Digite o ASSUNTO e nós encontramos para você

Promoção de aniversário O Jornalecão - Maio e Junho 2015

Clique na imagem para ampliá-la

Reunião trata da segurança pública em Ipanema, Espírito Santo e Guarujá

Com o slogan "Participe! Seja agente da sua segurança", nesta terça-feira (2 de junho), a partir das 19h, será realizada reunião, aberta ao público, sobre a segurança na região dos bairros Ipanema, Espírito Santo e Guarujá, que incluem a orla do Guaíba e o calçadão. O encontro será realizado no Clube do Professor Gaúcho (Avenida Guaíba, 12060, em Ipanema) e, entre as presenças confirmadas antecipadamente, estão o comandante do 1º Batalhão de Policia Militar (1º BPM), major Jairo de Oliveira Martins, o vice-prefeito Sebastião Melo, o vereador Professor Garcia e representantes de entidades da região (Associação Comunitária dos Moradores e Amigos da Zona Sul de Porto Alegre - Acomazs, Associação dos Moradores do Bairro Ipanema - Ambi, Associação Ipanema Eu Moro Eu Cuido, Sociedade Amigos de Guarujá - SAG, entre outras). Informações: 3220-4287.

Reunião da Cuthab tratará de transporte hidroviário na Zona Sul

A implantação de linha do catamarã na Zona Sul de Porto Alegre será o tema de reunião da Comissão de Urbanização, Transportes e Habitação (Cuthab) da Câmara Municipal agendada para 2 de junho, às 19h, no Centro Administrativo Regional (CAR) Extremo-Sul (Rua Desembargador Melo Guimarães, 12, bairro Belém Novo). O encontro é aberto ao público e é mais um passo em direção à efetivação do transporte pelo Guaíba entre a Zona Sul a área central da cidade. Atualmente, uma ponto de embarque e desembarque está em operação no Cristal, mas bairros como Ipanema, Guarujá, Ponta Grossa, Belém Novo e Lami estão entre os cotados para receber outras estações.

Concurso de trovas com inscrições abertas até 30 de junho

Integrando os XXIII Jogos Florais de Porto Alegre, estão com inscrições abertas até 30 de junho os Concursos de Trovas literárias, com os temas “treva” (líricas e filosóficas), “brilho” (humorísticas) e “vida” (líricas e filosóficas, somente para novos trovadores). Os vitoriosos receberão troféus e diplomas e terão suas trovas publicadas em livro especial do evento, nas festas marcadas para 23, 24 e 25 de outubro. Para concorrer é necessário se inscrever até 30 de junho, enviando cada trova digitada, datilografada ou escrita a mão na face de um pequeno envelope, que deverá conter, em seu interior, uma papeleta com identificação do autor. Os envelopes devem ser enviados, dentro de outro maior, para XXIII Jogos Florais, na Rua Grão Pará, 212 (CEP 90850-170), em Porto Alegre/RS.
O evento é promovido pela União Brasileira de Trovadores – UBT – Seção de Porto Alegre (entidade sediada na Zona Sul de Porto Alegre, na Avenida Otto Niemeyer, 2460), com o apoio de empresas, entidades e órgãos públicos. Informações: www.ubtportoalegre.com.br

Integrantes do Clube de Vantagens Zona Sul recebem placa indicativa

12ª Confraria do Clube de Vantagens Zona Sul 
aconteceu no mês de abril na Ótica Brilho no Olhar

                                                                                                           Foto Gustavo Cruz / O Jornalecão

Os anfitriões da 12ª Confraria do Clube de Vantagens Zona Sul (realizada em 14 de maio na Avenida Juca Batista, 3250, loja 3), Minéia Fraga e Adriano Fraga (da Ótica Brilho no Olhar) e Ruth Lima (da RVB Comunicação Visual), entregaram presentes aos participantes do evento, entre os quais uma placa indicativa especialmente produzida para os integrantes do grupo de empresários e profissionais liberais.
O próximo encontro dos integrantes do Clube de Vantagens Zona Sul está agendado para a noite de 15 de junho (segunda-feira) na sede da Escola de Educação Infantil Mundo Mágico da Alegria (na Rua Cirino Prunes, 292), que está completando 18 anos de atividade.

O Artesanato Guarisse em Gramado

A nova ala do Hotel Serra Azul, de Gramado (RS), construída em estilo bávaro, fora inaugurada pelo governador Euclides Triches, em 21 de dezembro de 1974 - uma obra nova após a fundação do hotel, em 1971, em um local privilegiado no centro da cidade. O novo prédio do empreendimento administrado pelo Grupo Perini - liderado por José Francisco Perini, ex-prefeito de Gramado, junto aos seus filhos Gino e Gilberto e ao seu genro Roque Orsi - fora projetado pelo arquiteto Gunther Schlieper e decorado por Léa Caruso com as antiguidades, os móveis, lustres e luminárias do Artesanato Guarisse. Na data da inauguração, além do governador do estado, estiveram presentes o ministro do Trabalho, Arnaldo da Costa Prieto, e o diretor regional do Banco do Brasil, Dilmar Gigante. À época, o hotel preparava-se para receber turistas e profissionais que chegariam à cidade para a terceira edição do Festival do Cinema Brasileiro de Gramado, que aconteceria em fevereiro de 1975.
  
                                                                                                                                           Divulgação
Nova ala do Hotel Serra Azul, em Gramado

Em janeiro deste mesmo ano, Arthur Guarisse e Léa inauguraram a loja do Artesanato Guarisse na Avenida das Hortênsias, 3662, na estrada Gramado-Canela (onde está instalado o Museu do Perfume desde a década de 1990). Nesta loja, o casal Guarisse recepcionou para um jantar os artistas, produtores e diretores de cinema que participaram do III Festival de Cinema Brasileiro de Gramado - oficializado pelo Instituto Nacional de Cinema (INC) em janeiro de 1973. Este importante evento de cinema teve origem a partir das mostras realizadas também nos salões do Hotel Serra Azul (desde a sua inauguração, em 1971), promovidas durante a “Festa das Hortênsias”. De acordo com Gilberto Perini, “na época, havia poucos hotéis para atender esse tipo de público. Não tínhamos turistas. As pessoas vinham descansar aqui pela proximidade e também para tratar da saúde, em razão dos bons ares serranos”. Em Gramado, somente no ano de 1958 surgiu o primeiro hotel destinado ao turismo, o “Rita Höppner”. “Aí, ocorreu o despertar do turismo. Em seguida, foi criada a Festa das Hortênsias, que projetou Gramado para o Brasil, realizada a cada dois anos, a partir de 1964”, recorda Gilberto. A fundação do Serra Azul ocorreu no início da década seguinte, quando a cidade necessitava de estrutura para receber artistas e turistas.

                                                                                                                                           Divulgação
Museu do Perfume, em Gramado

Assim, oficialmente, o 1º Festival do Cinema Brasileiro de Gramado aconteceu no verão, em janeiro de 1973, no antigo Cinema Embaixador (atual Palácio dos Festivais), e, somente a partir da década de 1990, no mês de agosto, como acontece até hoje. No Hotel Serra Azul, ainda é possível encontrar em sua decoração contemporânea alguns lustres e móveis Guarisse que foram preservados. Já no prédio do Museu do Perfume, apesar das reformas, a fachada continua original à época do funcionamento da loja do Artesanato Guarisse, e os lustres e móveis que ficaram no local, após a venda do prédio, continuam sendo utilizados.

 




Marcia Morales Salis 
Gestora Cultural, moradora do bairro Ipanema
marcia_ms@msn.com

P&M Panfletagem faz doação à escola da Zona Sul

A P&M Panfletagem doou uma cesta de alimentos e produtos que foram entregues a Joana Marzi Santos de Melo, diretora da Escola Estadual de Ensino Fundamental Matias de Albuquerque (Av. Juca Batista, 3450 – fone 3264-7148), no dia 22 de maio, quando a Ótica Brilho no Olhar proporcionou aos familiares e alunos preços especiais para a aquisição de óculos de grau, visando uma melhor qualidade de vida para a comunidade. Durante o evento, também foram arrecadados alimentos para a escola, que conta com 180 alunos e está solicitando doações e o apoio de voluntários para a sua manutenção. As duas empresas fazem parte do Clube de Vantagens Zona Sul e combinaram as ações em benefício da escola na Confraria realizada no mês de maio.

Bandit Lanches inaugura com atendimento a partir das 11h

Lancheria está sediada na Avenida Teresópolis, 
3758 e também conta com telentrega

                                                                                                       Fotos Jovanir Medeiros / Jova Fotos

Desde abril, a Zona Sul de Porto Alegre conta com uma nova opção para lanches e porções. Com sede na Avenida Teresópolis, 3758, a Bandit Lanches oferece de terça a domingo, a partir das 11h, opções de pratos como xis, bauru, cachorro-quente, petiscos, a la minuta e carreteiro, além de adicionais e bebidas. O horário de atendimento vai até a meia-noite (de terça a quinta), mas, de sexta a domingo e nos feriados, é ampliado até 0h30. E, nas noites de sexta-feira, a partir das 22h, a casa oferece gratuitamente uma apresentação de pagode e samba (desde maio, quem está se apresentando é a banda Samba dos Guriih). O estacionamento privativo é gratuito e conta com segurança no local.

                                                                                                        Fotos Jovanir Medeiros / Jova Fotos

E quem prefere receber seu lanche em casa pode utilizar a telentrega (fones 3243-3010, 3026-3809 e 8508-3703), consultando a área de entrega e a taxa para cada bairro. E, se preferir, ainda pode pagar com cartões de crédito ou débito de oito bandeiras diferentes.


Ipanema e o esporte – por Alexandre Maia – Edição 236

Vem aí: 1ª SMMA Semana Mundial do Meio Ambiente

Temática de 2015: “O Esporte que transforma”

Alexandre Maia
É visível que a praia de Ipanema, em Porto Alegre, apesar de todos os seus problemas, vive um processo de estreitamento de sua relação com as famílias de Porto Alegre. O DNA do bairro está saltando aos olhos de quem passa pelo seu lindo calçadão. As famílias estão realmente aproveitando a natureza do bairro. Este fenômeno deve-se quase que exclusivamente ao esporte e ao poder de sua transformação.
Para falarmos desta reaproximação da comunidade com a sua orla, em parceria com a Prefeitura de Porto Alegre, Dmae, Borrússia e Nex Group, estaremos realizando a 1ª Edição da Semana Mundial do Meio Ambiente. Para reforçar este conceito e mostrar na prática o que o esporte proporciona para melhorar uma relação que estava complicada há anos, vamos realizar uma vasta programação entre os dias 4 e 7 de junho. Não perca por nada!!
Mais uma vez, o esporte mostrará seu poder de transformação e será o principal link para mostrar à comunidade que a orla do Guaíba não é o lixo da cidade, e sim o lugar mais bonito e cheio de vida.
Venha contribuir com ideias, entre positivamente na discussão. Participe!


Poesia - Por Ialmar Pio Shneider

VERSOS A MINHA SAUDOSA MÃE

Quando menino escrevia
versinhos com seus enredos;
e minha mãe os ouvia,
que eram plenos de segredos...

Neles punha meus desejos,
os amorzinhos da infância;
e assim foram os solfejos
para sair da ignorância.

Eu queria ser poeta
e conquistar as gurias;
não sei se atingi a meta
com minhas simples poesias.

E aí estão os meus versos,
rolando de pago em pago;
são meus anelos dispersos,
sempre em busca de um afago.
  
Ialmar Pio Tressino Schneider
Morador do bairro Tristeza

Focos de lixo dão lugar a áreas revitalizadas

Com apoio da comunidade de diversos bairros, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) extinguiu em maio focos de descarte de lixo irregular, revitalizando áreas da Zona Sul de Porto Alegre com a colocação de placas proibitivas e o plantio de árvores e outros vegetais. No dia 22 de maio, três locais receberam melhorias: a esquina da avenida Icaraí com a rua Coronel Claudino, no bairro Cristal; uma área na Avenida Juca Batista, 3240, na comunidade Vale dos Pinheiros; e, em Belém Velho, na Rua Afonso Mariante, 1.220. O objetivo é sensibilizar a população local e divulgar o Código de Limpeza Urbana, que prevê multas para quem descartar lixo em locais impróprios e/ou fora dos horários e datas da coleta (de R$ 297,35 a R$ R$ 4.757,62).

A liberdade que perdemos

CMPA

Cleiton Freitas
vereador de Porto Alegre e delegado de Polícia


Estamos vivenciando um momento em que os pesquisadores, os pensadores, os eruditos e os questionadores estão fazendo reflexões e divagações acerca do estar da sociedade e da falta de bem-estar. Todos nós estamos de alguma forma incomodados, preocupados e buscando alternativas, mesmo que caseiras, para obtermos a nossa liberdade, que perdemos sem estarmos condenados pela justiça. Estamos condenados pelo funcionamento da sociedade. Conceitos estão sendo questionados. Direitos estão sendo tolhidos. Anseios estão sendo barrados, e tudo isto em meio a sucessivos comunicados de desvios de verbas públicas, de falta de dinheiro para investir no básico de uma sociedade, do domínio dos criminosos, do avanço da territorialidade do tráfico, de descrença nas instituições governamentais.
Números para todos os lados, cada um trazendo uma explicação e uma exclamação. Números que nos assustam, nos assombram, nos fazendo refletir se a guerra instituída não seria mais justa e honesta do que esta guerra latente, escondida e perversa que invade nossa casa, nossa vida, nosso íntimo, nos tirando a paz, a segurança, a crença em dias melhores. Nos primeiros 150 dias do ano, tivemos 117 assaltos a banco. Em março, foram registrados mais de 3.100 roubos e furtos de veículos em Porto Alegre. A quantidade de droga que circula é impressionantemente maior que a apreendida.
Minha profissão me faz olhar este ângulo, mas não posso desconsiderar que trabalho e confio numa perspectiva de que podemos mais, que temos força e que o bem deve combater o mal. Então, preciso indicar um caminho de esperança, de busca por dias menos tensos e com territórios livres de violência.
Preciso indicar que nosso grito está sendo ouvido, que precisamos, nesta sociedade organizada, unir esforços e buscar ferramentas que indiquem o caminho. Acredito que homens de bem não podem virar reféns, que temos compromisso e responsabilidade com a sociedade que aí está, que temos muito para deixar de legado aos nossos jovens e ao futuro que nos espera.

Cantinho do Auxilio Jurídico – Edição 236 – Maio 2015

O dever de indenização dos estabelecimentos comerciais nos casos de furtos ou roubos em seus estacionamentos

Variados estabelecimentos comerciais oferecem, para conforto de seus clientes, estacionamentos que os tornam responsáveis pela segurança dos veículos, mesmo que sejam gratuitos, em caso de furtos e roubos que ocorrerem em suas dependências. Entretanto, alguns avisam que não se responsabilizam por objetos deixados no interior do veículo e pelo próprio veículo.
Neste caso, segundo a Súmula 130 do STJ (Superior Tribunal de Justiça) esclarece, as controvérsias acerca da existência ou não da responsabilidade do estabelecimento, pelos veículos que permanecem em seus estacionamentos: “A empresa responde, perante o cliente, pela reparação de dano ou furto de veículo ocorridos em seu estacionamento”.
Os estabelecimentos comerciais que oferecerem estacionamentos, pagos ou não, terão o dever e a obrigação de reparar os danos causados nos veículos de seus clientes. Salienta o art. 14 do Código de Defesa do Consumidor (CDC) que o fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua fruição e riscos.
Para o cliente vitimado, é importante que faça um Boletim de Ocorrência (BO) para comprovar as alegações aduzidas e é interessante fotografar os prejuízos causados em seu veículo, que servirão como comprovantes de que o veículo estava nas dependências do estabelecimento. Também é importante ter provas testemunhais.
Com relação aos avisos dos estabelecimentos sobre a isenção de responsabilidade, esses são inválidos, assim não impossibilitam, exoneram ou atenuam a responsabilidade do estabelecimento que oferecer estacionamento (Art. 51, inc. I, do CDC).
Enfim, a responsabilidade dos estabelecimentos, quando oferecem estacionamento, é objetiva onde qualquer dano ali causado ao usuário deverá ser reparado. De modo geral, o estabelecimento terá o dever de indenizar o seu cliente, mesmo o estacionamento sendo gratuito.
Para maiores informações ou outras dúvidas judiciais, estamos à disposição dos leitores de O Jornalecão.


Cecatto & Araujo Advogados
Rua Paulo Derly Strehl, 101 - (Ao lado do Zaffari da Juca Batista)
Contatos: 3286-1192 / 8433-4922 - E-mail: edaraujo@via-rs.net

Tiragem comprovada – O Jornalecão – Edição 236 – Maio 2015




Orla Vive realiza eventos

Durante a manhã e a tarde de 31 de maio, os frequentadores de Ipanema estão convidados a participar de atividades do Projeto Orla Vive, criado por Susana Jung com o objetivo de reunir moda, música e arte para possibilitar que as pessoas desfrutem do local com mais cores, segurança e diversidade. Serão realizados, na esquina da Avenida Guaíba com a Rua Leblon, em frente ao Travessia Cafeteria e Creperia, o Piquenique do Bem, o Luau Ipanema (com apresentações musicais) e atividades esportivas promovidas pela Associação Brasileira dos Esportes da Praia (ABEP), que visa à transformação da orla com o projeto Sorria para o Guaíba, realizado em parceria com a Sociedade Amigos Balneário Ipanema (SABI), além do Bazar Ipanema, que conta com expositores de artesanato, brechós e confecções locais, posto de arrecadação de ração para cães e gatos e coleta de doações para a Campanha do Agasalho. Mais informações: ipanemabazar@gmail.com.

Confira as atrações e leia mais em

Produtos transgênicos devem ser identificados? Com a palavra o Senado...

Com a aprovação na Câmara Federal, em 28 de abril, do projeto que prevê a retirada da letra T (inscrita em amarelo) das embalagens de alimentos industrializados produzidos com transgênicos. Agora, a palavra está com o Senado, que já lançou em seu site uma consulta à população, sendo que, entre os primeiros 186 que se manifestaram por meio da internet, 98% demonstraram-se contrários ao teor do texto, que terá que passar pelas comissões de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor, Fiscalização e Controle e Assuntos Sociais antes de ir ao plenário da Casa. Se aprovado, passará ainda pela presidente Dilma Rousseff, que poderá sancionar ou vetar o polêmico projeto, de autoria do deputado estadual Luis Carlos Heinze.
Paralelamente, estão sendo estudadas ações legais para tentar impedir a mudança da lei. Além de entidades ambientalistas, órgãos de direito do consumidor também demonstram insatisfação com a possibilidade de alteração. Para exemplificar, o Procon de Porto Alegre, por meio de ofício, tenta sensibilizar os três senadores gaúchos para a manutenção da atual regra. O diretor-executivo Cauê Vieira destaca um desrespeito a um princípio básico do direito do consumidor, que prevê que a informação deve ser adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços, com especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade e preço, bem como sobre os riscos que apresentem”. Uma das principais preocupações é que este alteração na legislação possa elevar o consumo de agrotóxicos, que já é grande no país (no Brasil, cada habitante consome 5,2 quilos de veneno agrícola por ano, a maior média do mundo).  Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o consumo de agrotóxicos pode estar associado ao aumento de casos de câncer, o que traz preocupações extras.
Por outro lado, o autor do projeto, deputado Luis Carlos Heinze, considera que a retirada da letra T da embalagem de produtos transgênicos deve corrigir uma injustiça, pois, segundo ele, o T nas embalagens criminaliza um produto que é legal” e, conforme a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CNTBio), os organismos geneticamente modificados (OGMs) são seguros para consumo. Desde 2003, quando o Ministério da Justiça decretou a obrigatoriedade da identificação dos transgênicos, a população consume estes alimentos, mas, conforme Heinze, a maioria das pessoas que responderam a uma pesquisa sobre o assunto acredita que o T amarelo, o que indica que o assunto ainda deve ser discutido junto aos cidadãos para que seja de conhecimento público.  

Você sabia que fazer artesanato desenvolve a criatividade?



Fazer artesanato é desenvolver a capacidade motora, a criatividade, exercitar a memória, instigar a sensibilidade artística e também oportunizar uma fonte de renda e/ou lazer.
Como você pode ver, motivos não faltam para fazer sua inscrição num dos cursos de artesanato oferecidos pela Loja Feito a Mão e, através do aprendizado, realizar tudo o que sua imaginação mandar.
Entre em contato conosco e agende já sua aula de artesanato com pintura ou feltro!

Feito a Mão - Avenida Juca Batista, 332 - Loja 4
Fone: 3093-3477 - e-mail feitoamaocej@gmail.com

Semana do Meio Ambiente terá quatro dias de atividades na praia de Ipanema

Já está sendo divulgada a programação das atividades que serão realizadas em Ipanema durante a Semana do Meio Ambiente. O evento terá início em 4 de junho (quinta-feira, feriado de Corpus Christi) e prossegue até domingo (dia 7), reunindo em um só local aulas e competições esportivas, além de muitas outras atividades. Já para o primeiro do evento, estão agendados mutirão de limpeza da prainha em frente à SABI - Sociedade Amigos Balneário Ipanema, com aulas de Stand Up Paddle e test drive de pranchas (9h), e caminhada ecológica da sede da entidade, na Avenida Guaíba esquina Rua Engenheiro Coelho Pareira, até a Rua Déa Coufal, retornando, posteriormente para a SABI, onde terão início as competições esportivas de Futevôlei, Tênis  e Beach Tennis (12h), a Remada pela Orla (13h30) e o Sunset Party, com os DJs Moish e Felipe Só (15h30).
Na sexta-feira (5 de junho), as competições, treinos livres e aulas prosseguem, sob coordenação da Associação Brasileira dos Esportes de Praia (ABEP), e ainda tem a Roda de Chimarrão na prainha em frente à SABI (18h). No sábado, entre os destaques, estão o Eco SUP Day , com limpeza da Orla e saíde em frente ao Travessia Cafeteria e Creperia, na Avenida Guaíba esquina com Rua Leblon (10h), e a Clínica de Futevôlei com o campeão mundial Tite (das 15h30 às 19h). No domingo, segue uma extensa programação até a Cerimônia de Premiação  (das 17h às 19h).
Mais informações em www.facebook.com/SABIpanema


Confira a programação completa e detalhes sobre inscrições:

1ª SMMA - Semana Mundial do Meio Ambiente

O Trajeto terá como ponto de encontro a praça em frente a SABI, com ida até a Déa Coufal e retorno até a SABI (cerca de 4KM). Quem quiser adquirir a camiseta da Caminhada paga como inscrição R$ 35,00, ou simplesmente se junta a caminhada e participa deste grande ato em defesa da Orla do Guaíba.
A Caminhada Ecológica que terá a coordenação da Assessoria Esportiva WINNERS, abre oficialmente a SMMA 2015.
Inscrições em abepraia@hotmail.com e 3779-5508
Dia 04 de Junho (quinta feriado)
09:00 - Mutirão de Limpeza da Prainha em frente a SABI + Aulas de Stand Up Paddle e Test Drive de Pranchas;
10:00 - Caminhada Ecológica (saída da SABI, indo até a Déa Coufal e voltando à SABI);
12:00 - Início das Competições de Futevôlei, Beach Tennis e Tennis (até as 18:00);
13:30 - Remada Pela Orla (saída em frente à SABI até a Pedra Redonda);
15:30 - Sunset Party com DJ Moish e DJ Felipe Só;
22:00 - Final do primeiro dia de competições do Tennis.

Dia 05 de junho (sexta)
14:00 - Aulas de Stand Up Paddle , Test Drive de Pranchas + Roda de Chimarrão na Prainha (até as 18:00);
14:00 - Treinos Livres de Futevôlei, Beach Tennis e Tennis;
18:00 - Início das Competições de Tennis;
22:00 - Final do segundo dia de competições de Tennis.

Dia 06 de Junho ( sábado)
09:00 - Remada Pela Orla (concentração em frente à SABI indo até a frente do Travessia para participação no Eco Sup Day);
10:00 - Eco SUP Day (Sup Limpeza da Orla) - em frente ao Travessia;
10:00 - Início das Competições de Futevôlei, Beach Tennis (até as 18:00);
14:00 - Aulas de Stand Up Paddle, Test Drive de Pranchas + Roda de Chimarrão na Prainha (até as 18:00);
15:30 - Sunset Party com DJ Moish + Clínica de Futevôlei com o campeão mundial Tite (até as 19:00);
22:00 - Final do primeiro dia de competições do Tennis.

Dia 07 de Junho (domingo)
09:00 - Aulas de Stand Up Paddle, Test Drive de Pranchas + Roda de Chimarrão na Prainha (das 9:00 às 14:00);
09:00 - Início das Competições de Futevôlei, Beach Tennis e Tennis;
11:00 - Aulão de Funcional (das 11:00 às 12:00);
15:00 - Sunset Party com Dj Moish (até as 19:00);
17:00 - Cerimônia de Premiação e confraternização com Salshipão + sorteio entre os inscritos ( até as 19:00).

VALORES:
1) Aulas de Stand Up Paddle - R$ 60,00 a hora aula;
2) Torneio de Futevôlei - R$ 80,00 a dupla (incluindo inscrição + camiseta, salshipão + caminhada ecológica + participação nos sorteios entre os inscritos);
3) Torneio de Beach Tennis - R$ 60,00 por pessoa (incluindo inscrição + camiseta, salshipão + caminhada ecológica + participação nos sorteios entre os inscritos);
4) Torneio de Tennis - R$ 50,00 (incluindo inscrição + camiseta + salshipão + caminhada ecológica + participação nos sorteios entre os inscritos);
5) Caminhada Ecológica - R$ 35,00 (incluindo inscrição + camiseta + participação nos sorteios entre os inscritos);
6) Clínica de Futevôlei com TITE ( campeão mundial) - R$ 50,00 ( (incluindo inscrição + camiseta, salshipão + caminhada ecológica + participação nos sorteios entre os inscritos);
7) Remadas pela Orla - R$ 35,00 (incluindo inscrição + camiseta + salshipão + participação nos sorteios entre os inscritos);

*AÇÕES BONIFICAÇÃO PARA OS INSCRITOS:
- participação na SUP LIMPEZA por água ou por terra;
- test drive nas pranchas Art in Surf;
- participação nos Sunsets Partys na SABI;
- participação junto a MINI FEIRA de equipamentos esportivos;
- participação junto a exposição de móveis de pallets;
- sacos de lixo e luvas à disposição para ações de limpeza ao longo do evento;

*SORTEIOS E PRÊMIOS
- Divulgaremos até o dia 18 de maio os prêmios
- Teremos um sorteio especial exclusivo para sócios da SABI;
- Troféu para o primeiro e segundo de cada categoria em todos as modalidades (caminhada não tem troféu pois não é competição);
- O Sorteio será feito durante a cerimônia de premiação e mesmo com o inscrito ausente, a premiação será deixada na secretaria do clube para posterior retirada;

*SACOS DE LIXO E LUVAS
Podem ser retirados gratuitamente, ao longo de todo evento, na secretaria da SABI.

Cisne Branco e O Jornalecão levam você a passear pelo Guaíba

                                                                                                                                           Divulgação

Na comemoração do 28º aniversário de O Jornalecão, quem ganha é você! Participe da promoção e concorra a passeios de barco com direito a acompanhante no barco Cisne Branco, na opção Navegando pelo Guaíba. Acesse www.facebook.com/OJornalecao ou www.jornalecao.com.br, faça seu comentário sobre os 28 anos do jornal de bairro mais querido da Zona Sul e concorra. A promoção é válida até 15 de junho. Os resultados serão divulgados na edição de Junho/2015 de O Jornalecão.


Cisne Branco: ícone de Porto Alegre

Divulgação
Os moradores de Porto Alegre e turistas que visitam a capital gaúcha contam com uma ótima opção de passeio, navegando pelo Guaíba e vislumbrando a cidade de um ângulo diferente no barco Cisne Branco. Com saídas regulares do Cais do Porto e a tradição de mais de 30 anos no mercado, o Cisne Branco é referência no turismo fluvial, entretenimento e lazer flutuante na capital gaúcha. Em três andares, possui infraestrutura que possibilita a realização de várias opções de utilização da embarcação:

Navegando pelo Guaíba Passeio com 1 hora de duração no qual se avistam as principais ilhas do lago. Saídas de terças a domingos, sempre às 15h, com qualquer número de pessoas (exceto em dias chuvosos). Também opções de horários às 10h30, 16h30 e 18h.

As Luzes da Cidade – Programação noturna que inclui jantar, navegação e danceteria, com excelente gastronomia e atendimento e navegação para as zonas Norte e Sul da cidade.

Happy Hour – Terças a sextas, nos meses de novembro a março, aproveitando o horário de verão e o pôr do sol.

Passeio Almoço – Aos domingos, com datas predeterminadas e duas horas de duração (das 12h30min às 14h30min), em direção à Zona Sul, com serviço de gastronomia e bebidas.

Eventos – Disponível para eventos fechados ou abertos: festas de final de ano, happy hours, casamentos, aniversários, coquetéis, passeio-almoço, passeio para escolas, etc.

O Jornalecão comemora 28 anos com mais de 2 milhões de exemplares distribuídos

O Jornalecão foi lançado em 10 de maio de 1987 por crianças que estavam arrecadando dinheiro para um campo de futebol da Rua Oiampi, no Guarujá, mas transcendeu há anos o motivo de sua criação. Quando Gustavo Cruz da Silveira e Cristian Stein Borges (na época, com 11 anos) reuniram seus irmãos (Guilherme e Denis, respectivamente) e mais alguns amigos e vizinhos para dar início à empreitada, sequer imaginavam que, 28 anos depois, O Jornalecão contaria com 236 edições lançadas, mais de 2 milhões de exemplares distribuídos gratuitamente na Zona Sul desde sua fundação e se consolidaria, no século 21, com um mais antigos jornais de bairro em circulação em Porto Alegre e reconhecido porta-voz da comunidade da região, distribuído mensalmente, produzido e apoiado por moradores e financiado por empresários e profissionais liberais interessados em fortalecer a comunidade e se comunicar com seus vizinhos. Esta parceria com a comunidade se fortalece cada vez mais e, com o advento da internet, o conteúdo exclusivo produzido pela equipe de O Jornalecão está disponível 24 horas por dia por meio do site www.jornalecao.com.br.
Mas esta parceria de O Jornalecão com seus leitores foi muito mais além. Entre 1994 e 2003, com colaboração voluntária de diversas pessoas, foram realizadas diversas festas de aniversário do jornal (o Encontro do Assinante) e torneios de futsal (a Copa O Jornalecão). A pedido de anunciantes e como parte do desenvolvimento da GCS Editora, empresa responsável pela edição do jornal, diversos produtos foram lançados nestes últimos anos: o catálogo de produtos e serviços Procurei, Achei – Zona Sul (lançado desde 2005), a Tabela da Copa do Mundo (desde 2006), as tabelas de horários de ônibus Olha a Hora (criada em 2008), o Calendários de final de ano (editados desde 2014) e a revista trimestral da Turma do Guaíba (editada desde 2014 em parceria com a Pico Artes Visuais). Com todos estes “irmãos” da marca O Jornalecão se unindo ao projeto, após 28 anos, “o jornal do nosso bairro” está cada vez mais forte e, cada vez mais, um jornal feito para toda a Zona Sul de Porto Alegre.

O Jornalecão: 28 anos mudando com a Zona Sul de Porto Alegre

                                                                                   Nilton Ferreira Gomes / Arquivo O Jornalecão
Em 1987, Cristian, Gustavo, Guilherme e Denis
formaram a primeira equipe do jornal

Em 1987, Ipanema não tinha calçadão e ciclovia: a orla era ocupado por dezenas de bares. As obras para despoluição do Guaíba sequer haviam começado. O Parque Guarujá ainda era chamada de camping ou balneário, por ter recebido por décadas visitantes de outros bairros, cidades e países que vinham acampar ou aproveitar a “praia”. Ipanema, Tristeza, Cavalhada e Cristal já eram centros de compras importantes da Zona Sul de Porto Alegre, mas ainda careciam de avenidas duplicadas, que só receberam melhorias nos anos seguintes. Com poucos moradores, a Ponta Grossa e a Hípica faziam parte da extinta Zona Rural (que agora querem trazer de volta). E muitos outros bairros da região eram muito diferentes. Se muita coisa mudou em 28 anos, O Jornalecão continua informando os moradores com a mesma responsabilidade que fazia na década de 80.
Em 1987, O Jornalecão era feito a mão (e depois na máquina de escrever) por crianças da Rua Oiampi, no bairro Guarujá, que vendiam os exemplares aos vizinhos e parentes. Naquela época, o telefone era a forma de agilizar os contatos. Os leitores, assinantes e anunciantes destes primeiros anos eram poucos, mas sempre parceiros, incentivando o desenvolvimento do jornal e da comunidade. Se hoje a tecnologia possibilita o uso de internet, telefone celular e muitas tecnologias que possibilitam a melhoria do jornal de bairro referência da Zona Sul de Porto Alegre, os maiores impulsionadores de O Jornalecão continuam sendo os assinantes, anunciantes e leitores, que dividem com a equipe a responsabilidade de informar mensalmente diversos bairros. E, por isso, é importante não deixar passar este momento: parabéns a todos aqueles que, de uma forma ou de outra, colaboram para fazer de O Jornalecão o principal jornal da Zona Sul de Porto Alegre. Obrigado! Seu apoio é fundamental para todas as conquistas ao longo destes 28 anos!

Municípios são responsáveis pelo acolhimento de animais

* Lourdes Sprenger

Começa a se formar a convicção, a partir de recentes decisões do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, de tese patrocinada por ativistas da causa animal, de que cabe aos municípios o acolhimento e o atendimento de animais domésticos, principalmente, aqueles que se encontram em situação de risco ou abandonados nas ruas.
Tais decisões se produziram por iniciativas do Ministério Público –  a partir de queixas das comunidades –, que interpôs ações no sentido de responsabilizar as prefeituras municipais pela omissão diante de um dever constitucional, especialmente pela submissão dos animais à crueldade caracterizada pelo abandono. São os casos das prefeituras de São Sebastião do Caí, Cruz Alta e Porto Alegre, cujas sentenças proferidas pelos juizados de primeiro grau foram ratificadas pelo TJ/RS.
Na decisão referente a São Sebastião do Caí, o TJ/RS manteve a sentença determinando que o município elaborasse programa que contemple medidas imediatas de controle de reprodução de animais domésticos para a população de baixa renda.  E mais: a apresentação de projeto de criação de centros de acolhimento e tratamento de animais domésticos e de tração (cavalos) em situação de risco.
Já a questão que tratou do resgate e acolhimento de cães bravios pelo Estado do Rio Grande do Sul e pelo município de Porto Alegre, o TJ/RS decidiu – diante de recurso do RS e agravo da Prefeitura – que, por intermédio do Batalhão Ambiental da BM, o Estado é responsável pelo resgate de cães bravios em vias públicas e o acolhimento dos animais é de responsabilidade da Prefeitura pelo seu órgão competente, a SEDA.
Não há dúvida de que resta aos municípios propor políticas de proteção aos animais domésticos abandonados e em situação de risco, incluindo maus-tratos e envenenamento. Dentre estas ações, cabe destacar a esterilização gratuita e universal, identificação por microchipagem e programas de educação com foco na guarda responsável e na adoção consciente.

* Ativista da causa animal e vereadora do PMDB de Porto Alegre.

CAPS-AD Vila Nova comemora 6 anos de atendimento

Com participação da comunidade local, além de usuários atendidos, suas famílias e funcionários, será realizada uma comemoração especial pelo 6º aniversário do CAPS-AD Vila Nova (Centro de Assistência Psicossocial - Álcool e Drogas). O encontro contará, ainda, com a participação de representantes do Grupo Hospitalar Mãe de Deus, da Prefeitura e de outras entidades. Durante o encontro (dia 27 de maio, a partir das 9h30), na Estrada João Vedana, 355, no bairro Vila Nova, serão realizadas apresentações dos pacientes e de integrantes da comunidade, incluindo teatro, coral, música e declamação. Mais informações: 3266-1623.

Dapelle recebe autorização para manipular medicamentos tarjados

Clientes precisam apresentar a receita médica para manipular sua medicação. 
Além de atendimento em sua sede, a Dapelle também 
oferece a opção de buscar a receita em casa

Em maio, a Dapelle Farmácia de Manipulação recebeu autorização especial para trabalhar com substâncias que exigem retenção de receita (medicamentos com tarjas vermelha ou preta). Assim, a Dapelle passa a oferecer manipulação de todos os produtos farmacêuticos possíveis, o que garante uma redução no preço dos medicamentos.
A farmacêutica responsável Manuela Lopes Dapoian destaca que, para a manipulação destes medicamentos tarjados, é necessário constar na receita médica o nome da substância ativa. E os clientes ainda contam com a telentrega gratuita em toda a Zona Sul de Porto Alegre.

A Dapelle atende de segunda a sexta (das 9h às 19h) 
e aos sábados, 9h às 13h.