Digite o ASSUNTO e nós encontramos para você

"Pai do rádio" deve ser incluído no currículo escolar


Mais de 100 anos após suas invenções, Padre Landell de Moura ainda não recebeu reconhecimento merecido



Um ano após a comemoração dos 150 anos de seu nascimento, que deram início ao reconhecimento oficial da obra de Roberto Landell de Moura, padre e cientista porto-alegrense falecido há 86 anos, as invenções do religioso que é considerado o "pai do rádio" no Brasil, deram mais um passo para fazer parte do currículo escolar com a realização de curso sobre a vida e a obra de Landell destinado a professores, promovido pelo Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (IHGRGS). Curiosamente, em seu país e também em sua cidade natal, Porto Alegre, Padre Landell de Moura, considerado o primeiro homem a transmitir a voz humana sem fio com sucesso e patrono dos radioamadores brasileiros, ainda não tem muito espaço também nas escolas. "Um homem desta natureza, formação e personalidade não pode passar despercebido pelas novas gerações", destacou o presidente do IHGRGS, Miguel do Espírito Santo, para que a trajetória do inventor serve de incentivo aos jovens interessados em ciência e pesquisa. 
Além de patentear o rádio no Brasil e nos Estados Unidos há mais de 100 anos e ser pioneiro em transmissão radiofônica, Padre Landell projetou aparelhos para transmissão de imagem que mais tarde seriam conhecidos como televisores e estudou o uso de luz para envio de mensagens (princípio das fibras óticas). Apesar de todos estes inventos, o religioso só começou a receber o reconhecimento merecido em 2011, com a inclusão de seu nome no Livro dos Heróis da Pátria, por meio de lei federal, e a denominação de uma rua no bairro Hípica com seu nome, a Rua Padre Roberto Landell de Moura, entre outras homenagens, como um selo dos Correios. Por desconhecimento, grande parte dos porto-alegrenses acreditavam que ele já havia sido homenageado há décadas com os nomes de duas vias da Zona Sul, a Rua Landell de Moura (que na verdade homenageia seu irmão Ricardo, farmacêutico pioneiro do bairro Tristeza) e a Avenida Vereador Roberto Landell de Moura (homenagem a um sobrinho do padre e filho do farmacêutico Ricardo).

Candidato assina compromisso de cumprir promessas

                                                                                                       Divulgação
Professor Cassiano (esquerda) entregou documento ao proponente, Fábio Irigoite

No dia 27 de agosto, o Professor Cassiano Noimann Leal foi o primeiro candidato a vereador em Porto Alegre a registrar em cartório carta na qual se compromete a cumprir todos os seus compromissos de campanha, além combater a corrupção, o desvio de verbas públicas e outras obrigações éticas, como fidelidade partidária. O documento, que estabelece ainda sanções judiciais em caso de descumprimento, foi entregue no dia seguinte ao administrador de empresas Fábio Irigoite, que propôs em redes sociais na internet que todos os candidatos assinem este compromisso, como forma de fortalecer esperança de que é possível mudar a política com honestidade. 

Rota Sul Tintas presenteia cliente com pintura da casa


Um morador da Zona Sul foi o escolhido para receber como brinde a pintura externa de sua casa ao participar da promoção “Tudo de Cor para minha Casa”, realizada pela Rota Sul Tintas, loja especializada em tintas da marca Coral, tradicionalmente conhecida em todo o Brasil.

   
Casa do ganhador da promoção
da Rota Sul Tintas,
Guilherme de Almeida Pereira,
antes e depois da pintura
 feita por Alexandre Mariano
  
Seguindo o projeto da Coral, que vem realizando a pintura da fachada de prédios históricos das mais diversas cidades do país, a Rota Sul Tintas pintou externamente a casa de um cliente.

A promoção consistia em os clientes criarem uma frase contendo as palavras-chave ROTA SUL e CORAL. A melhor frase ganharia a pintura, que foi realizada pelo pintor profissional Alexandre Mariano (contato fone 8487.6614). A frase escolhida foi: “Andei de leste a oeste, nada de cor achei, voltando para a Rota Sul, tal cor especial da Coral encontrei e comprei”, criada por Guilherme de Almeida Pereira, morador do bairro Espírito Santo.

A Rota Sul Tintas oferece excelente estrutura para os seus clientes, “estúdio de cor” - opção de levar a foto de sua casa na loja e escolher a cor, direto na imagem digitalizada -, ambiente climatizado e funcionários altamente qualificados para proporcionar o melhor atendimento.

A loja Rota Sul Tintas está sediada na Avenida Juca Batista 332, loja 03, bem ao lado da Rota Sul Material de Construção, no bairro Ipanema, e atende, de segundas a sextas-feiras, das 8h às 18h. Aos sábados, o atendimento acontece das 8h às 13h.

Mais informações pelos fones 3093-0215 e 3093-0213 ou no e-mail rotasultintas@gmail.com.



Comunidade discute transporte de alunos da Loureiro da Silva

                                                                                            Adília Cruz da Silveira
Representantes da EPTC, do STS, da Escola José Loureiro da Silva
e da comunidade buscam melhorias para transporte coletivo

Os constantes problemas entre alunos, passageiros, motoristas e cobradores da linha de ônibus que atende o bairro Ponta Grossa foram motivo da reunião ocorrida em 26 de julho nas dependências da Escola Estadual de Ensino Fundamental José Loureiro da Silva. A reunião contou com a participação de representantes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), do Sistema Transportador Sul (STS) e da escola e foi intermediada pela Associação Comunitária dos Moradores da Zona Sul (Acomazs), representada pelo presidente José Paulo Barros e por Carlos Elói Ribeiro e Ivan Kley, também integrantes da diretoria da entidade.
A diretora da escola, Maria Cristina Kruger, argumentou que cerca de 120 alunos utilizam o transporte coletivo para se locomover para a escola, uma vez que o espaço geográfico do bairro Ponta Grossa é muito extenso e fica impossível fazer o trajeto casa/escola a pé. Por este motivo, o horário de entrada e saída escolar se torna complicado para os outros usuários do transporte coletivo, para os próprios alunos, bem como motoristas e cobradores, que têm que administrar o tempo de embarque, a segurança e a balburdia de tantas crianças amontoadas dentro do coletivo.
Como resultado do encontro, o STS se comprometeu a colocar mais ônibus no horário de entrada e saída escolar, enquanto a Escola Loureiro da Silva realizará um programa contínuo de educação para o trânsito envolvendo todas as áreas do conhecimento e com a participação da comunidade escolar, inclusive com a participação dos pais no processo de educação de seus filhos. Já a EPTC oferecerá subsídios técnicos para o desenvolvimento do trabalho pedagógico dos professores, além de palestras como fechamento do trabalho educativo.

Concluída instalação de tubos subquáticos do Socioambiental


Etapa é fundamental para ampliação do esgoto tratado em Porto Alegre para 77%


                                                                                              Luciano Lanes/PMPA
O prefeito José Fortunati (E) e o diretor-geral do Dmae, Flávio Presser (D),
conferiram conclusão de mais uma etapa do Socioambiental

Foi concluída pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) no dia 1° de agosto a implantação do último trecho de emissário composto por 22 tubos, numa extensão de 11 quilômetros, entre o bairro Cristal e a Estação de Tratamento de Esgoto da Serraria.  Cada tubo possui 1,6 metro de diâmetro e 500 metros de extensão, em polietileno de alta densidade (Pead). A instalação ocorreu na avenida Diário de Notícias, próximo à Estação de Bombeamento de Esgoto do Cristal, onde está localizada a chaminé de equilíbrio e o mirante.
Segundo o diretor-geral do Dmae, Flávio Presser, faltam apenas realizar pequenas interligações para concluir totalmente o projeto do emissário subaquático. Além disso, Presser destaca que até o final do ano deve estar concluída a construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Serraria, que conta com cerca de 700 trabalhadores em uma área de mais de 5 hectares. O titular do Dmae destacou, porém, que ainda este ano começa a operação experimental da ETE Serraria, onde serão tratados os esgotos coletados nas bacias dos arroios Tamandaré (parcial), Dilúvio, Cavalhada, Capivara e do Salso, antes da água tratada ser devolvida ao Guaíba em boas condições. A capacidade de tratamento de esgoto no bairro Serraria corresponde a 4,1 mil litros por segundo, o que possibilitará elevar o índice de capacidade de tratamento dos esgotos na cidade de 27% para 77%, atendendo cerca de 800 mil pessoas.
No dia 3 de agosto, o Dmae ainda apresentou a técnica Pipe Jacking, que vem sendo aplicada para instalar 102 metros de tubulações em concreto, com 2,5m de comprimento e 1,2m de diâmetro, das Redes Coletoras de Esgoto Sanitário da Bacia do Arroio Cavalhada, a uma profundidade de 6m por baixo da avenida Icaraí, sem que haja intervenção no trânsito. O investimento no Projeto Integrado Socioambiental (Pisa), que visa, entre outros objetivos, a recuperação gradativa da qualidade da água com vistas a recuperar a balneabilidade das praias do Guaíba, é de R$ 586 milhões, incluindo financiamentos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da Caixa Econômica Federal e contrapartida da Prefeitura. 

Moradores da Restinga unidos pelo amor à música

                                                                                      Divulgação


O Grupo B’3, formado por quatro jovens moradores da Restinga, está lançando e divulgando seu primeiro CD, que leva o nome do grupo, em eventos como festas, aniversários e bailes e em locais como danceterias noturnas, escolas, programas de rádio e onde mais forem convidados a mostrar seu trabalho. Cristiano Silva (Novinho), Alex Silva da Silva (Alex Crew), Isak Alves (MC Kinho) e Bruno Maia (Bruninho Vox) se uniram pelo amor à música e produzem um som eclético, que agrada a todos os gostos, seguindo os estilos musicais Pop (com batida eletrônica) e Charme (música romântica com batida).
O próprio grupo produziu suas músicas, gravou e criou a arte do seu primeiro CD, “Grupo B’3”, vendido a R$ 5,00. Interessados em comprar o CD ou convidá-los para um evento pode contatá-los nos fones 9179-6836 e 8574-6705. É possível encontrar, ainda, o Grupo B’3, que também realiza a gravação e produção da música de outros artistas que querem gravar um CD (ligando para 8508.6106), pelo MSN (grupob3oficial@hotmail.com) e pelo Orkut (grupob3_2011@hotmail.com).
O Grupo B’3 participa seguidamente do programa “Domingo Alegre”, da Rádio Cidade, comandado por DJ Cassiá e Fábio. Outra opção para conhecer o trabalho dos garotos é ligar para o telefone da Rádio Cidade (3218-5888 ou 8401-0377) e pedir para ouvir suas músicas.

Agafarma Juca Batista e Agafarma Serraria realizam serviços farmacêuticos gratuitos para a comunidade

                                                                                            Adília Cruz da Silveira
Agafarma Serraria trabalha em parceria com a Agafarma Juca Batista para a melhoria constante do padrão de atendimento


No mês em que se comemora o Dia Nacional da Saúde (5 de agosto), as lojas Agafarma das avenidas Juca Batista e Serraria disponibilizarão a seus clientes a realização de alguns serviços farmacêuticos gratuitamente, no período de 7 a 30 de agosto. Para aproveitar a promoção, basta comparecer na Agafarma Juca Batista (Avenidas Juca Batista, 2185), no período da promoção, terça-feira, das 14h às 18h, ou na Agafarma Serraria (Estrada da Serraria, 609), quinta-feira, também das 14h às 18h. As atividades serão executadas mediante supervisão dos farmacêuticos responsáveis da Agafarma Juca Batista, Kelly Morais Rosa (CRF/RS 13498), e da Agafarma Serraria, Lucas Pellini (CRF/RS 22044).


Equipes Padrão no Atendimento convidam 
clientes para programação
       
                                                                                         Divulgação
Agafarma Juca Batista: Equipe Nota 10

Para realizar a promoção gratuita para a comunidade da Zona Sul e os serviços que prestam diariamente a seus clientes, as drogarias Agafarma Juca Batista e Agafarma Serraria reconhecem que a manutenção do padrão no atendimento é entendida como uma resposta ao esforço e à dedicação da equipe, que busca superar-se constantemente. Reconhecendo a importância de garantir a excelência no atendimento de seus clientes, as duas lojas Agafarma contam com a supervisão da empresa cCIMm - Consultoria de Monitoramento & Coaching, promovendo constante atualização e avaliação dos seus funcionários para manter sempre em alta o atendimento de sua Equipe Nota 10. A valorização do ser humano, enquanto profissional e indivíduo, cria um ambiente agradável, fazendo com que as pessoas que se aproximam sejam bem atendidas e permitindo que sintam-se encantadas.


Confira também os produtos promocionais em destaque:

Aparelho de pressão de pulso Geratherm MedQco – R$ 99,90 cada;
Aparelho de pressão automático Onrom modelo 710 – R$ 125,90;
Tiras + aparelho de glicose: na compra de 2 caixas de tiras de glisoce On Call Plus (50 tiras em cada caixa) por R$ 139,90, leve o kit com o monitor gratuitamente!



Novas linhas de lotação ficam mais próximas


O edital de licitação para escolha da empresa que ficará responsável pelas duas novas linhas de lotação da Zona Sul foi publicado no dia 3 de julho pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). A linha que atenderá a Restinga contará com 22 veículos e a que ficará responsável pelo transporte até Belém Novo terá 12 lotações. A antiga reivindicação da comunidade deverá ser atendida em 2013, pois o vencedor da concorrência será conhecido até o final de 2012 e terá, após a definição, 120 dias para iniciar o transporte de passageiros.

Festa para Santa Mônica


Com o lema "Santa Mônica - discípula e missionária", a Paróquia Nossa Senhora de Belém, do bairro Belém Novo, está promovendo a 23ª Festa de Santa Mônica, que iniciou com o tríduo, com missas aos domingos, às 10h (dias 22 de julho, 5 e 12 de agosto). A festa prossegue até dia 19 de agosto, a partir das 10h, com missa festiva, procissão e almoço, na Igreja Santa Mônica, na Avenida Juca Batista, 6771.

Método Kumon, parceiro de O Jornalecão há 17 anos

                                                                       Adília Cruz da Silveira
Professora Helena Dutra dirige Kumon Ipanema e anuncia no jornal desde a fundação da unidade de ensino

Com mais de 50 anos de ensino, o Método Kumon está no bairro Ipanema desde 1995 e, nos últimos dez anos, é parceiro de O Jornalecão por meio da Unidade Ipanema, coordenada pela professora Helena Dutra e que ensina disciplinas de Matemática, Português e Inglês, utilizando o conceituado método de ensino individualizado, criado no Japão em 1954, que tem por objetivo desenvolver habilidades como concentração, disciplina, hábito de estudos e autodidatismo no indivíduo, fazendo-o expandir ao máximo seu potencial. Essas características, valorizadas em qualquer meio profissional, são desenvolvidas por meio de simples hábitos, tais como o estudo diário (alguns minutos ao dia), correção dos próprios erros, avaliação imediata e constante (feedback a cada aula), que levarão a superação das dificuldades apresentadas. O método, destinado a todas as idades, desde crianças em idade pré-escolar até quem está na terceira idade, apresenta material didático próprio, constantemente aperfeiçoado, desenvolvido para expandir habilidades ao longo das lições diárias, ajudando o aluno não só nos estudos, mas também no dia a dia e no preparo para um bom futuro profissional.  
A Unidade Kumon Ipanema há alguns anos está localizada na Rua da Gávea, 351, sala 209 (fone 3028-3701), na esquina com a Avenida Tramandaí, mas já faz dua divulgação em O Jornalecão desde que estava sediada na esquina da Comendador Castro com a Juca Batista. "Já conhecia o Gustavo desde pequeno, quando foi meu aluno na Escola Estadual Professores Langendonck, e queria prestigiar o seu trabalho. Comecei anunciando no Jornalecão há alguns anos para divulgar a Unidade Ipanema do Kumon, a qual havia aberto há pouco tempo. A divulgação teve retorno e, aos poucos, a Unidade Kumon Ipanema foi se tornando mais conhecida e hoje, com 17 anos, atua com as disciplinas de Matemática, Português e Inglês, anunciando e participando do sucesso de O Jornalecão", destaca professora Helena.


EPTC e Acomazs discutem melhorias no trânsito


A diretoria da Associação Comunitária dos Moradores e Amigos da Zona Sul (Acomazs) recebeu em sua sede, na Avenida Guarujá, 380, no dia 11 de julho, o assistente executivo da Assessoria Comunitária da Empresa Pública de Transporte de Circulação (EPTC), Jorge Ribeiro, para tratar de temas relacionados a possíveis melhorias no trânsito na região. Na ocasião, o representante da EPTC informou que a Avenida Serraria receberá algumas melhorias, atendendo antigas reivindicações da comunidade. Nas proximidades das esquinas com as ruas Murá e Carijós, serão instalados tachões a fim de reduzir a velocidade dos veículos e aumentar a segurança dos pedestres. Ribeiro também disse que está em análise a implantação de uma lombada na Avenida Guaíba, nas proximidades da Vila Santina. A Acomazs, além de solicitar um estudo detalhado sobre os melhores lugares para instalação dos tachões e da lombada, também destacou outras reivindicações da entidade em relação a estas duas vias, a pedido de moradores: a instalação de semáforo na Avenida Serraria, em frente ao Supermercado Santa Rita, a troca de local da parada de ônibus em frente à pista de skate, no Parque Guarujá, entre outras. 
Também foram debatidas questões como o abaixo-assinado que solicita a ampliação da linha T11, da Carris, até o bairro Guarujá, na Largo Capitão Manoel de Campos Salvaterra (Triângulo), e como melhorar a segurança nas proximidades do atual terminal da linha, na Praça Maurício Alves Daiello, por estar localizada em uma área desabitada. O assessor da EPTC considera que, ao invés de pedir a ampliação da linha T11, o melhor é discutir a criação de uma nova linha, pois “os usuários da Cavalhada estão reclamando que estão perdendo o T11”, pois os ônibus, no sentido Sul-Norte, chegam muitas vezes lotados ao bairro, e a ampliação poderia piorar este problema. “O T11 já está no seu limite, não vai mais para lugar nenhum”, destacou Ribeiro.
Além de superlotação de ônibus no início do horário escolar e da dificuldade de circulação de ônibus na quadra da Avenida Tramandaí em que está sediada a Escola Odila Gay da Fonseca, em Ipanema, problemas nas linhas Serraria e Serraria Rodoviária, do STS, também foram citados, entre eles atrasos, considerados frequentes, e o crescimento do número de usuários das linhas, devido ao aumento da população do bairro Guarujá e ao fato de mais moradores de Ipanema terem passado a utilizar os ônibus Serraria, pois antes utilizavam a linha de lotação Ipanema e ficaram desassistidos com a mudança de itinerário da linha.    
Entre as proposições, a Acomazs sugeriu uma reunião da comunidade com representantes da EPTC e do Sistema Transportador Sul (STS), consórcio responsável pelos ônibus da Zona Sul.

Moradores unidos em prol do Parque Tristezense


Um ato público, na noite de 31 de julho, na sede do Conselho Comunitário de Desenvolvimento da Tristeza, Pedra Redonda e Vilas Conceição e Assunção (CCD), foi marcado pela coleta de mais de 60 assinaturas de moradores da Zona Sul para o encaminhamento do projeto arquitetônico de revitalização do Parque Tristezense. No dia seguinte, integrantes do CCD deram prosseguimento à coleta de assinaturas junto aos moradores da região, antes da entrega do documento ao secretário municipal do Meio Ambiente, Luis Fernando Zacchia. Pela proposta, o espaço da rua Landell de Moura, 421, deverá contar com academia pública para a terceira idade, pista de caminhada, campo de futebol sete, quadra de vôlei de areia, pista atlética com caixa de areia, nova iluminação, bancos, arborização e parque infantil. O encontro concluiu o processo de negociações para cumprir as formalidades junto à Prefeitura, pelas secretarias municipais do Meio Ambiente (Smam) e de Esportes, Recreação e Lazer (SME). O termo de adoção será baseado na proposta de cogestão da área pela comunidade e pela Prefeitura. O documento será elaborado pelas secretarias municipais do Meio Ambiente e de Esportes, Recreação e Lazer e por Departamento de Esgotos Pluviais e Divisão de Iluminação Pública da Smov.

GET promove evento sobre oportunidade de negócios

                                                                                                      Paula Acosta
Carlos D’alto apresentou os benefícios oferecidos pelo
Sicredi às empresas associadas

O evento “Uma Noite de Inovação e Oportunidades de Negócios”, promovido pelo GET Zona Sul (Grupo de Empresários da Tristeza e Zona Sul), foi realizado em 24 de julho no Manifesto Zona Sul Restaurante, reunindo dezenas de empresários da região. O evento contou com a parceria do Sebrae-RS, que apresentou à comunidade o projeto ALI (Agente Locais de Inovação), explanado pela consultora Renata Borges, e a palestra Desafios e Oportunidades da Copa do Mundo, que teve a apresentação do consultor Marco Antônio Gallo. Já Carlos D’alto, gerente Regional do Sicredi, trouxe informações sobre como o sistema financeiro que opera de forma cooperativada pode trazer benefícios diferenciados aos seus associados. Também participaram do evento, da área de segurança pública, a delegada da 6º DP, Aurea Regina Hoppelo, e o comandante da 4ª Cia do 1º Batalhão de Polícia Militar, major Leandro Luz, que explanou à comunidade a dedicação empreendida para manter a ordem e a segurança, como se compõe a sua estrutura funcional e como deverá apresentar-se a região Sul na Copa do Mundo em 2014. O GET Zona Sul é composto por empresários das áreas de comércio e serviços e visa atender a comunidade nas áreas social, pública e comercial, objetivando o bem comum. Segundo a presidente Schirley Ferreira, a entidade realizará no segundo semestre uma Feira do Livro na Praça Souza Gomes e a confecção e a distribuição de mapa da região pontuando cada estabelecimento associado, além da participação do evento Brilha Porto Alegre.Informações: contato@bairrotristeza.org e www.bairrotristeza.org.

Inaugurado Lago's Restaurante e Galeteria


Desde 20 de julho, a Zona Sul conta com o Lago's Restaurante e Galeteria, comandado por Luciano Bali, do Bali Hai, que traz para a região um novo conceito em gastronomia. Em ambiente climatizado, na Avenida Edgar Pires de Castro, 1840, ao lado do Posto Ipiranga, o Lago's conta com ambiente climatizado e estacionamento e atende no horário de almoço, com buffet executivo com grelhados, e à noite, com rodízio de galetos com ilha de massas. Além disso, o espaço é adaptado também para a realização de eventos com até 600 convidados (festas de casamento, formaturas, etc.)
Durante o mês de agosto, o Lago's Restaurante também está com uma promoção.  Ganha um chope ou uma caipirinha no jantar quem apresentar o folder promocional da empresa, que está sendo distribuído na Zona Sul e está encartado nos exemplares distribuídos nesta edição por O Jornalecão nos bairros Hípica, Ipanema, Guarujá, Espírito Santo e Ponta Grossa.
Informações e reservas: 3346-6540, 9373-2277, 9282-8948 e www.restaurantelagos.com.br.

Pista de caminhada na Vila Nova

                                                                                       Bruno Barbieri
Moradores e vereador Brasinha (no centro)
conferem a 
pavimentação da pista de caminhada

Os moradores do entorno da Praça Emílio Mabilde Ripoll, na Vila Nova, comemoraram em junho a pavimentação da pista de caminhada, reivindicação atendida após 12 anos de solicitações junto a órgãos do Município e à Câmara Municipal, buscando apoio dos vereadores. Entre eles, o vereador Alceu Brasinha, que somou esforços com a comunidade desde 2011 e, após frequentes contatos de seu gabinete com a Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov), conseguiu a inclusão da obra entre os serviços a serem realizados e a concretização do pedido.

Novo ponto de acesso à internet no Guarujá

A EletoniKF, empresa que há mais de 10 anos presta serviços de conserto de aparelhos eletroeletrônicos, apresentou uma novidade em julho: um espaço na loja, com seis computadores, para acesso à internet e serviços de informática, como escaneamentos e impressões de arquivos e de cópias P&B e coloridas. Os computadores estão disponíveis para os clientes, de segunda a sábado, na Avenida Guarujá, 371.
Informações: 3266-5791 e 8428-5771.