Digite o ASSUNTO e nós encontramos para você

Frutas, Verduras e Legumes do mês - Edição 241

Dê preferência a frutas, verduras e legumes da estação, 
pois estarão mais saudáveis e com melhor preço.
  
Frutas da época:
Abacate, pêssego, ameixa, jabuticaba, melão, melancia, laranja, banana, mamão...

Qualquer fruta deve ser comprada apenas em quantidade necessária para o consumo de poucos dias, pois o seu estado de maturidade mantém-se com dificuldade na temperatura ambiente.

O abacaxi está maduro?
Para saber se a fruta está no ponto, deve-se retirar uma das folhas da coroa. Se sair facilmente, é sinal de que a fruta está madura.

Legumes da época:
Abobrinha, berinjela, beterraba, cenoura, pepino, pimentão, tomate, rabanete.

Verduras da época:
Almeirão, brócolis, espinafre, couve-flor.

Como conservar o espinafre:
Escolha o maço com folhas verdes e cor uniforme e viva, sem partes murchas. Folhas amareladas e talos escurecidos indicam que ele está velho. O espinafre tem baixa durabilidade: guardado na gaveta da geladeira em saco plástico, pode manter-se bem por até três dias. Pode-se também congelar, durando 30 dias (lave e seque bem as folhas e embale em saco plástico, retirando todo o ar antes de colocá-lo no freezer).

Dica da Dona Bilica – Edição 241 – Outubro 2015

LIMPEZA DE FIM DE INVERNO

1) Terminado o inverno, fazem-se necessárias a limpeza e a reorganização da casa para prepará-la para os dias mais quentes e coloridos da primavera. Devido ao frio do inverno e às constantes chuvas que estão nos castigando neste final de inverno e início de primavera, nossas casas precisam ficar mais fechadas e o mofo se instala pelas paredes e pelo teto. Quando o Sol aparece, precisamos correr e abrir janelas, portas dos roupeiros, gavetas, etc. (para ventilar um pouco), mas, se o mofo já se instalou, é hora de limpar as paredes pintadas.
Na maioria das vezes, um pano ou esponja molhada resolvem para tirar a poeira, mas, para as sujeiras mais resistentes, um pouco de detergente de louça já ajuda. Em lugares onde a sujeira fica mais incrustada, como a cozinha e o banheiro, por exemplo, misturando um pouco de água sanitária e uma escovada nos rejuntes se resolve o problema. Não se esqueça de enxaguar bem com água pura depois.
2) Também é importante limpar e guardar as roupas mais pesadas que usamos para enfrentar o frio do inverno (como casacos grossos, capas, roupas de lã) e organizar os armários onde estas roupas ficarão. Os edredons e cobertores muito grandes (tamanho casal ou king) não cabem bem na máquina de lavar doméstica e a sua limpeza não ficará adequada, por isto, o ideal é levá-los a uma boa lavanderia, que tenha máquinas adequadas. Na contracapa desta edição, sugerimos uma lavanderia na Zona Sul que busca e traz de volta as roupas limpinhas e cheirosas para nossa casa (veja na página 16).
As de tamanho menor podem ser lavadas em casa mesmo. Escolha um dia bem ensolarado para fazer isso, a fim de que tudo fique seco no mesmo dia, pois, se demoram a secar, ficam mal cheirosos. Não se esqueça de colocar um amaciante perfumado no último enxágue para que, no próximo inverno, ao ser usado novamente, seu edredon ou cobertor esteja cheiroso. Depois de bem secos, devem ser guardados dentro de um saco ou capa de tecido e, depois, colocados no armário ou roupeiro para estarem em ordem no próximo inverno. Caso estes itens não estejam sujos ou com manchas, é possível apenas aspirá-los dos dois lados para retirar o pó que se acumulou nas fibras e, depois, enrolá-los e guardá-los num saco, colocando junto um sachê perfumado.

Não se esqueça: os colchões devem ser virados e aspirados de ambos os lados para eliminar pó e ácaros.

Área de Ipanema poderá se transformar em APP

Abaixo-assinado de morador busca apoios 
para levar a ideia adiante

Está em fase de coleta de adesões um abaixo-assinado que solicita que a área de mata nativa de 13 hectares, localizada ao lado do Clube do Professor Gaúcho, em Ipanema, seja transformada em Área de Preservação Permanente – APP (espaço territorial legalmente protegido, ambientalmente frágil e vulnerável, podendo ser público ou privado, urbano ou rural, coberto ou não por vegetação nativa). As APPs exercem funções sociais e educativas relacionadas e sua manutenção em meio urbano possibilita a valorização da paisagem e do patrimônio natural e construído (de valor ecológico, histórico, cultural, paisagístico e turístico).
A área que poderá se tornar APP no futuro é a mesma que a Maiojama Empreendimentos queria lotear e construir prédios de 16 andares, mas que segue até hoje desabitada, pois, no ano 2000, por meio do movimento SOS Ipanema, moradores da região e de outras partes da cidade se mobilizaram para solicitar ao Ministério Público que entrasse com ação civil pública para impedir a efetivação do Loteamento Ipanema nas condições propostas. Um dos entraves é que o Arroio Espírito Santo (que atravessa o terreno), seria canalizado – conforme previsto no projeto –, gerando grande impacto sobre a fauna e a flora locais. O caso teve grande repercussão na mídia em 2000 e 2001, principalmente, em O Jornalecão, primeiro veículo a noticiar o caso.

O documento está disponível para os interessados
em apoiar a causa em www.change.org

Dicas Imobiliárias – Edição 241 – por Simone Carvalho

Fica a Dica:

Planejamento Financeiro na compra do seu imóvel

Vamos buscar no mercado o imóvel dos seus sonhos, dentro da realidade do seu comprometimento de renda, para que não se torne um pesadelo.
Fazer planejamento da compra do imóvel através de financiamento habitacional evitará problemas futuros, considerando que os prazos são longos, entre 240 e 360 meses... Não podemos comprometer mais de 30% do orçamento familiar.
Havia comentado na edição anterior que a linha de financiamento habitacional está disponível, e, reforço, para quem tem Fundo de Garantia ativo, está trabalhando ou para quem tem 10% do valor do imóvel em uma conta do FGTS e, para imóveis novos, que poderá financiar até 80% do valor.
Tenho percebido a aceitação de imóveis como parte de pagamento. O mercado vai se adaptando às necessidades. Acredito ser uma boa maneira de se realizar negócios, sempre lembrando: além do planejamento financeiro, precisamos ficar atentos à documentação do imóvel.
Sabemos que a documentação do imóvel tem que estar livre e desembaraçada para as instituições financeiras aceitarem como garantia. Quero chamar atenção para uma fase anterior a essa... A primeira tratativa, às vezes, envolve valores: Arras, a quantia dada em dinheiro para garantir o negócio. Sempre lembro que, antes de tudo, precisam ter a certeza que o imóvel e os vendedores estão aptos a seguir com o negócio.
Sempre procure um especialista, um corretor que possa dar a assessoria necessária para que tudo não vire um grande problema...


LF SUL Corretora de Imóveis
Empresa familiar que atua no ramo imobiliário
há mais de 40 anos
Simone Carvalho – simone.carvalho@lfsul.com.br

Filme sobre caso do Jornal JÁ ganha prêmio

Entre os premiados do 37º Prêmio Vladimir Herzog de Direitos Humanos, que neste ano teve como tema “Desafios da Liberdade de Expressão no cenário dos Direitos Humanos: retratos no Brasil de hoje”, está um documentário que teve como ponto de partida o livro “Uma Reportagem, Duas Sentenças – O Caso do Jornal JÁ”, escrito pelo jornalista Elmar Bones, que, para salvar o jornal de bairro Já (um dos mais tradicionais de Porto Alegre, com mais de 25 anos de circulação), teve que enfrentar um processo judicial que acabou numa corte internacional de direitos humanos. 

                                                                                                                                           Divulgação
Elmar Bones e equipe

Com 15 minutos de duração, o curta-metragem “O caso do Jornal JÁ – Instrumento de censura, dano moral oferece risco de extinção a pequenas publicações” foi produzido por Joyce Heurich, estudante de Jornalismo da Unisinos. “O caso é um exemplo emblemático de como a censura se dá no âmbito judicial e foi reconhecido pela Artigo 19, organização que luta pelo direito à liberdade de expressão. Ele foi denunciado à Corte Interamericana de Direitos Humanos, onde está em análise. Depois de conhecer essa história, abracei a pauta e, juntas, eu e a professora Luciana Kraemer construímos o projeto. Espero honrar a saga de Elmar Bones, fazer as pessoas refletirem sobre a liberdade de expressão no Brasil e tornar a história do Jornal JÁ mais conhecida”, explica Joyce, que, além da contribuição de sua orientadora (também na direção), contou com a participação de Joana Bernardes e Boca Migotto.

Livro estará à venda na Feira
  

 “Uma Reportagem, Duas Sentenças – O Caso do Jornal Já”, de Elmar Bones, estará à venda na banca da ARI – Associação Riograndense de Imprensa, na Feira do Livro de Porto Alegre, que neste ano será realizada de 30 de outubro a 15 de novembro.
Mas, quem preferir, pode comprar a obra em livrarias e também na Já Editores,

pelo fone 3330-7272 ou pelo e-mail jornaljaeditora@gmail.com

Vem aí, a 61ª Feira do Livro de Porto Alegre

De 30 de outubro a 15 de novembro, das 9h às 21h, a Praça da Alfândega receberá mais uma vez a Feira do Livro, evento da Câmara do Livro de Porto Alegre. Serão 17 dias de encontro com livros (que poderão ser adquiridos com desconto nas bancas) e atividades culturais variadas, que também serão realizadas em locais próximos à “praça dos jacarandás”. Nesta edição do evento, o escritor, poeta e compositor Dilan Camargo será o patrono.
Mas, se já é tradicional, a Feira do Livro também apresentará novidades: o teatro passa a se chamar Carlos Urbim, homenageando o escritor falecido neste ano; a 8ª edição do seminário “A Arte de Contar Histórias” integra o evento, com mostras, oficinas e diversas histórias; “Alice no País das Maravilhas” (de Lewis Carroll), lançado há 150 anos, será o tema central da ambientação e da programação da Área Infantil e Juvenil. Cantinho da merenda, salas dos autores e professores e Biblioteca Moacyr Scliar são alguns dos espaços. E, em todos os dias do evento, diversos autores realizarão as tradicionais sessões de autógrafos.

Confira a programação completa em www.feiradolivro-poa.com.br

Jorginho é patrono de Feira do Livro em Canoas

                                                                                                                                           Divulgação
Cartunista Jorge Luis Cardoso Pereira colabora mensalmente
com O Jornalecão, publicando a tirinha Caminhada na Orla


O cartunista Jorge Luis Cardoso Pereira (Jorginho) foi escolhido patrono da 13ª Feira do Livro de Niterói, realizada em Canoas, de 6 a 13 de outubro, onde expôs seus trabalhos e participou de homenagens. Jorginho é autor da tirinha Caminhada na Orla, veiculada por O Jornalecão desde 2014.

Capital do medo

CMPA


Cleiton Freitas
vereador de Porto Alegre e delegado de Polícia


O 9º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado há algumas semanas, mostrou com a exatidão das estatísticas que vivemos na Capital do medo. Porto Alegre registrou o índice de 40,6 assassinatos por 100 mil habitantes no ano passado. O Rio de Janeiro teve 20,2 assassinatos por 100 mil habitantes. Traduzindo números em realidade concreta: o risco de ser assassinado em Porto Alegre é duas vezes maior do que no Rio de Janeiro.
Se vivemos em uma cidade em ebulição, é de se esperar das autoridades políticas estratégicas para responder à essa ameaça. E o que observamos foi uma reviravolta capitaneada pela Polícia Civil. Mesmo sem recursos humanos e estruturais, duas grandes operações foram realizadas e provocaram um baque profundo no crime organizado.
A Operação Gênesis foi deflagrada no bairro Restinga, onde os policiais do Denarc cumpriram mais de cem mandados de busca apreensão e 43 mandados de prisão, e resultou em 63 presos. Já a ação da Laranja Mecânica ocorreu em harmonia com setores de inteligência e estratégia da Polícia Civil e combateu a lavagem de dinheiro do narcotráfico. A operação teve 46 mandados de busco e apreensão, sequestro de 19 bens e 15 mandados de prisão preventiva no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.
As ações coordenadas, com planejamento e estratégia, representam um alento em meio ao caos. É necessário que o Estado pare de colocar a vida de seus agentes de segurança em risco e de abrir mão de enfrentar o crime com inteligência; pois perde a sociedade, que se sente brutalizada e acuada pelo medo da violência.
A falta de priorização do tema da segurança pública no País tem vitimado tanto agentes de segurança quanto a população – destacando-se uma parcela jovem, negra, pobre e radicada nas periferias. Continuo acreditando que a área da segurança dos Executivos deve trabalhar com: metas claras, articulando políticas e forças estaduais e federais; promoção da valorização da atividade policial e do aprimoramento das técnicas de inteligência para investigação; atendimento aos menores infratores com vistas à ressocialização; formação e informação, educação e instrução.

Palhaço Claudinho faz a alegria das crianças do loteamento Chapéu do Sol

                                                                                                                  Gustavo Cruz / O Jornalecão
Sábado (24 de outubro) foi de alegria para
meninos e meninas do loteamento Chapéu do Sol

Dezenas de crianças, pais, mães e vizinhos do Loteamento Chapéu do Sol se divertiram com o palhaço Claudinho, que realizou uma festa para a comunidade, com direito a produtos como cachorro-quente, refrigerante e muitas brincadeiras e jogos para os participantes, oferecidos gratuitamente pelo organizador e colaboradores. As festas realizadas pelo palhaço Claudinho são realizadas há anos em Porto Alegre e outras cidades, sempre com doações próprias e também com colaboradores e voluntários que ajudam a atender mais meninos e meninas. Somente neste ano já foram realizadas festas em comunidades de outros bairros da Zona Sul de Porto Alegre, entre eles, Serraria e Lami.
As doações, muitas vezes, chegam às crianças por meio do programa “Comunidade Solidária”, apresentado por Claudinho e Micão todas as quartas-feiras, das 10h às 12h, na Rádio Itapuã (FM 87.9), da cidade de Viamão. Por meio do programa e do trabalho de Claudinho, já foram doadas cestas básicas, roupas, calçados, remédios e até nebulizadores, camas hospitalares e cadeiras de rodas. Para participar e saber mais informações, o fone/wattsapp é 8459-2841.

Cartunistas gaúchos lançam Coletânea

                                                                                                                  Gustavo Cruz / O Jornalecão
Autores participantes do livro receberam o incentivo
de outros cartunistas, como Santiago (de branco)

O 12º Cartucho, o encontro dos cartunistas gaúchos, realizado em 3 e 4 de outubro em Santa Maria, marcou o lançamento da coletânea “Edição de Risco 3”, com cartuns, charges, quadrinhos, caricaturas e ilustrações de 26 artistas gráficos gaúchos. Produzida pela Grafar, a Associação dos Grafistas Gaúchos, a obra teve eventos de lançamento em várias cidades gaúchas e, na noite de 20 de outubro, o evento foi na capital, no Café Cartum (Avenida José do Patrocínio, 637 - Cidade Baixa). A obra é a última da trilogia que começou em 2005 e, em sua totalidade, publicou 800 páginas com mais de 60 artistas gráficos do sul do país. “Sem dúvida é a maior coletânea de humor gráfico do sul do Brasil nos últimos dez anos”, diz Leandro Dóro, que organizou a trilogia ao lado de Leandro Bierhals, Byrata Lopes e Eugênio Neves.
Segundo Dóro, os cartunistas gaúchos têm uma cultura de coletânea que existe desde anos 70. Em 25 de outubro de 1975 foi lançado o QI 14, que reuniu 14 artistas gráficos do Estado, com nomes de peso, como Luis Fernando Veríssimo, Edgar Vasques, Santiago, Canini, entre outros, com diversas outras coletâneas lançadas posteriormente, financiadas principalmente por editoras. Nos anos 2000, no entanto, esta tendência se extinguiu e o autofinanciamento foi a única alternativa viável.
A Edição de Risco 3 conta com participação de artistas de todas as regiões do Estado, reunindo veteranos e novos talentos, e será comercializada a R$35 pelos próprios cartunistas, entre eles, o criador da Turma do Guaíba, Jean Pico, que está recebendo reservas de livros pelo e-mail picoartesvisuais@gmail.com.
Os autores da “Edição de Risco 3” são: Bier, Byrata, Cado, Carlos Ferreira, Cláudia “Pomba” Borba, Donga, Douglas Dias, Doutor Insekto, Eugênio Neves, Everton Cosme, Fill Chapelleta, Greice Pozzato e Henrique madeira, Hals, Henrique Hübner, Ivonei Peraça e Wagner Passos, Jean Pico, Joacir Xavier, Leandro Dóro, Mário Trevisan, Máucio, Max Ziemer, Ricardo Fonseca, Ronaldo, Silvio Silveira e Yuji Schmidt.

Colegiado do Artesanato no Rio Grande do Sul

                                                                                                                              Divulgação

No Artigo 4º da Lei Nº 14.310, de 30 de setembro de 2013, é possível conhecer a composição do Sistema Estadual de Cultura, formado por órgãos, instâncias e instrumentos. A Secretaria da Cultura − SEDAC é o órgão gestor das instâncias de articulação, pactuação e deliberação, que são: o Conselho Estadual de Cultura, a Conferência Estadual de Cultura, os Colegiados Setoriais de Cultura e a Comissão de Intergestores Bipartite do Rio Grande do Sul. Entre os instrumentos de gestão, está o Plano Estadual de Cultura, os Planos Setoriais de Cultura, o Sistema Unificado de Apoio e Fomento às Atividades Culturais – Pró-Cultura RS, o Sistema de Informações e Indicadores Culturais e o Programa Estadual de Formação e Qualificação na Área Cultural. Os Colegiados Setoriais de Cultura foram instituídos por portaria de número 32, de 03 de junho de 2011. Esses órgãos de assessoramento têm a finalidade de analisar, debater e propor políticas públicas e diretrizes específicas de cultura. São integrados por um plenário, presididos por seus coordenadores escolhidos em processo democrático, cuja função é promover diálogos entre a Secretaria de Estado da Cultura, o Conselho Estadual de Cultura, a sociedade civil e a comunidade cultural do nosso estado. Atualmente, existem dez Colegiados Setoriais de Cultura constituídos: Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Culturas Populares, Dança, Livro, Leitura e Literatura, Memória e Patrimônio, Museus, Música e Teatro.
Em 2015, estamos em processo de eleição para a composição da gestão 2016-2017 do Colegiado Setorial Estadual e Nacional. O processo de eleição dos delegados do Setorial Artesanato para o Conselho Nacional de Políticas Culturais já aconteceu com sucesso. Foram eleitos dois delegados: Marco Antonio Darkevicz e eu, Marcia Morales. Aqui no Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, no dia 19 de novembro, às 14h, estaremos na Casa do Artesão (Avenida Júlio de Castilhos, 144) para eleger e constituir mais um colegiado: o do Artesanato. Nesta data, serão eleitos dez representantes titulares e dez suplentes, para que o secretário de Cultura do Estado crie este novo colegiado que terá a função de apresentar as demandas dos artesãos e artesãs gaúchas para o poder público, bem como, participar da criação e consolidar ações e políticas para o Artesanato. Isto, a partir de uma perspectiva de gestão compartilhada por quem constrói, participa, monitora, avalia com a finalidade de inclusão, valorização e desenvolvimento do Artesanato na Cultura.
  





Marcia Morales Salis
Gestora Cultural, moradora do bairro Ipanema
marcia_ms@msn.com

Prefeitura verifica situação dos alagamentos no Guarujá

Obras realizadas em décadas anteriores não conseguiram evitar maior alagamento na história do bairro

                                                                                                                Guilherme Cruz / O Jornalecão
Pela primeira vez após a canalização, 
Arroio Guarujá transbordou perto de sua foz

Com a cheia do Guaíba (a maior desde a enchente de 1941), muitos locais ainda seguem alagados e ainda sob risco devido à possibilidade de mais chuvas. A situação varia, com a altura das águas do lago aumentando ou diminuindo, com casas parcialmente atingidas e outras alagadas. Um dos mais atingidos é o bairro Guarujá, os 14 dias de alagamento (até 25 de outubro) já é o maior período já registrado, com dezenas de moradores necessitando utilizar barcos ou botas para sair e entrar em casas. A enchente lembra as do século 20, com a diferença de que o alagamento atual aconteceu após as grandes obras finalizadas nos primeiros anos após o ano 2000, com a canalização do Arroio Guarujá e a macrodrenagem na Rua Jacipuia, executados com o objetivo de evitar estes transtornos. Geralmente, o escoamento é o suficiente para evitar alagamentos, mas em casos de represamento das águas do Guaíba foi verificado alagamento em partes das ruas Jacipuia e Oiampi.

                                                                                                                  Gustavo Cruz / O Jornalecão
Representantes da Prefeitura vistoriaram o local 
e prestaram solidariedade à comunidade

As equipes da Prefeitura estão verificando a situação em diversos locais e, na manhã de 23 de outubro, o prefeito José Fortunati, o vice-prefeito Sebastião Melo, técnicos da Prefeitura e outros integrantes da gestão municipal (entre os quais, o diretor-geral do DEP, Tarso Boelter) conferiram in loco a situação do alagamento no bairro Guarujá, que atinge partes das avenidas Guaíba e Orleans e das ruas Jacipuia, Oiampi e Guenoas, além do Parque Guarujá – Zeno Simon.

                                                                                                                Guilherme Cruz / O Jornalecão
Moradores tiveram dificuldades de sair de casa
desde o feriado de 12 de outubro

Na Vila Santina, localizada às margens do Guaíba, para seis famílias que tiveram as casas completamente alagadas, a Prefeitura ofereceu a alternativa do aluguel social. Quanto aos demais moradores do local e de outras áreas atingidas, a solução foi esperar as águas baixarem (o que aconteceu no dia 25) e esperar que cheias deste tipo não se repitam. No entanto, com a possibilidade de mais chuva a partir de 27 de outubro, a população segue em alerta.
A princípio, não há previsão de novas obras de drenagem na região, já que estas dependem de financiamento e de planejamento de médio e longo prazo. E são muitos os locais da cidade que necessitam de atenção em relação aos alagamentos. “Nós temos aí, no mínimo, 20 ou 30 lugares que nós vamos ter que sentar agora com o planejamento urbano, com a Smurb, com o DEP, a sua equipe... Temos que planejar as obras, porque não temos recursos disponíveis para cada obra. São muitas obras de médio e longo prazo”, explicou o vice-prefeito Sebastião Melo. 

Tiragem Comprovada – O Jornalecão – Edição 241 – Outubro 2015



Moradores da Zona Sul elegem conselheiros e delegados do Plano Diretor

                                                                                                                 Gustavo Cruz / O Jornalecão
Luiz Antonio Marques Gomes, Luciano Garcia Ilha e Luiz Darwin da Silva Maciel
representarão a RP6 no CMDUA até o final de 2017

Em uma votação tumultuada por um temporal que atrapalhou muita gente que queria chegar ao Cecopam antes das 20h para votar, a eleição dos novos conselheiros e delegados da Região de Planejamento 6, realizada em 21 de outubro, contou com a participação 601 moradores das regiões Sul e Centro Sul (além dos que chegaram após o horário estabelecido em edital e não foram autorizados a votar).
Os novos conselheiros da Região de Gestão de Planejamento 6 (RP6), que inclui os bairros Camaquã, Cavalhada, Nonoai, Teresópolis e Vila Nova (da região Centro Sul) e também Campo Novo, Espírito Santo, Guarujá, Hípica, Ipanema, Jardim Isabel, Pedra Redonda, Serraria, Tristeza, Vila Assunção e Vila Conceição (da região Sul), representarão a comunidade no Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA), formado também por representantes de entidades e órgãos públicos e que analisa os grandes empreendimentos na capital, entre outras atribuições. Já os delegados terão a responsabilidade de deliberar sobre as questões de cada região, por meio dos Fóruns Regionais de Planejamento.
Com 424 votos, foi eleita, para um período de dois anos, a Chapa 1, formada por Luiz Antonio Marques Gomes (conselheiro titular), Luciano Garcia Ilha (1º suplente) e Luiz Darwin da Silva Maciel (2º suplente). A Chapa 2, composta por Waneza Marques Vieira, Jacqueline Custódio e Wanderley Lemos de Oliveira, recebeu 166 votos (foram computados ainda nove votos em branco e dois nulos). Atualmente, a conselheira titular da RP6 é Anadir Alba (que completa seis anos no cargo), tendo Ronaldo Leite e Nei Colombo como 1º e 2º suplentes, respectivamente.

Horóscopo – Edição 241 – Outubro 2015

Previsões para 25 de outubro a 24 de novembro

ÁRIES – Na lua cheia do dia 27/10 é o momento de colocar os planos em ação. Bom momento financeiro, porém tenha cautela com os gastos. Assim como entra, também sai.

TOURO – Espere passar alguns dias, até 09/11, para comprar coisas caras ou fazer algo importante. Vênus estará melhor depois deste dia. Do contrário, poderá haver frustrações.

GÊMEOS – Fase de introspecção. O que não é muito normal para este signo. Os problemas estão sendo resolvidos com paciência e resignação. Um grande teste para vocês.

CÂNCER – Emoções e sentimentos elevados. Fase de maior popularidade e concretização de ideias.

LEÃO – Criatividade e sensibilidade. Os valores se afastam do material e se aproximam da arte. Principalmente, música e cinema.

VIRGEM – A flexibilidade e o equilíbrio pedem passagem. Deixe a rigidez e a tensão de lado. Ninguém é perfeito. Não se cobre tanto.
  
LIBRA – As diversões alimentam os(as) librianos(as) neste período. Em novembro, as coisas irão adiante. Agora parece que nada vai para frente.

ESCORPIÃO – A pior fase já passou. Entenda isso, não fique remoendo o que já está indo embora. O Sol está iluminando teu signo, mostrando um novo ano astrológico.

SAGITÁRIO – Vênus encontra Júpiter, promovendo alegrias e promessas de coisas boas. Boa fase para estudos. Aproveite. Controle a impaciência.

CAPRICÓRNIO – Saturno entra em Sagitário trazendo novos horizontes. Período de dar um passo largo à frente. Poderá ter o apoio de pessoas importantes.

AQUÁRIO – Momento de lançar âncora para resolver antigas travas inconscientes. O trabalho está em evidência.

PEIXES – Viagens e estudos superiores estão presentes neste período. Apesar do momento difícil que a humanidade está passando, não desanime. O amor sempre vence.


Cantinho do Auxilio Jurídico – Edição 241 – Outubro 2015

Os 25 anos do Código de Defesa do Consumidor

No dia 11 de setembro, comemoramos 25 anos do Código do Consumidor, a cartilha das regras das relações de consumo com a finalidade de proteção ao consumidor.
O Código de Defesa do Consumidor (CDC) é uma das legislações mais modernas, no qual o consumidor tem voz mais ativa, procurando por atendimento sempre que necessário. Com isso, há a busca da promoção do equilíbrio entre consumidor, comerciante e fornecedor.
Entretanto, quando esse relacionamento não funciona, é comum que a parte lesada na transação comercial busque a reparação de seus danos na Justiça. Primeiramente, o problema pode ser solucionada pelos PROCONs. Também, em Porto Alegre, o Tribunal de Justiça do Estado do RS oferece o projeto “Solução Direta-Consumidor” (http://www.tjrs.jus.br/site/processos/conciliacao/consumidor.html), que tem o objetivo de oferecer uma resolução dos conflitos de consumo, evitando o ajuizamento de uma ação judicial, sem custos e com rapidez, na qual a reclamação poderá ser registrada no seguinte site: https://www.consumidor.gov.br/pages/principal/?1445318617848
Em caso negativo, o consumidor terá o direito de obter sua defesa em juízo entrando com um processo cível.
O Código de Defesa do Consumidor tem a função de proteger o consumidor contra aquele comerciante que realiza cobranças abusivas, publicidade enganosa ou venda de produtos com defeitos. Através do CDC, empresas e prestadores de serviço passaram a ser mais responsabilizados diante do que oferecem ao mercado. Dessa forma, o CDC estabelece os direitos e as obrigações de fornecedores e consumidores e resguarda o consumidor de abusos cometidos por quem fornece um produto ou um serviço.
Para maiores informações ou outras dúvidas judiciais, estamos à disposição dos leitores de O Jornalecão.

Por Aurora Cristina Cecatto (consultora jurídica)

Cecatto & Araujo Advogados
Rua Paulo Derly Strehl, 101 - Ao lado do Zaffari da Juca Batista.
Contatos: 3286-1192 / 8433-4922

Regularização mais próxima na Rua Arachanes

Foi aprovado, por unanimidade, na Câmara Municipal, no dia 1º de outubro, o projeto indicativo 036/2015, que requer que seja retirado o gravame existente na área ocupada da Praça Pery de Castro, situada no final da Rua Arachanes, no bairro Espírito Santo. Este é o primeiro passo para iniciar a regularização fundiária da área onde moram, atualmente, mais de 40 famílias, muitas das quais estão no local há mais de 40 anos.
Na década de 80, no governo de Alceu Collares, o processo chegou a ser iniciado, mas, posteriormente, interrompido por falta de tempo hábil para realizá-lo. Em 2013, mais de 25 anos depois, o vereador Delegado Cleiton que também é morador do Espírito Santo, protocolou o projeto na Câmara. "Acompanhamos e lutamos junto aos moradores desta ocupação, que construíram ali suas vidas. Participamos e desenvolvemos reuniões e audiências com o intuito de dar andamento a esse intrincado processo”, destacou o vereador.

Sábado é dia de oficina de teatro gratuita na Tristeza

No dia 24 de outubro (sábado), na sede da Associação Gaúcha de Artes Integradas (AGAI), no prédio C do Centro Cultural Zona Sul (Rua Landel de Moura, 430), será realizada uma oficina teatral destinada ao público a partir de 12 anos de idade. Formada em artes cênicas pela UERGS e atualmente lecionando teatro na Escola Cenáculo em Porto Alegre, na Casa Cultural Tony Petzhold, a professora Candy Santi utilizará sua experiência de três anos na licenciatura em teatro em redes de escolas particulares e públicas para realizar, durante a oficina, jogos teatrais e improvisações, potencializando uma maior desenvoltura de habilidades físicas e vocais, de observação, imaginação, reflexão, ritmo e superação de uma possível timidez.

Inscrições pelo site:
ou pelo Whattsapp: (51) 9353-6471
(informando nome e idade do participante).

Mais informações em:

Filme inspirado em livro de Cyro Martins será exibido gratuitamente na Tristeza

Nesta sexta-feira (23 de outubro), a partir das 19h30, será realizada na sede da AGAI (Associação Gaúcha de Artes Integradas) uma atividade que conta com exibição gratuita de "Boa Ventura" e também um debate com a participação do diretor Guilherme Castro e de integrantes da equipe do filme, além da professora Dra. Maria Helena Martins, que falará sobre o livro que inspirou o filme, "Porteira Fechada", lançado por Cyro Martins na década de 40 e que faz parte da famosa "trilogia do gaúcho a pé". Também participarão do debate, Junia Vieira, mestranda em Teoria da Literatura da PUCRS, que abordará Cinema e Literatura, e Marcia Morales Salis, mestre em Letras pela Uniritter, que apresentará informações sobre o local das gravações do filme: o Artesanato Guarisse, empreendimento fundado por Arthur Guarisse na década de 1970, na Zona Sul de Porto Alegre, e local onde está situado o prédio que sediará o evento, na Rua Landel de Moura, 430, bairro Tristeza.

Saiba mais sobre o curta-metragem 
“Boa Ventura” (14 minutos)

Boa Ventura (2014), de Guilherme Castro, adapta o romance Porteira Fechada (1944), de Cyro Martins. Expulsa do campo onde vivia, a família Guedes chega à casa dos parentes da cidade. Na narrativa, que atualiza épocas, João Guedes, esposa e filhas se deparam com relações incertas, onde o poder patriarcal dos donos de terras é absoluto, mesmo que velado.

FICHA TÉCNICA
NOME DO FILME: BOA VENTURA
DURAÇÃO 14 MINUTOS

FICHA TÉCNICA PRINCIPAL

Elenco: FERNANDO KIKE BARBOSA, PATSY CECATO, YONARA KARAM, JULIA
BACH, EDUARDO CARDOSO, ANA PAULA SCHNEIDER, EDUARDA BACKES KOCHE
Roteiro e direção GUILHERME CASTRO
Produção ALETÉIA SELONK
Produção executiva  GRAZIELLA FERST
Direção de produção GINA O’DONNELL
Direção de fotografia MAURÍCIO BORGES DE MEDEIROS
Direção de arte ADRIANA NASCIMENTO BORBA
Desenho e edição de som  LEO BRACHT
Música original  HIQUE GOMEZ
Montagem  ALFREDO BARROS
Realização  OKNA PRODUÇÕES

Moradores da Zona Sul elegem conselheiros e delegados do Plano Diretor

Nesta quarta-feira (21 de outubro), a partir das 17h, no Cecopam (Rua Arroio Grande, 50 – Cavalhada), moradores de 16 bairros da Zona Sul de Porto Alegre elegem os novos conselheiros e delegados da Região de Gestão de Planejamento 6 (RGP6), que inclui os bairros Camaquã, Cavalhada, Nonoai, Teresópolis e Vila Nova (da região Centro Sul) e também Campo Novo, Espírito Santo, Guarujá, Hípica, Ipanema, Jardim Isabel, Pedra Redonda, Serraria, Tristeza, Vila Assunção e Vila Conceição (da região Sul). Enquanto os conselheiros (um titular e dois suplentes) representarão a comunidade no Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA), formado também por representantes de entidades e órgãos públicos e que analisa os grandes empreendimentos na capital, entre outras atribuições, os delegados eleitos terão a responsabilidade de deliberar sobre as questões de cada região, por meio dos Fóruns Regionais de Planejamento.
Na eleição para conselheiro, os eleitores poderão escolher entre duas chapas. A Chapa 1, formada por Luiz Antonio Marques Gomes (conselheiro titular), Luciano Garcia Ilha (1º suplente) e Luiz Darwin da Silva Maciel (2º suplente), e a Chapa 2, formada por Waneza Marques Vieira (conselheira titular), Jacqueline Custódio (1ª suplente) e Wanderley Lemos de Oliveira (2º suplente).
No dia de cada votação, o credenciamento e a votação serão realizados das 17h às 20h. Também será realizada a apresentação das chapas e suas propostas. Para votar, é necessário ter 16 anos ou mais e apresentar documento de identificação com foto (carteira de identidade, profissional, de habilitação, de trabalho, passaporte) e outro que comprove residência na região (conta de luz, água, telefone, correspondência bancária, etc).
Para saber mais sobre o processo eleitoras e conferir a lista com os nomes dos candidatos a conselheiros e delegados, de todas as regiões da cidade, acesse http://lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/spm/usu_doc/edital_impugnacoes.pdf.

Atual conselheira da região reforça importância 
de participar da eleição

                                                                                                                   Foto Gustavo Cruz
Anadir Alba está há 6 anos no cargo
de conselheira da RP6 no CMDUA
 

A conselheira titular da RP6, Anadir Alba convoca os moradores das regiões Sul e Centro Sul para participar do processo: “Estamos mobilizando o maior número de pessoas para participar do processo, porque conselheiros com poder de decisão precisam ser bem votados.Temos duas chapas inscritas para conselheiro e suplentes. Uma delas, encabeçada pela Waneza Vieira, que foi montada pelos participantes do Fórum da Região 6 e representa a continuidade de um trabalho”, e outra formada por pessoas que não são conhecidas no fórum, que ainda não participam, mas “que a gente deseja que tenha uma boa participação, que mobilize também o maior número de pessoas”. A conselheira, que está concluindo seu terceiro mandato em um total de seis anos, sugere ainda que quem participar da votação do dia 21 de outubro procure ver o programa de cada candidato e analisar o trabalho que a Região 6 já vem desenvolvendo.
Anadir lembra ainda a importância de participar da definição dos delegados (escolhendo entre os 134 candidatos). “Também é muito importante que todo mundo participe deste processo para escolher também os delegados que vão compor o Fórum da Região. Um Fórum forte, com muitos delegados, dá um peso diferente para que possamos reivindicar mais coisas”.