Moradores conferiram em mapas as propostas para BRT e aeromóvel |
Na noite de 20 de junho, em reunião do Fórum Regional de
Planejamento 6 (RP6) sobre Mobilidade Urbana, após a apresentação do engenheiro
da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) Luís Cláudio Ribeiro,
coordenador do MetrôPoa e do Sistema BRT, que trouxe para os moradores da Zona
Sul informações sobre a implantação do sistema BRT no transporte coletivo e o
estudo da Trensurb sobre a possibilidade de implantação do aeromóvel na região
(mais detalhes também na capa desta edição), foi a vez de os participantes
fazerem perguntas ou apresentarem sugestões. Entre as preocupações, está uma
relacionada à implantação do transporte hidroviário, que atualmente vem até o
bairro Cristal (mas a comunidade pede que vá até Belém Novo ou Lami). O receio
é de que esta modalidade de transporte, mais barata, seja deixada de lado em
função deste novo projeto (o aeromóvel). Ribeiro procurou tranquilizar os
presentes dizendo que os projetos são independentes e um não impede a
implantação do outro. “O que está faltando é um projeto hidroviário que inclua
também outras cidades”, lembrou Ribeiro, que considera que o motivo de o
transporte pelo Guaíba não estar em operação no sul da cidade pode ser falta de
demanda ou porque “nunca foi dada muita importância pela característica do
transporte” em Porto Alegre.
Os moradores presentes também trouxeram
à tona outras questões preocupantes no trânsito da Zona Sul, como a lentidão do
trânsito na Wenceslau Escobar, causada pelo aumento do número de veículos; a
necessidade de duplicação de avenidas de grande fluxo, como a Coronel Marcos e
a Vicente Monteggia; falta de horários de ônibus durante a madrugada;
estacionamento em fila dupla na Avenida Padre Cacique em dias de eventos; a
poluição visual, caso o aeromóvel tenha confirmado seu traçado pela orla do
Guaíba; e a necessidade de tirar do trânsito veículos sem as mínimas condições
de trafegar nas vias da capital gaúcha.
Durante sua apresentação, o representante da EPTC falou
ainda sobre a implantação do Bus Rapid Transit (BRT), que promete modificar
para melhor o transporte coletivo da cidade, trazendo vantagens como maior
número de linhas diretas, maior frequência de horários (mesmo com a redução do número
de linhas), melhoria da acessibilidade, redução do tempo de viagens, aumento do
conforto e da segurança pública, qualificação urbana de eixos viários, entre
outras. Já em relação ao projeto de trazer o aeromóvel para a Zona Sul, Ribeiro
apresentou mapas de um possível traçado da Rodoviária até o Cristal, com
estações em pontos como Gasômetro, Memorial Iberê Camargo, Estádio Beira-Rio e
shoppings Praia de Belas e Barra. Ele explicou que este estudo de traçado
custeado pela Trensurb foi feito para que a Prefeitura possa viabilizar a
contratação de um projeto, se houver viabilidade financeira. Há ainda a
proposta de ampliar a linha até a Avenida Juca Batista, passando por bairros
como Tristeza e Ipanema. “A Prefeitura não gastou nada com este estudo”, enfatizou.
Ribeiro destacou, ainda, que este sistema de monotrilho garante maior conforto
e eficiência no cumprimento de horários, mas tem alguns pontos críticos, como
poucas estações e custos mais elevados.
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