Digite o ASSUNTO e nós encontramos para você

Professor Cassiano lança novo livro sobre opinião pública

                                                                                                                                                                                                                                                           Divulgação
Professor Cassiano Leal
No mês de julho, o professor de Educação Física Cassiano Noimann Leal lançou o livro "Opinião Pública - Reflexões de um professor num programa de rádio - Número 2", com colunas divulgadas semanalmente, com temas como educação, futebol, Jogos Olímpicos Rio-2016 e utilização do Guaíba para transporte de passageiros, nos meses de maio e junho, no programa "Assim Canta o Rio Grande", apresentado pelo comunicador Paulo Silva na Rádio Santa Isabel (FM 87.9FM), de Viamão. A obra dá sequência ao número 1 do livro de mesmo nome, também lançado pela editora indiana Cinnamon Teal Publishing e que traz oito reflexões sobre temas variados, como educação física, educação à distância, cultura geral e planejamento familiar. Para adquirir exemplares ou fazer contato com o autor os contatos são profcassiano@gmail.com.

Dica para dormir melhor

Beba com moderação

Embora o álcool seja o mais antigo e popular sinônimo do sono, deve-se ter cuidado com a quantidade e com o horário em que é ingerido. Muito álcool no jantar provocará uma falsa ideia de sono melhor. Dorme-se mais precocemente, mas diminui a quantidade de sono profundo. Cuidado com os estimulantes Os amantes de café, chá, chocolates e refrigerantes devem saber que os efeitos dos estimulantes destes produtos, consumidos em excesso, fazem-se presentes entre duas a quatro horas depois da ingestão. Ao ingerir substâncias que contenham estimulantes, ao final da tarde ou durante a noite, contribui-se para a promoção da diminuição do sono e para o aumento dos possíveis "Despertares Súbitos".
Não fume A nicotina é ainda mais estimulante do que a cafeína. Os fumantes têm dificuldade para dormir, despertam com facilidade e têm fases de sono profundo mais curtas. Comprovou-se que o fumante aumenta sua qualidade de sono quando deixa de fumar.


Passeio ciclístico incentiva a cuidar da saúde


Objetivando conscientizar a comunidade sobre a importância de cuidar da saúde, por meio da prática de exercícios físicos e de boa alimentação, o Colégio Marista Ipanema realiza passeio ciclístico pela orla do Guaíba no Dia Nacional da Saúde, 5 de agosto, domingo, com saída do colégio, às 10h30. O evento será aberto à comunidade e a Central de Matrículas do Colégio Marista Ipanema está recebendo inscrições para o passeio até 2 de agosto, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h30.
O percurso terá início na Rua Manoel Leão, em frente ao colégio, passando pelas avenidas Coronel Marcos e Guaíba, até a Rua Oswaldo Gonçalves Cruz, e contará com a segurança da EPTC. Durante a ação, que conta com autorização da Prefeitura Municipal para ser realizada. Em um gazebo no Calçadão de Ipanema, no final do trajeto, haverá distribuição de água, maçãs e brindes, inclusive uma bicicleta que será sorteada entre os inscritos. Além disso, uma arena de esportes também será montada na areia para a prática de jogos orientados pelos professores de Educação Física da escola.

Associação e arcebispo unidos pela saúde

No mês de junho, o arcebispo metropolitano, dom Dadeus Grings, recebeu integrantes da diretoria da Associação Comunitária de Moradores e Amigos da Zona Sul de Porto Alegre (Acomazs), que solicitaram a audiência para tratar da questão da saúde pública, uma preocupação tanto da entidade quanto do religioso, para unir forças em prol da melhoria da saúde.
                                                                              Divulgação ACOMAZS
Representantes da ACOMAZS reuniram-se com dom Dadeus (centro)

Dom Dadeus foi enfático no sentido da necessidade de os Executivos cumprirem rigorosamente com o percentual de investimento em saúde pública determinada pela Constituição Federal. Já o presidente da Acomazs, José Paulo Barros, disse que, segundo parecer do Ministério Público de Contas, o governo gaúcho ainda não apresentou um plano para atingir o percentual progressivamente, como recomendou o Tribunal de Contas do Estado.

Mundo Mágico da Alegria festeja seus 15 anos


A noite de 14 de julho foi de festa para a Escola de Educação Infantil Mundo Mágico da Alegria, que completou 15 anos em evento em que comemorou o aniversário junto aos pequenos alunos e seus familiares. O coquetel, realizado no salão de festas da Escola Marista Ipanema, reuniu centenas de pessoas que puderam conferir uma série de atividades na qual o destaque principal foram as apresentações de meninas e meninos do Berçário e do Jardim, com apoio das professoras e atendentes da escola, que incentivaram e lembraram aos pequenos os movimentos das coreografias. Entregas de medalhas para colaboradores e ex-alunos, depoimentos emocionados de pessoas que ajudaram a construir a história de sucesso da Mundo Mágico, fotos das turmas e das festas realizadas desde 1997, entre outras atrações, também marcaram a festividade, comandada pela diretora da Escola Mundo Mágico da Alegria, Vera Lucia De Camillis, e pela coordenadora pedagógica Greice De Camillis.
A Escola de Educação Infantil Mundo Mágico da Alegria, localizada na Rua Cirino Prunes, 292, em Ipanema, tem por objetivo a formação integral da criança, visando desenvolver a autonomia, o senso crítico e a capacidade criadora, fazendo com que a criança utilize o próprio corpo como objeto de descoberta de suas potencialidades e limites. A escola conta, em sua equipe, além de diretora, coordenadora pedagógica, secretária e professores especializados, com profissionais de diferentes áreas, para atender todas as necessidades do aluno, entre eles, nutricionista, psicóloga, dentista, fonoaudióloga, enfermeira, auxiliares, cozinheira e profissionais de higienização. Além do trabalho em sala de aula, a Mundo Mágico oferece, entre as atividades extracurriculares, inglês, capoeira, ballet, educação física, teatro, música, hora do conto e robótica. Informações: 3263-2094, 3398-2094, 8115-7765 e www.mundomagicodaalegria.com.br.

CTG Caminhos do Pampa convoca eleição


Os associados do CTG Caminhos do Pampa estão convocados para eleger, no dia 3 de setembro, a partir das 20h, a nova patronagem da entidade. A Assembleia Geral Eletiva, convocada pela Comissão Administrativa Provisória no mês de julho, será na sede do CTG, na Rua da Fé, 181, na Cidade de Deus, bairro Cavalhada. Informações:  ctgcaminhos@yahoo.com.br.

Testemunhas de Jeová realizam congressos


Durante 14 finais de semana, a partir de 29 de junho, as Testemunhas de Jeová estarão participam de congressos em todo o Brasil, organizados pela Congregação Cristã das Testemunhas de Jeová e com estimativa de público de 1,2 milhão de pessoas em todo o país, em sessões abertas pessoas de qualquer religião ou crença, com entrada é franca. No Rio Grande do Sul, entre 6 e 8 de julho, o congresso realizou-se em Sapucaia do Sul, com o tema Análise do Coração. Os assuntos são apresentados em português e espanhol, em todas as cidades brasileiras, mas em algumas delas contaram com mensagens em inglês, francês, árabe, coreano, chinês, japonês e na língua de sinais, para contemplar as pessoas surdas.
As Testemunhas de Jeová convidam todos a participar de tão importante momento de reflexão. Informações com João A. Oliveira, morador da Zona Sul, pelo fone 8185.8637, ou no site www.jw.org.

Implantes dentais

Perguntas e Respostas


1 - O que são implantes osseointegráveis?
São substitutos artificiais às raízes e coroas dentais perdidas, restabelecendo função e estética dos dentes naturais.
Osseointegração é fazer parte de, estar harmônico com os tecidos biológicos. É a união do parafuso de implante com o tecido ósseo em si.

2 - Pode haver rejeição ao implante?
De forma alguma, pois rejeição só ocorre quando há contato entre dois ou mais tecidos vivos, como, por exemplo, em transplantes de órgãos. Como o implante é confeccionado em material aloplástico, ou seja, não é tecido vivo, esta possibilidade é inexistente.

3 - Qual o tempo gasto para se fazer um implante?  
Quando fazemos um único implante, leva-se aproximadamente 20 minutos na etapa cirúrgica de colocação do parafuso.

4 - Podemos remover um dente e colocar o implante na mesma consulta?
Quando temos um dente condenado na região em que se deseja implantar, não havendo contraindicações de ordem local e ou geral, é perfeitamente possível realizar este procedimento.

5 - Existe limite de idade para usar implantes?
Não, a partir da puberdade qualquer pessoa está apta, inclusive pacientes com idade bem avançada.

6 - Para se fazer um implante, é necessária internação hospitalar?
Não. É uma manobra rotineira que se enquadra no dia a dia do cirurgião dentista; é um procedimento ambulatorial.

7 - Quais as vantagens do implante dental?
Eles permitem a confecção de dentes que se assemelham muito com os naturais, oferecem mais segurança ao paciente, estética e função mastigatória. Podem substituir próteses fixas, removíveis e auxiliam a manter a integridade dos dentes vizinhos. Os implantes estimulam o osso alveolar (como a raiz de um dente), mantendo ele íntegro e em função, evitando, assim, a perda óssea com o passar dos anos.

8 - O que é carga imediata?
Quando se faz a inserção do implante no osso alveolar, a condição óssea do paciente deve possibilitar um ótimo travamento do parafuso. Apenas nesta condição o dentista poderá avaliar a colocação ou não imediata do dente sobre o implante. Existem casos nos quais esta carga deverá ser precoce, ou seja, em um período após 30 - 60 dias, ou carga tardia, após 120 dias aproximadamente.

A Yurgel Odontologia Especializada está à disposição para o esclarecimento de dúvidas pelo site www.yurgelodontologia.com.br, ou contate-nos: Av. Tramandaí, 194, Ipanema - telefones (51) 3246-3208 e (51) 3407-1025.


Allan Chemale Yurgel - CRO/RS 11970
especialista buco maxilo facial
implantes dentais - próteses


Secretaria da Saúde reestrutura atendimento emergencial

Objetivo da SMS é garantir atendimento mais rápido e eficaz em Porto Alegre


O Plano de Ação para a Rede de Atenção às Urgências de Porto Alegre, que tem a gravidade como critério de encaminhamento, é uma ação da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) que visa reorganizar o fluxo de atendimento aos pacientes em situação de urgência e emergência, garantindo mais agilidade e eficiência nos serviços oferecidos à população, com investimentos em qualificação dos serviços de emergência, ampliação e qualificação dos leitos hospitalares de apoio às emergências e leitos de UTI.
Por meio desta nova estrutura, apresentada em junho, a SMS está orientando os usuários da rede pública municipal de saúde a buscarem atendimento nos locais mais adequados, conforme o tipo de assistência necessária e a gravidade dos casos. Em situações consideradas de pouca gravidade (como febre, resfriado, diarreia, dor abdominal ou dor de cabeça leve), os pacientes recebem recomendação de procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou as Unidades de Saúde da Família (USF), que estão sendo reestruturadas e ampliadas, a fim de atender pessoas não tenham consultas programadas e precisem de cuidados médicos para o mesmo dia. Em caso de situações de urgência de baixa gravidade, os pacientes devem procurar as unidades de pronto atendimento, que funcionam 24 horas, inclusive em fins de semana. Nestes locais é realizada assistência a adultos e crianças.
Os casos considerados de maior gravidade, como dor no peito, dores intensas, falta de ar, desmaios, convulsões, devem ser atendidos nas emergências hospitalares, como as do Hospital Conceição, Clínicas, Santa Casa, São Lucas da PUC, Vila Nova e, em breve, a nova emergência do Hospital Parque Belém. Já as urgências cardiológicas também são direcionadas para a emergência do Instituto de Cardiologia. A urgência e a emergência infantil de maior gravidade deve ser atendida nos hospitais da Criança Conceição, da Criança Santo Antônio, São Lucas da PUC e Materno-Infantil Presidente Vargas. Enquanto isso, Pronto-Atendimentos do IAPI e da Cruzeiro do Sul são os locais indicados para urgência em saúde mental, e Socorro a traumas, principalmente de maior gravidade, serão atendidos nos hospitais Cristo Redentor e Pronto Socorro (HPS), que também está habilitado para assistência a vítimas de causas externas – como queimaduras, envenenamentos e intoxicações.

FIB realiza seu 10º Brasileiro de botão


No dia 29 de julho, domingo, a partir das 14h, acontece a 10ª edição do Campeonato Brasileiro da Federação Ipanema de Botão (FIB), que realiza torneios utilizando a regra toque-toque, pois os integrantes da liga a consideram a mais emocionante. Para participar ou saber mais informações sobre os próximos torneios da FIB: marcelominuzzi@hotmail.com e 8430-2182.

Ervino Besson recebe homenagem póstuma na Câmara

                                                                                        Felipe Dalla Valle/CMPA
Homenagem na Câmara foi realizada em 22 de junho
O Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre foi entregue, in memoriam, à família do vereador Ervino Besson, que morreu em 2010 quando era o titular da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo de 2014. A homenagem, concedida pelo Legislativo municipal em 22 de junho no Plenário Otávio Rocha, foi proposta pelo vereador Dr. Thiago Duarte, que destacou que Ervino sempre foi "fiel aos seus princípios, deixou um legado de honestidade e dignidade que falta para muitos que exercem função publica no país". Já o presidente da Câmara, vereador Mauro Zacher, lembrou que o homenageado foi um grande colega como vereador e deixou "um legado de trabalho e projetos de leis fundamentais para a cidade”. Entre os familiares e amigos de Ervino Besson, estavam o filho Sandro (que recebeu o troféu), a prima Geni e o irmão Elói Besson, prefeito da cidade de Portão.

Camila Domingues
Vereador Ervino Besson destacou-se em quatro legislaturas
Morador da Zona Sul, Ervino Besson era casado com Enedir Besson, com quem teve os filhos Sandro e Carise. Sempre atuante junto à comunidade, entre diversas conquistas, aprovou na Câmara a criação do Centro de Eventos da Vila Nova, que recebeu seu nome após sua morte. Destacou-se também na criação do banco de Remédios e do Conselho de Segurança da Cavalhada, além de diversas outras atividades. O homenageado também foi diretor da Companhia Estadual de Silos e Armazéns (Ceasa) e, como vereador, propôs a oficialização do Dia do Panificador e do Dia do Imigrante Italiano.

Bazar e festa junina no Veleiros


O clube Veleiros do Sul, do bairro Assunção, realizou em 7 e 8 de julho sua Festa Junina e o Bazar de Inverno, eventos abertos ao público. A novidade desta edição, que contou com 15 expositores, foi o espaço voltado para maquiagem, com profissional atendendo, gratuitamente, o público feminino. Iguarias típicas da temporada junina, como a pipoca, o pinhão, o quentão, foram saboreadas na tradicional Festa de São João do Veleiros, que contou ainda com jogos como pescaria, porquinhos, lançamento de argolas, cadeia, além de fogueira.

Oficinas de artesanato precisam de voluntários


A Legião da Boa Vontade (LBV) está convidando voluntários que possam ensinar atividades artesanais, em aulas quartas e quintas-feiras, das 14h às 17h. As atividades serão desenvolvidas no Centro Comunitário de Assistência Social Alziro Zarur, por meio do programa Espaço de Convivência, que colabora para a inserção sociocultural e o fortalecimento da cidadania de adolescentes, jovens, adultos e idosos em situação de vulnerabilidade social, construindo vínculos interpessoais, intergeracionais e familiares.
Os interessados em fazer parte da equipe fraterna e solidária da LBV em Porto Alegre podem inscrever-se na Avenida São Paulo, 722, esquina com a Avenida São Pedro, bairro São Geraldo. Informações: 3325-7036 e www.lbv.org.br.

Arroio Capivara passa por limpeza das margens


Moradores da Cohab Cavalhada e funcionários do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) participaram de mutirão de limpeza de margens do Arroio Capivara, em uma extensão aproximada de 800 metros, iniciada em 28 de junho e realizada em uma semana, incluindo catação manual de lixo. No total, foram retiradas 3 toneladas de entulho descartado incorretamente na mata do entorno arroio, incluindo móveis velhos, que favorece alagamentos na região.