Audiência
pública indica sugestões de moradores e entidades para melhorias das novas
linhas
Gustavo Cruz / O Jornalecão
Moradores da Zona Sul de Porto Alegre
tiveram a oportunidade de
apresentar propostas, entre elas, novas linhas para atender a comunidade
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Novas opções de linhas e itinerários
que passem por ruas internas dos bairros são as principais sugestões de
melhorias que representantes da comunidade da região Extremo Sul apresentaram
em audiência pública realizada na Câmara Municipal pela Cuthab (Comissão de
Transporte e Habitação) na manhã de 16 de julho, um dia antes da assinatura do
contrato entre Prefeitura e a empresa vencedora da licitação para operação das
linhas de lotação Belém Novo e Restinga. Participaram do encontro, além de
líderes comunitários e moradores da Zona Sul de Porto Alegre e outros
interessados no assunto, os vereadores Alceu Brasinha, Claudio Janta, Delegado
Cleiton, Engenheiro Comassetto, Jussara Cony, Mario Fraga, Paulinho Motorista e
Reginaldo Pujol.
Representando a Empresa Pública de
Transporte e Circulação (EPTC), o engenheiro Flávio Antonio Tumelero Junior
apresentou dados técnicos sobre a permissão pública (com duração de dez anos)
que possibilitará a utilização dos micro-ônibus pela população em 90 a 120
dias, a partir da assinatura do contrato (dia 17 de julho).
Nas manifestações, foi ressaltada a
importância das novas linhas que devem passar a atender os usuários nos
próximos meses, mas moradores da região acreditam que haverá muitos passageiros
para poucos lugares nas lotações. Também foi lamentada pelos participantes a
ação de “forças ocultas” em outro processo licitatório, em 2003, que impediram
que o Extremo Sul contasse com lotações há dez anos. Houve também manifestação
de contrariedade da comunidade em relação ao fato de o segundo projeto que
tramitou na Câmara prever lotações também para os bairros Chapéu do Sol e Ponta
Grossa, que foram retirados do texto da lei sancionada, posteriormente. Mas, na
época (2010/2011), foi a solução possível para que fosse garantida a aprovação.
Moradores desejam linhas que circulem nos
bairros
No caso da linha Restinga, o fato de a
linha fazer quase todo seu trajeto no bairro Restinga pela Avenida João Antônio
da Silveira, sem passar por ruas internas, desagradou parte da comunidade.
Entre as pessoas que vão utilizar a linha Belém Novo, dependendo do bairro, a
preocupação é semelhante. A linha seguirá por algumas ruas internas de Belém
Novo, beneficiando mais moradores, mas não “entrará” na Ponta Grossa e no
Chapéu do Sol, que, pelo menos enquanto não forem criadas outras linhas,
dependerão da linha com terminal no bairro vizinho. Futuros usuários das duas
linhas sugeriram alternativas semelhantes: ampliação do trajeto e a criação de
outras linhas.
Chegou a ser apresentada uma sugestão
de a ampliação do itinerário da lotação Guarujá até a Ponta Grossa. Ideia
semelhante gerou muita controvérsia ao ser executada anos atrás com a ampliação
do trajeto da lotação Ipanema até a Hípica, beneficiando moradores deste
bairro, porém, gerou um efeito negativo: a dificuldade de moradores de Ipanema
(onde a linha iniciava seu trajeto anteriormente) utilizarem o transporte
seletivo.
Participação da comunidade e dos jornais de
bairro é valorizada
Engenheiro Comassetto, um dos
vereadores que participaram da “construção” da lei que prevê as novas lotações
para a região Extremo Sul, além de destacar a importância de líderes
comunitários e entidades na conquista das novas linhas de transporte seletivo,
lembrou a participação da mídia ligada às comunidades no processo de divulgação
da proposta histórica da comunidade. “Quero cumprimentar a imprensa, que sempre
ajudou, principalmente a imprensa do bairro, representada aqui por O Jornalecão,
na figura do jornalista Gustavo Cruz, que acompanha o debate há mais de dez
anos”, enfatizou o vereador Comassetto.
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