Previsão foi divulgada durante lançamento da campanha de valorização da Zona Sul que convoca os moradores a participar
A campanha “Zona Sul: Eu Curto. Eu Cuido” foi lançada no dia 17 de março no Calçadão de Ipanema em cerimônia que contou com a participação de moradores da região, em grande número, e de autoridades, como o prefeito José Fortunati, que apelou para que a população contribua com a campanha de revitalização da orla. “Queremos envolver a comunidade para que nos ajude a resgatar essa praia tão bonita da nossa cidade”, destacou. Segundo o prefeito, se cada um fizer a sua parte, colaborando para revitalização da natureza na Zona Sul, em 2014 será possível tomar banho na Praia de Ipanema. As ações previstas são simples: uso correto das redes coletoras de esgoto; descarte adequado de lixo; encaminhamento de óleo de cozinha já utilizado até os postos de coleta do DMLU; separação correta do lixo, respeitando os dias das coletas, e cuidado com as calçadas. Também é fundamental que a comunidade contribua com a ligação correta da rede de esgoto cloacal, pois falta regularizar cerca de 30% do esgoto da região, e que acompanhe e fiscalize as ações realizadas pelas equipes de trabalho na região, participando das reuniões e dando sugestões.
Adília Cruz da Silveira
Campanha “Zona Sul: Eu Curto. Eu Cuido” foi lançada no Calçadão de Ipanema pelo
prefeito José Fortunati e por outros representantes da Prefeitura
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Um dos principais objetivos da campanha, que terá investimento de R$ 13,7 milhões, é que a Praia de Ipanema volte a ter condições de banho, como no passado, recuperando a “cara” da época em que o balneário atraía milhares de pessoas que desejavam se banhar nas águas do Guaíba. Segundo o secretário municipal do Meio Ambiente, André Carús, é preciso, também, que aconteça uma revolução da consciência das pessoas, para que não mais aconteçam fatos como o alagamento da Avenida Tramandaí causado por uma geladeira descartada indevidamente nas águas do Arroio Capivara, o que bloqueou o fluxo de água. Diariamente, somos surpreendidos com cenas deprimentes, como lixo espalhado nas ruas, terrenos baldios, córregos e até no nosso lindo Lago Guaíba. Foram divulgadas, durante a cerimônia, uma série de ações e obras que serão realizadas pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) nos bairros pertencentes à região da bacia do Arroio Capivara e o conceito da campanha, que chama a atenção para a importância do engajamento da população nas ações para que a praia de Ipanema volte a ser como no passado, quando era possível tomar banho no Guaíba. Esse conceito está atrelado à realização do Projeto Integrado Socioambiental (Pisa), que vai reduzir a emissão de esgotos in natura no Guaíba com a ampliação do tratamento na capital gaúcha de 27% para 80%. Também foi anunciada a execução, pela Prefeitura, de obras de redes coletoras na área do arroio, em um total aproximado de 30 quilômetros, na área que ainda não está atendida.
Uma pesquisa feita com 1.004 pessoas pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE), apresentada pelo diretor-geral Flávio Presser, destaca que 97% dos moradores locais desejam a despoluição do Guaíba e 87% gostariam de colaborar com a Prefeitura. “Estamos unindo esforços para resgatar um grande símbolo da cidade”, afirmou Presser.
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