A
descentralização de verbas de publicidade do Legislativo, Executivo e
Judiciário do Rio Grande do Sul, finalmente, deu um pequeno passo em direção à
concretização da democratização da comunicação. No dia 8 de abril, a Assembleia
Legislativa aprovou, por unanimidade por deputados que participaram da sessão,
o projeto de lei 159/2012, de autoria do deputado Aldacir Oliboni, que institui a
Política Estadual de Incentivo às Mídias Locais, Regionais e Comunitárias.
Entre outros avanços, o PL prevê a indicação de um percentual mínimo de 20% das
verbas publicitárias dos três poderes gaúchos para pequenos veículos de
comunicação, visto que, nos últimos anos, quatro grandes grupos de comunicação
receberam a maior parte das verbas, o que, historicamente, vem dificultando o
desenvolvimento de outras importantes mídias, como jornais de bairro,
segmentados e rádios comunitárias, por exemplo.
Em 2013, por exemplo, o Executivo
estadual investiu, em média, por tipo de mídia, entre 5% e 10% em veículos
locais, regionais e comunitários, enquanto mais de 80% foram destinados a
veículos pertencentes aos quatro grandes grupos de comunicação do Rio Grande do
Sul. Para se ter uma ideia, no ano passado, não houve investimento do Governo
do Estado em jornais de bairro da capital gaúcha, apesar de, juntos, somarem
mais de 200 mil exemplares distribuídos a cada mês na cidade, democratizando a
comunicação para todas as classes sociais gratuitamente.
Os objetivos da instituição de uma Política de
Incentivo às Mídias Locais, Regionais e Comunitárias, além de fortalecer os pequenos veículos de
comunicação, são ampliar a transparência na Administração Pública e
democratizar o fluxo das informações direcionadas à população. Desta forma, a
legislação contempla periódicos, jornais e revistas impressas, com tiragem
entre 2 mil e 20 mil exemplares, editados sob responsabilidade de empresário
individual, micro e pequenas empresas, desde que possuam jornalista responsável
pela publicação (entre outras exigências) e veículos de radiodifusão local (rádios
comunitárias), devidamente habilitados em conformidade com a legislação
brasileira.
Para deputado
Oliboni, a aprovação da nova lei (que ainda deve ser sancionada pelo governador
Tarso Genro), que foi elaborada após amplo debate sobre o projeto de lei promovido com
todos os setores da comunicação desde 2012, é um passo inicial, pois partilha
das verbas publicitárias dos poderes Judiciário, Legislativo e Executivo é um
dos pontos por que passa o debate da democratização da comunicação. “Entendemos
essa aprovação como uma vitória, mas sabemos que há muito o que avançar”,
destacou.
O projeto inicial previa a destinação
de 10% dos recursos, mas emenda do próprio deputado Oliboni ampliou este índice
para 20%, o que ainda é considerado pouco para os veículos comunitários, em
função da não inclusão de parte destes na programação do Governo do Estado em
2013. Outras emendas contemplaram a inclusão dos veículos de caráter
comunitário no texto da lei e a obrigatoriedade de um jornalista que seja
responsável pela programação veiculada em jornais (as rádios e TVs comunitárias
estão isentas desta obrigação).
Para conferir o texto do Projeto,
justificativa, íntegra das emendas e placar de votação, acesse: http://tinyurl.com/kyxfyh6
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