Gustavo Cruz / O Jornalecão
Reunião da Cuthab aconteceu no CAR Extremo Sul |
Durante a noite de 2 de junho, o Centro
Administrativo Regional (CAR) Extremo Sul sediou reunião da Comissão de
Urbanismo, Transporte e Habitação (Cuthab), da Câmara Municipal, com a
comunidade para tratar da implantação do transporte hidroviário nas regiões do
Sul e Extremo Sul de Porto Alegre. O encontro, realizado em Belém Novo, teve
entre seus objetivos esclarecer os motivos do atraso no desenvolvimento de uma
linha do catamarã ligando a região ao centro da cidade. Durante a reunião, os
representantes do Município e do Estado foram questionados sobre detalhes em
relação ao projeto, pois a população da região está em crescimento e a
implantação de uma linha de passageiros pelo Guaíba em bairros da região
representaria melhoria para a população. Atualmente, o que há de concreto é o
interesse de uma empresa em operar em futuros pontos de embarque e desembarque
na Zona Sul: a CatSul (que já utiliza embarcações catamarã para transporte
entre Porto Alegre e Guaíba e do Centro da cidade até o Cristal). Também há
estudos e pedidos de moradores para que bairros localizados às margens do
Guaíba contem com atracadouros: Tristeza, Ipanema (Espírito Santo ou Guarujá),
Belém Novo, Lami e Ponta Grossa poderão vir a receber estes equipamentos.
O procurador Carlos Eduardo da
Silveira, da Procuradoria-Geral do Município, revelou que a liberação de
qualquer projeto depende da garantia de viabilidade. Representando a Secretaria
de Portos e Hidrovias (SPH), o engenheiro Reinaldo Gambim explicou que uma das
dificuldades de implantar o transporte hidroviário é que são necessários no
mínimo dois metros para atracar um barco, mas beira do Guaíba do leito à
superfície tem em torno de um metro e meio.
Já o capitão tenente fluvial
Dalbon explicou que é necessário um estudo aprofundado do canal de navegação
para que a Marinha libere o transporte pelo Guaíba, de maneira correta, mas
também disse que, quando é destacado o interesse público e, “com vontade do
governo, o projeto tem prioridade sobre os demais”, o que pode agilizar a
liberação. Antônio Vigna, da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC),
destacou que, além de cumprir as “normas” da Marinha e da SPH e realizar os
levantamentos batimétrico e hidrográfico, uma das etapas a serem cumpridas é a definição
da tarifa. Já o arquiteto e urbanista Marcelo Alet, da Secretaria Municipal de
Urbanismo (Smurb), lembrou da necessidade estudos de impacto ambiental e também
de “uma equação econômica que seja viável politicamente, tecnicamente e
economicamente”.
Os vereadores presentes ao
encontro (Carlos Casartelli, Cassio Trogildo, Delegado Cleiton, Engenheiro
Comassetto, Paulinho Motorista e Séfora Mota) demonstraram otimismo com o projeto
para implantação da operação de linha de transporte fluvial de passageiros para
a Zona Sul de Porto Alegre. O vereador Comassetto, presidente da Cuthab,
destacou que o assunto voltará a ser debatido pela comissão ainda em 2015 e que
reuniões estão sendo realizadas nos bairros para discutir o transporte e a
segurança dos passageiros durante as viagens. Comassetto também destacou a
unanimidade dos moradores da região participantes na defesa da execução do
projeto (desde moradores a líderes comunitários e representantes de entidades),
destacando ainda a participação do jornalista Gustavo Cruz, editor de O
Jornalecão, representando a imprensa comunitária.
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