Digite o ASSUNTO e nós encontramos para você

Píer do Ipanema começa a ser construído

                                                                                                    Gustavo Cruz
Frota (de azul), proprietário do barco Travessia, anuncia aquisição de mais duas embarcações, ao lado de Villian (de verde), da Atun-RS, Raul da Rocha, SMTUR, e Marlene Vieira, da Good Cooper

Com a autorização da Marinha em 10 de setembro, o último documento que faltava para iniciar a construção de píer público na Praia de Ipanema, próxima à esquina da Avenida Guaíba com a Rua Leblon, obra reivindicada há 13 anos que, finalmente, começa a se tornar realidade. No dia 23 de setembro, a Associação do Turismo Náutico (Atun-RS), parceira da  Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR) na instalação do equipamento, realizou evento que marcou o início da instalação do atracadouro, destinado ao uso público por embarcações de lazer e turísticas com até 70cm de calado, como lanchas e alguns barcos de pequeno e médio porte. Além de incentivar o uso de embarcações particulares na orla de Ipanema, a construção do atracadouro favorecerá o turismo na região, pois possibilitará a quem participar de passeios turísticos partindo de Ipanema não precise mais fazer o trajeto entre a praia e o barco de bote ou a pé.
O píer, flutuante e com 20 metros de comprimento por 2 m de largura, contará, inicialmente, com quatro módulos independentes amarrados em 12 estacas cravadas no solo e em bombonas de 200 litros, base flutuante que fará com que acompanhe o nível das águas. O investimento será de R$ 43 mil. A Good Cooper, contratada para construir o equipamento em até 60 dias, deu início aos trabalhos ainda na última semana de setembro, com o início da iluminação do local, que será feita com lâmpadas LED. Segundo Rogerio Machado e Marlene Vieira, representantes da empresa sediada em Guaíba, as estacas serão trazidas da cidade vizinha pelas águas do lago, e o píer, por ser projetado em módulos, poderá ser ampliado, no futuro, para poder receber embarcações maiores, mas para isso seriam necessários mais cerca de 100 metros.
A Atun-RS - que contou com o apoio de diversas entidades na reivindicação, entre elas a Associação dos Moradores do Bairro Ipanema - saudou a iniciativa que cria uma nova alternativa de embarque e desembarque de passageiros, por meio de seu presidente, Villian Velloso de Oliveira, que destacou a importância da infraestrutura no local. Já o empresário Reinaldo Frota, um dos que mais batalhou pela melhoria para a orla do Guaíba e proprietário do barco Travessia, um dos que ficará atracado no local, informou que investirá em dois novos barcos, com capacidade para 30 a 40 passageiros, para o turismo e que uma tabela de horários regulares de passeios será criada.
Representando a Secretário Municipal de Turismo, o titular da Pasta, Raul Mendes da Rocha, valorizou a importância do resgate da relação da cidade com o Guaíba e lembrou da aproximação com os proprietários de barcos de passeios turísticos, iniciada há quatro anos, em movimento que resultou na criação da Lei do Turismo Aquaviário de Porto Alegre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

-Sua opinião e participação é importante para nós!