Digite o ASSUNTO e nós encontramos para você

Volpetiz e o Artesanato Guarisse

                                                                                                                                           Divulgação
Volpetiz em seu atelier no bairro Cristal

Volpetiz, Volnei Cardoso Petiz, nasceu em Pelotas (RS), em 20 de junho de 1941, e começou a desenhar e pintar desde criança, ao frequentar as aulas do ensino fundamental e médio. Aos 13 anos, Volpetiz recebe autorização para assistir às aulas na “Escola de Belas Artes”, com o escultor Antônio Caringi (1905-1981). Naquela época, o artista foi convidado a pintar um mural inspirado na peça “Ceia de Cardeais”- cuja cena estava representada em um livro indicado pelo dono do famoso restaurante “Taberna do Willy”, em Pelotas. Um mês depois da inauguração do mural, Volpetiz recebeu o convite do norte-americano Albert Staton, presidente da Coca-Cola no Brasil, para trabalhar na produção dos painéis publicitários da multinacional com sede em São Paulo, capital, e estudar com o pintor italiano Sandro Manzini, que morava na capital paulista e trabalhava em seu estúdio no famoso “Edifício Santa Helena”, na Praça da Sé - local de trabalho dos artistas Volpi, Barros Mulato, Teruz, entre outros.
Depois de 11 anos, Volpetiz retorna de São Paulo e se casa com Maria Amélia, para residir pela primeira vez em Porto Alegre, próximo à Avenida João Pessoa. É quando ele decide constituir uma empresa de publicidade, mas, sem amizades ou conhecidos na cidade, é levado a encerrar as atividades de criação publicitária e voltar a pintar quadros para sobreviver. No início da década de 1970, Volpetiz conheceu o pastor de uma igreja nos EUA Allan Dutton, que convidou-o para ir ao Texas trabalhar. O artista trabalhou nas principais cidades texanas e retornou à capital gaúcha, indo residir no bairro Três Figueiras. Constituiu uma pequena fábrica de objetos decorativos em cerâmica e porcelana biscuit, que funcionou durante três anos no porão da casa em que o artista residia com sua esposa, Maria Amélia - com quem teve três filhos. Depois, ao voltar a residir no bairro Santana, decidiu a alugar um prédio em frente ao seu apartamento para ampliar a sua pequena fábrica. Nesta fase, Volpetiz vendia peças ao Bazar Floresta, à loja Sloper, às lojas Renner, entre outros. Mas, o artista produzia somente cem peças por dia, enquanto outros empresários do mesmo ramo produziam mais de mil peças por dia, vendidas por um valor bem mais baixo. Por causa disso, sem funcionários habilidosos e sem conseguir incentivos fiscais, Volpetiz decide vender o apartamento e encerrar as atividades da fábrica, e adquiriu um terreno no bairro Cristal, à Rua Estevão Cruz, 119, local em que o artista reside e trabalha até hoje.
Quando Volpetiz transferiu-se para a Zona Sul da cidade, ele foi apresentado a Arthur Guarisse, que conheceu o trabalho do artista em Porto Alegre por indicação de amigos e convidou-o para começar a trabalhar sob encomenda. Volpetiz começa a produzir pinturas para compor os ambientes da Loja do Artesanato Guarisse, inspirado em fotografias de clientes ou em obras de artistas como Rembrandt, que figuravam nos livros de Arte. Por causa dos projetos de decoração realizados pelo casal Guarisse, obras pintadas por Volpetiz foram destinadas ao “Kur Hotel” e ao “Hotel Serra Azul”, em Gramado, e ao “Hotel Plaza São Rafael”, em Porto Alegre. Volpetiz, que há mais ou menos 25 anos começou a expor no setor de artes plásticas no “Brique da Redenção”, de onde afastou-se por 8 anos, retornou com a exposição de seus quadros, em 2013. Nesta época, o artista foi procurado por alunos do curso de Design da Universidade Federal do RGS – UFRGS, para produzir uma forma para fundição em barbotina, a partir de uma réplica feita em 3D do monumento “Laçador” – autoria do seu professor de escultura Antonio Caringi. Aos domingos, Volpetiz expõe seus trabalhos em óleo sobre tela no “Brique da Redenção”, em Porto Alegre, e continua sendo convidado para fazer exposições. São obras de arte que o artista costuma produzir, sob encomenda, em seu atelier na Zona Sul (bem perto do Museu Iberê Camargo), do computador para a tela, escutando música, aos 74 anos de idade.

Marcia Morales Salis 
Gestora Cultural, moradora do bairro Ipanema
marcia_ms@msn.com

A Voz do Leitor – Edição 237 – Junho 2015

Parabéns

Em nome da Secretaria Adjunta do Idoso de Porto Alegre e do secretário adjunto André Canal, parabenizamos o Jornalecão pelos anos de existência e estimamos vida longa e sucesso.
 Melissa Trombini Pedroso
Assessora Técnica Secretaria Municipal dos Direitos Humanos/Secretaria Adjunta do Idoso



O desconfortável 171-Ponta Grossa!!

Um bairro com uma tremenda necessidade de ônibus, e o que temos é uma só linha desprovida, que desrespeita a todos nós, moradores. Nunca desfrutamos de ar-condicionado, acham que somos robôs, não sentimos frio e nem calor. Os horários, muitas vezes totalmente atrasados, e lotados. Vamos tirar satisfação e somos ignorados... A passagem fora da realidade e os donos desta empresa, trilhardários, à custa de nós, pobres trabalhadores. E o abuso fica por conta de usufruirmos somente desta linha. Não tenho nada contra ficar rico, só porque eu sou pobre de dinheiro. Mas ficar rico em cima do sofrimento alheio me causa ânsias, e ainda tem a falta de respeito com os motoristas e cobradores que trabalham horas e ficam quase malucos antes mesmo de se aposentar.
Sabe, fico aqui a pensar em algo, tipo milagre que possa acontecer, tendo em vista que, conforme o tempo vai passando, o povo acomoda-se e aguenta este sofrimento com indiferença, pois já estão sobrecarregados de tantas injustiças. Acho que esta não seja a solução, pois significa que estamos fazendo o mesmo que a empresa: lavar as mãos sem nada a fazer. Não sou advogada, não sou grande em nada, prefiro ser uma simples filha de Deus com a consciência voltada para a justiça divina, que tarda, mas nunca e jamais falhará. Em um breve dia, este lugar chamado Ponta Grossa vai ser muito valorizado. Daí eu é que vou sentir clemência dos pobres miseráveis de espírito, filhos de Deus imperfeitos que vieram a este mundo. Acredito que não para me incomodar, mas para eu aprender que jamais os imitarei, nem que seja a duras penas. Encerro deixando um convite dos moradores da Ponta Grossa, para qualquer uma destas grandes empresas, passar aqui só uma semana para desfrutar destes desconfortáveis ônibus. vamos ver quantos dias aguentam andar nestas carroças chamadas de ônibus que largaram aqui para nós!! Deus abençoe a todos nós, moradores da Ponta Grossa!
Reflexão: Quando assistimos a injustiça acontecer e ficamos mudos, somos cúmplices dela!
Maria Lúcia Debom - moradora da Ponta Grossa 

Câmeras da EPTC serão usadas para multar

Com base em nova legislação (resolução n° 532), a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) agora pode usar as câmeras de monitoramento de Porto Alegre para aplicar multas de trânsito. Com isso, infrações próximas às 113 câmeras espalhadas pela cidade poderão ser punidas, mesmo que não haja por perto um fiscal de trânsito (azulzinho). No entanto, “antes de poder multar, as ruas monitoradas devem ser sinalizadas, indicando o perímetro em que o motorista vai estar sujeito à fiscalização, conforme prevê a legislação”, explicou o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari.

Acesse
para conferir a localização de cada uma das 113 câmeras 
de monitoramento de Porto Alegre

Tiragem comprovada – O Jornalecão – Edição 237 – Junho 2015




Casamento

                                                                                  Cris Haensel

Paula Fernandes Acosta e Marcus Budazewski Rodrigues casaram-se no Belém Novo Golf Clube, em Belém Novo. Clientes de O Jornalecão e proprietários da P&M Panfletagem e da MBR Informática, Paula e Marcus selaram união na noite de 4 de abril na presença de familiares e amigos.

Moradores da Ponta Grossa querem solução para alagamento antes de obra de macrodrenagem

Dezenas de moradores e integrante de associações da Ponta Grossa se reuniram, no dia 18 de junho, no Colosso da Lagoa, com representantes de órgãos da Prefeitura de Porto Alegre para tratar de um assunto muito debatido há décadas: os constantes alagamentos em algumas partes do bairro. A solução definitiva é a realização de obras de macrodrenagem, que ainda estão na fase de elaboração de projeto (por mais seis a oito meses), de alto custo e que dependem de financiamento federal, o que impossibilita sequer uma previsão de quando será possível iniciar a obra que abrangerá os quilômetros iniciais da Estrada Retiro da Ponta Grossa e quase todas as ruas do trecho entre a Avenida Juca Batista e a Estrada da Ponta Grossa. No encontro, os participantes visualizaram mapas do projeto e conversaram sobre os problemas da região e possíveis alternativas para reduzir os alagamentos com representantes do Dmae (Departamento Municipal de Água e Esgotos) e do DEP (Departamento de Esgotos Pluviais).
O problema é que os moradores não querem esperar por uma obra incerta para ficar livres dos alagamentos.  Por isso, a principal reivindicação é realização mais frequente de limpeza de valas, pois, se não estão desobstruídas, entopem mesmo com chuva fraca. A comunidade também apresentou sugestões como a limpeza do canal que passa ao lado do Aeroclube do Rio Grande do Sul e a abertura de valas obstruídas, o que, na opinião de moradores antigos da Ponta Grossa, seria uma alternativa para evitar os alagamentos, ao ser combinada com a limpeza mais frequente das valas. O engenheiro Padilha, do DEP, explicou que em julho haverá um novo cronograma de limpeza de valas a serem realizadas, incluindo as da Ponta Grossa, e se comprometeu a agendar uma vistoria do diretor-geral Tarso Boelter, nas próximas semanas, para verificar a situação das valas no bairro. Já o engenheiro Valdir Flores, do Dmae, informou que o departamento conta com verba disponível para fazer a ligação de 900 residências com a rede de esgoto cloacal. As áreas onde acontecem alagamentos mais críticos terão prioridade.
Também esteve na reunião a engenheira Carla Leão, do Programa Integrado Socioambiental (Pisa), que articulou o encontro com a comunidade, que desejava mais informações. A Smov (Secretaria Municipal de Obras e Viação), também convidada, não teve representante presente na reunião.

Ganhadores da promoção “Cisne Branco e O Jornalecão levam você a passear pelo Guaíba”

                                                                                                                                           Divulgação

Cinco participantes da promoção “Cisne Branco e O Jornalecão levam você a passear pelo Guaíba” que fizeram comentários ou deixaram recados no Facebook ou enviaram e-mails para O Jornalecão ganharam ingressos, com direito a acompanhante, para passear no barco Cisne Branco. Para participar da promoção, os leitores enviaram frases sobre os 28 anos de O Jornalecão ou sobre a edição de aniversário do jornal, lançada em maio de 2015 (Nº 236). O passeio poderá ser realizado em qualquer data desejada, até dezembro (retirando seus ingressos na sede do jornal), mas, aqueles que preferirem poderão participar do passeio que terá cobertura de O Jornalecão, em data a ser definida. Confira a seguir as ganhadoras da promoção: Cristina Fraga, Jurema de Souza da Silva, Maria Lúcia Debom, Sirlene Rosa e Vera Lucia Decamillis.

Avançam discussões sobre a democratização da mídia

Deputada apresenta à Câmara proposta de
valorização dos pequenos veículos

Assim como em outras partes do Brasil, está em debate no Rio Grande do Sul a proposta de democratização da mídia e a consequente concentração dos meios de comunicação e das verbas publicitárias nas mãos dos grandes grupos.  No dia 18 de junho, no escritório político da deputada federal Maria do Rosário, assessores da parlamentar apresentaram a comunicadores e representantes de entidades (Sindicato dos Jornalistas do RS e Associação dos Jornais de Bairro e Segmentados de Porto Alegre – Ajob/Rede Jornal), a proposta do projeto de lei PL 1677-2015, já protocolado pela deputada na Câmara Federal. A proposta prevê, entre outras questões de valorização de veículos como jornais de bairro e rádios comunitárias, que 20% das verbas publicitárias, em nível federal, sejam destinados para publicações ou emissoras de pequeno porte e de caráter comunitário. O próximo encontro para tratar do assunto será realizado em julho na sede do Sindicato dos Jornalistas (Rua dos Andradas, 1270, sala 133), em data a ser definida, com participação de outras entidades e profissionais da área.

Projeto é similar ao sancionado pelo governador em 2014

Em 22 de maio de 2014, o então governador Tarso Genro sancionou a lei que institui a Política Estadual de Incentivo às Mídias Locais, Regionais e Comunitárias, aprovada pela Assembleia Legislativa na sessão do dia 8 de abril do ano passado. O projeto de lei 159/2012, do ex-deputado estadual Aldacir Oliboni, foi aprovado por unanimidade e, entre os itens de valorização destes veículos locais, incluiu a sugestão de destinação de 20% das verbas publicitárias dos Três Poderes estaduais para mídias locais, regionais e comunitárias.

Seminário na Assembleia tratou da regulamentação da mídia

Por iniciativa do núcleo gaúcho da Fundação Maurício Grabois (FMG) e do Gabinete da Deputada Manuela D’Ávila, foi realizado em 29 de abril, no Plenarinho da Assembleia Legislativa, o seminário “Mídia, regulamentação e liberdade de expressão”, para discutir a importância da regulamentação econômica dos meios de comunicação no cenário político brasileiro. O ex-governador Tarso Genro, o jornalista Celso Schröder (presidente da Federação Nacional dos Jornalistas - FENAJ) e Altamiro Borges (presidente do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé) foram os convidados para tratar de temas como influência da concentração do setor de comunicação nos processos políticos no país, controle social dos meios de comunicação e proposta de avanço sobre a regulamentação econômica da mídia, além da ampliação da discussão sobre o papel da mídia.

Espaço Exercithare comemora um ano de bem-estar

                                                                                                      Adília Cruz da Silveira / O Jornalecão


O mês de junho marca o início da época mais fria do ano e ficamos mais propensos ao sedentarismo, mas o Espaço Exercithare (que nasceu em junho de 2014 com o convite ao bem-estar físico) comemorou seu 1º aniversário em uma noite típica de inverno (13 de junho), junto aos seus alunos, demonstrando que, para estar bem fisicamente e feliz junto aos amigos, não tem clima que atrapalhe. Durante este primeiro ano de funcionamento, os alunos que realizaram suas atividades no Espaço Exercithare, aos poucos, tornaram-se mais flexíveis, com mais consciência corporal e menos dores articulares e musculares. A professora de Educação Física Berenice Mello Sperb, responsável pelo atendimento do espaço sediado na Avenida Serraria, 1207, sala 1, no bairro Guarujá, conta com especializações na área postural e ministra aulas no Espaço Exercithare I, no bairro Mont’Serrat. Antes de abrir um espaço na região onde mora, Berenice também já atuou em espaços na Zona Sul de Porto Alegre, entre os quais, o Centro Holístico Jardim dos Anjos e o Solar Vita.
O Espaço Exercithare trabalha em pequenos grupos - para um atendimento de melhor qualidade - e também treinamento personalizado, focando nas necessidades pessoais do aluno. São oferecidas as modalidades Ginástica Postural (para melhoramento da postura, flexibilidade, mobilidade, diminuição das dores articulares e musculares, relaxamento e maior consciência corporal), Ginástica Total (reforço muscular, condicionamento físico, emagrecimento), Exercícios Funcionais (força corporal) e, em breve, o Mat Pilates (exercícios de solo).
Ficou interessado em alguma destas atividades? Então venha praticar uma aula experimental grátis. Basta ligar para 9961-2739 e marcar um horário. O Espaço Exercithare está sediado na Avenida Serraria, 1207, sala 1, no bairro Guarujá (fone 9961-2739).

Ipanema e o esporte – por Alexandre Maia – Edição 237

Alexandre Maia
O esporte que transforma a Prainha!

Carinhosamente conhecida por seus frequentadores como Prainha, ela tem agora novos habitantes. A galera da SABI/ABEP e sua turma “adotaram” a Prainha para a prática do Stand Up Paddle. Todos os finais de semana, dezenas de remadores entram e saem com suas pranchas da Prainha.
Quando começamos a remar por ali, em setembro de 2014, a areia era bem suja e tomada pelos restos de bichos, reflexo do descarte incorreto dos trabalhos religiosos... Fora a areia, que tinha muito caco de vidro e plástico e o mato que tomava os molhes em frente à SABI.

                                                                                                                            Foto Brenda Viceconti


A parceria estabelecida entre a SABI, a ABEP e os órgãos da Prefeitura está resgatando um lugar maravilhoso. Várias ações de limpeza foram feitas e hoje a areia já está bem mais limpa. E também o DMLU, que firmou parceria e dá um tratamento especial para os esportistas e comunidade toda semana. O mato diminuiu bastante com o apoio da SMAM, reduzindo o espaço para um tipo de “esconderijo” que tinha ali. A ideia é que a SMAM deixe somente os juncos que ali estão, aumentando a possibilidade de ver o rio daquela posição, além de melhorar a iluminação. Ali é o único ou um dos únicos lugares que tem juncos em Ipanema, e o mato, por incrível que pareça, está matando a “mata” nativa, ou estava! Durante a Semana Mundial do Meio Ambiente, a Associação dos Moradores do Bairro Ipanema (AMBI) e o Dmae firmaram um protocolo para colocar um chuveiro para dar apoio à prática esportiva e ajudar no melhor condicionamento dos equipamentos esportivos. Muito legal ver um local degradado sendo resgatado pela comunidade e ver como o esporte está inserido neste ato!
                                                                          Foto Brenda Viceconti 


Seguimos na busca, obrigado a Deus pelas vitórias!!!
#sorriaparaoguaiba


Orelhões agora realizam ligação grátis para telefones fixos

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) determinou que os telefones públicos da operadora Oi (no Rio Grande Sul e em mais 14 estados) realizem ligações locais para telefones fixos sem cobrar pelas chamadas, garantindo economia para os usuários, que não precisam utilizar créditos para falar nos orelhões. A medida, que vale por tempo indeterminado, foi tomada porque operadora não atingiu o patamar mínimo de disponibilidade destes aparelhos, na medição feita em 31 de março. O benefício valerá por, pelo menos, mais dois meses, já que a próxima medição está marcada para 30 de agosto. Assim, até esta data (no mínimo), os orelhões da Oi estão obrigados a manter a gratuidade na ligação para telefones fixos locais, pois a Anatel informou que a operadora somente poderá voltar a cobrar este serviço quando atingir os patamares de disponibilidade.
Este tipo de penalidade poderá se tornar mais comum em breve, pois, caso os telefones públicos não alcançarem os patamares mínimos nas medições da agência, serão obrigados a garantir ligações de longa distância gratuitas (a partir de 1º de outubro), para celulares com o mesmo DDD (a partir de 1º de abril de 2016) e para celulares com DDD diferente (a partir de 1º de outubro de 2016).

Fumproarte abre inscrições para financiamento de projetos culturais

De 1º de julho a 3 de agosto, estão abertas as inscrições para projetos artístico-culturais a serem desenvolvidos em Porto Alegre, com 100% de financiamento. Paralelamente, estão sendo realizados encontros, abertos ao público, para auxiliar os produtores culturais e artistas a formatarem seus projetos de forma mais adequada às propostas apresentadas para os editais em diversos locais da cidade, como a realizada na noite de 23 de junho, na Rua Jorge Porto, 220, em Ipanema, com a apresentação de Letícia Vieira sobre o histórico deste mecanismo. Os interessados também poderão refletir sobre seus projetos, buscando ajustá-los às regras estabelecidas pelos concursos.

Para saber mais sobre o Edital Fumproarte de Produção 11/2015, acesse http://www2.portoalegre.rs.gov.br/fumproarte/  
Mais informações: 3289.8016 e 3289-8017.

Kely Hair Company comemora 10º aniversário

                                                                                                                                          Divulgação
Equipe da Kely Hair Company festejou 10 anos de sucesso

Com direito a bolo de aniversário personalizado, a equipe da Kely Hair Company comemorou, juntamente com clientes, o 10º aniversário da empresa sediada na Avenida Juca Batista, 1700, em Ipanema. Na ocasião, a proprietária Kely Dutra agradeceu profissionais, clientes, fornecedores por uma década de parceria, convívio e aprendizado. Kely também agradeceu o apoio da família, em especial à mãe, Sonia, ao pai, João Dutra, à irmã, Gabriela, além de seu esposo e companheiro, Tiago Ramos. “Muito obrigado a todos que passaram pela minha história nesses 10 anos, vocês são responsáveis por tudo isso! Valeu a pena!”, destacou.

                                                                                                                                          Divulgação


Mais informações sobre a Kely Hair Company pelo telefone 3246-8075 ou em www.facebook.com/KelyHairCompany

Horóscopo - Edição 237 - Junho 2015

Previsões para 25 de junho a 24 de julho

ÁRIES – Existem momentos que pedem uma parada geral. Pense bem sobre o que vale mais para você: a paz no lar ou a carreira profissional? Suas atitudes podem estar em desacordo com a mente.

TOURO – Com alguma cautela para reter os exageros, o momento é excelente no amor, na criatividade e nos jogos. Faça uma aposta. Para as mulheres, muita fertilidade.

GÊMEOS – Mercúrio não está mais retrógrado e você continua confuso. São os pensamentos dos outros que você acha que são teus. Fique atento aos teus atos e palavras.

CÂNCER – Sol e Marte se encontram em teu signo. No dia 16/07, a Lua nova fará companhia a eles. Momento de tomar decisões e iniciativas.

LEÃO – Vênus encontra Júpiter neste signo, trazendo alegria infantil e fertilidade. Excelente para quem tem alguma atividade artística. Atração sexual em alta. Cuidado para não escorregar na dramaticidade.

VIRGEM – O trabalho deve ter uma atenção maior. Mesmo com todo o cuidado virginiano, alguma informação equivocada pode induzir ao erro. Fique esperto.

LIBRA – Vênus pode trazer um novo amor para quem estava procurando. Procure divertir-se e aparecer mais. A Lua crescente do dia 24/06 promete surpresas.

ESCORPIÃO – Estudos e viagens a trabalho podem pesar. Disfarce o mau humor e aproveite o teu lar na paz. Pode haver tensões com ou entre mulheres. Coisas da Lua. Depois tudo passa.

SAGITÁRIO – Chegou a hora de você demonstrar suas habilidades profissionais. Seja criativo(a) e mantenha a alegria.

CAPRICÓRNIO – Trabalho e estudo podem pesar. Aliás parece que tudo está lento e trabalhoso. É o momento de buscar maior sensibilidade abrindo as portas da percepção. Existem muitas coisas não vistas que atuam na tua vida.

AQUÁRIO – Ideias novas e criativas. Está na hora de colocá-las em prática. Elas podem trazer algum ganho financeiro.
  
PEIXES – A introspecção faz você falar de coisas que poucas pessoas entendem. Fase de muita sensibilidade, criatividade e romantismo.


Cândido Scalco 
Consultoria Astrológica, Cursos e Palestras
candidoscalco@terra.com.br – (51) 96 78 06 67


Mais Saúde na Zona Sul realiza caminhada

A 1ª Caminhada do Mais Saúde na Zona Sul está programada para 27 de junho (sábado), das 10h às 12h, com concentração na Via Cultura (Rua Carajá, 51 – Vila Assunção). A atividade será coordenada pelo professor David Sinhoreli e assessorada pelas equipes de Clarté Clínica, Via Cultura, Laboratório Senhor dos Passos, Crol Radiologia, CIFACE, Clínica Horizontes, Fisioterapia Zona Sul e Vilanova Eventos. Em caso de chuva, a caminhada não será realizada.
E, no dia 30 de maio, laboratórios, clínicas e outras empresas da área da saúde realizaram um evento gratuito e aberto ao público: o Saúde na Praça, na Praça Comendador Souza Gomes, bairro Tristeza, na Zona Sul de Porto Alegre. Aulas abertas, palestras, apresentações de canto e dança, sorteios de brindes e outras atividades foram realizadas pelo movimento Mais Saúde na Zona Sul, que surgiu da união de apreço à natureza, à saúde e à cultura.

Dezenas de famílias aguardam conclusão de creche na Hípica

Apesar de o prédio estar com a obra bastante adiantada, desde 2013 não se vê trabalho algum na futura escola de educação infantil do loteamento Moradas da Hípica, destinada a atender mais de 150 crianças na Rua Elvira Dendena. Até o lançamento desta edição, não houve manifestação da Secretaria Municipal de Educação (Smed) sobre a retomada das obras e início de atendimento.

Orla Vive realiza bazar, luau e arraial em Ipanema

O projeto Orla Vive (criado por Susana Jung) realiza, no dia 28 de junho (domingo), três atividades abertas ao público, entre elas uma novidade: um arraial na praia de Ipanema, na Zona Sul de Porto Alegre. Das 12h às 19h, junto ao Travessia Café e Crepe (Avenida Guaíba, 10818, esquina com a Rua Leblon), mesas serão disponibilizadas para que o público confraternize e compartilhe pinhão, pipoca, rapadura, carapinha e outros pratos dos festejos juninos. Haverá ainda o Luau do Reggae - Trapiche Sounds, com a programação das bandas a ser confirmada nos dias anteriores às apresentações, e o Bazar Ipanema (das 12h às 19h), com bancas de expositores oferecendo produtos de artesanato, bazar, vestuário, entre outros, além de atividades esportivas realizadas pela Associação Brasileira dos Esportes de Praia (ABEP) durante todo o dia. Leia mais em www.facebook.com/events/1595744787363062

Respeito, uma palavra de ordem

CMPA

Cleiton Freitas
vereador de Porto Alegre e delegado de Polícia


Meu ofício durante mais de 20 anos de trabalho na Polícia Civil, como delegado de Polícia, exigiu envolvimento direto e diário com a violência, a criminalidade, o submundo da contravenção. Muitos foram os boletins de ocorrência, inquéritos, investigações, mandados de segurança, encaminhamentos aos presídios, buscas e apreensões. Em meio a tudo isto, sempre busquei manter o respeito, tendo por princípio que, mesmo tratando com um fora da lei, um devedor, eu deveria fazer diferente. O marginal era ele, eu o delegado de Polícia.
O diálogo, a busca pela retomada da razão, o interrogatório reflexivo, a citação das referências familiares são atitudes que buscam sensibilizar, tocar, mostrar que há o que perder sim. Por mais delinquente que seja, ninguém quer fazer seus afetos sofrerem. Delinquentes têm sentimentos? Sim, em outra escala de valores.
Precisamos discutir que valores nossa sociedade está cultuando.
A superficialidade e o imediatismo estão tornando afetos artigos supérfluos, voláteis, efêmeros. O ter está mais valioso que o ser. A busca pelo dinheiro fácil e rápido tem o mesmo imediatismo que pedir alteração da idade penal. Não resolve. Não educa.
A falta de investimento na educação, na reinserção dos apenados, no cumprimento das leis e das medidas socioeducativas está deixando nossa rotina insegura. As pessoas estão alterando rotinas, tratando traumas psicológicos, deixando de fazer algo por causa da violência no entorno, cada vez mais próximo. Não tem mais hora, local ou dia. Os índices estão aumentando vertiginosamente. A audácia também. A violência, que deveria estar trancafiada nas casas de detenção, está cada vez mais perto de nós.
Precisamos construir espaços de educação. Espaços que respeitem o saber e a experiência de cada um, que possibilitem enxergar que outra vida é possível, que tem espaço nesta sociedade para diferentes formas de ser, desde que respeitados os limites de civilidade, respeito e harmonia entre os seres. Respeitar os direitos, as leis, as medidas, as regras, os espaços, as diferentes formas de organização e funcionamento dos grupos. Enfim, respeito é a palavra de ordem da nossa sociedade.

Dicas Imobiliárias – Edição 237 – por Simone Carvalho

Fica a Dica:
Segurar o dinheiro ou comprar um imóvel?
                                
Estamos vivendo uma alteração na economia do Brasil. O que é mais lucrativo? Tenho conversado com colegas corretores, empresários, comerciantes, vendedores, lojistas, balconista, faxineiras etc... Todos estamos sentindo um novo parâmetro de mercado. Estamos apreensivos, o que fazer?
Posso sugerir, sem dúvida, que investir em imóvel é a maneira certeira nesse momento. Os preços estão estagnados, os vendedores estão esperando que os compradores façam propostas... É a melhor chance de se conquistar o primeiro imóvel.
O imóvel na planta ou em construção é um dos melhores investimentos. Neste momento, as Construtoras não cobram juros, reajustam pelo INCC, Índice da Construção Civil, que é fácil de acompanhar e não ter surpresas no final da construção...
O imóvel em construção garante um investimento futuro e lucrativo. Você investe agora, pagando parcelas, por exemplo: no prazo de até 36 meses, direto com a Construtora. Assim, você se organiza para o final da obra e liberação do habite-se. Se houver saldo remanescente, você poderá optar por financiamento e utilizar o seu FGTS.
O mercado está focado em investir em Salas comerciais, pois, além da rentabilidade em comprar na planta, podem ainda, posteriormente, lucrar e garantir uma remuneração na locação destes imóveis.
Nenhuma instituição financeira irá remunerar um investimento com o retorno da compra de um imóvel. Não deixe dinheiro parado: invista suas economias na compra de imóvel e vá pagando para a Construtora. Não pense duas vezes, invista certo.
Claro, sempre tome alguns cuidados para fazer um bom negócio e não tornar um futuro problema. Compre através de um Corretor, leia atentamente o contrato (veja se tudo que lhe foi prometido está especificado nele), informe-se sobre a Construtora (se é sólida, se tem recursos próprios para finalizar a obra), pois estamos em época de alerta. E, claro, se quiserem minha ajuda, estou à disposição pelo e-mail simone.carvalho@lfsul.com.br


LF SUL Corretora de Imóveis
Empresa familiar que atua no ramo imobiliário há mais de 40 anos
Simone Carvalho – simone.carvalho@lfsul.com.br

Elefante Letrado esteve na Escola Clotilde Cachapuz

                                                                                                                     Evandro Oliveira/Seduc RS
Até o secretário da Educação, Vieira da Cunha, esteve na
escola para ver como os estudantes utilizam o software


Os alunos da pré-escola ao 6º da Escola Estadual Clotilde Cachapuz de Medeiros, do bairro Espírito Santo, estão utilizando em seus estudos os livros digitais da Elefante Letrado, que reúne obras destinadas ao público infantil. Por meio do software, cedido à escola a pedido da direção em programa piloto de biblioteca infantil virtual, os estudantes podem acessar as histórias em computadores, na escola ou em casa. Além de pais, responsáveis e professores poderem acompanhar o desempenho dos alunos nas atividades, os relatórios identificam os acessos ao livro, páginas e horários de leitura e o resultado das atividades realizadas. O projeto criado pelas empresárias Magali Matsuda e Scheila Vontobel objetiva promover o interesse pela leitura e pelo conhecimento de maneira lúdica. Entre os autores e ilustradores da Elefante Letrado, está o cartunista e pedagogo Jean Pierre Corseuil, morador de Ipanema e criador da Turma do Guaíba.

Cantinho do Auxilio Jurídico – Edição 237 – Junho 2015

Novidades para os Empregados Domésticos

Após mais de dois anos de discussões no Congresso, foi sancionada no dia 2 de junho de 2015 a Lei Complementar nº150, de 2015, que regulamenta os direitos dos empregados domésticos, alterando a legislação trabalhista e determinando diversos benefícios, como:
1º) Recolhimento de 8% a 11% do INSS.
2º) Recolhimento Obrigatório de 8% do FGTS pelo empregador.
3º) Recolhimento de 3,2 % de indenização na perda do trabalho.
4º) Recolhimento de 0,8% para acidente de trabalho.
5º) Adicional noturno de 20% a 50% para horas extras e 100% para horas trabalhadas em domingos e feriados.
6º) Será vedada a contratação de menores de 18 anos de idade.
Outra novidade é o controle dos horários prestados de chegada, saída e pausas para descanso, que poderá ser feito de forma eletrônica ou manual.
Os empregados domésticos também terão direito ao auxílio creche e pré-escola, auxílio transporte, salário família, seguro desemprego, licença maternidade, férias proporcionais e aviso-prévio.
A jornada de trabalho será de 8 horas diárias e 44 horas semanais. Caso for inferior, o empregado doméstico receberá salário proporcional ao mínimo. O empregador poderá escolher o regime de 12 horas, seguidas por 36 de descanso. O horário para almoço ou lanche será de uma a duas horas para as 8 horas prestadas ou de 15 minutos quando o empregado doméstico trabalhar apenas meio turno. Entretanto, poderá haver acordo de horários escrito entre empregador e empregado.
Para maiores informações ou outras dúvidas judiciais, estamos à disposição dos leitores de O Jornalecão.

Cecatto & Araujo Advogados
Rua Paulo Derly Strehl, 101 - (Ao lado do Zaffari da Juca Batista)
Contatos: 3286-1192 / 8433-4922 - E-mail: edaraujo@via-rs.net

Tempo chuvoso adia evento na orla de Ipanema

Em função da previsão de chuva, os eventos do projeto Orla Vive foram transferidos para dia 28 de junho. Assim, no próximo domingo a praia de Ipanema sediará a realização de bazar, luau e arraial. Confira a programação e mais informações, durante a semana, em www.facebook.com/events/1595744787363062

13ª Confraria do Clube de Vantagens Zona Sul

                                                                                                                                           Divulgação

Durante as comemorações de seu 18º aniversário, a Escola de Educação Infantil Mundo Mágico da Alegria realizou a 13ª edição da Confraria do Clube de Vantagens Zona Sul. Durante o encontro dos empresários e profissionais liberais que estão demonstrando na prática como fazer bons negócios e oferecer benefícios aos seus clientes, a diretora Vera Lúcia De Camillis e a coordenadora pedagógica Greice De Camillis mostraram aos presentes o espaço da unidade educacional e relembraram os 18 anos de história da Mundo Mágico da Alegria.
Além das apresentações dos demais participantes, o encontro também contou com a palestra do escritor Jorge Barcellos, autor de "Encontre o seu ser e crie uma vida sem limites". Barcellos ministra palestras para empresas e instituições a fim de oportunizar aos leitores uma nova compreensão, um novo olhar sobre a existência e suas relações em todos os níveis.

Encontro ajuda a preparar projetos para inscrição no Fumproarte

Nesta terça-feira (23 de junho), a partir das 19h, na Rua Engenheiro Jorge Porto, 220, em Ipanema, acontece mais um dos encontros abertos ao público que o Fumproarte oferece para auxiliar os produtores culturais e artistas a formatarem seus projetos de forma mais adequada às propostas apresentadas para os editais deste fundo, que abrem as inscrições em julho. Na ocasião, Letícia Vieira falará sobre o histórico deste mecanismo e os interessados também poderão refletir sobre seus projetos, buscando ajustá-los às regras estabelecidas pelos concursos. Mais informações pelos fones 9143-2165 e https://www.facebook.com/events/903010883075308

Dmae apresenta detalhes da obra da adutora da Avenida Guaíba

                                                                                                                  Gustavo Cruz / O Jornalecão


Em encontro realizado na Sociedade Amigos do Balneário de Ipanema (Sabi) na noite de 15 de junho, o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) se reuniu com moradores e representantes de entidades da Zona Sul de Porto Alegre para esclarecer dúvidas sobre a obra da adutora da Avenida Guaíba, que já está sendo executada e visa à qualificação do sistema de abastecimento de água na região, reduzindo as interrupções no abastecimento e aumentando a pressão nas redes distribuidoras, trazendo benefícios para, aproximadamente, 140 mil moradores dos bairros Ipanema, Guarujá, Espírito Santo, Serraria, Cavalhada, Tristeza, Pedra Redonda, Assunção e Vila Conceição.
O engenheiro Fábio de Angelis, técnico responsável pela execução do projeto, prestou informações técnicas sobre o andamento e detalhamento das obras, que incluem 4,7 quilômetros de rede nos diâmetros que variam de 110 a 400 mm, com um investimento de R$ 4,5 milhões. A previsão é de que a conclusão aconteça até dezembro. Os representantes do Dmae também apresentaram o planejamento para ampliar o sistema de reservação do subsistema Praça Moema (no Espírito Santo), com a construção de um novo reservatório com 1,9 milhões de litros de água de capacidade.

Mundo Mágico da Alegria festeja 18 anos



                                                                                                                   Gustavo Cruz/O Jornalecão

As comemorações do 18º aniversário da Escola de Educação Infantil Mundo Mágico da Alegria começaram no dia 13 de junho com a realização da tradicional festa junina, com apresentação dos alunos, casal caipira, comidas típicas e brincadeiras. O evento, aberto ao público, aconteceu em frente à escola, na Rua Cirino Prunes, 292, em Ipanema. E, no dia 16, a festa de aniversário contou com bolo, presentes para os alunos e a presença do personagem Alan Bari, da Turma do Guaíba, que dançou e brincou com as crianças antes de seu criador, o cartunista e pedagogo Jean Pierre Corseuil (Pico), dar algumas dicas de preservação ambiental aos pequenos.