Fotos: Leonardo Contursi
/ CMPA
Após
uma semana, assunto divide opiniões. E a polêmica chegou à Câmara Municipal em 25 de novembro com a aprovação da lei que proíbe este tipo de transporte |
Chegada do Uber pode levar à criação de
“táxis pretos” oficializados
www.wedemain.fr
A segunda quinzena de novembro
começou com a chegada do Uber em Porto Alegre... e o anúncio veio acompanhado
de muita polêmica. A nova modalidade de transporte (uma espécie de “carona
paga” disponibilizada através de aplicativo que pode ser baixado por usuários
que possuam celular com plataforma para dispositivos móveis como, por exemplo,
iOs ou Android) mobilizou o setor de circulação da cidade. Além de ser
considerado irregular e clandestino pelo Município, o transporte de passageiros
realizado pelos motoristas cadastrados no sistema concorre com os táxis, que
têm autorização da Prefeitura para exercer esta atividade. Alguns taxistas,
inclusive, estão cadastrados em outros aplicativos nos quais é possível
solicitar um táxi, garantindo uma sensação de mais segurança ao usuário.
O início da operação do Uber em
Porto Alegre aconteceu justamente um dia antes de os responsáveis pelo
aplicativo se reunirem com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC)
para tratar do assunto, o que foi considerado um desrespeito pelo órgão e
acabou causando o adiamento do encontro entre as partes (que seria realizado
dia 20/11). Paralelamente, teve início um trabalho de repressão à utilização
desta modalidade de transporte em Porto Alegre. O primeiro efeito notado foi o
endurecimento na fiscalização de trânsito, com a realização de blitz em vários
locais da cidade. Quem for flagrado transportando algum passageiro por meio do
Uber está sujeito ao pagamento de multa de mais de R$ 6 mil e recolhimento do
veículo (dois já foram multados até dia 25/11).
A novidade também pode motivar
outra mudança futura: a utilização de táxis pretos, similares aos do Uber. A
possibilidade foi confirmada pelo diretor da EPTC, Vanderlei Cappellari, que
destacou que a operação de táxis executivos pode demorar um pouco, mas “é uma
alternativa real que está em curso”.
Comparativo: Uber x Táxi
O Uber é capaz de calcular uma
estimativa de preço: uma corrida, por exemplo, do Mercado Público, no Centro
Histórico, até o Aeroporto, custaria entre R$ 17 e R$ 22. No táxi, o valor
seria de R$ 27,92 na bandeira 1 e R$ 35,00 na bandeira 2, de acordo com o site
Preço do Táxi.
O cálculo da tarifa do uberX
(espécie de projeto piloto) em Porto Alegre é simples: é cobrada a tarifa base
(bandeirada) de R$ 3, além de R$ 0,25 por minuto de corrida e mais R$ 1,25 por
quilômetro rodado. De acordo com a Prefeitura de Porto Alegre, a tarifa do táxi
comum compreende a bandeirada de R$ 4,66, quilômetro rodado (R$ 2,33 em
bandeira 1 e R$ 3,03 em bandeira 2) e hora parada de R$ 16,50. Mesmo cobrando o
minuto rodado, a corrida do Uber deve ser mais barata na maioria das situações.
Fonte:
https://tecnoblog.net/188273/uber-porto-alegre/
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