Digite o ASSUNTO e nós encontramos para você

Moradores e DEP procuram solução para evitar transbordamento do Arroio Capivara

                                                                                                                Gustavo Cruz / O Jornalecão
Representantes do Município e da comunidade 
se reuniram em busca de melhorias no dia 22 de julho

A Associação Ipanema Eu Moro Eu Cuido promoveu, na noite de 22 de julho, no Clube do Professor Gaúcho (CPG), uma reunião com representantes do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP), entre eles, o diretor-geral Tarso Boelter, para buscar em conjunto uma solução para os históricos alagamentos causados pelas cheias do Arroio Capivara e também para outras demandas, como bocas de lobo entupidas ou que necessitam de conserto. Além de moradores dos bairros Ipanema, Espírito Santo e Guarujá, participaram também do encontro integrantes da Secretaria Municipal de Governança Local e do Centro Administrativo Regional (CAR) da Região Sul.
Na ocasião, Waneza Vieira, presidente da Associação Ipanema Eu Moro Eu Cuido, destacou alguns locais que necessitam de melhorias, principalmente na Avenida Tramandaí e na Rua da Gávea (as que mais sofrem com as cheias do Arroio Capivara). Já presidente da Associação dos Moradores do Bairro Espírito Santo (Ambes), Margarete Sperotto, mostrou aos representantes do DEP problemas pontuais, como o escoamento da água na Praça Apiacá, que em dias de chuva forte segue pela Rua Murá, danificando bocas de lobo. Por parte da Acomazs (Associação Comunitária dos Moradores e Amigos da Zona Sul de Porto Alegre), o vice-presidente Ivam Kley foi quem apresentou fotos de bocas de lobo danificadas no bairro Guarujá e destacou a grande quantidade de raízes de árvores em alguns boeiros. Para algumas tampas quebradas por veículos, foi dada a sugestão da colocação de guarda-corpos (guard rails) para impedir mais danos ao patrimônio público.


Arroio Capivara preocupa

Apesar do grande número de solicitações, a questão do Arroio Capivara é a que mais preocupa a comunidade do bairro Ipanema, devido aos constantes alagamentos que, seguidamente, interditam o trânsito na Avenida Tramandaí e afetam os moradores de outras ruas, principalmente a Rua da Gávea. Além disso, famílias que moram nas margens do arroio e são atingidas por alagamentos devem ser reassentadas em outro local e aguardam uma solução judicial (que pode demorar anos). Para piorar a situação, segundo Boelter, a draga pode ser utilizada em apenas 1 km da extensão do arroio. O diretor explicou que, nos outros 7 km em que a draga não consegue entrar, devem ser utilizadas outras alternativas, como uso de retroescavadeira, que deverão ser estudadas rapidamente, devido ao período de cheias (segundo Bolter, a demanada do DEP triplica de em agosto e setembro).
Apesar de não se comprometer com prazos, para evitar novos alagamentos, o diretor-geral do departamento prometeu levar equipe técnica ao local, juntamente com a empresa que fará o serviço de limpeza, para realizar uma vistoria minuciosa e analisar a questão junto com a comunidade. Um dos locais a serem vistoriados é a ponte sobre o Capivara na altura da Avenida Tramandaí. “É o único ponto em que o arroio transborda”, destaca o engenheiro Enio Renato Alves Junior, da Seção Sul de Conservação do DEP, que sugere a construção de uma nova ponte como solução definitiva.


Vistoria será marcada

Ao final do encontro, ficou acordado que representantes dos moradores dos bairros Ipanema, Espírito Santo e Guarujá deverão apresentar um roteiro com os pontos que necessitam com maior urgência de melhorias para que sejam incluídos na vistoria do DEP para, posteriormente, ser agendada a vistoria.
  


Smov fará vistoria nos bairros


Em junho, após reunião do secretário municipal de Obras, Rafael Fleck, titular da Smov, com integrantes da Associação Ipanema Eu Moro Eu Cuido, foi elaborada uma planilha de demandas com base em problemas relacionados por moradores dos bairros Ipanema, Espírito Santo e Guarujá. As solicitações da comunidade referem-se a acessibilidade, asfaltamento de ruas, pavimentação, calçadas, iluminação pública, entre outras. Também foi definido um roteiro para visita do secretário e de técnicos da Smov em alguns dos locais demandados para verificar in loco as situações relatadas pelos moradores. A visita seria realizada no dia 25 de julho, mas foi adiada devido à chuva e ainda não tem nova data agendada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

-Sua opinião e participação é importante para nós!