Digite o ASSUNTO e nós encontramos para você

Retrospectiva

Confira a retrospectiva das edições do especial de 25 anos de O Jornalecão


1988






EDIÇÃO 17 – OUTUBRO


Croco pergunta:



Para fazermos uma pesquisa dos tipos de matérias que os leitores gostam e não gostam, fazemos 13 perguntas para que sejam feitas mudanças nas próximas edições. Se possível, nos remeta respondido ou telefone para o telediário (48-3223). Caso não seja possível, responda e espere que a Borges & Silveira recolherá o questionário em sua casa.


Desenho de Valtor José Rodrigues da Silveira







EDIÇÃO 18 – DEZEMBRO

A verdadeira história do Croco do Guaíba:
O Nascimento

desenho do croco



Certo dia, em algum lugar do Guaíba, havia um ovo abandonado, pertencente a uma espécie de jacaré. Por lá passou um rato chamado Jerry, que achando o ovo semelhante a uma pedra resolveu sentar-se, pois estava cansado de uma longa caminhada à procura de deliciosos detritos para um almoço. Neste momento começou a chocar o ovo, fazendo com que nascesse o Croco do Guaíba.






1989

EDIÇÃO 26 – NOVEMBRO



Entrevista com Padre Tarcisio
                                                  Arquivo O Jornalecão
Padre Tarcisio Scherer

Entrevista com o padre Tarcisio Scherer, paróco do Santuário de Santa Rita de Cássia, no Guarujá, desde 7 de fevereiro de 1972. “Naquela época, o bairro era bem menor. Fazia pouco acontecera o Concílio Vaticano II, que acarretou profundas modificações no trabalho da Igreja. A paróquia era nova e não tinha muita coisa organizada. Havia menos ‘correria’ que hoje. Era mais fácil. Eu tinha mais tempo disponível para visitar as famílias. Hoje, tem reuniões praticamente todas as noites.”




1990

EDIÇÃO 27 – MARÇO

Collor x Inflação


Quadro inflacionário


USAR IMAGEM DA CAPA – embaixo nome do autor: Guilherme Cruz da Silveira






1991

EDIÇÃO 30 – DEZEMBRO


Guaíba Vive

O Guaíba Vive, projeto que visa despoluir e recuperar o Guaíba, representa algo necessário com vistas à melhoria da qualidade das águas do Guaíba, vivo, recuperado, participante da vida dos porto-alegrenses, começa a tomar forma mais concreta.







1992

EDIÇÃO 31 – DEZEMBRO

Utilidade Pública

A pedido dos moradores do bairro Guarujá, foi cedida a sede da Sociedade Amigos de Guarujá (SAG) a um grande número de pessoas, onde foi formada uma comissão que reúne-se todas as terças-feiras, para reivindicar uma estrutura cabível a nosso bairro e dialogarem sobre os projetos habitacionais que estão sendo construídos e estão preocupando a população que aqui já existe, pois a mesma já passa por inúmeras dificuldades e privações, sendo por isso inviável um aumento muito grande no número de moradores sem a devida atenção aos problemas de infra-estrutura já existentes. A população residente pede às autoridades competentes que analisem bem o projeto Mãos à Obra e suas possíveis consequências desastrosas à atual estrutura do bairro.

Ivane Dreher - presidente da SAG 


1993


EDIÇÃO 32 – MARÇO

Opinião sobre o plebiscito marcado para 21 de abril

Este levantamento foi realizado entre os dias 20 e 25 de março de 1993, no bairro Guarujá e arredores, com 114 eleitores.
Forma de governo: República – 82 votos (71,9%); Monarquia – 11 votos (9,64%).
Sistema de governo: Presidencialismo – 62 votos (54,38%); Parlamentarismo – 26 votos (22,80%).


Calçadão não rima com bicicleta

E nem tudo é perfeito. Somos obrigados a esclarecer aos adeptos do ciclismo que o Calçadão não é uma pista de corrida nem de cross. Respeitem-no para não acontecer um desastre. Em vez de competir com os passantes que, não raras vezes, se assustam com uma freada em cima de seus calcanhares, andem no meio fio para o bem de todos.

Eneida Hoffmaister Hanke - Jornalista 



EDIÇÃO 38 – OUTUBRO

Pró-Guaíba

O projeto Pró-Guaíba está mais próximo da concretização, uma vez que a aprovação do empréstimo pleiteado junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) foi acertada. O contrato de 20 anos, com juros calculados abaixo dos que são praticados no mercado internacional, foi negociado por técnicos gaúchos e do Ministério da Saúde, sendo coordenado pelo governo do Estado com a participação da Prefeitura de Porto Alegre.
(...) O objetivo do projeto é o saneamento dos rios Guaíba, Caí, Taquari, Gravataí e dos Sinos, abrangendo dois terços da população (cerca de 6 milhões de pessoas) e um terço da área física (176 municípios), responsáveis por 86% do Produto Interno Bruto do estado. Para isso, deverá haver o envolvimento do governo e da sociedade.




Condomínios habitacionais do Demhab no Guarujá

                                                                                            Freitas da Costa 
Condomínio Jacundá ainda está em construção

Os moradores já estão chegando e se incorporando à comunidade do bairro. Aos poucos, os primeiros moradores do conjunto residencial localizado à rua Murá, no Guarujá, vêm chegando. Já somam cerca de 20 famílias das 59 que totalizarão o condomínio pronto. Outro condomínio do Demhab, na rua Jacundá, com 33 unidades e que será entregue antes de 94, ainda está em construção.
(Texto de Lessandro Carvalho)




EDIÇÃO 39 – NOVEMBRO



Conversando com Soriano

                                                                                            Arquivo O Jornalecão
Artista plástico Soriano

O artista plástico Soriano fala sobre sua carreira, as dificuldades de ser artista e revela que o Brasil é um país maravilhoso. “Uso basicamente a beleza da paisagem do Rio Grande do Sul”, destaca o artista plástico Antônio Soriano (que é natural de Santo Ângelo, mas mora na Zona Sul, no bairro Guarujá). Nesta entrevista para O Jornalecão, Soriano se diz um pintor quase impressionista, fala sobre o talento que nasce com cada um, sobre sua carreira e diz que o Brasil tem um potencial incrível.


Coluna da Vó Edith

Através de jornais, rádio e televisão, participei emocionada do aniversário dos 190 anos da Santa Casa. A figura do ainda hoje seu provedor, o cardeal Dom Vicente Scherer, mais me emocionou. Como lutou o cardeal e como rezou para que a Santa Casa tivesse melhoria de condições assistenciais aos desfavorecidos. E como melhorou, graças a Deus!
Edith Hervé de Souza - Jornalista



1994

EDIÇÃO 41 – MARÇO

A ciclovia de Ipanema

Foi inaugurada no dia 13 de março a Ciclovia de Ipanema (a 2ª de Porto Alegre), complemento das obras realizadas à beira do Guaíba. Em conseqüência, um trecho da Avenida Guaíba e outro da Rua Déa Coufal passaram a ter mão única no sentido Centro-bairro e os carros não podem mais estacionar no trecho. Este assunto está gerando muita polêmica, pois muitos aprovam a idéia e outros discordam. 


EDIÇÃO 46 – OUTUBRO
  

Campos Velho inaugurada

A Campos Velho, uma das mais importantes avenidas da Zona Sul, foi inaugurada no da 25 de setembro, depois de passar um longo tempo em obras de duplicação (desde dezembro). A Campos Velho, que é conhecida como Faixa Preta por ter sido a primeira via asfaltada de Porto Alegre, faz a ligação entre os bairros Cristal e Nonoai/Cavalhada, facilitando e qualificando o trânsito na Zona Sul e passando a ter duas faixas. A avenida recebeu também inúmeras melhorias, entre elas a primeira lombada eletrônica de Porto Alegre.



"Contribuo para que se amplie o gosto pela leitura"

                                                                             Arquivo O Jornalecão
Carlos Urbim

Nesta edição, Carlos Urbim, jornalista e escritor de livros infantis, como “Um Guri Daltônico”, terceiro lugar em vendas na Feira do Livro de 1984, fala um pouco sobre sua obra, sua maneira de escrever, o início da sua carreira como jornalista e a comunicação gaúcha. “Tenho consciência de que escrevo com sotaque gaúcho, usando as referências da nossa região”, destaca Urbim.



1995

EDIÇÃO 48 – MARÇO

Quem é vó Edith?

                                                                             Gustavo Cruz

Aos 80 anos, a jornalista Edith Hervé de Souza fala, em entrevista exclusiva, sobre o trabalho em época de censura, sobre ter sido comunista em um período de ilegalidade do partido e sua participação em movimentos comunitários e da Paróquia Santa Rita, sempre dando uma “mãozinha” naquilo que precisa de sua participação. Colaboradora do jornal há dois anos, escreve a Coluna da Vó Edith, onde se destaca seu lado de cronista e poetisa, além publicar poemas de autores desconhecidos, chamados por ela de “desengavetados”. 



EDIÇÃO 53 – NOVEMBRO


Entrevista com os técnicos da Dupla Gre-Nal

                                                                   Gustavo Cruz
Abel Braga e Luiz Felipe Scolari


Em sua primeira edição colorida, O Jornalecão traz as entrevistas dos técnicos do Grêmio, Luiz Felipe Scolari, e do Internacional, Abel Braga, que falam sobre os desafios de treinar os maiores clubes do Rio Grande e histórias de suas carreiras.
Obs: na época da entrevista, Felipão havia conquistado recentemente o bi da Libertadores da América com o Grêmio, mas sua trajetória se tornou ainda mais marcante  em 2002, ao faturar o penta na Copa do Mundo com a Seleção Brasileira. Já Abel Braga retornou ao Inter em 2006, quando conquistou a Libertadores e o Mundial pelo Colorado.



Comentário Esportivo

Um aviso aos assinantes e simpatizantes deste jornal: guardem este exemplar. Nele são entrevistados que podem se consagrar este ano: Abel e Luiz Felipe. Uma honra para nós e para eles também serem entrevistados por O Jornalecão. Que Deus me ouça e os anjos digam amém! Até a próxima.
José Carlos Gonçalves de Lima



Mutirão asfalta travessa em Ipanema

Os moradores da travessa Juca Batista, em Ipanema, deram uma demonstração de força da comunidade com a realização de um mutirão entre os moradores, com apoio da prefeitura, para colocação de uma camada asfáltica e parte pluvial, totalizando 320 metros. A obra, que iniciou em 1º de abril, depois de 20 anos de reivindicação da comunidade, é chamada conservação permanente e constitui-se em uma camada asfáltica mais fina e menos resistente (recapeamento), que segundo Roberto Comasseto, ex-chefe da Seção Sul de Conservação/DEP, deve durar dez anos. A sua realização foi efetuada em comum acordo com entre prefeitura e moradores, por meio da Associação dos Moradores da Travessa Juca Batista (Amojuca). Enquanto a prefeitura fez a limpeza da área e entrou com o material utilizado, os moradores compraram os meio-fios e organizaram um mutirão, contando com a participação de aproximadamente 50% da comunidade.


EDIÇÃO 54 – DEZEMBRO


Cyro Martins e o adeus à Geração de 30

                                                                                         Arquivo O Jornalecão


A morte de Cyro Martins, aos 87 anos, no último dia 15 de dezembro, marca profundamente a literatura gaúcha. Sendo um dos últimos representantes da Geração de 30, da qual faziam parte Mario Quintana, Erico Verissimo e Dyonélio Machado (os três já falecidos), entre outros, e que tinham como ponto em comum a Editora Globo da Rua da Praia, onde se concentravam os intelectuais gaúchos.
Cyro Martins foi entrevistado por O Jornalecão em agosto de 94, quando em uma conversa de 30 minutos falou sobre sua vida, obra, carreira e o campo, onde viveu parte de sua juventude. 


1996

EDIÇÃO 55 – MARÇO

O adeus dos Mamonas


Ilustrado por Martin Süffert

Loteamento Cavalhada
Cai-Cai na Zona Sul: problemas a resolver
  
A Administração Popular investiu R$ 1,7 milhão na construção do Loteamento Cavalhada, a nova casa para 237 famílias oriundas da vila Ca-Cai, na sua maioria, localizado à margem da Avenida Cavalhada, ao lado da Cidade de Deus e próximo da encosta do Morro do Osso, o que gera uma preocupação ecológica. (...) Os moradores do loteamento ainda estão em fase de adaptação, mas já estão se organizando. Dia 16 de março tomou posse a primeira diretoria da Associação dos Moradores do Loteamento Cavalhada, e o presidente Ledir de Paula Pereira já está cadastrando os desempregados e fazendo contatos com empresários da região para arranjar emprego para o pessoal da vila (...) A vinda dessas pessoas não era bem-vinda pela maioria dos moradores do bairro, principalmente pelo medo do aumento da criminalidade. E, realmente, não era um temor sem fundamento. Depois de um número recorde de assaltos no mês de janeiro, que coincidiu com a chegada dos novos moradores, a Polícia Civil resolveu montar uma operação de combate ao crime nos arredores do loteamento.

Texto: Nana Cabral. Colaboração: Liza Gutierrez 

EDIÇÃO 60 – OUTUBRO
  
Os profundos mistérios do ser humano

                                                                                                 Nana Cabral
Lya Luft

Em entrevista exclusiva, Lya Luft, uma das maiores escritoras gaúchas, fala sobre sua obra, marcada pela solidão, morte e amor, e seu rótulo contestado de escritora para mulheres, enquanto se prepara para ser patrona da Feira do Livro/96: “Eu sou muito interessada em situações em que a vida é conflito. Isso não tem nada a ver com a minha vida pessoal, isso é um interesse que tenho desde sempre”.



EDIÇÃO 61 – NOVEMBRO


Ibama retira do Mini-zôo Zona Sul
                                                   Gustavo Cruz


Órgão de defesa do meio ambiente prendeu em flagrante o proprietário Albino Moro (de branco na foto abaixo) por manter animais em cativeiro, sendo liberado duas horas depois ao comprovar que tinha permissão do próprio Ibama.
Dezenas de animais foram recolhidos, em 14 de novembro, no Mini-zôo Zona Sul, que funcionava junto ao restaurante Cantina do Bina, em Ipanema. O local era considerado um dos pontos turísticos da Zona Sul. Em 1995, por exemplo, o diretor-presidente da Epatur, João Carlos Vasconcellos, declarou o local como de “grande importância turística para Porto Alegre”. No dia 4 de dezembro, o assunto vai parar na Câmara Municipal de Porto Alegre, através de pedido feito pela Associação dos Empresários da Zona Sul (Aezosul), entidade da qual Albino Moro é presidente.

Obs: A polêmica perda do Mini-Zôo Zona Sul, que nunca mais voltou a funcionar, causou grande comoção, pois cerca de 2 mil pessoas visitavam o local semanalmente, e inspirou Martin Süffert a homenagear seu Bino, que no ano seguinte (1997) recebeu o título de Cidadão de Porto Alegre, com a charge abaixo, e com o texto “Bino Morus - espécie raríssima de ser humano. Caçado pelo Ibama em 11.96”


Charge de Martin Süffert


EDIÇÃO 62 – DEZEMBRO


A Tristeza é só alegria

Com a aprovação pela Câmara Municipal, considerando o Natal Luz da Tristeza como oficial, vem o reconhecimento que faltava ao evento que cuja segunda edição está sendo realizada até dia 23 dezembro (num total de 18 dias) na Praça Comendador Souza Gomes. O II Tristeza em Festa é realizada pela Associação de Comércio e Indústria da Tristeza (ACIT).


O Jornalecão é tema do Programa "Negócios"

No último dia 16 de dezembro, o programa “Negócios”, da rede Bandeirantes, apresentou, entre outros assuntos, os jornais de bairro, representados pelo Oi Menino Deus, do jornalista Geraldo Canali, e por O Jornalecão, denominada pela equipe da Band como “o porta-voz das notícias da Zona Sul” e “a principal fonte de informação da região. O programa ressaltou a crescente importância dos jornais alternativos na vida da comunidade. Foram apresentados ao público de todo o Estado, o Cartão do Assinante O Jornalecão, o pioneirismo na Zona Sul em relação às fotos coloridas, um breve histórico e a jovem equipe do jornal. 





1997

EDIÇÃO 63 – MARÇO

Porto Alegre em perspectiva

                                                                 Daniela Picoral/Arquivo PMPA
Raul Pont
Em entrevista exclusiva, o novo prefeito de Porto Alegre, Raul Pont, fala sobre seus mais de 30 anos de carreira política, do maior desafio de sua vida – governar a maior cidade do Estado -, dos planos para a Zona Sul e sua opinião sobre o futuro do Rio Grande.



Boas vindas ao novo colaborador

                                                                                                                  Arquivo O Jornalecão
Luis Fernando Verissimo
  
A partir desta edição, os leitores de O Jornalecão poderão e deliciar com as crônicas de Luis Fernando Verissimo, sem dúvida um grande reforço na equipe de colaboradores, justamente quando nos aproximamos da comemoração de 10 anos do jornal. (...) Fica aqui nosso agradecimento a Luis Fernando Verissimo por nos contemplar nesta luta constante pela busca da informação completa e descompromissada.
Gustavo Cruz – editor


EDIÇÃO 69 – OUTUBRO
  
O pai do gauchismo
                                                                                                                                                                                 Ricardo Duarte
Paixão Côrtes
Gaúcho de coração, tradicionalista de profissão, J.C. Paixão Côrtes é o maior expoente da criação de um movimento, hoje conhecido como Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), há 50 anos. Sua obra folclorista, espalhada em 30 livros, busca, através de fragmentos culturais, retratar danças, vestimentas e costumes do povo rio-grandense, o que inspirou os caminhos dos CTGs. Nesta entrevista, concedida a Gustavo Cruz, Paixão Côrtes relata o início do movimento, em 1947, a criação do 1º CTG, fala de sua obra, sobre o presente e o futuro do tradicionalismo gaúcho. “O movimento começou no Piquete da Tradição, em 1947. Nós éramos oito os que iniciaram. Hoje, são 8 milhões de pessoas, em 50 anos”, destaca.



Ronaldo, com a bola toda

                                              Ricardo Duarte
Ronaldo de Assis Moreira
       é uma das maiores revelações tricolores

O risonho Ronaldo de Assis Moreira entrou muito cedo para a galeria da fama, ao conquistar o Campeonato Mundial Sub-17, inédito para a Seleção Brasileira, no mês de setembro. Desde os tempos em que morava na Vila Nova, Ronaldo teve contato imediato com o futebol, seguindo os passos do seu irmão, Assis, por muitos anos jogador do Grêmio. Quando veio para o Guarujá, aos oito anos, começou a jogar no clube e não vê a hora de se profissionalizar.
Nesta entrevista, ele fala sobre os momentos marcantes dos primeiros anos de carreira, as peladas na Zona Sul e dá um dica aos futuros jogadores:
“Para ser jogador profissional não tem idade, é só aprimorar, levar a sério e abrir mão de um monte de coisas, como festas e, às vezes, namoros. Tem que se concentrar, treinar pela manhã e tarde. Se quer, tem que encarar, atropelar tudo que vem pela frente, não dar mole pra ninguém e, quando tiver a oportunidade, agarrar com unhas e dentes”.


EDIÇÃO 70 – NOVEMBRO



Festa do Pêssego recebe 100 mil pessoas

Contando com 21 bancas de expositores, atendidas pelos próprios produtores, a Festa do Pêssego recebeu cerca de 100 mil pessoas, consumindo cerca de 100 toneladas da fruta, além de inúmeros outros itens, entre 8 e 23 de novembro.



Reunindo a comunidade

150 pessoas curtiram shows, entre eles o de Rubens Santos, 
e sorteios no 3° Encontro do Assinante

Foi realizado em 22 de outubro o 3° Encontro do Assinante O Jornalecão, no Recanto Espanhol. A animação da noite ficou por conta do professor Vilmar Romero, que conduziu com maestria os shows de Edu e Jorge, acompanhados por Fabiano; da dupla Rubens Santos e Paulo Santos, atração mais aguardada da noite, e de Juarez Cruz, além de uma homenagem dos presentes a O Jornalecão, com uma palinha de Zélia Oliveira ao violão.



O mago vai à Feira

                                                                                         Gustavo Cruz
Paulo Coelho

Nesta entrevista exclusiva a O Jornalecão, Paulo Coelho, que esteve autografando na Feira do Livro de Porto Alegre, fala sobre seus livros, o exemplo brasileiro de Jorge Amado, sobre a busca espiritual, a recepção dos gaúchos e o carinho dos fãs, deixando um recado aos leitores para conseguirem o que querem: persistência.  




EDIÇÃO 71 – DEZEMBRO

Entrevista exclusiva com Papai Noel
                                                          Arquivo O Jornalecão

Nesta entrevista, Pedro Machado, o Papai Noel do Shopping Praia de Belas e do Tristeza em Festa, um destes porta-vozes de mensagem do amor e da amizade, nos mostra algumas verdades incontestáveis como a importância crescente do mito nos tempos modernos.


Família Lima reúne 5 mil pessoas 
no Tristeza em Festa




O segundo dia de atrações do III Tristeza em Festa reservou a principal atração da festa natalina da Zona Sul: 90 minutos de apresentação da Família Lima, um dos grupos gaúchos de maior sucesso na atualidade. Cerca de 5 mil pessoas estiveram presentes na Praça Souza Gomes, na noite de 7 de dezembro, para assistir ao show.


Copa O Jornalecão Futsal

Mais de 250 atletas, divididos em 28 equipes e três categorias, disputaram três troféus e 105 medalhas, nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, no ginásio de esportes do Centro Social Padre João Calábria, na Copa O Jornalecão/97. Na categoria masculino livre o campeão foi o Green-Wr. Já SP Futsal, Nova Hera e Rola Bola, ficaram em 2°, 3 e 4° lugar, respectivamente. No masculino sub-15 o estrela Vermelha ficou com o título, seguido por Cristal (vice) e Borussia (3° lugar). O Olaria foi o campeão da categoria feminino, que teve ainda premiação para Mec Áurio (2 lugar) e Estrela Vermelha (3°).    


1998

EDIÇÃO 72 – VERÃO

A flauta de Plauto


                                                                                              Ricardo Duarte
Plauto Cruz


Morador do bairro Camaquã, Plauto Cruz é considerado o maior flautista gaúcho e um dos grandes do Brasil no século XX. Em plena atividade artística, com o recente lançamento de dois novos CDs, Plauto, ganhador de 52 prêmios na carreira, fala a O Jornalecão, em entrevista exclusiva, sobre a satisfação de ser artista e o reconhecimento que seu trabalho vem recebendo nos últimos tempos.



Estação de tratamento de esgoto é finalizada
  

Inaugurada na tarde de 19 de dezembro, a segunda etapa da Estação de Tratamento de Esgotos de Ipanema (ETE), na Serraria, constitui-se na maior obra do gênero no Estado. Com um total de 33 hectares, a ETE é formada por lagos de decantação que, num período de nove dias, reduzem a matéria orgânica em 94,2% e o nível de coliformes fecais em 99,96%, antes de lançar a água tratada no Guaíba.

EDIÇÃO 80 – NOVEMBRO

Verão sem bares no Calçadão

Prefeitura vence disputa de sete anos na Justiça, 
demolindo 25 bares da orla do Guaíba

Em 5 de novembro, com a demolição do Restaurante Taba, um dos maiores e mais antigos da orla de Ipanema, a Prefeitura obteve vitória na queda de braço com os proprietários dos imóveis. Em um prazo total de 45 dias, serão executadas ações demolitórias em 25 estabelecimentos considerados ilegais pela Justiça. Conforme a decisão judicial, as famílias não têm direito à indenização ou nova moradia.



EDIÇÃO 81 – DEZEMBRO

Bares desaparecem da praia de Ipanema
                                                                                    Gustavo Cruz
Ponto Final: demolição do Bar Lagoense, em 15 de dezembro de 1998

Entre a destruição do Restaurante Taba (em 5 de novembro) e o Bar Lagoense (o último dos 25 bares da orla de Ipanema, Espírito Santo e Guarujá com ordem de demolição expedida), 43 dias se passaram e todos estavam no chão. A única exceção fica por conta do 26° bar, de propriedade de Orlando Krombauer, que assinou acordo com a Prefeitura em 1991 e continua no local.


Praça Paraguassu preparada para urbanização

Desde 14 de novembro, quando ocorreu a remoção das famílias que que habitavam o tereno a Praça Paraguassu, o bairro Espírito Santo conta com novo espaço público. Nos próximos dias, a Smam deve iniciar a urbanização da praça. O presidente da Associação dos Moradores do Morro do Espírito Santo, Luiz Pitta, e entidade iniciou tratativas com a Prefeitura em 1991 para que a praça fosse desocupada e os moradores recebessem novas casas. Como não houve solução, há dois anos a AMMES recorreu à Justiça. O processo durou quatro anos e, em 30 de julho de 97, um acordo judicial determinou a remoção das 12 famílias que viviam no local e sua transferência para moradias em melhores condições.



1999

EDIÇÃO 82 – MARÇO

Ipanema: paraíso dos ambulantes
Nos últimos anos, junto com as melhorias recebidas (calçadão, ciclovia, etc.), um número crescente de ambulantes busca Ipanema para garantir seu sustento. Aos domingos, este número se aproxima de uma centena, em uma extensão de cerca de um quilômetro, na Avenida Guaíba (50% deles em uma área de apenas cem metros). Eles dividem o espaço com o público no calçadão ou estacionam ao longo da via, sem autorização da Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic), que realiza fiscalizações em raras oportunidades.  


Homenagem a Mário Carvalho
                                                                                                                  Arquivo O Jornalecão
Mário e Geni Carvalho

Faleceu no dia 28 de dezembro, aos 78 anos, Mário Carvalho, diácono da Igreja Santa Rita de Cássia desde 1984. Mário era casado há 51 anos com Geni, com quem teve um filho e três netos. Sem dúvida, deixará muita saudade a todos que conheceram sua personalidade carismática e bondosa.


EDIÇÃO 91 – NOVEMBRO


Chapéu do Sol recebe novos moradores

A Prefeitura iniciou, no dia 8 de novembro, a entrega de 300 lotes do Loteamento Chapéu do Sol, onde serão reassentadas 589 famílias até o ano 2000. Na oportunidade, o prefeito Raul Pont, o vice-prefeito José Fortunati e demais autoridades presentes repassaram as chaves às primeiras famílias das vilas Leblon, Copacabana e Veludo reassentadas no local.


EDIÇÃO 92 – DEZEMBRO

Região Sul vence Festival de Música

A grande vencedora do 2º Festival de Música de Porto Alegre foi a composição “Retirantes”, representante da Região Sul, apresentada por Alexandre Fisch e Silva (compositor residente no Guarujá) e banda Café Acústico. A finalíssima aconteceu em 27 e 28 de novembro no Auditório Araújo Vianna.


Jamaica domina futsal da Copa




USAR FOTO CAPA: Equipes confraternizam após a finalissíma vencida pelo EC Jamaica, de verde.
CRÉDITO: Gustavo Cruz

Após vencerem todas as partidas anteriores da Copa Futsal O Jornalecão – Região Sul, realizada no ginásio do Sindicato dos Securitários, o Esporte Clube Jamaica e o Jamaica Futebol Club, duas equipes do Guarujá com a mesma origem e cujos jogadores atuam juntos no mesmo time de futebol sete, decidiram o título em uma final empolgante, vencida nos pênaltis pelo EC Jamaica. O Trevo de Ouro, também do bairro Guarujá, ficou em 3º lugar. O Ciclone, de Ipanema, terminou em 4º.   


2000

EDIÇÃO 93 – VERÃO

Iniciada construção do posto de saúde Guarujá
  
O dia 3 de janeiro marcou o início da obra da unidade sanitária que atenderá cerca de 16 mil pessoas dos bairros Guarujá, Espírito Santo, Serraria e Ponta Grossa. A obra custará R$ 109 mil para demanda do Orçamento Participativo. O prédio de 210m² desafogará o atendimento de saúde da região, sobrecarregado no posto de Ipanema. Também será construído um módulo de assistência social. O terreno foi doado pelos sócios proprietários da Sociedade Amigos de Guarujá (SAG), extinta após a entrega de sua sede.


EDIÇÃO 103 – DEZEMBRO
  


Copa O Jornalecão fica com Botafogo


USAR FOTO CAPA
Crédito: Gustavo Cruz

O Botafogo, do bairro Cristal, sagrou-se campeão da 6ª Copa Futsal O Jornalecão, realizada no ginásio do Esporte Clube Bandeirantes, na Tristeza. O Red-Bull ficou em 2º lugar, seguido por Percat (3º) e Guarujá Esporte Clube (4º).


O Jornalecão perde um de seus grandes artistas


                                                                                                             Arquivo Pessoal

Após 59 anos de vida e 45 de trabalho na área de criação publicitária, faleceu em 27 de novembro o publicitário Wilmar Engel. Desde 1993 o publicitário colaborava com O Jornalecão, tendo influenciado muito no atual projeto gráfico do jornal e na arte de anúncios nos últimos três anos, além de ter criado a atual logomarca de O Jornalecão, bem como da Copa O Jornalecão, do Encontro do Assinante e do Cartão do Assinante.


Igreja Santa Rita Comemora 49 anos

O dia 6 de janeiro será especial para a Paróquia de Santa Rita de Cássia, no Guarujá. Na mesma data, há 49 anos, o então arcebispo de Porto Alegre, Dom Vicente Scherer, abençoou a pedra fundamental da Capela de Santa Rita de Cássia, mais tarde transformada em santuário.



2001

EDIÇÃO 105 – VERÃO

Prefeito autoriza início da duplicação da Juca Batista
   

O prefeito tarso Genro e o secretário municipal de Obras e Viação, Guilherme Barbosa, autorizaram, em 15 de março, o início das obras de infraestrutura e pavimentação de trecho da Avenida Juca Batista. (...) Serão alargados 4.840 metros de via em quatro trechos, da Avenida Cavalhada até a Edgar Pires de Castro, além de um trecho da Rua Comendador Castro. A duplicação era a principal reivindicação dos moradores da região no Orçamento Participativo desde 1998.

EDIÇÃO 114 – DEZEMBRO


População comparece em peso à inauguração
do Parque Guarujá

                                                           Gustavo Cruz - O Jornalecão
Presidente da Associação dos Moradores do Bairro Guarujá, 
Nelson Dalmás (direita), confraternizando com a família de Zeno Simon 
junto à placa inaugural do parque

O dia 2 de dezembro foi perfeito para a entrega do Parque Guarujá – Zeno Simon. O dia ensolarado possibilitou que milhares de pessoas tomassem parte nas atividades, que tiveram início com a Banda da Brigada Militar. O descerramento da placa inaugural contou com a presença do prefeito Tarso Genro, de lideranças comunitárias e da família do ecologista Zeno Simon. O evento contou com apresentação de capoeira do grupo Abadá, torneio de bocha, exposição de fotos, atividades com as academias Ramborger e Corpo e Ação, bancas do Programa Guaíba Vive, do Dmae e do DMLU, apresentações das bandas Hasta Hoots, Os Elvis e Os Malditos e do músico Dimitri Arbo.


Usina conquista 7ª Copa O Jornalecão

USAR FOTO CAPA


O Usina, do bairro Belém Novo, conquistou o título da 7ª edição da Copa Futsal O Jornalecão, realizada em 25 de novembro no Ginásio dos Comerciários, no bairro Ipanema. Entre as outras 17 equipes participantes, também foram premiadas Amigos Futebol Clube (vice), Esporte Clube Bandeirantes (3º lugar) e KFD (4º), além de Leandro Cardoso (goleador), do Usina, e Alexandre de Aguiar (goleiro menos vazado), do Usina.




2002

EDIÇÃO 122 – OUTUBRO



Inaugurada estação de tratamento 
de esgoto de Belém Novo

 Centenas de pessoas foram conhecer no dia 28 de setembro a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Belém Novo, localizada na rua Heitor Vieira, que passa a coletar 2% do esgoto da capital (...) A ETE Belém Novo custou R$ 8 milhões e foi demandada no Orçamento Participativo (OP) há seis anos pela comunidade do Extremo-Sul. (...) O secretário Guilherme Barbosa, da Smov, e o diretor-geral do DMAE, Carlos Todeschini, enalteceram a importância de investir em saneamento básico. (...)



2003

EDIÇÃO 125 – VERÃO

Obras no Teresópolis devem iniciar em abril
    

O trecho de 1,1 quilômetro de obra de duplicação da Avenida Teresópolis, integrante do projeto da Terceira Perimetral na parte da Zona Sul, deve ter sua ordem de início assinada em abril. O valor da intervenção entre a Rua Carvalho de Freitas e a Praça Guia Lopes chega a R$ 10,9 milhões, provenientes de recursos de financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

EDIÇÃO 130 – OUTUBRO
  


Devastação do Morro da Tapera causa polêmica

O Ministério Público recebeu representação do vereador Beto Moesch solicitando a investigação sobre a ocupação irregular do Morro da Tapera - um dos mais altos da Zona Sul com seus 250 metros. (...) A área em questão é ocupada por centenas de pessoas, entre eles integrantes de uma cooperativa habitacional que adquiriu uma área de 33 hectares junto à área invadida na encosta do morro localizado entre os bairros Ipanema, Campo Novo e Hípica. Segundo o advogado Luciano Canez, as famílias desejam comprar a área, mas enfrentam dificuldades por se tratar de uma área com herdeiros. (...) Existe ainda o temor de que a ocupação desordenada cause deslizamentos de terra.  


Usac campeão

10ª Copa O Jornalecão, na Escola Borghesi, 
reuniu 24 equipes em setembro
                                                           Arquivo O Jornalecão

Numa final empolgante, o Usac venceu o Majewski por 3 a 1, nos pênaltis, após empate em 2 a 2, tornando-se a 9ª equipe a conquistar a Copa O Jornalecão desde 1997. Barcelona, EC Jamaica, Usina, Percat, Ipanema Box e Hypks Futsal completaram a lista dos oito primeiros que receberam premiação.


EDIÇÃO 131 – NOVEMBRO


Assinado edital de alargamento da Wenceslau Escobar

O prefeito João Verle assinou na manhã de 19 de novembro o edital de lançamento da licitação das obras de execução de infra-estrutura e pavimentação da avenida Wenceslau Escobar, no trecho de 600 metros entre a praça Comendador Souza Gomes e a rua Landell de Moura.


EDIÇÃO 132 – DEZEMBRO



Reunião pública revela preocupação da comunidade

Durante a noite de 4 de dezembro, lideranças comunitárias e moradores de diversos bairros da Zona Sul se reuniram com representantes do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) no anfiteatro da Escola Padre Reus, a fim de debater e esclarecer dúvidas sobre o Programa Integrado Socioambiental, que prevê a ampliação do índice de tratamento de esgoto de 27% para 77% em um período estimado em sete anos de obras. O encontro contou com momentos de tensão, especialmente nos pontos relativas à construção da câmara de carga, na região de Tristeza e Assunção, e da estação de tratamento de esgoto na Ponta Grossa.



2004

EDIÇÃO 133 – JANEIRO

Alargamento da Avenida Wenceslau Escobar 
muda trânsito  
     
As obras de alargamento da Avenida Wenceslau Escobar, no bairro Trsiteza, iniciaram oficialmente em 26 de janeiro, quando o prefeito João Verle assinou a ordem de início. (...) Está previsto o alargamento de 600 metros de via, com construção de canteiro central, entre a Praça Comendador Souza Gomes e a Rua Landell de Moura.

EDIÇÃO 134 – FEVEREIRO

Morre criador do Cobrix
                                                         Arquivo O Jornalecão
Carlos Arthur de Freitas

 Aos 40 anos de idade, o cartunista Carlos Arthur de Freitas não resistiu à tuberculose e faleceu em janeiro. Morador da Vila dos Sargentos, tornou-se popularmente conhecido na fase adulta como criador do personagem Cobrix, criado em 1991, reproduzido em centenas de cartuns expostos em casas comerciais do Guarujá e em jornais, entre eles O Jornlecão, do qual era colaborador.


EDIÇÃO 141 – OUTUBRO
  
Pistas liberadas na avenida Wenceslau Escobar

As duas pistas da avenida Wenceslau Escobar foram liberadas ao trânsito no dia 18 de setembro. (...) O ato oficial de entrega da pista duplicada à comunidade contou com a benção do padre José Werle, da Igreja Sagrado Coração de Jesus. 
A duplicação da avenida Wenceslau Escobar aconteceu em um trecho de 600 metros entre a Praça Comendador Souza Gomes e a Rua Landell de Moura. O novo traçado tem duas pistas de 9,2 metros cada, com três faixas em cada pista e canteiro central de dois metros.
Foram investidos R$ 2,14 milhões pela Prefeitura, mais R$ 800 mil para aquisição de áreas necessárias à execução da obra.


Avenida Juca Batista liberada nos dois sentidos

A Prefeitura Municipal liberou o tráfego nos dois sentidos do trecho final da obra de duplicação da avenida Juca Batista, na manhã de 29 de setembro. Com isso, os 3,2 quilômetros entre a rua Comendador Castro e a avenida Edgar Pires de Castro estão com o trânsito normalizado. (...)
 A duplicação da avenida Juca Batista teve seu primeiro trecho iniciado em março de 2001 e custou aos cofres públicos R$ 13 milhões.  


EDIÇÃO 142 – NOVEMBRO


Vila Nova tem parque ecológico

Foi inaugurado, no dia 27 de outubro, na Zona Sul, o Parque Ecológico Gabriel Knijinik. O parque de 12 hectares localiza-se no bairro Vila Nova e tem grande variedade de espécies de fauna e flora. Compõem a infra-estrutura do local, sanitários, coreto, playground, churrasqueiras, quadras de futebol, cancha de bocha e estacionamento para 100 carros.





2005

EDIÇÃO 149 – NOVEMBRO


Comunidade da Tristeza cria Instituto Roberto Pellin

Em 14 de outubro, no salão paroquial da Igreja Nossa Senhora das Graças, foi realizado o ato de instalação do Instituto Cultural e Educacional Dr. Roberto Pellin, uma entidade que se destina a resgatar a memória histórica da região. A iniciativa do Centro Comunitário de Desenvolvimento da Tristeza, Pedra Redonda, Vila Assunção e Conceição (CCD) é um antigo anseio dos moradores e homenageia o ilustre médico e morador que resgatou a história do bairro Tristeza com o lançamento dos dois volumes da obra “Revelando a Tristeza”.


Associação do Guarujá tem nova diretoria

A comunidade do bairro Guarujá elegeu e empossou, no dia 29 de outubro, a diretoria da Associação dos Moradores do Bairro Guarujá para a gestão 2005/2007. O novo presidente é Vilmar da Rosa Romero, tendo como vice-presidente Nélson Dalmás, que comandou a AMBG nos nove anos anteriores.


O Jornalecão completa 10 anos de páginas coloridas

Dez anos atrás O Jornalecão incluía em suas edições as primeiras páginas coloridas. Desde então, foram 97 números com policromia, sendo o jornal de bairro de Porto Alegre que há mais tempo mantém este recurso.


EDIÇÃO 150 – DEZEMBRO

KFD é bicampeão da Copa Futsal O Jornalecão

USAR FOTO DA CAPA – eles comemorando com uma bandeira


O KFD conquistou pela segunda vez a Copa O Jornalecão ao sagrar-se campeão da 16ª edição do torneio, realizada em 6 e 20 de novembro, com a participação de 24 equipes, no ginásio da Escola Borghesi. Além da premiação destinada ao 1º lugar, o KFD conquistou o Troféu do Ranking, por ser a primeira equipe a atingir a marca de 60 pontos em toda a história da competição. Também foram premiados o Usac (vice), o Barcelona, do bairro Guarujá (3º lugar), o Barcelona, da Juca Batista (4º), o Tcherroristas (time mais disciplinado), o goleador Rudinei (Barcelona, da Juca Batista) e o goleiro menos vazado Cristian (Usac).



2006

EDIÇÃO 158 – NOVEMBRO


Obra na Rua Gávea vai evitar alagamentos

O DEP iniciou obra de drenagem na Rua da Gávea, bairro Ipanema. Com investimento municipal de R$ 1,056 milhão, a obra objetiva combater os constantes alagamentos na rua e nos arredores, devido ao fato desta região ser muito baixa, quase ao nível do Guaíba.


2007

EDIÇÃO 166 – DEZEMBRO



Linha Turismo agora na Zona Sul

Desde 15 de novembro, o ônibus panorâmico Linha Turismo, que já circulava em pontos turísticos na região central da cidade e arredores, agora também inclui o Morro do Osso e a orla de do Guaíba (incluindo o calçadão de Ipanema), além do roteiro Caminhos Rurais (em bairros como Vila Nova e Belém Velho). 


Independente conquista 15ª Copa O Jornalecão


USAR FOTO DA CAPA - DO INDEPENDENTE    

A 15ª edição do torneio de futsal foi realizada na Escola Borghesi entre 25 de novembro e 2 de dezembro, com a participação de 37 equipes masculinas. Foram premiados: Independente (campeão), MC Futsal/Amizade (vice), ungra (3° lugar), KFD (4°), PCI (5°), Parma (6°), Scudeto A (7°), Raça (8º) e EC Jamaica (Disciplina), o goleador Ederson e o goleiro menos vazado Lucas, ambos do KFD. Além disso, o Trevo de Ouro ganhou o troféu do Ranking biênio 2006-2007 por ser a equipe que mais somou pontos no período, 40 no total. Já o KFD conquistou outro troféu, o do Ranking histórico, ao ser o primeiro time a superar a marca de 90 pontos desde o início da Copa O Jornalecão (terminou o torneio com 92).


2008

EDIÇÃO 175 – DEZEMBRO

Zona Sul ganha novo shopping

Foi inaugurado em novembro o BarraShoppingSul, após 12 anos de espera (desde o anúncio em 1996). Para inaugurar o shopping, foram necessárias obras de duplicação da Avenida Diário de Notícias, que passou a ter três pistas de cada lado, e a construção de uma ciclovia.


Abaixo-assinado reúne assinaturas para 
pedir conservação e calçamento na Estrada Serraria

Moradores da região de Espírito Santo e Guarujá estão colhendo assinaturas com o objetivo de solicitar melhorias na conservação da Estrada Serraria e de pedir o calçamento da via. Atualmente, apesar de ter denominação oficial de avenida, a Serraria permanece como estrada em toda a sua extensão, não contando com meio-fio nem calçadas. A comunidade está preocupada com o risco de aumentar o número de acidentes e atropelamentos causados por estes fatores. O abaixo-assinado já conta com mais de 100 assinaturas e permanecerá recolhendo adesões até janeiro, quando será entregue ao Executivo.



17ª Copa O Jornalecão reúne 36 equipes

Em torneio de futsal realizado nos dias 23 e 30 de novembro, o Sanhudo conquistou o título masculino da Copa O Jornalecão, com o Clube do Professor Gaúcho como vice-campeão. Também foram premiados: Atlético Sul (3º lugar), KFD (4º), Tsunami (5º), Belém Novo (6º), Expresso Padaria Gabi (7º), Aflitos (8º), Elit MA (equipe mais disciplinada), Tarso (goleador), do Sanhudo, e Luciano (goleiro menos vazado), do Clube do Professor Gaúcho. No feminino, o título ficou com AUPF - Craque 10. Também participaram Asas (vice), Rei Sol (3º) e Correio Brigadiano (4º). A equipe campeã também teve a goleadora (Jaqueline) e a goleira menos vazada (Kariny).




2009

EDIÇÃO 180 – OUTUBRO

Padre Reus lança campanha de combate às drogas

A Escola Estadual Padre Reus, da Tristeza, lançou sua campanha de combate às drogas, em 19 de outubro, na FNAC do BarraShoppingSul. No evento, foram apresentados vídeos, cartazes, folders e camisetas sobre a temática, produzidos pelos alunos do Ensino Médio. (...) A campanha está no site www.padrereuscontraasdrogas. blogspot.com.br. Informações: 3268-6811.



2011

EDIÇÃO 196 – OUTUBRO

Projeto propõe mudança da realidade comercial
de bairros do Extremo Sul

 Entrou em discussão, em 19 de outubro, na Câmara Municipal de Porto Alegre, um projeto de lei, de autoria do vereador Carlos Comassetto, que pretende alterar a realidade comercial dos bairros Ponta Grossa, Hípica e Chapéu do Sol, com alteração do regime urbanístico de áreas junto às principais vias de acesso. O objetivo é colaborar com a economia da região, cooperando com o crescimento social e proporcionando uma melhor qualidade de vida aos moradores, o que é dificultado devido às atuais regras de edificação e de instalação de atividades comerciais, incompatíveis com a realidade da região. Atualmente, os empresários locais não conseguem obter aprovações de alvarás definitivos junto à Smic e mais de 200 estabelecimentos estão exercendo suas atividades com alvarás provisórios.


EDIÇÃO 197 – NOVEMBRO

Uma rua para o Padre Landell de Moura

Em 21 de setembro, mais de 100 anos após seus inventos, o padre cientista porto-alegrense Roberto Landell de Moura foi homenageado com o nome de uma rua em sua cidade natal, no bairro Hípica, a Rua Padre Roberto Landell de Moura. Muitas pessoas pensavam que o padre inventor já tivesse uma rua em sua homenagem. A confusão se deve ao fato de existir no bairro Tristeza a Rua Landell de Moura, que homenageia o farmacêutico Ricardo, um de seus irmãos, e no Parque Lavoura a Rua Vereador Roberto Landell de Moura, homenagem a um dos filhos de Ricardo e sobrinho do padre Landell.


Transporte hidroviário na Zona Sul segue em estudo

Em reunião realizada dia 9 de novembro, o presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Vanderlei Cappellari, revelou que esta mais próxima a criação de linha de transporte fluvial ligando o Centro de Porto Alegre à Zona Sul, com pontos de embarque e desembarque em bairros da região. 


EDIÇÃO 198 – DEZEMBRO

Associação do bairro Ipanema 
comemora 28º aniversário

Os 28 anos de fundação da Associação dos Moradores do Bairro Ipanema (AMBI) foram comemorados na noite de 30 de novembro durante jantar campeiro no Restaurante Rio Carreiro. Foram homenageados com placas de prata, na ocasião, quatro dos 46 atuantes moradores que fundaram a entidade em 7 de dezembro de 1983: Asdrubal Tavares, César Cepe, Fernando Gay da Fonseca e Paulo Viana. O presidente da AMBI, Jorge Paz, destacou ainda a valiosa colaboração e o emprenho do ex-presidente Astélio dos Santos, seu antecessor.   



Nenhum comentário:

Postar um comentário

-Sua opinião e participação é importante para nós!