Digite o ASSUNTO e nós encontramos para você

Bolsas de estudo dão oportunidades de crescimento

Douglas retorna do Canadá, onde estudou pelo Ciências Sem Fronteiras,  dando exemplo de que se dedicar aos estudos é fundamental
                 
                                                                                                  Arquivo Pessoal
Douglas Vanny Bento retornou a Porto Alegre no dia 23 de abril e, em maio, volta aos estudos na UFPel

Após cursar dois semestres de Ciências da Computação na Dalhousie University, na cidade canadense de Halifax, por meio do programa Ciências Sem Fronteiras, o estudante Douglas Vanny Bento, morador do bairro Guarujá, retorna a Porto Alegre dando um exemplo de que estudando é possível atingir seus objetivos. Douglas se inscreveu em 2012 no programa do CNPq, do Governo Federal, que visa dar bolsas de estudos a alunos regularmente matriculados em universidade pública ou privada e que apresentem perfil de aluno de excelência baseado no bom desempenho acadêmico, segundo critérios da Instituição de Ensino Superior (IES). Uma das exigências é que o aluno retorne e continue os estudos, no mínimo o mesmo tempo que estudou no exterior. Por isso, depois de iniciar o curso no Brasil, o estudante continua o curso fora do país por 8 a 12 meses antes de retornar para concluir o curso. Assim, Douglas já retorna às aulas na Univerdade Federal de Pelotas (UFPel) no dia 6 de maio. Agora, a intenção dele é, em paralelo, começar um curso de japonês, pois em 2015 pretende se inscrever novamente para bolsa no mesmo programa para cursar pós-graduação no Japão. “Não precisa ser fera em matemática ou física, pois nesta minha experiência encontrei jovens de diversas áreas”.
                                                                                      Arquivo Pessoal

O jovem destaca que quem quer concorrer a vagas em universidades públicas deve se preparar para o Enem – que, apesar das falhas que ainda ocorrem, abre muitas portas e ajuda a realizar os sonhos, através de bolsas de ensino. Este foi o caso de Douglas, que realizou o Enem em 2009, ingressando na UFPel no primeiro semestre de 2010, com 16 anos. O estudante já demonstrava que iria longe ao ser notícia em O Jornalecão, na edição de maio de 2007 (nº 161), ao ganhar medalhas de ouro em olimpíadas de matemática.
“Agradeço a meus pais, professores, amigos, incentivadores, pois eles me fizeram acreditar que é possível”, diz Douglas, referindo-se, principalmente, aos pais, Arno e Gladis, que têm muito orgulho dos três filhos, pois os dois mais novos, além de ótimos filhos e bons estudantes, estão utilizando o exemplo do irmão para alcançar seus objetivos, sempre priorizando o estudo. “Agradeço também à equipe de O Jornalecão que me ajuda a incentivar a todos os jovens, e até os não tão jovens, a sonhar e lutar pelos seus sonhos. Sempre que conquistamos com honestidade e dedicação, tudo que adquirimos com nosso esforço tem um sabor melhor”, acrescenta Douglas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

-Sua opinião e participação é importante para nós!