Finalmente, depois de dois anos
do início da concorrência pública (contestada judicialmente por um dos
participantes), o Consórcio de Transporte Seletivo da Zona Sul (ZSUL), vencedor
da licitação para o transporte de passageiros em lotações das novas linhas para
a região (Restinga e Belém Novo), foi confirmado como permissionário, no dia 2
de maio. O contrato assinado prevê dez anos para a exploração do serviço.
Até o final de julho encerra o
prazo de 90 dias para que o compromisso seja efetivamente firmado e,
posteriormente, a empresa terá 120 dias
para colocar os micro-ônibus em operação. Assim, no final de novembro já
será possível que o transporte seletivo passe a atender bairros do Extremo Sul
da cidade. No entanto, podem haver atrasos por trâmites burocráticos. “Acredito
que até o final do ano ou mais tardar início de 2015 teremos as lotações”,
destacou Vanderlei Cappellari, diretor-presidente da EPTC (Empresa Pública de
Transporte e Circulação).
As duas linhas de lotação
contarão com 34 micro-ônibus destinados a atender a comunidade dos bairros
Restinga, Ponta Grossa, Chapéu do Sol e Belém Novo, que ainda não contam com
esta modalidade de transporte e dependem unicamente das linhas de ônibus e
reivindicam o transporte seletivo há mais de dez anos.
Ponta Grossa e Chapéu do Sol também querem
lotações
A proximidade do início da
operação das linhas de lotação Belém Novo e Restinga deve ser comemorada, mas a
necessidade de mais itinerários para atender a crescente população da Zona Sul
de Porto Alegre é evidente. No dia 15 de julho, às 11h, a Comissão de
Transporte e Habitação (Cuthab) da Câmara Municipal terá como tema de sua
reunião os itinerários das novas linhas de transporte seletivo (por lotação), e
moradores dos bairros Ponta Grossa e Chapéu do Sol trarão de volta à pauta a
necessidade de itinerários que efetivamente atendam os dois bairros, que são de
grande extensão. Inicialmente, o projeto das novas lotações para a Zona Sul que
tramitou na Câmara Municipal previa o transporte seletivo para os bairros
Restinga, Belém Novo, Chapéu do Sol e Ponta Grossa, mas, posteriormente,
decreto assinado pelo prefeito José Fortunati determinou a criação das linhas
Restinga e Belém Novo.
Um dos temores da população da
Ponta Grossa e do Chapéu do Sol é que muitas pessoas sejam obrigadas a se
deslocar por quilômetros caso a região conte apenas com a linha Belém Novo e
esta trafegue pela Avenida Juca Batista, sem acessar outras vias importantes
dos bairros, o que é uma das possibilidades. Além disso, estão preocupados com
a possibilidade de que os micro-ônibus sejam muito utilizados nas proximidades
de seus terminais e lotem sua capacidade nos primeiros quilômetros, dependendo
do horário, sem conseguir atender os moradores da Ponta Grossa e do Chapéu do
Sol. Como os itinerários das duas novas linhas ainda não estão definidos,
moradores desejam que estas efetivamente atendam seus bairros, mas também
consideram fundamental a criação de novas linhas para atender às necessidades
da crescente população da região.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
-Sua opinião e participação é importante para nós!