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Implantação do transporte hidroviário é discutido na região Extremo Sul

                                                                                                                 Gustavo Cruz / O Jornalecão
Reunião da Cuthab aconteceu no CAR Extremo Sul

Durante a noite de 2 de junho, o Centro Administrativo Regional (CAR) Extremo Sul sediou reunião da Comissão de Urbanismo, Transporte e Habitação (Cuthab), da Câmara Municipal, com a comunidade para tratar da implantação do transporte hidroviário nas regiões do Sul e Extremo Sul de Porto Alegre. O encontro, realizado em Belém Novo, teve entre seus objetivos esclarecer os motivos do atraso no desenvolvimento de uma linha do catamarã ligando a região ao centro da cidade. Durante a reunião, os representantes do Município e do Estado foram questionados sobre detalhes em relação ao projeto, pois a população da região está em crescimento e a implantação de uma linha de passageiros pelo Guaíba em bairros da região representaria melhoria para a população. Atualmente, o que há de concreto é o interesse de uma empresa em operar em futuros pontos de embarque e desembarque na Zona Sul: a CatSul (que já utiliza embarcações catamarã para transporte entre Porto Alegre e Guaíba e do Centro da cidade até o Cristal). Também há estudos e pedidos de moradores para que bairros localizados às margens do Guaíba contem com atracadouros: Tristeza, Ipanema (Espírito Santo ou Guarujá), Belém Novo, Lami e Ponta Grossa poderão vir a receber estes equipamentos.  
O procurador Carlos Eduardo da Silveira, da Procuradoria-Geral do Município, revelou que a liberação de qualquer projeto depende da garantia de viabilidade. Representando a Secretaria de Portos e Hidrovias (SPH), o engenheiro Reinaldo Gambim explicou que uma das dificuldades de implantar o transporte hidroviário é que são necessários no mínimo dois metros para atracar um barco, mas beira do Guaíba do leito à superfície tem em torno de um metro e meio.
Já o capitão tenente fluvial Dalbon explicou que é necessário um estudo aprofundado do canal de navegação para que a Marinha libere o transporte pelo Guaíba, de maneira correta, mas também disse que, quando é destacado o interesse público e, “com vontade do governo, o projeto tem prioridade sobre os demais”, o que pode agilizar a liberação. Antônio Vigna, da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), destacou que, além de cumprir as “normas” da Marinha e da SPH e realizar os levantamentos batimétrico e hidrográfico, uma das etapas a serem cumpridas é a definição da tarifa. Já o arquiteto e urbanista Marcelo Alet, da Secretaria Municipal de Urbanismo (Smurb), lembrou da necessidade estudos de impacto ambiental e também de “uma equação econômica que seja viável politicamente, tecnicamente e economicamente”. 
Os vereadores presentes ao encontro (Carlos Casartelli, Cassio Trogildo, Delegado Cleiton, Engenheiro Comassetto, Paulinho Motorista e Séfora Mota) demonstraram otimismo com o projeto para implantação da operação de linha de transporte fluvial de passageiros para a Zona Sul de Porto Alegre. O vereador Comassetto, presidente da Cuthab, destacou que o assunto voltará a ser debatido pela comissão ainda em 2015 e que reuniões estão sendo realizadas nos bairros para discutir o transporte e a segurança dos passageiros durante as viagens. Comassetto também destacou a unanimidade dos moradores da região participantes na defesa da execução do projeto (desde moradores a líderes comunitários e representantes de entidades), destacando ainda a participação do jornalista Gustavo Cruz, editor de O Jornalecão, representando a imprensa comunitária. 

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