Digite o ASSUNTO e nós encontramos para você

Verão favorece o aumento de mosquitos



O zumbido anuncia a presença dos indesejáveis visitantes, que costumam aparecer com muita frequência no verão. Pequenos, inoportunos, os mosquitos comuns, como o Culex, parecem se multiplicar em milhares nesta época de temperaturas altas e chuvas constantes, invadindo o ambiente doméstico. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulga algumas medidas básicas para combater esse inimigo. Segundo a coordenadora do programa de combate à Dengue, Maria Mercedes Bendati, a associação de calor e chuva, típica do verão, cria as condições propícias à proliferação de mosquitos. "As chuvas de maior volume e frequência dessa temporada aumentam a incidência desse inimigo do verão", salienta.

Ciclo de vida

- No verão, os mosquitos passam do ovo à vida adulta mais rapidamente do que em épocas de frio, em um período que varia de sete a 12 dias;
- Adulto, o inseto pode viver por até 50 dias;
- O mosquito doméstico mais comum em Porto Alegre é o do gênero Culex. Ele se reproduz em águas poluídas, por isso a queixa maior dos moradores próximos a cursos de água.
Importante destacar também que o mosquito comum, o Culex, é marrom ou em tons pardos, diferente do transmissor da dengue, o Aedes aegypti, que é preto com listras brancas pelo corpo. É fundamental adotar algumas medidas de proteção tanto pessoal como na casa para combater esses pequenos invasores. "Além do uso de repelentes como forma de prevenção do problema, deve-se instalar telas e mosquiteiros nas janelas e varadas" , explica Mercedes Bendati. 

Como combater

Inseticidas não são a arma mais indicada porque ajudam os mosquitos a ganhar resistência. Por isso, o melhor é evitar que o inseto entre nas casas. Isso pode ser feito mediante a colocação de telas em portas e janelas. Alguns cheiros espantam os insetos, que são muito sensíveis a odores. Um repelente natural é a planta citronela. O seu óleo é utilizado para repelir mosquitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

-Sua opinião e participação é importante para nós!