Digite o ASSUNTO e nós encontramos para você

Barco Cisne Branco prepara campanhas para retorno

Embarcação símbolo de Porto Alegre adernou na tempestade histórica de janeiro, gerando comoção na população

                                                                                                                                           Divulgação


O barco Cisne Branco, derrubado na tempestade histórica que varreu Porto Alegre em 29 de janeiro (com ventos de mais de 100 km/h), está preparando para março algumas ações para garantir seu retorno ao cenário cultural e turístico da capital o mais breve possível.  Símbolo da relação que a cidade gostaria de ter com o Guaíba, o Cisne Branco causou comoção e promoveu iniciativas de apoio tão logo seu tombamento foi anunciado, horas depois, através das redes sociais do Jornal Já (facebook/jornaljanaweb).

  
Drama do Cisne Branco surpreendeu os porto-alegrenses


Seguro não cobre os prejuízos

Com o seguro cobrindo apenas caso de morte - o que, felizmente, nunca ocorreu nos quase 40 anos da embarcação -, o prejuízo ficou todo a cargo dos proprietários, e os custos totais para colocar o Cisne Branco de volta à atividade ainda estão sendo estimados, mas já se sabe que toda a parte elétrica e maquinário foram perdidos, assim como mobílias e boa parte dos coletes e botes salva-vidas. Até o momento, o valor está estimado em R$ 950 mil reais.


Apesar das dificuldades, equipe de funcionários foi mantida

Nenhum dos 17 funcionários foi demitido; alguns tiraram férias e outros estão no local auxiliando as equipes de resgate, enquanto os proprietários se dividem com as demandas de recuperação do barco, o atendimento ao público e à imprensa e à antecipação de recursos possíveis. Segunda uma das proprietárias, Adriane Hilbig, "o Cisne Branco é um bem privado, mas com característica pública, por isso, tem alma", e a comoção gerada entre os porto-alegrenses comprova isso.


Quem colabora com a recuperação 
pode ganhar passeios pelo resto da vida

Por estímulo da população, já está no ar uma campanha de financiamento coletivo na internet (www.vakinha.com.br/vaquinha/unidospelonossocisnebranco), na qual o colaborador tem direito a ingressos para passeios assim que o Cisne Branco estiver novamente em atividade. Cada contribuição dará direito a um tipo de ingresso, como uma venda antecipada. Por exemplo, a doação acima de R$ 200 torna o doador um parceiro vitalício, com direito a ingresso gratuito enquanto viver- mediante agendamento - nos passeios Navegando pelo Guaíba. Além disso, outras ações estão sendo preparadas para março, em conjunto com o Cais Mauá e diversos outros apoiadores, e serão divulgadas em www.jornalecao.com.br


                                                                                                                              Divulgação

Lancheria de ex-Menudo atrai mídia nacional para a Zona Sul

Após repercutir nas redes sociais, presença de Roy traz Rodrigo Faro à cidade

                                                                                                                  Gustavo Cruz / O Jornalecão
Durante as gravações, Rodrigo Faro e Roy (de boné)
conversam com moradores da Zona Sul de Porto Alegre

Na tarde desta sexta-feira (26 de fevereiro), o apresentador e ator Rodrigo Faro veio à Zona Sul de Porto Alegre, para gravar matéria para o programa Hora do Faro, da TV Record, com o ex-Menudo Roy, que abriu a lancheria X Tribom, no bairro Hípica. Esbanjando simpatia com os fãs, Faro e Roy conversaram com clientes e vizinhos da lancheria e chegaram a brincar com o calor do verão porto-alegrense ao comparar o nome da cidade com "Forno Alegre". Agora, resta esperar para conferir como ficou a matéria quando for ao ar no programa do Rodrigo Faro.

Corrida da Paz na orla de Ipanema

                                                                                                                                 Arquivo 3° B COM
Civis e militares unidos no Day Run 2016

Com largada na esquina da Avenida Guaíba com Rua Déa Coufal, em Ipanema, foi realizada na manhã de 20 de fevereiro a 11ª edição da Corrida da Paz (Day Run 2016), na qual cerca de 250 militares do Exército (do 3º Batalhão de Comunicações e do 8º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado) se uniram a familiares e moradores da Zona Sul de Porto Alegre para dedicar um momento para promover a paz mundial e a prática esportiva. A corrida, com percurso de 5 quilômetros, foi realizada, simultaneamente, em diversos locais do mundo, para reunir, em uma prova participativa e não competitiva, os militares e os demais segmentos da sociedade. E, neste ano, a prova, realizada pelo Conselho Internacional do Desporto Militar (CISM), foi comemorativa aos 60 anos da Comissão Desportiva Militar do Brasil (CDMB). 

Do mundo para a Zona Sul de Porto Alegre

Roy, que chegou à fama nos anos 80 com os Menudos, 
agora é empresário na região

Divulgação
Uma grande novidade de fevereiro foi a inauguração, na Zona Sul, de uma lancheria que tem como proprietário Roy Rosseló, conhecido internacionalmente por ter integrado o grupo Menudos, sensação dos anos 80. O artista porto-riquenho está agora entrando no ramo alimentício, com a inauguração do X Tribom, na Avenida Edgar Pires de Castro, 70, no bairro Hípica.  O fone de contato é 3414-2741.

Cantinho do Auxílio Jurídico – Edição 245 – Fevereiro 2016

Combate ao Bullying

No início de fevereiro de 2016, entrou em vigor a Lei 13.185/2015, para estabelecer a adoção de medidas de prevenção e combate ao bullying, que é uma intimidação sistemática decorrente de violência física ou psicológica, sem motivação evidente.  O mesmo é praticado contra uma ou mais pessoas com a intenção de intimação ou agressão, causando dor e angústia e uma relação de desequilíbrio.
O bullying tem as características de humilhação e discriminação. Suas principais situações são de ataques físicos, insultos pessoais, apelidos pejorativos, ameaças por quaisquer meios, expressões preconceituosas, isolamento social, dentre outras.
Infelizmente, o bullying ocorre com mais frequência nas escolas entre os alunos, através de ações verbais (insultos), morais, sociais, sexuais, materiais, psicológicas e físicas. O bullying também pode ocorrer em clubes ou lugares recreativos e, com a evolução das redes sociais, de forma virtual, através do envio de mensagens violadas.
O Programa de Combate ao Bullying tem como foco a prevenção do mesmo em toda a sociedade. Nas escolas são propostas capacitações aos docentes e equipes pedagógicas de prevenção e solução do problema, orientações aos pais ou responsáveis das vítimas e agressores, através de campanhas de educação, conscientização e informação. Também aos clubes e recreações é proposta assistência psicológica, social e jurídica às vítimas e aos agressores.Esse programa foi desenvolvido para promover a cidadania, o respeito a terceiros, a paz e a tolerância mútua. Assim, é dever das escolas, clubes, recreações e meios voltados à internet de assegurar medidas de conscientização, prevenção, diagnose e combate à violência e ao bullying.
O escritório de Advocacia Cecatto e Araujo Advogados deseja boas voltas às aulas e sempre com respeito ao próximo!
Para mais informações ou outras dúvidas judiciais, estamos à disposição dos leitores de O Jornalecão.

Por Aurora Cristina Cecatto (consultora jurídica)

Cecatto & Araujo Advogados
Rua Paulo Derly Strehl, 101 - Ao lado do Zaffari da Juca Batista.
Contatos: 3286-1192 / 8433-4922
WhatsApp para informações imediatas: (51) 9808 4922.

O verão e os carrapatos

Por Simone Corrêa Becker Rodrigues
Médica veterinária CRMV 5162

Fonte: S.Becker/ IPVDF 2015
Normalmente associamos o verão a coisas boas, como férias, sol, praia, diversão. No entanto é nessa época do ano que nos deparamos com um problema que é enfrentado por muitas pessoas que têm um cão como animal de estimação: o aumento da infestação de carrapatos nos animais. É que é justamente essa estação do ano que apresenta as condições mais favoráveis à reprodução desses parasitos que causam tanto transtorno aos cães.
Além de causarem prejuízos diretos aos cães por se alimentarem de seu sangue e causarem irritação no local da picada, os carrapatos ainda podem servir como vetores de várias doenças aos animais.
Dentro do seu ciclo de vida o carrapato apresenta três formas parasitárias: larva, ninfa e adulto. As fêmeas alimentadas, que foram fertilizadas pelos machos sobre o hospedeiro, se desprendem para fazer a postura de ovos no ambiente. Cada fêmea pode colocar de 1000 a 3000 ovos, que, darão origem às larvas.
O método de controle químico tem sido utilizado tanto como método curativo (tratamento das infestações) como método preventivo. Apesar do avanço observado nos últimos anos no desenvolvimento de novos compostos com diferentes modos de ação para o controle de ectoparasitos em cães e gatos, o problema da resistência aos químicos ainda tem sido constante e de difícil resolução.

Estudo pesquisa a resistência dos carrapatos aos acaricidas

Neste contexto e com o objetivo de contribuir de maneira preventiva e efetiva com a saúde, o bem-estar animal e o meio ambiente, a médica veterinária Simone Becker vem trabalhando no seu projeto de mestrado em Saúde Animal no Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor (IPVDF), da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (SEAPI) do Estado do Rio Grande do Sul, onde procura avaliar através de ensaios laboratoriais a suscetibilidade do carrapato comum do cão, frente aos principais acaricidas químicos utilizados para o seu controle.

Proprietários, veterinários e criadores que estejam enfrentando problemas com carrapatos em seus animais de estimação, em canis ou residências e desejarem participar gratuitamente do projeto podem entrar em contato para maiores informações através do telefone (51) 99646173, com Simone. Além de receber mais informações sobre este problema, você estará contribuindo com uma vida melhor para seu melhor amigo! 

Horóscopo – Edição 245 – Fevereiro 2016

Previsões para 25 de fevereiro a 24 de março

ÁRIES – Você ainda está em ritmo de verão. Prepare-se para batalhar no início do ano astrológico, no dia 20/03. Dificuldades e desafios à frente. Mas você terá forças para superá-los.

TOURO – Preste atenção à lua crescente do dia 15/03. Os pensamentos e as palavras podem causar alguns problemas. Não deixe que os problemas domésticos evoluam. Resolva-os logo para não criarem raízes.

GÊMEOS – Seriedade e concentração neste momento. A lua crescente do dia 15/03 irá cobrar qualquer desatenção. Cuidado com a dispersão.

CÂNCER – Tudo parece meio parado. Não se engane. Muitas atividades surgirão. Estudos e comunicação em alta. Saia da casca e vá à luta. Não se preocupe em demasia.

LEÃO – Tudo muito tranquilo. Porém, cuide-se com a desatenção e a dispersão. Saturno sempre cobra o trabalho mal feito. Pense em reconstrução, como aperfeiçoar o que já foi feito.

VIRGEM – Sempre fazendo e refazendo. Aprimorando e buscando o aperfeiçoamento. A pressa pode ser tua inimiga. Calma e cautela. Não dê ouvidos à urgência dos outros.

LIBRA – As atividades sociais darão lugar para uma fase mais caseira e meditativa. A Lua nova do dia 10/03 marcará um novo ciclo de atividades até o início de abril.

ESCORPIÃO – Fortalecidos pela passagem de Marte, os nativos de Escorpião podem navegar em qualquer mar. Mas não se esqueça da imaginação para evoluir e do carinho para aqueles que merecem.

SAGITÁRIO – O centauro ergue a cabeça e mira o infinito. Bela figura mitológica que te faz superar as atuais dificuldades. Tenha calma e não desanime. Acredite nos teus objetivos. Tenha paciência para superar os obstáculos.

CAPRICÓRNIO – Nada como a austeridade capricorniana para superar qualquer crise. Você sabe controlar tudo muito bem. Não seja pessimista. Você sabe que a luz irá surgir no fim do túnel.

AQUÁRIO – Criatividade e inovação. Energia da sabedoria do passado e do futuro, para ser usada hoje. Tenha calma com o movimento dos outros. Procure caminhar com eles, mirando o amanhã.

PEIXES – A lua nova do dia 10/03 dará uma nova partida na vida. Só não se perca no caminho. O que você é na intimidade pode refletir na sua imagem pública. Pense nisso.



Ônibus da Zona Sul agora são vermelhos

                                                                                                                             Ricardo Giusti/PMPA
Novos ônibus foram apresentados no dia 19 de fevereiro

Os 296 novos ônibus da capital, com identidade visual específica, mais modernos e menos poluentes, já estão circulando na cidade desde 22 de fevereiro. E, dependendo da região, com cores diferentes. Na Zona Sul de Porto Alegre, a cor predominante é o vermelho, mas é possível ver alguns de outras colorações, que fazem trajetos diferentes, como os da Carris, que são de coloração amarela.
A frota do novo sistema inicia com um total de 1.715 ônibus e, nos próximos três anos, serão inseridos mais 72 veículos. Inicialmente, 636 contam com ar-condicionado e 1.010 adaptados são para cadeirantes. A substituição dos demais veículos da frota será gradual.

                                                                                                                 Divulgação/PMPA

  
Novidades na Restinga

Das quatro novas linhas estão em circulação, três beneficiam diretamente a região da Restinga: T12 – Restinga/Cairu, T12A - Restinga PUC, T12.1 – Pitinga/Cairu e T13 - Triângulo/PUC. Elas substituirão os prefixos 314 - Restinga PUC (e suas extensões), que interligam a região da Restinga, Lomba do Pinheiro à Pontífice Universidade Católica (PUC) e a Terceira Perimetral.
A partir desta segunda-feira, 22, entra em vigor a nova tarifa de R$ 3,75 nos ônibus da Capital.


Preços também mudaram

Outra novidade é o reajuste de 15,38% no transporte coletivo da capital gaúcha, que passou a vigorar em 22 de fevereiro. O valor da passagem de ônibus agora é de R$ 3,75, enquanto as lotações passaram a cobrar R$ 5,60. 

Saiba que cuidados tomar na compra de material escolar

Procon POA esclarece questões sobre 
o que deve ser comprado na volta às aulas

O Procon Porto Alegre divulgou nota a fim de garantir os direitos do consumidor nas compras de volta às aulas. De acordo com o diretor executivo, Cauê Vieira, as escolas não podem determinar a compra de nenhuma marca específica, ficando o consumidor livre para buscar preços mais vantajosos. A escola também não pode exigir materiais de uso coletivo, como produtos de limpeza, material de higiene para os banheiros (álcool, desinfetantes ou papel higiênico).

Cabe aos responsáveis apenas a compra de material de uso pessoal do aluno, como livros, cadernos, folhas de ofício, cartolinas, lápis, canetas, tintas, pincéis atômicos, fitas adesivas, cola, tesouras, apontadores, lenços de papel. As embalagens desses produtos devem conter informações claras, precisas e em língua portuguesa a respeito do fabricante, composição, condições de armazenagem, prazo de validade e se apresentam algum risco ao consumidor.
Deve ser sempre exigida a nota fiscal detalhada de todo e qualquer produto comprado, para garantir que o consumidor realize eventuais trocas dos produtos, ou mesmo para fazer reclamação junto ao Procon. As reclamações podem ser feitas pela internet (através do aplicativo para celulares e tablets, APP Procon Porto Alegre, ou pelo site www.proconpoa.rs.gov.br) ou pessoalmente, na sede do Procon Porto Alegre (Rua dos Andradas 686, das 10 às 16:00h), com 70 números de senhas distribuídas diariamente.


Casos de dengue na Vila Nova assustam a Zona Sul

                                                                                                                             Foto Fabrizio Pensati
Aedes aegypti
  
Após a confirmação de que 13 casos de dengue registrados na Vila Nova são de pessoas que contraíram a doença no local, as ações contra o mosquito foram reforçadas na região. Durante o mês de fevereiro, equipes de agentes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) intensificaram o combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor do vírus da dengue e de outras doenças, com visitas a residências (para esclarecimento da população), retirada de entulhos e recipientes que podem acumular água. Paralelamente, equipes da Coordenadoria-geral de Vigilância em Saúde (CGVS) estão realizando aplicações de inseticida.

Até o Exército foi convocada a participar

Além do DMLU (Departamento Municipal de Limpeza Urbana), 30 militares do Exército também foram convocados para colaborar. A medida foi necessária após a constatação de que o mosquito está se proliferando na Vila Nova, o que resulta no aumento de casos da doença. O ponto de referência é o entorno das ruas João Salomoni e Jerolomo Minuzo, mas inclui também trechos de ruas como Atílio Superti e Marquês do Maricá.

                                                                                                                     Betina Carcuchinski/PMPA
Ação conjunta de prevenção é intensificada
para barrar a proliferação do mosquito transmissor

  
10 bairros da Zona Sul estão infestados

Existem outros 20 bairros da cidade com infestação predial por Aedes aegypti considerada de alto risco (acima de 3,9%), 10 deles na Zona Sul. Além da Vila Nova (onde o problema é mais grave), outros nove bairros estão sob alerta: Camaquã, Espírito Santo, Guarujá, Hípica, Pedra Redonda, Serraria, Tristeza, Vila Assunção e Vila Conceição. A identificação dos locais com maior perigo de infestação tem como base os dados do mais recente Levantamento do Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), realizado de 25 de janeiro a 2 de fevereiro.


Reunião sobre combate ao Aedes

Devido à gravidade do problema, uma reunião ordinária está marcada para 1º de março, às 10h, para tratar exclusivamente das ações de combate ao mosquito Aedes aegypti. O tema será debatido em reunião, aberta ao público, na Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam), na sala 301 da Câmara Municipal de Porto Alegre, em encontro para o qual já foram convidados diversos órgãos e entidades. A urgência do assunto fez com que a vereadora Lourdes Sprenger agendasse a reunião no mesmo dia em que assumiu a presidência da Cosmam.


Redobrar cuidados é necessário

Além de estar atento a cuidados como não deixar água parada em vasos e potes, são cada vez mais necessárias ações como usar repelente e utilizar roupas que evitem o ataque do Aedes, mosquito que costuma ficar mais próximo do chão e prefere agir em horários como o início da manhã e o final da tarde.


Bloqueio é a melhor alternativa para prevenir doenças

É preciso evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti (que, além da dengue, pode transmitir o zika vírus, a febre chikungunya e a febre amarela), e, para isso, é preciso bloquear as doenças transmitidas, através de três etapas: identificação dos casos importados ou autóctones de pessoas doentes; controle do vetor na fase adulta, com pulverização de inseticida; e ações de saneamento ambiental e controle dos focos potenciais de larvas ou ovos do mosquito.


Remoção de resíduos também faz parte da ação

O DMLU está disponibilizando uma equipe de 15 garis, com caminhões e equipamento à disposição para a remoção dos resíduos, a fim de combater a criação de novos focos de lixo. Assim, a participação da comunidade é fundamental, descartando corretamente os resíduos nos locais adequados.


Uso de larvicida suspenso preventivamente

Suspeito de estar relacionado a casos de microcefalia registrados no Nordeste do Brasil, o larvicida Pyroproxyfen está com seu uso suspenso no Rio Grande do Sul. A decisão de manter a proibição foi tomada no dia 15 de fevereiro, em reunião na Secretaria Estadual da Saúde. Na ocasião, representantes do órgão e também da Emater, da Corsan e das secretarias estaduais de Obras e de Meio Ambiente concluíram que não há necessidade da utilização do larvicida na água potável consumida no estado.


Mais informações sobre o Aedes aegypti, a dengue, a febre Chikungunya  e o zika vírus estão disponíveis no site www.ondeestaoaedes.com.br

Corrida da Paz será realizada no domingo

Com largada prevista para as 9h, na orla de Ipanema, na esquina da Avenida Guaíba com Rua Déa Coufal, a 11ª edição da Corrida da Paz (Day Run 2016), na qual militares do Exército (do 3º Batalhão de Comunicações e do 8º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado) e a população da Zona Sul de Porto Alegre dedicarão um momento para promover a paz mundial e a prática esportiva. A corrida, com percurso de 5km, é realizada em diversos locais do mundo, para reunir, em uma prova participativa e não competitiva, os militares e os demais segmentos da sociedade. E, neste ano, a prova, realizada pelo Conselho Internacional do Desporto Militar (CISM), é comemorativa aos 60 anos da Comissão Desportiva Militar do Brasil (CDMB). Mais informações: 3246-4422 (ramal 210).

Guaíba mais poluído em fevereiro?

Depois de um mês de janeiro com praias liberadas para banho no Lami e em Belém Novo, o novo relatório de balneabilidade divulgado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam), no dia 18 de fevereiro, apresenta dados preocupantes em relação à balneabilidade das praias da Zona Sul de Porto Alegre.  O número de locais impróprios para banho agora é de dois, em seis locais monitorados.

                                                                                                                          Ricardo Stricher-PMPA
Praias da Zona Sul são muito visitadas no verão 

Dois pontos impróprios para banho no Lami

Com base nas últimas cinco análises realizadas pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) nos pontos de coleta, a Smam divulgou que os postos 1 e 3 da praia do Lami estão impróprios para banho. A opção no local é o Posto 2, em frente à primeira guarita de salva-vidas.

Belém Novo é opção

A boa notícia é que estão liberados para banho os três postos monitorados em Belém Novo (nas praias do Leblon e do Veludo e também em frente à Praça Comunal).

Banho desaconselhado em outros locais

Outros locais da cidade (como a praia de Ipanema) são considerados impróprios para banho, por risco de doenças. 



Para saber quais locais estão liberados para banho acompanhe os relatórios
de balneabilidade no site www.jornalecao.com.br

Moradores de Ipanema mobilizados para manutenção de praça

Neste sábado (20 de fevereiro), a partir das 9h, toda a comunidade e empresas do bairro Ipanema e arredores estão convidadas a unir forças pela manutenção da Praça Comendador Castro, situada na rótula da Avenida Tramandaí com a Rua Comendador Castro, em Ipanema, na Zona Sul de Porto Alegre.

Rádio Ipanema Comunitária adotou a praça

Por meio do programa Adote uma Praça, do Município de Porto Alegre, a Ipanema Comunitária realiza a manutenção periódica da área, com apoio de voluntários e de parceiros, como a Ferragem FMA Groff e a Zanini Carnes, sediados nas proximidades da praça.

Observação importante: É recomendado o uso de luvas durante a atividade voluntária.


Para ouvir a Rádio Ipanema Comunitária: sintonize  FM 87.9 ou ouça a programação em www.ipanemacomunitaria.com.br

Copa Rio-Grandense premia o futebol amador


Competição entregará prêmio em dinheiro ao campeão

Em 5 março, terá início a Copa Rio-Grandense de Futebol Amador 2016, evento que contará com O Jornalecão entre seus parceiros. Desta forma, mensalmente, o jornal de bairro mais tradicional da Zona Sul de Porto Alegre publicará em suas páginas as informações sobre a competição promovida por Bruno Carrão, Jonathan Garbachi, Bruno Solaro e Juliano Freitas. Já os resultados de cada rodada do torneio que conta com a participação de 12 equipes serão informados semanalmente no site www.jornalecao.com.br, até 25 de junho, data da final da Copa Rio-Grandense. Entre as premiações previstas, está o valor de R$ 3 mil para o time campeão. Para saber mais, acesse www.copariograndense.com.br.

Duplicação da Wenceslau Escobar mais próxima

Com previsão inicial de conclusão para dezembro de 2015, a duplicação de 350 metros da Avenida Wenceslau Escobar deve ser concluída até março. Em sua nova previsão, divulgada pelo secretário Mauro Zacher, a Smov (Secretaria Municipal de Obras e Viação) explicou que o atraso foi ocasionado pelo excesso de chuvas no ano passado. O trecho contará ainda com uma ciclovia e será construída uma nova adutora do Dmae (Departamento Municipal de Água e Esgoto).

                                                                                                                                                                                               Maio Rubim / PMPA
Obras se aproximam do final


Contrapartida da Goldsztein pela construção de prédios na Avenida Diário de Notícias, a obra custará R$ 3,6 milhões (dos quais, 1,6 milhão serão pagos pelo Município). Ao final, o trecho contará com três faixas em cada sentido de tráfego e um canteiro central, facilitando o trânsito de veículos. No entanto, ainda há dois trechos que necessitam ser duplicados para que a Avenida Wenceslau Escobar esteja duplicada em seus 4 quilômetros de extensão.

Brique de Ipanema terá mais duas edições antes da Páscoa

Já estão definidas as próximas datas de realização do Brique de Ipanema, que se realiza, sempre aos domingos, desde dezembro na Avenida Guaíba, entre a Rua das Laranjeiras e a Avenida Jardim, nas proximidades do calçadão. As próximas exposições de produtos de artesãos e artistas da Zona Sul de Porto Alegre estão marcadas para 28 de fevereiro e 6 de março.
E o Brique de Ipanema já foi assunto na atividade “O Artesanato na Cultura”, no Fórum Social Temático, realizado em 22 de janeiro. A experiência dos dois primeiros dias do Brique foi destacada por sua idealizadora, Marcia Morales Salis.

Acomazs preocupada com invasão de carros no Parque Guarujá

                                                                                                         Fotos Gustavo Cruz / O Jornalecão
Veículos continuam estacionando indevidamente no local;
preocupação agora é que danifiquem a pista de caminhada

O Parque Guarujá – Zeno Simon está próximo de ser entregue revitalizado, após reforma que deve ser concluída em fevereiro ou março. Ao final, o espaço contará com alguns espaços remodelados: duas pracinhas, três quadras de futebol (uma de areia, uma de saibro e uma de concreto), pista de caminhada e quiosques com churrasqueiras. A outra novidade é a colocação de fradinhos que impedirão o acesso de veículos em parte da área do parque. As pistas de skate e de patinação, assim como o banheiro público, não serão reformados.   

Ivam Kley, vice-presidente da Acomazs
 Apesar do atraso nas obras (devido ao excesso de chuva em 2015), a Acomazs – Associação Comunitária dos Moradores e Amigos da Zona Sul de Porto Alegre está preocupada com a continuidade de estacionamento de carros e caminhões, principalmente, no parque, que podem danificar a pista de caminhada, que é feita de concreto. Inicialmente, apenas uma parte da área – cerca de 50% - contará com fradinhos para bloquear o acesso. Ainda não há previsão para que esta melhoria se estenda a uma área maior do Parque Guarujá.
Segundo o vice-presidente da Acomazs, Ivam Kley, a entidade também solicitou a remodelação da pista de patinação, pois muitos usuários reclamam que não conseguem andar de patins no local, construído há quase 15 anos. No entanto, também não há verba destinada para sua recuperação. Kley informou ainda que a entidade continuará pleiteando melhorias para o Parque e acompanhando a obra até sua conclusão.

Aconceteu há 20 anos em O Jornalecão – Dezembro 1995



Publicado na edição N° 54 (Dezembro/1995):


Cyro Martins e o adeus à Geração de 30

                                                                                                 Arquivo O Jornalecão
Cyro Martins foi entrevistado por O Jornalecão
 em agosto de 1994, onde em uma conversa de
30 minutos, falou sobre vida, obra,
 carreira e sua vida no campo, 
onde viveu parte de sua juventude. 
Na época, ele preparava o lançamento de 
seu livro Páginas Soltas, de críticas literárias

A morte de Cyro Martins, aos 87 anos, no dia 15 de dezembro de 1995, marca profundamente a literatura gaúcha.
Sendo um dos últimos representantes da geração de 30, da qual fazem parte Mario Quintana, Erico Verissimo e Dyonélio Machado (os três já falecidos), entre outros, e que tinham como ponto em comum a Editora Globo da Rua da Praia, onde se concentravam os intelectuais gaúchos, sua morte marca profundamente esta época, em que o Rio Grande do Sul tinha uma casta de escritores excepcionais, com renome nacional e internacional.
Cyro Martins, que ainda era psicanalista, tendo fundado a Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre e deixado uma vasta obra nesta área, notabilizou-se na literatura com a Trilogia do Gaúcho à pé, formada pelos livros Sem Rumo, Porteira Fechada e Estrada Nova, e mostrou a “carne viva da situação” do gaúcho abandonado, entregue à própria sorte na sua lenta expulsão do campo para formar os cinturões de miséria. Segundo afirmou, a ele cabia fazer o que fez: “Usar o meio de que dispunha, a ficção literária, para mostrar, a céu aberto, a carne viva da situação, alertando os governantes municipais, estaduais e federais, os homens de negócio, os fazendeiros, os industriais, que tinham condições financeiras e administrativas para enfrentar o problema”.
Além dos livros da Trilogia do Gaúcho à pé, deixou uma vasta obra com romances, ensaios, livros psicanalíticos e críticas literárias.


Receita: Mosaico de gelatina

Arquivo O Jornalecão
Ingredientes pela ordem de uso:
- 4 caixas de gelatina com sabores e cores diversas
- 1 lata de leite condensado (395 g)
- 1 embalagem de creme de leite (200 g)
- 1 caixa ou envelope de gelatina sem sabor
- 1 xícara de leite
  
Modo de preparo:
- Preparar as 4 gelatinas separadamente, com um pouco menos da quantidade de água do que a indicada no modo de preparo da caixinha. Levar a geladeira em 4 pratos (meio rasos) para endurecer. Depois pique as gelatinas em pedacinhos.
- Dissolver a gelatina sem sabor em 5 colheres de água fria. Deixar amolecer. Levar ao micro-ondas para dissolver, acrescentando depois uma xícara de leite.
- Bater, no liquidificador, o leite condensado, o creme de leite e a gelatina sem sabor dissolvida e colocar este creme sobre as gelatinas picadas.
- Levar a geladeira. Servir quando estiver durinha