Digite o ASSUNTO e nós encontramos para você

Conselho Local de Saúde define reuniões para 2014

Com o objetivo principal de ampliar a participação da comunidade para ganhar mais força em suas reivindicações, o Conselho Local da Unidade Básica de Saúde Guarujá (UBS Guarujá), que atende os moradores dos bairros Espírito Santo e Guarujá, definiu o calendário das demais reuniões para 2014. Entre as propostas apresentadas para ampliar o número de participantes, foram sugeridas a colocação de um cartaz no posto de saúde convidando a comunidade a participar e informando as datas e, também, a divulgação por outros meios, como as edições de O Jornalecão, jornal que tem maior número de exemplares distribuídos nos dois bairros. Os encontros serão realizados na última quinta-feira de cada mês, das 15h às 16h, em local a ser definido. Ficaram agendadas as seguintes datas: 27 de março, 24 de abril, 29 de maio, 26 de junho, 31 de julho, 28 de agosto, 25 de setembro, 30 de outubro e 27 de novembro.  Dependendo da necessidade, poderão ser realizados encontros extraordinários. Além disso, as pautas das próximas reuniões serão informadas com antecedência (três serão escolhidas para cada encontro), por isso as sugestões devem ser encaminhadas até dez dias antes de cada encontro para os e-mails josepaulobarros@gmail.com e ivamkley@hotmail.com.
O calendário de 2014 foi definido na primeira reunião do ano (realizada no dia 18 de fevereiro). O principal assunto tratado na ocasião foi o término do contrato de uma médica da Unidade de Saúde cujo contrato se encerra no dia 24 de fevereiro e não há, até o momento, previsão de ser renovado, o que está preocupando a comunidade pela possibilidade de queda na qualidade do atendimento por meio do SUS na UBS Guarujá, pois ainda não há definição sobre substituição. Além disso, outro médico que atende no local solicitou transferência e deverá atender somente até o final de fevereiro no posto de saúde. O presidente do Conselho Local de Saúde, José Paulo Barros, destacou que, nos últimos meses, tentou, sem resposta, agendar alguma reunião para tratar do assunto com representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), pois os moradores desejam a permanência da médica e ela também manifestou o mesmo interesse. Barros sugeriu também que o Conselho Local faça um contato efetivo para marcar uma reunião com o titular da secretaria sobre o assunto.
Para Grasiela Dias, coordenadora da UBS Guarujá, é vital que cada vez mais pessoas participem das reuniões para que os moradores possam levar suas reivindicações ao Conselho, facilitando o repasse de sua demanda aos órgãos competentes. “Este é um espaço para a comunidade e precisamos esclarecer o que é o Conselho, por isso, a gente precisa trabalhar e fortalecê-lo. A comunidade precisa ser mais atuante e deve elencar o que é mais necessário para a gente ter mais subsídios para buscar melhorias”, destacou.­
Mais informações sobre como participar das reuniões do Conselho Local de Saúde da Unidade Guarujá pelo e-mail josepaulobarros@gmail.com ou pelos telefones 9506-4679 e 92252592, com Ivam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

-Sua opinião e participação é importante para nós!