Digite o ASSUNTO e nós encontramos para você

Pontes garantem travessia segura de bugios no Lami


Para ajudar na movimentação de macacos bugios, gambás e ouriços, entre outros, foi substituída, depois de nove anos de uso, uma ponte na Estrada do Pontal, próxima à Reserva Biológica do Lami, em 22 de março, para garantir a travessia segura de animais silvestres que correm o risco, ao se deslocarem em busca de alimentos, de serem atropelados, capturados, atacados por cães ou receberem uma descarga elétrica em fios desencapados, por estarem muito próxima a uma área urbana. Atualmente, 11 pontes deste tipo estão em uso na Zona Sul.
                                                                                     Simone Moro

Voluntários instalam equipamento para garantir segurança dos bugios

A instalação das estruturas é feita desde 1995 por voluntários que dependem de recursos financeiros provenientes da venda de camisetas e do apoio do Núcleo de Fauna da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam), que recentemente começou a apoiar o grupo. Além de moradores da região, integram o grupo que constrói as pontes de cordas, biólogos, veterinários, ambientalistas e integrantes do Núcleo de Extensão Macacos Urbanos, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Entre as conquistas, o grupo conseguiu que a CEEE encapasse os fios elétricos em todas as áreas onde há registro de morte, queimaduras ou perda de membros nos animais devido a choques elétricos.

                                                                                                 Ivana Silveira
Bugios-ruivos já estão utilizando ponte

Contatos para colaborar com trabalho dos voluntários devem ser feitos pelo e-mail macacosurbanos@ufrgs.br. Já em caso de emergência com animais silvestres, ligue para: 3289-7517 (Programa de Conservação da Fauna Silvestre, da Smam), 3326-1165 (Batalhão da Polícia Ambiental) e 3226-4871 (Núcleo de Fauna, do Ibama).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

-Sua opinião e participação é importante para nós!