Digite o ASSUNTO e nós encontramos para você

Comunidade se une em mutirão por escola de Ipanema

                                                                                                                  Gustavo Cruz / O Jornalecão
Corte de grama e limpeza externa
foram algumas das atividades realizadas por voluntários

Alunos, pais, mães, professores e funcionários realizaram um mutirão para melhorar as condições da Escola Odila Gay da Fonseca, do bairro Ipanema. Além de limpeza, foram realizadas diversas atividades, como pintura de paredes, recuperação de caixas d’água de banheiros, cortes de gramas, limpezas de vidraças. Apesar da chuva que iniciou após o início do mutirão, todos estavam satisfeitos em contribuir para a melhoria da escola, com trabalho voluntário e com doações de materiais de limpeza, por exemplo. A medida é necessária devido ao atraso de quatro meses no repasse de verbas para este fim e à falta de previsão da Secretaria de Educação para que os recursos sejam disponibilizados. Por isso, a diretora Lucy Beatriz Lopes e sua equipe estão convocando a participação de mais familiares e amigos, além de ex-alunos e vizinhos da escola, para os mutirões que serão realizados nos próximos meses com a ajuda do Círculo de Pais e Mestres e de toda a comunidade escolar.
Otimista quanto ao aumento do número de pessoas nas ações voluntárias que serão agendadas, a diretora lembra que, por ser uma escola das poucas escolas públicas da Zona Sul a lecionar ensino fundamental e médio, a comunidade escolar inclui alunos e famílias de diversos bairros, inclusive de outras regiões da cidade. Também é possível contribuir doando material de limpeza para os próximos mutirões. Informações pelo fone/watts 9645-7449.
  
                                                                                                                  Gustavo Cruz / O Jornalecão
Limpeza de classes também fez parte do mutirão


Escola também arrecada alimentos para a merenda

O atraso no repasse de verbas para a merenda dos alunos também está obrigando a escola a realizar uma arrecadação de alimentos para a merenda das crianças e adolescentes. Quem deseja contribuir pode fazer contato também pelo fone/watts 9645-7449.


Voluntários sugerem parceria com poder público

Pais, mães e também avôs que participaram da ação sugeriram ideias que podem ser aproveitadas no futuro, caso a escassez de recursos do Estado continue afetando a manutenção das escolas. Uma delas é a efetivação de um convênio com o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), pois a medida aumentaria em muito a eficácia dos mutirões, já que, além dos participantes, profissionais qualificados para limpeza também fariam parte das ações. Para eles, com interesse e boa vontade dos órgãos estaduais e municipais, uma medida como esta seria facilmente efetivada.


                                                                                                                  Gustavo Cruz / O Jornalecão
Pai e ex-aluno consertou as caixas de banheiro que estavam entupidas


Horóscopo – Abril 2016

Previsões para Abril 2016

ÁRIES – Abril já é o mês dos arianos, que iniciou em 20/03. Marte em Sagitário pede que você avance, e a Lua nova em seu signo traz disposição e otimismo. Preste muita atenção, porque, no dia 18/04, Marte fica retrógrado, indicando que falta alguma coisa a ser finalizada antes de ir adiante.

TOURO – O romantismo, às vezes, traz algumas desilusões. Coloque os pés no chão. Repetir atitudes que não deram certo antes pode trazer problemas. Uma fase de isolamento e reconstrução realista das atitudes ajuda muito para evitar contratempos e frustrações.

GÊMEOS – Concentração e tenacidade. Quando tudo parece andar muito devagar, você desanima. Anime-se. O aprendizado, para ser bem digerido, requer atenção e força de vontade. Não seja apenas um repetidor. Crie.

CÂNCER – Em boca fechada não entra mosca... O momento é de se preservar. As emoções estão brotando como um vulcão em erupção. Resista e preserve-se. Na Lua crescente do dia 14/04, você tomará atitudes e romperá com as amarras que tanto te incomodam.

LEÃO – Com o Sol em Áries, que é o seu signo de exaltação, você recebe também a energia ariana. Para os nativos de Leão, este é o ano da reconstrução do que foi iniciado anteriormente. É bom se revoltar, não aceitar certas coisas, transcender-se... tudo isso traz vida nova. Anime-se e faça valer o ano do Sol.

VIRGEM – Após a finalização de algo, é o momento de relaxamento e diversão. Dê um refresco na tensão. Ainda tem muita coisa para ser refeita. Não tome para si a responsabilidade alheia. Cada um tem o seu dever.

LIBRA – Dúvidas. Você sente-se dividido? Procure equilibrar-se entre as oposições da vida. Assim, poderá  descobrir onde você é mais importante neste momento.

ESCORPIÃO – A Lua cheia de 24/04 iluminará o caminho. Pensamentos e palavras equivocadas pedem que você volte alguns passos atrás. Não é o momento de iniciar coisas novas antes de concluir o que foi iniciado. Não desanime, porque a diversidade ensina. E você sabe muito bem disso.

SAGITÁRIO – Sim. Está difícil. O mundo parece que cai sobre sua cabeça, e os fatos, a vida conspiram contra ti. Experimente resistir. Domine-se e concentre-se. Entre em contato com a força e a resistência que estavam ocultas dentro de você. Não adianta pular a etapa, porque o bicho pega.

CAPRICÓRNIO – Otimismo e segurança. Duas coisas que você tem dificuldade em sentir. Aproveite este período para buscar novas fronteiras. Um breve tempo de isolamento pode contribuir para você se desfazer de sentimentos que já são inúteis. Jogue fora o excesso de carga.

AQUÁRIO – Uma inquietação surge quando se vai finalizar algo. É o fim de um ciclo. A Lua minguante do dia 30/04 reforça a finalização. É o momento de se recolher e se reconstruir em alguma área da vida. O fim de algo contém o seu próprio início.

PEIXES – Cuidado com as informações que você recebe e com as suas palavras. A mente confusa das pessoas pode te levar a se equivocar. As consequências virão em junho. Pense bem antes de falar. Evite viajar para muito longe este mês.


Corrida beneficente para donos acompanhados de seus cães

As vagas são limitadas, mas sua doação não

O título acima dá nome à primeira corrida e caminhada beneficente para donos acompanhados de seus cãesSerão dois quilômetros na Redenção, em Porto Alegre, no dia 3 de abril.
A inscrição para a corrida são 3kg de ração. Para a caminhada, não há mínimo nem máximo. As vagas são limitadas, mas as doações de ração não. 
A lista de organizadores e apoiadores é longa: Age! Comunicação, com o apoio de Secretaria Municipal de Esportes - SME, site Correr é Fácil, Kennel Club Rio Grande do Sul e autorizado pela Secretaria Especial Direito dos Animais - SEDA e patrocínio da Bayer, Farmácia do Jockey e Premier Rações. 


Informações: (51) 9941-1144. Inscrições www.VAITOTO.wordpress.com

Projeto de lei que valoriza mídias locais pode ser votado ainda em março

Está na pauta de votações da Câmara Municipal, desde 20 de março, o PLL 207/11, que prevê a destinação, para jornais alternativos e em rádios comunitárias, de, no mínimo, 20% da verba reservada à publicidade oficial, para a publicação de obras, anúncios, editais, programas, serviços e quaisquer campanhas de interesse público dos órgãos e de entidades dos poderes Legislativo e Executivo de Porto Alegre. O projeto de lei é de 2011 e agora volta a ser debatido por iniciativa do autor, o vereador Engenheiro Comassetto, com a votação podendo acontecer em março ou abril.

Jornais de bairros e rádios comunitárias 
exercem importante função social

Na exposição de motivos, Comassetto explica que estes veículos de comunicação (jornais alternativos e rádios comunitárias) exercerem uma importante função na sociedade – a de informar a população sobre fatos pertinentes à sua região. A justificativa destaca, ainda, ser mais do que justo que o Poder Público “forneça o apoio necessário para a efetivação desses veículos de comunicação, visto que são instrumentos de grande relevância para a Cidade, possibilitando que a população tenha um melhor acesso à informação” e cita o caso dos jornais de bairro, que há mais de 60 anos informam os moradores das diversas regiões.
 Para os efeitos da lei, considera-se jornal alternativo o periódico que tenha tiragem mínima de 5 mil exemplares, ou notório conhecimento local, e que se caracterize por ser dirigido a bairros ou regiões.

Desocupação pacífica em área do Túnel Verde

                                                                                                                Gustavo Cruz / O Jornalecão
Famílias reivindicaram diálogo e acordaram com a Prefeitura a saída do local

Após negociações realizadas por moradores do Jardim das Flores com integrantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário em reuniões realizadas na primeira quinzena de março, as 74 famílias que residem no local se comprometeram a deixar de forma pacífica a área ocupada desde outubro. O prazo combinado vai até a última semana de março, evitando que fosse realizada o uso da força em uma reintegração de posse, que inicialmente estava prevista para dia 8/3.
Os moradores foram cadastrados pelo Demhab (Departamento Municipal de Habitação) e poderão ser incluídos em programas habitacionais posteriormente. Já os mais necessitados terão o benefício do aluguel social imediatamente. A avaliação da situação de cada família ainda está andamento. Quanto à possibilidade destinação da área futuramente para habitação (uma das reivindicações dos moradores), a Prefeitura confirmou que irá avaliar esta possibilidade de destinação da área após a conclusão das obras de saneamento no Túnel Verde.
A desocupação pacífica acordada é fruto de diálogo que se consolidou em duas semanas de reuniões, começando no dia 1º de março, na Comissão de Urbanização, Transporte e Habitação (Cuthab) da Câmara Municipal. O encontro, proposto pelo vereador Comassetto com apoio de outros vereadores, contou com a participação de representantes dos moradores e de diversos órgãos e entidades: Defensoria Pública, Promotoria de Justiça de Habitação e Defesa da Ordem Urbanística, Procuradoria-Geral do Município (PGM), Departamento Municipal de Habitação (Demhab), Federação Gaúcha das Associações de Moradores (Fegam), União das Associações de Moradores de Porto Alegre (Uampa). Dois dias depois, a reunião foi com a juíza Carla Aveline de Oliveira. Na ocasião, chegou a ser marcada uma nova reunião para o dia 22 – cancelada posteriormente, já que a reintegração de posse estava marcada para 8 de março. Com a opção dos moradores por deixar o local pacificamente, novas reuniões foram realizadas para acertar detalhes e o prazo para a saída, que foi confirmado no dia 14, com a definição de mais 15 dias para os moradores desocuparem as casas.

Parabéns, Porto Alegre, uma cidade mágica!

                                                                                                                             Montagem Jean Pico


Minha teoria é que, por estar localizada no paralelo 30 (30 graus ao sul da linha do Equador), tem uma forte energia pairando sobre nossa cidade. Além disso, Porto Alegre é circundada por morros com 730 milhões de anos e pelo imenso lago Guaíba. Neste espaço onde hoje habitamos, viveram caçadores nômades primitivos (há 3 mil anos) que foram dizimados, 2 mil anos atrás, pelos índios tupi-guaranis vindos da Amazônia em busca da “terra sem males”. Devem tê-la encontrado aqui, porque ficaram muito tempo.
E nós, moradores da Zona Sul, que somos privilegiados pela proximidade dos morros cobertos de vegetação nativa, pedras enormes e nascentes que correm à procura do lago Guaíba, olhamos tudo isto sem pensar que abaixo do solo que pisamos podem estar os ossos e pertences destes primitivos moradores e que os olhos destes nossos antepassados já apreciavam o pôr do sol do lago muitos anos antes de nós.
Sua vida na “terra sem males” acabou no século XVll, quando os bandeirantes portugueses aqui chegaram em busca de mão de obra escrava. Os que não foram pegos fugiram deixando tudo o que tinham por aqui, inclusive o gado que criavam e que se tornou selvagem pelos morros e planícies.
Os gados selvagens atraíram o português Jerônimo de Ornelas, que resolveu vir para cá, domesticá-los e acabou se fixando na “terra sem males”. Algum tempo depois (em 1753), desembarcaram 60 casais vindo dos Açores, que acamparam às margens do Guaíba, começando oficialmente o povoamento da nossa cidade.
O tempo foi passando, muitos outros moradores, de diferentes lugares e nacionalidades, foram por aqui ficando e, hoje, aqui estamos nós... Somos 1,4 milhão de habitantes. Uma mistura étnica impressionante: índios, negros, portugueses, espanhóis, italianos, alemães... enfim, uma miscigenação com cerca de 50 etnias.
Somos muito diferentes daqueles que há muitos anos por aqui passaram e deixaram rastros invisíveis. Eles estão dentro de nós, suas características nos foram passadas pela genética. Suas energias ainda estão pairando por nossa cidade. A vida dos antepassados moradores desta cidade, o seu esforço e o seu trabalho fizeram Porto Alegre ser o que hoje é. E a magia da nossa cidade, situada no paralelo 30, continua: seguimos buscando, aqui, a “terra sem males”. E, quando paramos para olhar um pôr do sol no Guaíba ou mesmo os nossos morros tão antigos, temos a impressão de ter conseguido...

Dica da Dona Bilica – Acabaram as férias

Para os pais, na volta às aulas

Acabaram as férias. As crianças podem estar entusiasmadas com a volta às aulas, com os novos professores e colegas, com o novo material escolar, ou talvez, nem tanto, pois agora será preciso levantar cedo, retomar as tarefas escolares e extra-classe, estudar... Mas isso faz parte do seu aprendizado para a vida.
Para os pais ou responsáveis, é muito importante conhecer a escola onde matricularam seus filhos, a filosofia de ensino, os projetos pedagógicos para o ano curricular, os professores, os colegas, enfim, o ambiente escolar onde deixarão seus filhos quando não estiverem por perto. Caso não fiquem satisfeitos, poderão fazer alguma coisa agora que é início de ano.
Também faz parte da responsabilidade dos pais, acompanhar o desempenho do filho durante todo o ano (tanto o cognitivo - para ver se está acompanhando bem o conteúdo - como o comportamental - para ver como está se socializando). Muitos pais levam a criança até o portão da escola e deixam tudo nas mãos dos professores. Esquecem que a educação é tarefa fundamental dos pais, em primeiro lugar.
Conversem sempre com seus filhos sobre o que fazem na aula, no recreio, quem são os seus colegas, mostre a importância do respeito aos professores, funcionários e a tudo que faz parte do ambiente escolar, que deve preservar para outros alunos.
Acompanhem seus temas, mas não os façam por eles. Isto é responsabilidade dos filhos. Estabeleçam rotina e horário para realizá-los.
Mantenha contato rotineiro com a escola e com os professores. Não deixem para saber das coisas relativas à vida escolar de seus filhos apenas quando forem chamados. Poderão ter alguma surpresa negativa e a solução da mesma já poderá estar mais difícil...

Receita: Mousse de Maracujá

(rápida, fácil, com poucos ingredientes e ideal para o verão)

                                                                                                                         meninadeatitude.com.br

Ingredientes:
- Suco puro de 5 maracujás grandes ou 8 maracujás pequenos ou um copo de suco de maracujá de garrafa
- 1 lata de creme de leite
- 1 lata de leite condensado
- 1 colher de sopa de farinha láctea  

Modo de preparo:
- Bater todos os ingredientes no liquidificador e, após, levar ao refrigerador para gelar.
Obs: levando ao freezer por algumas horas, torna-se um gostoso sorvete.

Fruta do Mês - Maracujá

                                                                                                               Guilherme Cruz / O Jornalecão
Maracujá proporciona sombra, belas flores e frutas

Verão é época de maracujá. Vamos aproveitar que está mais barato e comprar a fruta nos mercados e feiras da Zona Sul de Porto Alegre. 
Esta fruta é rica em vitamina C, vitaminas do complexo B, vitamina A, ferro, cálcio, fósforo e fibras. É reconhecida como calmante atóxico, que não cria dependência e não vicia. Acalma mesmo, não é lenda, mas seria necessário comer muitos maracujás para sentir o efeito...
Além de acalmar, a fruta oferece suas propriedades aos sofredores de asma, coqueluche, erisipela e nevralgias. A casca do maracujá é geralmente ignorada, mas é riquíssima em propriedades nutricionais funcionais e antioxidantes, como a pectina, vitaminas e sais minerais com alto poder desintoxicante.
A pectina da casca é uma fibra solúvel que atua na redução da absorção da glicose sanguínea, auxiliando, assim, em dietas de emagrecimento, diabetes e colesterol. É possível encontrar farinha da casca de maracujá em casas especializadas.
Existem vários tipos de maracujá: o doce, o azedo, o ornamental e o medicinal. O fruto pode ser consumido puro, na colher, ou por cima de iogurtes, com granola, como sucos, refrescos, gelatinas, sobremesas, sorvetes e também como tempero em saladas.


MARACUJAZEIRO (Passiflora edulis)

                  Guilherme Cruz / O Jornalecão
Flor de Maracujá

Esta planta trepadeira é nativa da América do Sul e, no Brasil, que é o maior produtor mundial, nasce até espontaneamente. Basta apenas deixar suas sementes em terra fofa, principalmente nas regiões mais quentes.
Pode ser plantada no quintal (e, neste caso, deve receber estruturas de apoio como muros, cercas, arames, pérgolas, etc) ou em vasos, que devem ter uma capacidade maior que 45 litros, pois é uma planta vigorosa. Gosta de bastante sol, para que tenha um maior florescimento e para que dê frutos durante o ano todo. Nas regiões onde a estação do inverno é bem definida, o frio pode fazer cair seus botões florais e os frutos mais jovens. Mas, no verão, floresce e frutifica em abundância, proporcionando belas flores e frutos com poderes nutritivos e medicinais.

Cantinho do Auxílio Jurídico – Edição 246 – Março 2016

As novas regras da pensão alimentícia

A pensão alimentícia é um direito que os filhos têm de receber do pai ou da mãe que não está com sua guarda, entretanto, tem condições de suprir suas necessidades, como: alimentação, moradia, educação, saúde e lazer. Ocorre nos casos de divórcio ou dos solteiros que não vivem em união estável.
Através das mudanças do Novo Código de Processo Civil que entraram em vigor no mês de março, a pensão alimentícia obteve novas regras e mais rigorosas, como punições mais severas contra os devedores. Assim, há inovações na busca de maior efetividade no cumprimento da obrigação alimentar.
Essas novas regras são: protesto da decisão judicial, prisão em regime fechado, possibilidade de desconto de até 50% dos vencimentos líquidos da execução de assalariado ou aposentado e negativação no SPC. Ambas deverão ocorrer a partir do inadimplemento do débito alimentar.
Se o devedor não cumprir com os alimentos no prazo de três dias, não provar que o efetuou ou não apresentar justificativa da impossibilidade de efetuá-lo, o juiz mandará protestar o pronunciamento judicial. Dessa forma, o devedor será incluído na lista dos maus pagadores (SPC).
Com relação à prisão, a mesma será determinada a partir do atraso de um mês do pagamento dos alimentos. O juiz dará três dias para resolução ou justificativa. A pena será de um a três meses em regime fechado, devendo o preso ficar separado dos presos comuns. Vale ressalvar que o devedor deverá continuar pagando os alimentos no período da prisão, sendo descontado diretamente de seu salário o valor das parcelas em atraso. Caso não esteja trabalhando, recairá sobre o seu rendimento mensal.
Para mais informações ou outras dúvidas judiciais, estamos à disposição dos leitores de O Jornalecão.

Por Aurora Cristina Cecatto (consultora jurídica)

Cecatto & Araujo Advogados
Rua Paulo Derly Strehl, 101 - Ao lado do Zaffari da Juca Batista.
Contatos: 3286-1192 / 8433-4922
WhatsApp para informações imediatas: (51) 9808 4922.

Eventos com entrada franca - Semana de Porto Alegre

Sábado (26/03)
Farra de Teatro
Horário: 14h às 20h
Local: Usina do Gasômetro

Domingo (27/03)
Histórias da Cidade - Cidade das Histórias: Programa Educativo Infantil em comemoração ao aniversário da cidade
Horário: 16h às 17h30
Local: Fundação Ibere Camargo
Segunda (28/03)
Oficina Circense para público infantojuvenil
Horário: 17h
Local: Centro Municipal de Cultura

Terça (29/03)
Inauguração XXIII Salão Internacional de Desenho para Imprensa
Horário: 19h
Local: Usina do Gasômetro

Quarta (30/03)
Homenagem a Caio Fernando Abreu com Shows e textos. Direção de Luciano Alarbase
Horário: 20h
Local: Centro Municipal de Cultura

Quinta (31/03)
Virada Sustentável - Show de abertura com Os Fagundes e Luiz Marenco
Festival de mobilização com intensa e variada programação de arte, esporte, lazer e educação como ferramentas para inspirar a sustentabilidade
Horário: 19h
Local: Largo Glênio Peres

Sexta (01/04)
Palestra sobre Porto Alegre - Fotografia e História com Ricardo Chaves (Cadão)
Horário: 19h
Local: Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães
(Av. Érico Verissimo, 307)

Sábado (02/04)
Música no Arquivo - Clube do Choro
Horário: 11h30
Local: Arquivo Histórico Moisés Velhinho

Domingo (03/04)
Show de encerramento Virada Sustentável - Lenine e orquestra
Horário: 12h
Local: Parque da Redenção


Eventos até o fim de semana - Reggae no Mercado Público 2ª edição

Reggae no Mercado Público de Porto Alegre - 2ª edição
Dia 26/03 (sábado), às 18 hs
Local: Mercado Público
(Largo Glênio Peres)
Evento gratuito
https://www.facebook.com/events/465571133654230/

Valorização cultural nos briques e feiras no espaço público

Com a nova proposta de criação de briques e feiras pela cidade, que se desenvolve a partir da atuação da sociedade civil junto à Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio - SMIC, lembrei de um artigo publicado no ano de 2014, no extinto caderno ZH Zona Sul, intitulado “Arte no convívio de quem vive Ipanema”. No artigo, evidenciei a presença de três obras de arte e seus autores na orla de Ipanema: “Liberdade”, de Zoravia Bettiol, “Namorando ao pôr do sol”, de Maria Tomaselli, e a escultura representativa de Oxum, de Beto Babão, que desde o ano passado faz parte do Museu do Percurso do Negro, em Porto Alegre, e pode ser considerada uma importante referência à localização do Brique de Ipanema. Cada obra tem a sua história e o artista que a criou possui uma trajetória que pode ser referida por nós nos eventos promovidos na orla. A possibilidade de criação de briques e feiras, nas principais praças e ruas da cidade, aponta para esta oportunidade também. Além de respeitar e de zelar, é possível evidenciar a presença dos monumentos ou dos prédios históricos daquela parte da cidade, as obras de arte e os seus autores no espaço público utilizado pelos expositores de Arte, Artesanato, Alimentos Artesanais ou Antiguidades, bem como, chamar a atenção para os artistas e os artesãos locais. Isto, quando se inaugura ou a cada edição desses eventos em que os expositores representam grupos e indivíduos que, além do desejo de comercializarem o que produzem, valorizam e promovem a cultura local.

                                                                                                                                      Marcia Morales
Representações de Oxum, de Beto Babão, inaugurada no ano de 1999



Marcia Morales Salis
Gestora Cultural, moradora do bairro Ipanema
marcia_ms@msn.com

Últimos dias para concorrer aos prêmios da promoção da Nova Casa Móveis

Ainda dá tempo de participar da promoção da Nova Casa Móveis que sorteará 12 prêmios especiais para os clientes que estão fazendo suas compras, durante o mês de março. A promoção “Nova Casa é mais que 10... é 12!” destaca o número 12 para anunciar o desconto de 12% e o parcelamento em 12 vezes. Para concorrer aos prêmios é só fazer compras e trocar por cupons, até a tarde de 26 de março, quando acontece o sorteio, no local (na Avenida Juca Batista, 685). Mais informações: 3248-5334 e www.lojanovacasa.com.br.  


Obra para ligar corretamente os esgotos contribuirá para a despoluição do Guaíba

Roberto d´Azevedo
Divulgação PMPA
O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) iniciou em março, no loteamento Jardins do Prado, na Zona Sul de Porto Alegre, obras do programa Conexões, que é complementar ao Programa Integrado Socioambiental (Pisa), no qual foram investidos R$ 480 milhões para saneamento. O programa Conexões vai identificar os domicílios com esgoto doméstico ligado à rede pluvial (nas regiões dos arroios Dilúvio, Águas Mortas, Taquara, Espírito Santo, Capivara, Cavalhada e Salso) e fazer as ligações corretas para encaminhar o esgoto doméstico para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Serraria, impedindo que a rede cloacal se misture às redes pluviais e, consequentemente, chegue aos arroios e posteriormente, ao Guaíba.
Neste novo programa, serão investidos R$ 13,5 milhões para fazer 8 mil ligações de esgoto e beneficiar diretamente 32 mil pessoas, além de dar importante contribuição para a despoluição do lago Guaíba. Com contrato de um ano para execução das obras (até março de 2017) e cerca de 30 a 45 dias para chegar a cada região, a primeira fase do Programa Conexões consiste na visitação das equipes do Dmae às casas da população no entorno dos arroios para explicar a importância de ligar o esgoto na rede correta, fazer os testes e, quando houver necessidade, com autorização expressa dos responsáveis por cada domicílio, executar a obra e ligar o esgoto corretamente. 


Meta é tratar 70% do esgoto da cidade até o final do ano


Antes do Pisa, Porto Alegre tinha capacidade para tratar 27% do esgoto produzido e alcançava um índice de tratamento de apenas 18%. Após a inauguração da ETE Serraria (em 2014), a capital gaúcha aumentou sua capacidade de tratamento de esgoto e passou a tratar 33% do esgoto produzido, duplicando esse índice para 66% ao final de 2015. “Pretendemos terminar 2016 tratando 70% do esgoto produzido em Porto Alegre, o que é um índice de destaque nacional e vai nos aproximando da utilização máxima da capacidade instalada com a inauguração das obras do Pisa”, destaca o diretor-geral do Dmae, Antônio Elisandro de Oliveira. 

Porto Alegre se prepara para iniciar obras do hospital veterinário público

Crédito: www.mascotaspe.com
Primeiro hospital veterinário público do Rio Grande do Sul (e também um dos primeiros no país), a Unidade de Medicina Veterinária (UMV) Vitória, que atenderá gratuitamente animais cujos tutores comprovem baixa renda, deu mais um passo importante para sua concretização, após a entrega da licença ambiental que autoriza a construção do prédio, que ficará localizado em Viamão, na divisa com Porto Alegre, e que atenderá os dois municípios.
O local, onde atualmente já são realizados procedimentos de baixa e média complexidade, concentrará também toda a estrutura administrativa da Secretaria Especial dos Direitos Animais (Seda). No terreno, de 1,2 mil metros quadrados, serão construídos cinco blocos cirúrgicos, quatro consultórios, UTI, setores de quimioterapia, fisioterapia, banco de sangue, farmácia, ambulatório, além de sala de recuperação para 150 cães e gatos e espaço de triagem para outros 120. A prioridade do atendimento gratuito será para animais de famílias em situação de vulnerabilidade social e o custo da obra (estimada em cerca de R$ 6 milhões) será totalmente disponibilizado pela iniciativa privada.
A construção da UMV Vitória é considerada fundamental pela Prefeitura de Porto Alegre, já que a questão animal envolve diretamente a saúde pública, o que exige ações do poder público, segundo a prefeitura.
Divulgação/ PMPA
Inicialmente, o planejado era inaugurar a UMV Vitória em 2014, mas dificuldades burocráticas na obtenção das licenças, além de questões legais sobre a localização da unidade, na divisa territorial entre Viamão e a Capital, atrasaram o processo e adiaram o início das obras, agora previstas para iniciar até abril e com tempo de duração estimado em dez meses.
Para cumprir todas as etapas necessárias para a definição do local e o início das obras, foram necessárias negociações que envolveram a deputada estadual Regina Becker Fortunati, o Ministério Público, a Secretaria Especial dos Direitos Animais e as prefeituras de Porto Alegre e Viamão. Em 2015, a pedido da vereadora Lourdes Sprenger, a Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal de Porto Alegre chegou a realizar uma reunião sobre o assunto, na qual chegou a ser sugerida a localização do hospital veterinário no bairro Jardim Botânico, como uma opção que desobrigaria a necessidade de ter autorização de dois municípios.   

Previsão de chuva adia festa de aniversário da Amamdir

Em função da previsão de chuva para este final de semana, a festa do 1° aniversário da Amamdir (Associação de Mães do Movimento Direitos Iguais) foi transferida para 3 de abril (domingo), a partir das 14h, na Hípica Potro Sul (Av. Cecílio Monza, 10759 - Belém Novo). Toda a comunidade está convidada para participar da festa. Mais informações podem ser obtidas através do Facebook (Associação de Mães do Movimento Direitos Iguais de Porto Alegre).

Colegiado do artesanato no Rio Grande do Sul

Ao final do ano passado, estivemos reunidos com artesãos e pessoas envolvidas com o trabalho destes profissionais, na presença do então secretário adjunto de Cultura do Estado André Kryszczun, pela criação do primeiro Colegiado do Estado do Rio Grande do Sul - SEDAC.
No dia 19 de fevereiro, foi realizada a primeira reunião do grupo constituído por 15 titulares e seus suplentes (10 da sociedade civil e cinco indicados pelo governo), que escolheram a coordenação e a secretaria. Na ocasião, os presentes elegeram Rejane Verardo como coordenadora, Sérgio Freitas e eu para trabalhar na secretaria executiva do novo colegiado. Além da eleição, na presença de André Kryszczun (representando o secretário estadual da Cultura), do coordenador do Pró-Cultura RS, Rafael Balle, e do coordenador da Secretaria da Cidadania e da Diversidade - SCDC, Leoveral Golzer Soares, recebemos a informação de que serão disponibilizados recursos no valor de R$ 250 mil para um edital destinado exclusivamente aos artesãos ou suas entidades representativas. Uma inovação e uma conquista para o Artesanato e para a própria SEDAC, que irá destinar o mesmo valor aos outros dez setoriais cujos colegiados, de agora em diante, irão trabalhar pela definição do “objeto” de cada edital, individualmente, de acordo com as necessidades de cada setorial.
  



Marcia Morales Salis
Gestora Cultural, moradora do bairro Ipanema
marcia_ms@msn.com

Brique de Ipanema terá edição extra neste domingo (20/03)


Em função da Páscoa (que neste ano será ainda em março), o Brique de Ipanema terá uma edição extra neste domingo, dia 20/03, das 10h às 18h, na Avenida Guaíba, entre a Rua das Laranjeiras e Avenida Jardim. Além da exposição e venda de produtos de artesanato, alimentos artesanais, artes visuais e antiguidades, o evento conta sempre com a realização de atividades paralelas. Desta vez, já está confirmada, para as 11h30, a presença do Grupo TIA, com o espetáculo de rua Histórias de Circo sem Lona, que em 2015 já chamou a atenção de crianças e adultos em outras apresentações no calçadão de Ipanema. 

Quinta tem páreo no Jockey Club do Rio Grande do Sul, no bairro Cristal

O Jockey Club do Rio Grande do Sul, localizado na Zona Sul de Porto Alegre, oferece uma ótima opção de diversão ao porto-alegrense: provas de turfe, todas as quintas-feiras, a partir das 15h, com entrada franca. O endereço é na av. Diário de Notícias, 750, no bairro Cristal. 

Três Marias no Terra Íntegra - dia 20/03, domingo

Hoje radicado em Porto Alegre, o grupo Três Marias se apresenta domingo, 20/03, no espaço Terra Íntegra - na av. Guaíba 10410, esquina com a rua Déa Coufal, na orla de Ipanema, a partir das 17h.
O grupo Três Marias, originalmente formado por Andressa Ferreira, Kika Brandão e Gutcha Ramil, ganhou mais uma integrante, a múltipla artista Pâmela Amaro.

O repertório do grupo traz consigo uma sonoridade rica em vozes, percussão (zabumba, pandeiro, triângulo, ganzá, agbê, congas), cordas (rabeca, violino e cavaco) e sopro (pífano – flauta de bambu), apresentando um pouco da diversidade de ritmos e expressões culturais musicais de diferentes regiões do Brasil, com ritmos como o forró de rabeca e pífano, samba de roda, côco, ijexá, ciranda, baião de princesa, jongo e frevo.
Um apanhado de cantos e cantigas tradicionais e canções que também dialogam com essas tradições musicais, além de algumas danças e brincadeiras populares. 


Ingressos no Local a R$ 15,00

Eventos - 1º aniversário Associação de Mães do Movimento Direitos Iguais (AMANDIR)


A Associação de Mães do Movimento Direitos Iguais (AMANDIR) convida toda a comunidade para participar da festa do seu primeiro ano de atividades. O Evento será realizado no dia 20/03, domingo, às 15h, na Hípica Potro Sul (Av. Cecílio Monza, 10759, Belém Novo).
Mais informações podem ser obtidas através do facebook (Associação de Mães do Movimento Direitos Iguais de Porto Alegre)