Digite o ASSUNTO e nós encontramos para você

Comunidade propõe novos limites para bairros da Zona Sul


                                                                                                                                      Gustavo Cruz
Moradores de 16 bairros participaram de reunião convocada pelo Fórum de Planejamento 6 e pela Prefeitura, encaminhando o novo mapa da Zona Sul

Cerca de 100 moradores da Zona Sul participaram, no dia 18 de março, de debate sobre os novos limites de 16 bairros da Zona Sul – Assunção, Camaquã, Campo Novo, Cavalhada, Espírito Santo, Guarujá, Hípica, Ipanema, Jardim Isabel, Pedra Redonda, Serraria, Teresópolis, Tristeza, Vila Conceição, Vila Nova e Nonoai – e de dois outros que poderão ser oficialmente criados (Sétimo Céu e Aberta dos Morros). Durante o encontro, realizado por Fórum Regional de Planejamento 6, Secretaria Municipal de Urbanismo (SMUrb) e Prefeitura Municipal, no salão da Paróquia Nossa Senhora das Graças, na Avenida Wenceslau Escobar, a arquiteta Gladis Weissheiner, coordenadora do Grupo de Trabalho Bairros (GT Bairros), apresentou proposta elaborada em 2012 pela SMUrb com possíveis novos limites para a região, com base na delimitação antiga, sugestões da comunidade e estudos do GT Bairros.
O objetivo é concluir no mês de abril uma proposta que seja encaminhada neste semestre para a Câmara Municipal a fim de ser apreciada ainda este ano. Praticamente todos os bairros sofrerão alterações, pois leis anteriores, em alguns casos, definiam limites que se sobrepunham uns aos outros. Além dos conselheiros da região no Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano Ambiental (CMDUA), Anadir Alba, Ronaldo Leite e Arno Trapp, representantes de diversas comunidades apresentaram propostas de alterações nos limites dos bairros. As principais sugestões de mudanças se referem à proposta de criação dos bairros Sétimo Céu e Aberta dos Morros e a definição dos limites de Ipanema, Jardim Isabel, Cavalhada, Campo Novo e Hípica. Quase todas as propostas foram apoiadas por 100% dos moradores presentes, praticamente unificando uma proposta da região.


Confira os limites para 16 bairros em  proposta elaborada em 2012 

Abaixo as principais mudanças sugeridas por moradores na reunião do dia 18 de março

Criação do bairro Sétimo Céu
Moradores do sul do bairro Tristeza, na região conhecida como Sétimo Céu, na encosta do Morro do Osso, desejam a criação de um novo bairro.

Mudança de limites do bairro Ipanema
O bairro Ipanema é o que deverá sofrer as maiores alterações. A proposta é que parte norte do bairro, da esquina da Avenida Coronel Marcos com a Rua Porto Calvo em direção ao Centro, seja dividida entre os bairros Jardim Isabel e Sétimo Céu. Em compensação, o bairro deve ampliar sua área para a parte sul da Cavalhada, da Rua Adão Juvenal Souza até a Avenida Juca Batista, e também para o leste, englobando as ruas entre a Avenida Eduardo Prado e a Rua Vereador Landell de Moura, que incluem, entre outras localidades, Jardim Verde, Morro Alto e Ipanema Imperial Park, cujos moradores já consideravam que residiam no Ipanema.

Mudança de limites do Campo Novo
Pela proposta do GT Bairros, o bairro Campo Novo ampliaria seus limites até a Avenida Eduardo Prado, mas a associação comunitária concordou que esta área é mais identificada com Ipanema. Em compensação, a proposta da entidade, para que se dê continuidade ao trabalho ambiental já realizado na região, é que seja incorporado à sua área o Morro da Tapera, entre as estradas Cristiano Kraemer e Jorge Pereira Nunes e a Avenida Juca Batista.

Criação da Aberta dos Morros
Os limites do novo bairro Aberta dos Morros ainda não estão definidos, em função de divisão de limites com Campo Novo e Hípica, mas pelo menos a área que fica entre o Arroio Capivara, as estradas Jorge Pereira Nunes, Costa Gama e Três Meninas e as avenidas Juca Batista e Edgar Pires de Castro deve ficar dentro dos limites do bairro.

Ampliação da Hípica
Pela proposta apresentada na reunião do dia 18 de março, a região ao sul da Juca Batista, entre a estrada Cristiano Kraemer e a avenida Edgar Pires de Castro, deverá  fazer parte do bairro Hípica, incluindo nos novos limites o Jardim Urubatã, o Beco do Adelar e parte do Morro das Abertas, além de ruas localizadas nesta área.

Redução da Cavalhada
A região do trecho sul da Avenida Cavalhada, entre a Adão Juvenal de Souza e a Juca Batista, deve passar a fazer parte do Ipanema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

-Sua opinião e participação é importante para nós!