Jornalecão a antecipar a homenagem que estava prevista para 2015, quando o quadro Há 20 em O Jornalecão relembraria a edição em que ele concedeu entrevista ao jornal. Em 1994, Urbim era um dos editores do jornal Zero Hora, para o qual produziu diversos cadernos, principalmente de cultura, mas também impulsionava sua carreira de escritor (entre suas obras de sucesso para o público infantil, está “Um Guri Daltônico”, de 1983). Nos anos seguintes, além de ampliar sua obra e o número de leitores, Carlos Urbim também recebeu diversas homenagens. Em 2009, foi patrono da 55ª Feira do Livro de Porto Alegre, uma das principais honrarias para escritores gaúchos.

Há 20 anos em O Jornalecão

Em outubro de 1994, Carlos Urbim concedeu entrevista exclusiva para O Jornalecão. Com sua simpatia habitual, falou abertamente sobre diversos temas ao jornalista Gustavo Cruz da Silveira (editor do jornal), que na época era estudante e contou com a colaboração de seu colega de curso André Malinoski para marcar a entrevista. O entrevistado destacou aspectos importantes de sua carreira, da literatura e da comunicação, sem meias palavras. Confira a seguir algumas das respostas da entrevista com Carlos Urbim, publicada na edição de Outubro/1994 de O Jornalecão.

Tenho consciência que escrevo com sotaque gaúcho, usando as referências da nossa região.”

Um Guri Daltônico foi a minha estréia, uma estréia ótima, porque foi lançado na Feira do Livro de 1984, sendo um dos três mais vendidos, perdendo para o Mario Quintana, que era 1º e 2º lugar.”

Hoje, um dos grandes problemas de como ficou a coisa no Rio Grande do Sul é praticamente esta preponderância da RBS, que é tamanha, tão grande, tão poderosa que até inibe outras iniciativas de se abrir outros jornais em Porto Alegre.”

Associações do Extremo-Sul propõem locais para estações do catamarã

Sugestão é de que três bairros da região 
contem com locais para embarque de passageiros

                                                                                                              www.travessiapoaguaiba.com.br

O assunto ainda será tema de outras reuniões, mas cinco associações de moradores do Extremo-Sul de Porto Alegre já sugeriram possíveis locais para a instalação das estações de embarque e desembarque de passageiros na orla, na Ponta Grossa, em Belém Novo e no Lami, os três bairros da região que estão localizados às margens do Guaíba.  Pela proposta dos representantes das associações Chapéu do Sol, Flores da Cunha, Lami, Santa Mônica e Túnel Verde os locais mais adequados para receber os equipamentos seriam os fundos da Associação Recreativa dos Correios – Arco (na Ponta Grossa), nas proximidades da Praça Inácio Antônio da Silva (em Belém Novo) e em algum local a ser definido no Lami.  Além de aprovar a proposta que visa facilitar o deslocamento em direção ao Centro da cidade e desafogar o trânsito, a extensão do transporte hidroviário pode não representar um aumento excessivo no preço da passagem devido à possibilidade de utilização de novas rotas e possíveis linhas alimentadoras.
No dia 18 de dezembro, a extensão do transporte hidroviário foi debatida no Clube do Professor Gaúcho, em Ipanema, em reunião pública promovida pela Câmara Municipal e agendada pelo então presidente da Casa, vereador Professor Garcia. Participaram do encontro, além de líderes comunitários e moradores da Zona Sul de Porto Alegre, representantes de Prefeitura, EPTC, Marinha do Brasil, Metroplan, Agergs e CAT Sul (consórcio que realiza o transporte de passageiros por meio das embarcações catamarã entre a capital e a cidade de Guaíba). Após recente acordo entre os órgãos competentes, a liberação do transporte por catamarã para a Zona Sul de Porto Alegre foi acordada em caráter experimental por 12 meses – após este período a Prefeitura deverá fazer licitação para o transporte urbano ou integrá-lo ao intermunicipal. Leia mais em http://ojornalecao.blogspot.com.br/2014/12/extensao-do-transporte-hidroviario-em.html

Tinga abre desfile com o objetivo de trazer o troféu para a Zona Sul

Maior escola de samba da região tenta conquistar 
mais um título do Carnaval de Porto Alegre

                                                                                                                      Evandro Oliveira / PMPA
Após três anos do último título, Estado Maior da Restinga
pode voltar a reinar em Porto Alegre

Nesta sexta-feira,13 de fevereiro, às 23h30,a Estado Maior da Restinga entra na passarela para dar início às apresentações das escolas de samba de Porto Alegre. Ao abrir o Grupo Especial (o principal do Carnaval da cidade), a Tinga entrará no Complexo Cultural do Porto Seco com cerca de 2 mil participantes e 16 alas, trazendo para o sambódromo uma homenagem à cidade litorânea de Torres (abaixo, a letra do samba-enredo da Tinga). Fundada em 1977, a Sociedade Recreativa e Beneficente Estado Maior da Restinga é uma das mais tradicionais escolas da capital gaúcha, tendo conquistado noves vezes o título máximo do Carnaval de Porto Alegre (1887, 1991, 1992, 1994, 1999, 2005, 2006, 2011 e 2012), e o objetivo é chegar ao Desfile das Campeãs (dia 21/02) já com o 10° título garantido.


ESTADO MAIOR DA RESTINGA

Samba-enredo 2015 - "Com o cisne se banhando no rio Mampituba, a Tinga embarca no balão para contar as histórias, cultura, mitos e lendas de Torres. A mais bela do litoral gaúcho".

Compositores - Xandi Tche, Leandro Godinho, Anderson Godinho, Walmer e Renan Ludwig

Intérprete - Renan Ludwig


Letra
Vou navegar nas águas desse mar
Deixar a vida me levar...
E a emoção vai "explodir"
Quando eu cantar sou Tinga! E daí?

Amor...vem mergulhar na fantasia
É lenda, mistério, magia no ar
Na busca de um "ouro" vai se revelar...corsários, piratas, sereia do mar.
Meu cisne! Foi ela que encontrou você, meu grande amor
Cidade tão exuberante, em "Torres" tudo é fascinante
O "astro" fez do meu calor, minha inspiração
A vida de um povo com seus rituais
Sua natureza que ao mundo encantou
Se banhando nas curvas de um rio
Que Deus abençoou

Soldado valente guerreiro a lutar, eu sou
Batida tão forte que rufa o tambor, anunciou
Sou! Tinguerreiro vencedor
Meu escudo é "tricolor"

Na tribo o amor acabou
E o "farol" de longe o imigrante avistou
A fé na minha religião
Por total devoção na igreja eu senti
Sonhei...fiz um turismo viajei
Pintei...Torres na "tela de Debret"
É pesca, é sol, é verão
Vai subir o balão, só faltava você
E na gastronomia, tudo é maravilhoso
É festa feliz! Ano novo
Uma índia eu avistei
Abraçada sobre um violão
Lágrimas de paixão

Amor que se iguala ao meu pavilhão é a Tinga do meu coração!


Quatro dias de desfiles no Porto Seco

Após a Tinga, desfilam no Porto Seco mais quatro escolas na noite do dia 13; outras cinco escolas entram na passarela na noite seguinte, fechando o Grupo Especial. No dias 15 e 16 serão realizados os desfiles dos outros grupos (ver relação de escolas, datas e horários a seguir). 

Desfiles do Carnaval 2015 - Festa de Toda a Cidade

DESFILES DO GRUPO ESPECIAL

(Sexta-feira 13 de fevereiro)

Escolas                                               Início               Término
Escola Convidada                               
Estado Maior da Restinga                        23h30               0h35
Acadêmicos de Gravataí                         0h45                 1h50
União da Vila do IAPI                             2h                    3h05
Copacabana                                          3h15                 4h20
Bambas da Orgia                                   4h30                 5h35


(Sábado, 14 de fevereiro)

Escolas                                               Início               Término
Escola Convidada                               
Unidos de Vila Isabel                              23h30                0h35
Embaixadores do Ritmo                           0h45                 1h50
Imperadores do Samba                           2h                    3h05
Império da Zona Norte                            3h15                 4h20
Imperatriz Dona Leopoldina                     4h30                 5h35
  

DESFILE GRUPO INTERMEDIARIO “A”

Domingo, 15 de fevereiro
(Tempo de desfile 50 a 60 minutos – Intervalo 10 minutos)

Escolas                                              Início               Término
Mocidade da Lomba do Pinheiro               21h10               21h40
Imperatriz Leopoldense                          22h                  23h
Realeza                                               23h10               0h10
Unidos do Capão                                   0h20                 1h20
Império do Sol                                     1h30                 2h30
Unidos do Guajuviras                            2h40                 3h40
Academia de Samba Puro                      3h50                 4h50
Academia de Samba Praiana                  5h                    6h


DESFILE OFICIAL GRUPO ACESSO E TRIBOS
Segunda, 16 de fevereiro
(Tempo de desfile 40 a 50 minutos – Intervalo 10 minutos)   

Tribo                                                 Início               Término
Guainazes                                           22h                    22h50
Os Comanches                                     23h                    23h50

Escolas                                             Início               Término
Fidalgos e Aristocratas                          24h                  0h50
Protegidos da Princesa Isabel                 1h                    1h50
Unidos da Vila Mapa                             2h                    2h50
União da Tinga                                    3h                    3h50
Acadêmicos da Orgia                            4h                    4h50
Escola de Samba da Glória                    5h                    5h50


Ingressos estão à venda somente no local

         Em quatro noites de desfiles, os ingressos serão comercializados de R$ 5,00 a R$ 15,00 por pessoa nas bilheterias do Porto Seco, mas em uma das datas (16/02) o acesso do público será gratuito (confira os valores, as datas e os horários de funcionamento das bilheterias).

Venda de ingressos


Os ingressos para os desfiles do Carnaval 2015 serão vendidos nas bilheterias do Complexo Cultural do Porto Seco, nos seguintes dias e horários

Dias e horários
Sexta-feira, 13 - das 20 as 4h30
Sábado, 14 - das 19h as 4h30
Domingo, 15 - das 19h as 5h
Segunda, 16 - das 19h às 5h
Sábado, 21 (Desfile das Campeãs), a partir das 19h

Preços
Desfile Grupo Especial - R$ 15,00
Desfile Grupo A - R$ 5,00
Desfile Grupo Acesso - Acesso Livre
Desfile das Campeãs - R$ 15,00

Serão vendidos no máximo 4 (quatro) ingressos por pessoa.