Digite o ASSUNTO e nós encontramos para você

Em reunião sobre aeromóvel e BRT, comunidade se manifesta a favor do transporte hidroviário

                                                                                              Jean Pierre Corseuil
Moradores conferiram em mapas as propostas para BRT e aeromóvel

Na noite de 20 de junho, em reunião do Fórum Regional de Planejamento 6 (RP6) sobre Mobilidade Urbana, após a apresentação do engenheiro da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) Luís Cláudio Ribeiro, coordenador do MetrôPoa e do Sistema BRT, que trouxe para os moradores da Zona Sul informações sobre a implantação do sistema BRT no transporte coletivo e o estudo da Trensurb sobre a possibilidade de implantação do aeromóvel na região (mais detalhes também na capa desta edição), foi a vez de os participantes fazerem perguntas ou apresentarem sugestões. Entre as preocupações, está uma relacionada à implantação do transporte hidroviário, que atualmente vem até o bairro Cristal (mas a comunidade pede que vá até Belém Novo ou Lami). O receio é de que esta modalidade de transporte, mais barata, seja deixada de lado em função deste novo projeto (o aeromóvel). Ribeiro procurou tranquilizar os presentes dizendo que os projetos são independentes e um não impede a implantação do outro. “O que está faltando é um projeto hidroviário que inclua também outras cidades”, lembrou Ribeiro, que considera que o motivo de o transporte pelo Guaíba não estar em operação no sul da cidade pode ser falta de demanda ou porque “nunca foi dada muita importância pela característica do transporte” em Porto Alegre.
Os moradores presentes também trouxeram à tona outras questões preocupantes no trânsito da Zona Sul, como a lentidão do trânsito na Wenceslau Escobar, causada pelo aumento do número de veículos; a necessidade de duplicação de avenidas de grande fluxo, como a Coronel Marcos e a Vicente Monteggia; falta de horários de ônibus durante a madrugada; estacionamento em fila dupla na Avenida Padre Cacique em dias de eventos; a poluição visual, caso o aeromóvel tenha confirmado seu traçado pela orla do Guaíba; e a necessidade de tirar do trânsito veículos sem as mínimas condições de trafegar nas vias da capital gaúcha.

Durante sua apresentação, o representante da EPTC falou ainda sobre a implantação do Bus Rapid Transit (BRT), que promete modificar para melhor o transporte coletivo da cidade, trazendo vantagens como maior número de linhas diretas, maior frequência de horários (mesmo com a redução do número de linhas), melhoria da acessibilidade, redução do tempo de viagens, aumento do conforto e da segurança pública, qualificação urbana de eixos viários, entre outras. Já em relação ao projeto de trazer o aeromóvel para a Zona Sul, Ribeiro apresentou mapas de um possível traçado da Rodoviária até o Cristal, com estações em pontos como Gasômetro, Memorial Iberê Camargo, Estádio Beira-Rio e shoppings Praia de Belas e Barra. Ele explicou que este estudo de traçado custeado pela Trensurb foi feito para que a Prefeitura possa viabilizar a contratação de um projeto, se houver viabilidade financeira. Há ainda a proposta de ampliar a linha até a Avenida Juca Batista, passando por bairros como Tristeza e Ipanema. “A Prefeitura não gastou nada com este estudo”, enfatizou. Ribeiro destacou, ainda, que este sistema de monotrilho garante maior conforto e eficiência no cumprimento de horários, mas tem alguns pontos críticos, como poucas estações e custos mais elevados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

-Sua opinião e participação é importante para nós!