Digite o ASSUNTO e nós encontramos para você

Alunos ocupam Escola Odila Gay da Fonseca

                                                                                                         Jean Pierre Corseuil / O Jornalecão
Estudantes estão mobilizados pela educação e em apoio aos professores

Na manhã desta terça (24/05), cerca de 20 alunos iniciaram a ocupação da Escola Estadual Odila Gay da Fonseca, localizada em Ipanema, como forma de protestar contra o descaso com a educação que levou à greve dos professores estaduais e à paralisação das atividades em centenas de escolas. A previsão é de que o número de participantes ocupantes aumente durante a tarde.
Os alunos, que se dividiram em comissões (entretenimento, segurança, limpeza, comida e organização), reivindicam mais respeito à educação, além de segurança (já que a região é reconhecida pelo alto número de assaltos) e mais infra-estrutura (a direção explicou que a última compra de cadeiras escolares, por exemplo, aconteceu há 23 anos). Uma das principais queixas dos alunos é a respeito da merenda escolar, que está em falta devido ao receio dos fornecedores de alimentos, que temem pelo pagamento de seus serviços, já que são contratados pela escola, mas são pagos pela Secretaria de Educação, que tem regularmente atrasado os repasses de verbas para a educação desde o ano passado.
Ocupações deste tipo estão sendo realizadas em escolas de muitas cidades, entre as quais, Porto Alegre, onde, na Zona Sul, o Colégio Padre Reus (que já está ocupado pelos alunos há semanas) também reivindica melhorias na educação. Devido à falta de soluções efetivas para a grave crise na rede estadual de ensino, ações deste tipo tendem a ser ampliadas em todas as regiões do Rio Grande do Sul.
Os alunos do Odila Gay da Fonseca preparam atividades culturais para os próximos dias, além dos mutirões de limpeza e organização do espaço que já ocorrem. Interessados em colaborar com a ocupação podem levar material de limpeza (clorofina, álcool, esponjas e papel higiênico) e alimentos (pão, arroz, feijão, etc). Mais informações no WhatsApp (51) 9645-7449.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

-Sua opinião e participação é importante para nós!