Digite o ASSUNTO e nós encontramos para você

Ambi comemora seu 31º aniversário

Divulgação
A Associação dos Moradores do Bairro Ipanema (Ambi) festejou com os moradores da região os 31 anos de atividades em jantar realizado no Rio Carreiro, na noite de 27 de novembro. Além da confraternizar, os participantes trataram de assunto relacionados ao bairro, trazendo ideias e reivindicações. Na ocasião, a Brigada Militar entregou ao presidente da Ambi, Plinio Braga Neto, um presente pelo aniversário da entidade, como reconhecimento pelos trabalhos efetuados no bairro relacionados à segurança.

Skol Beach Fest será realizado em três finais de semana

Previsão é de que o evento lote a praia de Ipanema, 
em nove dias, até 21 de dezembro 

                                                                                                        Divulgação
Está tudo pronto para o início do Skol Beach Fest, em Ipanema

O Skol Beach Fest começa às 16h desta sexta-feira, 28 de novembro, com o Desafio de Futevôlei, que prossegue no sábado e domingo, pela manhã e à tarde. Em função de alteração de datas, além de três finais de semana, foram acrescentados na programação do evento mais alguns dias de semana. As novas datas do Skol Beach Fest estão confirmadas para 28, 29 e 30 de novembro, 12, 13, 14, 16, 17, 18, 19, 20 e 21 de dezembro. 
O evento contará com o 2º Desafio de Futevôlei PRO AM, o 2º Sul Brasileiro PRO AM de Beach Tennis, o 1º Campeonato Sul-Brasileiro AM de Sup, o 6º Sup Limpeza da Orla, do 1º Campeonato Sul Brasileiro PRO de Vôlei de Praia, do 1º Campeonato Sul Brasileiro AM de Slackline e das clínicas de Stand Up Paddle e Beach Tennis, além do show do músico Tonho Crocco (dia 14, às 17h) e, ainda, o Sunset Skol Beach Fest, nos outros finais de semana do evento
O Jornalecão também estará no Skol Beach Fest. Além da distribuição do jornal por meio de expositores, os 27 anos de história do jornal farão parte de uma mostra sobre os 60 anos dos jornais de bairro de Porto Alegre, com exemplares e fotos antigas de Ipanema e de outros bairros da Zona Sul. A exposição será realizada no Espaço Cultura e Turismo, onde também será lançado o gibi da Turma do Guaíba, no dia 14, às 17h. O espaço é destinado para mostras e intervenções da comunidade e de entidades da região. Acompanhe as novidades da programação por meio dos sites www.jornalecao.com.br e www.abepraia.tumbrl.com


O que é o Skol Beach Fest?

O Skol Beach Fest é um evento realizado pela Abep, com patrocínio da Skol, execução da Austral Sports, financiado por Pró Esporte/RS e Governo do Estado e apoio da Prefeitura de Porto Alegre e Sorria para o Guaíba.

Ipanema e o esporte - por Alexandre Maia


Alexandre Maia - Presidente da ABEP
(Associação Brasileira de Esportes de Praia)
Primeiramente, gostaria de me apresentar aos leitores deste importante veículo. Meu nome é Alexandre Maia, sou morador do bairro há mais de 20 anos, dentre eles, mais de 10 dedicados à disseminação da prática esportiva junto a nossa orla, como grande ferramenta alavancadora da transformação. Agradeço a oportunidade aos meus amigos de O Jornalecão e, desde já, deixo aqui registrado o que será a minha pauta nesta coluna: Ipanema e o esporte. A relação do nosso bairro com o esporte tem crescido sensivelmente. Diversos profissionais trabalham na nossa orla, nos mais variados esportes. Atualmente, estou envolvido no projeto de gerenciamento esportivo da ABEP (Associação Brasileira de Esportes de Praia) junto com a nossa querida SABI (Sociedade Amigos do Balneário Ipanema), que está voltando com tudo novamente. A SABI quer ocupar seu espaço e cumprir seu objetivo, que é o de propor ações positivas que relacionem o esporte em harmonia com o nosso meio ambiente, ocupando positivamente a orla e incentivando a formação de atletas nos mais variados esportes.
A relação do esporte com a nossa praia de Ipanema é muito mais relevante do que todos possam imaginar. Além de ser o principal ponto de transformação, o esporte fala com o meio ambiente, a segurança, o social, a educação, a saúde e o turismo. O poder de fazer a diferença é muito grande.
Estarei com a galera de O Jornalecão durante todo 2015, e em cada coluna vou abordar um tópico que se relacione com o nosso Ipanema e com o esporte.
Muito obrigado pelo contato e #sorriaparaoguaiba você também.

                                                                                                                                       Natalya Ely
Vini Font (E), número 1 do mundo no beach tennis, 
com a diretoria da SABI, na sede entidade, local onde 
o atleta realizou uma clínica da modalidade em outubro

Zona Sul: O Meu Lugar em Porto Alegre - Edição 230 - Novembro 2014

Mostre seu amor pela Zona Sul!

                                                                                                                          Adília Cruz da Silveira


A Zona Sul de Porto Alegre sempre nos encanta, seja nos seus locais mais movimentados ou nos recantos menos conhecidos, como este trecho da orla (a cima), entre o Espírito Santo e o Guarujá, fotografado por Adília Cruz da Silveira. Por isso, a campanha Zona Sul: o meu lugar em Porto Alegre sempre mostra imagens clicadas por moradores em alguns de seus locais favoritos na região.
Agora você tem mais uma opção para demonstrar seu amor pela Zona Sul. O Jornalecão está distribuindo gratuitamente o adesivo da promoção em pontos de distribuição e na sede do jornal, na Av. Serraria, 1425

Jovens da Escola Custódio de Mello conhecem sede de O Jornalecão

Gustavo Cruz / O Jornalecão
Visita à sede de O Jornalecão faz parte da 
preparação para lançamento de jornal da escola
No dia 12 de novembro, como parte do Projeto de Cooperação Cultural Mídia Livre, que está sendo desenvolvido na Escola Custódio de Mello, no bairro Serraria, 19 alunos que participam das atividades foram conhecer a sede do jornal O Jornalecão, acompanhados da orientadora escolar Márcia Prudêncio Ruas. O objetivo da visita, mostrar aos estudantes como funciona uma redação de um jornal de bairro, faz parte da preparação para a produção do primeiro exemplar do jornal que será lançado na escola, por meio do projeto que é financiado pelo programa Mais Cultura nas Escolas, do Ministério da Cultura. Além do editor de O Jornalecão, Gustavo Cruz da Silveira, que relatou um pouco da história do jornal e mostrou como funciona a produção de matérias e a diagramação, também participou da visita seu pai, Valtor José Rodrigues da Silveira, colaborador do jornal há 27 anos, desde sua fundação.
Durante a atividade, os jovens puderam fazer perguntas e apresentar sugestões de assuntos a serem tratados pelo jornal do bairro. O técnico em informática Anderson Graciano, que desenvolve com os alunos a produção de um blog da comunidade da Vila dos Sargentos (www.midialivrecustodio.blogspot.com.br), também participou do encontro.

Escritor mineiro visita Escola Paulina Moresco




Alunos de 4º, 5º e 6º ano do turno da manhã da Escola Estadual de Ensino Fundamental Paulina Moresco, do bairro Campo Novo, tiveram a oportunidade de conhecer, no dia 4 de novembro, o autor mineiro Thiago de Melo Andrade, um dos escritores dos livros que eles leram em projeto pedagógico realizado durante o ano letivo. Os estudantes realizaram atividades ilustrativas das obras, como releituras dos livros, desenhos e maquetes. E o projeto contou ainda com um boneco gigante, o Leonardo, baseado no personagem do livro “A Batata Infalível”, de autoria do escritor que eles recepcionaram.

Há 20 anos em O Jornalecão – Novembro de 1994


Entrevista exclusiva com Abel Braga e Luis Felipe Scolari


Em novembro de 1995, O Jornalecão lançou sua primeira edição com páginas coloridas e, para comemorar, entrevistou os técnicos que comandavam Grêmio e Internacional naquele ano. Enquanto o Tricolor se preparava para enfrentar o Ajax na final do Mundial, o Colorado lutava por uma vaga na semifinal do Campeonato Brasileiro. Coincidentemente, hoje, quase 20 anos depois, Luiz Felipe Scolari, o Felipão, está de volta ao Grêmio, e Abel Braga, o Abelão, comanda o Inter. Neste momento de 2014 os desafios são diferentes, mas os dois lutam pelo mesmo objetivo: conquistar uma vaga na Libertadores para, quem sabe, lutar pelo tri em 2015. Coincidentemente, os dois técnicos estão entre os mais vitoriosos da história da dupla Gre-Nal, tendo em seus currículos, entre outros, o título de campeão da América.

Ipanema terá Natal na orla

A partir das 18h do dia 21 de dezembro, domingo, o Trapiche do Fausto (próximo à esquina da Avenida Guaíba com a Rua Otelo Rosa), em Ipanema, sediará uma festa de Natal especial para os frequentadores do calçadão. O evento está sendo organizado por Arte e Artista na Orla, que já confirmou algumas atrações musicais (a Orquestra Villa Lobos e o Grupo Alabê Ôni). A programação completa será divulgada, após definidas todas as apresentações, em www.jornalecao.com.br e na edição de Dezembro 2014 de O Jornalecão. Já estão confirmados o patrocínio da Viação Ouro e Prata e o apoio da AEERGS (Associacão dos Escultores do  Rgs), da AAFAT (Associação dos Artesãos da Feira de Artesanato da Tristeza), do Clube do Professor Gaúcho, do Gabinete do Vereador Delegado Cleiton e do CAR/Sul.

Dicas Imobiliárias – SFH e SFI - por Simone Carvalho

Confira as dicas: SFH (Sistema Financeiro de Habitação) 
e SFI (Sistema Financeiro Imobiliário)
  
Na edição passada, falamos em taxas, sistema de amortização Constante SAC e TabelaPrice, vimos a diferença entre elas. Nesta edição, vamos ver a diferença entre Sistemas de Financiamento Habitacional (SFH) e Sistema Financeiro Imobiliário (SFI). Para adquirir um imóvel através de financiamento habitacional, as financeiras utilizam, em geral, dois sistemas: SFH e SFI. O SFH (Sistema Financeiro de Habitação) é utilizado na maioria dos financiamentos imobiliários, Minha Casa, Minha Vida, FGTS. Utilizam-se recursos das contas de poupança ou repassados pelo FGTS. O sistema financeiro da habitação facilita a construção e a compra da casa própria, para utilizar não pode ter outro imóvel. O valor máximo de avaliação do imóvel é de até R$ 650 mil, aqui no Rio Grande do Sul. O limite máximo de financiamento, incluindo as despesas de Registro de imóveis, ITBI e despesas Caixa, é de 80% do valor do imóvel. Caso seja utilizado o Sistema de Amortização Constante (SAC), o limite passa a ser de 90%. A taxa é de 12% ao ano (sem somar tarifas e seguros), reajuste mensais, TR. Pode-se utilizar FGTS para entrada e para pagamento do saldo devedor, obedecendo no mínimo 3 anos de carteira assinada. O SFI (Sistema Financeiro imobiliário) utiliza-se para financiamento fora das regras do SFH, para imóveis acima de R$ 650.000,00. As operações do SFI são efetuadas segundo as “condições de mercado”, isto é, as condições livremente praticadas no mercado, bem como define taxa de juros. Não pode ser utilizado FGTS para amortizações.

LF SUL  Corretora de Imóveis
Empresa familiar que atua no ramo imobiliário há mais de 40 anos


Baile do Chopp

Está marcada para 6 de dezembro, sexta-feira, a partir das 22h45, a realização do 4º Baile do Chopp no salão da comunidade Rosa Mística (Rua Luan Jacoby, 180 - Ponta Grossa). O ingresso custa R$ 15,00 por pessoa (com direito a um caneco). A animação ficará por conta de Os Belgas. Participe!

Bem-estar na orla

Dois eventos com nomes parecidos reuniram os frequentadores do calçadão de Ipanema em novembro. No dia 15, foi realizado o Bem Estar na Orla, com promoção do jornal Bem Estar Zona Sul e diversas atividades. Na manhã do dia 23, foi a vez de 12 empresas da Zona Sul de Porto Alegre se reunirem para o Evento Bem-Estar na Orla, que também contou com atrações e exposição de produtos. 

Brechó e Bazar São Mateus

No dia 13 de dezembro, das 9h às 16h, a Comunidade Luterana São Mateus promove brechó de verão e bazar beneficente em sua sede, na Rua Sargento Nicolau Dias de Farias, 568, no bairro Tristeza. A arrecadação dos produtos vendidos durante o evento será revertida para compra de brinquedos e realização de festa de Natal para 80 famílias carentes. Informações: 3268-1212.

ENZILIMP - ALUMÍNIO vs. ÁGUA POTÁVEL


Rotineiramente lançamos nosso esgoto nos mananciais que fornecem a água que bebemos e com a qual preparamos nossos alimentos. Água que limpa nossa louça, roupa, ... que banha e refresca a nós e nossos filhos.
As hidráulicas - para transformar a água poluída pelo nosso esgoto em água potável - utilizam produtos químicos como o sulfato de alumínio. Este, segundo pesquisas, está relacionado a síndromes neurológicas e senis, como Alzheimer, e há indícios de que está relacionado com autismo, celulite, depressão e criminalidade.
Tratando nosso esgoto antes de despejá-lo fora, estaremos ajudando as hidráulicas a usarem menos alumínio e cloro e a nos fornecerem água melhor e mais barata.

Atendimento médico gratuito para cães e gatos

Na manhã de 1° de dezembro, em frente à Unidade Básica de Saúde Guarujá, a Secretaria Especial dos Direitos Animais (Seda) estará oportunizando atendimento gratuito para cães e gatos, com aplicações de vacinas, medicamentos e atendimentos clínicos (consultas). Além disso, quem é beneficiário do Bolsa Família poderá inscrever seu animal de estimação para concorrer gratuitamente a uma castração. Basta levar o cartão Bolsa Família e o documento de identidade, telefone e endereço do titular do benefício, além do número do prontuário na UBS Guarujá.

Zona Sul já escolheu suas prioridades no OP

Com o encerramento das assembleias regionais do Orçamento Participativo (OP), estão definidas todas as prioridades para investimento nas diversas regiões, assim como os conselheiros e o número de delegados que cada entidade terá direito. Confira abaixo as prioridades escolhidas por cada região e o valor destinado para cada uma delas no ciclo 2014-2015. Para saber mais sobre as plenárias e os nomes dos conselheiros eleitos em cada região, acesse www.portoalegre.rs.gov.br e www.jornalecao.com.br


Plenárias da Zona Sul de Porto Alegre

Região Centro-Sul - 610 participantes, em 27 de outubro, definiram  assistência social, saúde, cultura e pavimentação como prioridades para receber investimentos de R$ 3.076.209,67

Região Sul - 1.135 participantes, no dia 30 de outubro, elegeram como prioridades habitação, cultura, pavimentação e saneamento básico, que receberão R$ 1.925.512,77 para investimento

Região Extremo-Sul - 1.443 participantes, dia 13 de novembro, escolheram como prioridades assistência social, cultura, habitação e saneamento básico – drenagem e dragagem, que receberão R$ 3.459.107,18

Região Restinga - Educação, habitação, assistência social e cultura foram eleitas as prioridades, no dia 11 de novembro, por 1.484 participantes, e deverão receber R$ 5.478.150,04 em investimento

Região Cristal - 200 participantes, em 29 de outubro, optaram por investir R$ 2.076.012,70 nas seguintes prioridades: habitação, desenvolvimento econômico e tributação, cultura e assistência social

Região Cruzeiro - 351 participantes decidiram, no dia 5 de novembro, investir R$ 4.016.874,40 em assistência social, cultura, juventude e esporte/lazer


Região Glória - 618 pessoas optaram por investir R$ 2.908.807,69 em quatro prioridades (assistência social, cultura, educação e habitação) na assembleia realizada dia 12 de novembro

Feira de Natal Ipanema arrecadará brinquedos para crianças e rações para animais

Em dois domingos, 7 e 14 de dezembro, das 11h às 18h, no Travessia Café e Crepe (Avenida Guaíba esquina com a Rua Leblon), será realiza a Feira de Natal Ipanema. No segundo dia do evento, as bancas de expositores e uma praça de alimentação estarão localizadas na Rua Leblon, que terá o trânsito bloqueado para a realização das atividades. Além de várias atrações e artigos de moda e acessórios, quem fizer doações durante o evento concorre a uma cesta de Natal. O objetivo da Feira de Natal Ipanema é arrecadar brinquedos para crianças carentes atendidas por entidades assistenciais e rações para cães e gatos, por meio da ONG Anjos de Patas.

Talk show esclarece dúvidas sobre o câncer

O Instituto do Câncer (IC) do Hospital Mãe de Deus promove talk show, nesta terça, 25 de novembro, às 19h30, com o objetivo de esclarecer tudo o que as pessoas sempre quiserem saber sobre câncer e nunca tiveram a oportunidade de perguntar. O III Mitos e Verdades sobre o Câncer tem entrada franca e contará com a presença de renomados oncologistas brasileiros, como o diretor do IC e professor da faculdade de Medicina da PUCRS, Carlos Barrios, e o oncologista e pesquisador Stephen Stefani. O público poderá fazer perguntas como sobre os diferentes tipos de câncer, chances de cura e como prevenir a doença, além de conversar com os especialistas. O encontro acontecerá no Auditório Irmã Maria Jacomina Veronese, no subsolo do Hospital Mãe de Deus. Informações e inscrições: 3230-2034.

Cartinhas para o Papai Noel já podem ser adotadas

De 24 de novembro a 13 de dezembro, cartas enviadas por crianças ao Papai Noel podem ser "adotadas", em Porto Alegre, na Casinha do Papai Noel dos Correios (Rua Sete de Setembro, 1020, no Centro Histórico). No ano passado, mais 500 mil meninos e meninos de todo o Brasil tiveram seus pedidos atendidos por "padrinhos" e a meta é ampliar este número. Somente no Rio Grande do Sul, foram adotadas 44 mil cartinhas em 2013. Informações em http://blog.correios.com.br/papainoeldoscorreios ou pelos telefones 3003-0100 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800-7257282 (demais localidades).
E, com o objetivo de marcar a abertura oficial da campanha no Estado, o Coral Em CanTo, composto por empregados dos Correios, e o Coro Municipal de São Francisco de Paula apresentam musical com canções natalinas nas escadarias do prédio histórico da empresa, no dia 24 de novembro, segunda-feira, a partir das 10h, com entrada franca.

O Jornalecão lança seus produtos de final de ano

Calendário 2015 e o primeiro gibi da Turma do Guaíba serão lançados nas próximas semanas

Nos últimos dias de novembro, a GCS Editora lança o Calendário 2015 de O Jornalecão, que será distribuído gratuitamente pelos anunciantes que estão patrocinando a publicação e também nos expositores em que são distribuídos os exemplares do jornal. Neste ano, o Calendário de O Jornalecão terá quatro tiragens de 3 mil exemplares, com as empresas e profissionais liberais divididos em cada um dos calendários por região. Mais de 80% dos espaços já estão reservados, mas ainda há alguns espaços disponíveis (informações pelo fone 3246-0848 ou e-mail jornaljornalecao@gmail.com). 

Turma do Guaíba terá primeiro exemplar lançado 
no Skol Beach Fest

O outro produto de final de ano – o gibi “Alan Bari e a Turma do Guaíba” – será lançado, oficialmente, no dia 14 de dezembro, às 17h, no Skol Beach Fest, evento que acontece na Praia de Ipanema a partir de 28 de novembro. Na ocasião, com a parceria da Associação Brasileira de Esportes de Praia (Abep), os anunciantes do primeiro gibi, colaboradores e leitores de O Jornalecão estão convidados a participar do coquetel de lançamento da obra, que começará a ser distribuída dias antes em escolas da Zona Sul de Porto Alegre. O criador da Turma do Guaíba, Jean Pierre Corseuil (Pico), autografará exemplares que serão distribuídos gratuitamente durante o evento, que acontecerá paralelamente ao coquetel de encerramento de Skol Beach Fest.
Nesta primeira obra, o peixinho Alan Bari, um dos integrantes da Turma, pede ao ser humano que não jogue mais lixo no lago e recebe a colaboração das crianças para preservar o manancial que abastece a cidade de água. Em 2015, a Turma do Guaíba seguirá em sua missão de preservar o lago que banha Porto Alegre com a publicação de outros gibis. Aguarde novidades e colabore você também a preservação do Guaíba.


Em busca de melhorias, Jardim Vila Verde recebe visita de vereadores e técnicos da Prefeitura

Guilherme Almeida / CMPA
Vereadores da Comissão de Urbanização, Transportes e Habitação (Cuthab) da Câmara Municipal foram conferir, no dia 4 de novembro, as condições em que vivem as famílias do condomínio habitacional Jardim Vila Verde, nas proximidade do número 5775 da Avenida Juca Batista, no bairro Hípica. A área começou a ser ocupada há mais de 20 anos e não há registro de propriedade do terreno na Prefeitura. Na data da visita, os acessos 1 e 2 estavam alagados devidos à chuva em dias anteriores. O problema é constante no local, devido à proximidade do Arroio do Salso, e desta vez atingiu a maioria das 180 casas. O presidente da Associação do Jardim Vila Verde, Jair Dias, destacou que a comunidade reivindica a gravação da área como AEIS (Área Especial de Interesse Social), o que possibilitaria a realização de obras de infraestrutura e regularização fundiária. Apesar da rede para abastecimento ter sido instalada há quatro meses, as casas não possuem o contador para registro do consumo e não recebem água potável. No entanto, os técnicos da Prefeitura que participaram da visita explicaram que é preciso realizar estudos para a atualização do levantamento topográfico da área, antes da possível gravação como AEIS, para que as dificuldades técnicas possam ser resolvidas. Somente após esta etapa, o Município poderá emitir diretrizes para iniciar a regularização fundiária. O engenheiro Luciano Varela, da Procuradoria Geral do Município (PGM), destacou que a falta de matrícula do terreno exige estudos para a sua demarcação urbanística, que necessita de recursos para a execução e sugeriu que essa demanda seja levada ao Orçamento Participativo (OP). Já Vânia Krieger, do Programa Área de Risco, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam), explicou que a área a menos de 30 metros da margem do Arroio do Salso é de preservação ambiental e não podem ser feitas construções devido ao risco hidrológico. E a Cuthab, que foi representada pelos vereadores Paulinho Motorista, Delegado Cleiton e Alceu Brasinha, continuará em contato com a comunidade a fim de viabilizar a realização dos estudos de topografia que a Prefeitura exige.

Dia 23 tem domingueira e costelão na brasa

Neste domingo, 23 de novembro, a partir das 12h, o CTG Roda de Chimarrão (sediado na Avenida Serraria, 1835) realiza domingueira, com música ao vivo e seu tradicional costelão na brasa. Informações: 3246-7764 e 9883-2564.
E, às 15h, no bairro Ponta Grossa, a Associação dos Moradores da Vila Santa Mônica também promove domingueira em sua sede, na Rua das Espatódeas, com música ao vivo e entrada franca. 

Coleta Certa, do DMLU, agora está na Cavalhada

Em novembro, o bairro Cavalhada passou a fazer parte da área de atendimento do projeto-piloto Coleta Certa, realizado pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) para recolher resíduos que não são coletados pelos caminhões seletivo e domiciliar. O projeto foi testado na Zona Norte em outubro e agora é a vez da Zona Sul. Por isso, até dia 30 de novembro os moradores da Cavalhada podem utilizar o serviço. É possível solicitar o recolhimento, em casa, de até 1m³ de resíduos como madeira, caliça, móveis e eletrodomésticos danificados. O serviço deve ser solicitado pelo fone 156 e é cobrada taxa única de R$ 20,00.

Bombeiros enfrentam dificuldades com focos de incêndio no Morro das Abertas

                                                                                                                 Gustavo Cruz / O Jornalecão
Vento atrapalhou os bombeiros no combate às chamas

O calor está de volta e, com ele, o problema das queimadas nos morros da Zona Sul de Porto Alegre, que podem ser evitadas com cuidados simples, como não deixar uma bituca de cigarro acesa na vegetação, por exemplo. No dia 18 de novembro, cinco bombeiros do Batalhão Coronel Ângelo, de Belém Novo, iniciaram o combate ao fogo no Morro das Abertas, que começou sem causa conhecida. Sem poder subir com o caminhão, o que impossibilitou o uso de água, os integrantes do Corpo de Bombeiros se esforçaram, subindo e descendo o morro, para apagar as chamas, mas o vento dificultou o serviço e o fogo não pode ser extinto no mesmo dia. Somente após mais um dia de combate aos focos de incêndio e muita fumaça nos bairros próximos, os bombeiros conseguiram apagar as chamas. A principal preocupação era que casas próximas pudessem ser atingidas, o que felizmente não ocorreu.

Empresas e profissionais divulgam produtos e serviços na orla de Ipanema

Neste domingo, 23 de novembro, das 10h às 12h, empresários e profissionais da Zona Sul de Porto Alegre se reúnem no calçadão de Ipanema, junto ao monumento Para Namorar ao Pôr-do-sol, de Maria Tomaselli (também conhecido como Casal de Pedra ou Casal de Namorados), para mostrar aos frequentadores do calçadão os produtos e serviços que oferecem diariamente em suas lojas. Participam do Evento Bem-Estar na Orla as seguintes empresas: Cia. Lúdica, Déli Gomes Fotografia, Espaço Vidasaudável, FTC Fotography, Óia Kids, Maria Maria Moda Infantil, Mônica Pacheco Fotografias, Óptica Qualitá, Pet Show, Lacourt Vida, Saloon Cabeleireiros e Universo Fitness.

Problemas culturais do Brasil e de além mar

Arquivo pessoal
Paredes em uma passagem 
em Aveiro, Portugal
A notícia de que a paraense Ana Cristina Wanzeler é uma arquiteta que estará à frente do Ministério da Cultura do governo brasileiro pode sinalizar que arquitetura, arte e artesanato são cultura e apresentam também problemas culturais comuns. Mas que problemas? Pois bem, problemas humanos, econômicos e sociais, os mesmos de sempre. E as soluções? Políticas? Um raciocínio simplificado que remete à recente experiência que tive ao participar de um seminário sobre processos de musealização na Universidade do Porto com um trabalho sobre o projeto Guarisse, que desenvolvo junto à Associação dos Escultores do Estado do RGS - AEERGS. Em uma Europa portuguesa em crise, tive a oportunidade de me deparar com os mesmos problemas relacionados à valorização da arte ou do artesanato e à preservação do patrimônio material e imaterial enfrentados por nós. 
Entre os trabalhos apresentados por pesquisadores de todas as áreas, cujo resultado das pesquisas relaciona-se à preservação de memórias, chamou a atenção a narrativa de Inês Moreira intitulada "Quando o museu ainda é um estaleiro de obras: potencialidades e dilemas da curadoria em edifícios em processo de musealização". Inês apresentou um trabalho sobre a revitalização de uma fábrica incendiada - e, portanto, abandonada - e a sua transformação em museu. Um museu comunitário que resgata e preserva a identidade dos trabalhadores e de seus familiares a partir do que, por quem e de como era desenvolvido o trabalho no local. São registros que se estendem ao consumo e aos gostos da população, à publicidade e ao comércio desde a época em que a fábrica de cerâmicas funcionava. Para a revitalização deste espaço em estado de abandono, universidade e entidades sem fins lucrativos uniram-se aos profissionais da arquitetura e da arte, do artesanato e da história - áreas complementares que formam o espectro cultural de um país. 
Neste caso, um país que, simplesmente, desde 2012 extinguiu o Ministério da Cultura pelo atual legislativo, transformando-o em Secretaria da Cultura, sob as ordens do primeiro ministro português. Um importante ministério que existia de forma independente - pasmem! - somente desde 1995. O que parece demonstrar que um país acostumado a receber milhões de turistas por ano tenha agravado ainda mais os seus problemas econômicos com a falta de investimentos e de políticas públicas destinadas ao desenvolvimento artístico e cultural, ou à preservação de prédios históricos que representem a sua própria cultura identitária e - porque não? - também a nossa.

Marcia Morales Salis – gestora cultural, moradora do bairro Ipanema

Assistência social é a prioridade da região extremo Sul no OP

                                                                                                                  Gustavo Cruz / O Jornalecão
Prefeito ressaltou a importância da grande participação
da comunidade do Extremo Sul

Com uma participação recorde de 1.443 pessoas (entre moradores, líderes comunitários e representantes do Município, a assembleia da região Extremo Sul (que engloba os bairros Belém Novo, Chapéu do Sol, Lageado, Lami e Ponta Grossa) definiu como prioridades para investimento, via Orçamento Participativo (OP): assistência social, cultura, habitação e saneamento básico – drenagem e dragagem - que deverão receber R$ 3.459.107,18 para a região. Durante a plenária, que aconteceu no dia 13 de novembro na paróquia Nossa Senhora de Belém, em Belém Novo, também foram eleitos os conselheiros da região (Dinar Mello e Carla Rosana Santos da Silva serão os titulares, com Luis Carlos Boger e Davi Jonatas como suplentes). 

                                                           Gustavo Cruz / O Jornalecão
Chapa 1 elegeu os dois titulares e um suplente
com 62,7% dos votos válidos

Apesar de destacar a grande participação da comunidade no ano em que o OP completa 25 anos e as conquistas recentes da região (como o início da operação das lotações no extremo Sul e o Hospital da Restinga), o prefeito José Fortunati teve que responder os questionamentos de líderes comunitários, muitos deles relacionados aos problemas de drenagem na região e também sobre regularização fundiária, já que a região inclui o maior número de loteamentos irregulares na cidade. Outro assunto relatado (que já foi tema de matérias em O Jornalecão no primeiro semestre) foi o mau cheiro que moradores da Ponta Grossa estão sentindo e acreditam estar vindo da Estação de Tratamento Serraria, inaugurada em abril e que está ampliando o índice de tratamento de esgoto na cidade.  "As pessoas perceberam que vale à pena se mobilizar e participar”, destacou o prefeito em meio aos esclarecimentos. Fortunati antecipou ainda algumas novidades: a linha de ônibus que liga Belém Novo ao Hospital da Restinga e Extremo Sul mudará seu trajeto para incluir o Chapéu do Sol e a entrega de cópia do decreto que autoriza a Associação dos Moradores da Estrada do Retiro da Ponta Grossa (Amoerp) a utilizar, sem fins lucrativos, para a execução de projetos sociais, culturais, educacionais e ambientais, um terreno da Prefeitura que, no passado, foi sede da Rádio Farroupilha.

Proximidade do verão aumenta alerta contra dengue

Porto Alegre é uma das dez capitais brasileiras em estado de alerta ou risco para dengue e febre Chikungunya, segundo o Levantamento Rápido de Índice de Infestação de Aedes aegypti (LIRAa), divulgado em outubro pelo Ministério da Saúde. Em 2014, cinco pessoas adquiriram a doença na cidade (em fevereiro, nos bairros Teresópolis, Santa Tereza e Medianeira). Até então, todos os contágios de porto-alegrenses haviam acontecido fora da capital gaúcha. Atualmente, o índice de infestação na capital gaúcha é de 1,3% dos imóveis com larvas do mosquito Aedes aegypti. Além disso, apesar de não haver nenhum caso registrado até o momento, os cuidados devem ser redobrados com a prevenção ao Aedes albopictus, que pode transmitir a febre Chikungunya, que ataca as articulações e pode provocar sequelas por até dois anos. Chuva e calor aceleram o ciclo reprodutivo do mosquito. Por isso, é necessário redobrar os cuidados.




A prevenção é a única arma contra a doença

A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d’água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.

Fonte: www.dengue.org.br

Anunciadas datas do Skol Beach Fest

Evento será realizado na praia de Ipanema 
de 28 de novembro a 14 de dezembro

Gustavo Cruz / O Jornalecão
O presidente da Abep, Alexandre Maia (à esquerda),
ao lado de Vini Font, número 1 do mundo no Beach Tennis,
durante a apresentação dos projetos agendados até 2015

Em coquetel realizado pela Abep (Associação Brasileira de Esportes de Praia) e pela Sabi (Sociedade Amigos do Balneário Ipanema), no dia 1º de novembro, foram divulgadas as datas de realização da segunda edição do Skol Beach Fest na praia de Ipanema, agendada para três finais de semana (sextas, sábados e domingos), nos dias 28, 29 e 30 de novembro, 5, 6, 7, 12, 13 e 14 de dezembro (para saber mais sobre o evento acesse www.facebook.com/ABEPraia). Na ocasião, também ganhou destaque a inauguração de quadras de areia e Guarderia de esportes náuticos da SABI e outros eventos e ações sociais relacionadas à orla e aos esportes de praia.

O Poderoso Lanches comemora 18 anos em novo endereço

Mês de novembro começou com a tradicional lancheria em sede com capacidade para atender aproximadamente 150 pessoas
  


Após 18 anos de atendimento aos moradores da Zona Sul (em seu antigo endereço e na tele-entrega), a matriz de O Poderoso Lanches mudou de endereço e agora está na Avenida Cavalhada, 3417 (diariamente, até a 1h da madrugada), em uma sede ampla, com capacidade para atender aproximadamente 150 pessoas ao mesmo tempo. Além disso, a nova casa conta com ambiente climatizado e apresenta como novidade as apresentações de MPB e pop rock dos músicos Baltazar de Bem (quartas e sextas-feiras) e Nilo Rogério (quintas e sábados), sempre a partir das 21h (cover artístico de R$ 3,00 por pessoa).

Nova casa de O Poderoso Lanches pode receber
dezenas de pessoas simultaneamente

Apesar da inauguração deste espaço mais amplo e confortável, algumas coisas não mudam: a qualidade, por exemplo, é a mesma dos 18 anos de sucesso de O Poderoso Lanches. Atualmente, além do tradicional hot dog, são oferecidas opções como cheeseburger, bauru, a la minuta, carreteiros, petiscos e bebidas. E quem preferir pode optar pela tele-entrega (fones 3248-8770 e 3012-8547), com a possibilidade de pagar no cartão de crédito ou débito, se desejar, sem sair de casa, em uma grande área da Zona Sul de Porto Alegre.
Criado em 1996 como uma carrocinha de cachorro-quente no bairro Cavalhada por Denílson Fonseca (que segue administrando o negócio) e seus avós Herny e Dica, O Poderoso cresceu rapidamente e logo inaugurou sua antiga sede na Rua Liberal, na sequência passou a oferecer a tele-entrega e, mais tarde, abriu a sua primeira filial, na Rua Pereira Neto, 1915 (fone 3028-4121), que atende de terça a domingo. 

Bloqueios de trânsito da Zona Sul para a Corrida pela Vida

Além da alteração no trânsito das 6h às 12h deste domingo (16/11), terminais dos ônibus T3 e T4 também mudam

Algumas avenidas da Zona Sul de Porto Alegre, na região do bairro Cristal, sofrerão alterações no trânsito para a realização da 21ª Corrida Pela Vida, que terá largada às 8h e é organizada pelo Clube dos Corredores de Porto Alegre (Corpa) em parceria com a Secretaria do Esporte e Lazer do RS, a fim de beneficiar as crianças atendidas pelo Instituto do Câncer Infantil (ICI-RS). A largada será às 8h deste domingo, dia 16 de novembro, em frente ao estacionamento do BarraShoppingSul. 
A Avenida Diário de Notícias será uma das bloqueadas entre as 6h e as 12h, por isso, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) realizará  desvio do tráfego pelas avenidas Chuí e Icaraí. 
Saiba mais em www.ici-rs.gov.br

Confira abaixo o trajeto da Corrida pela Vida:

Saída: Av. Diário de Noticias (estacionamento do Barra Shopping Sul), seguindo pela contramão da mesma avenida até a esquina com a Wenceslau Escobar; retornando pela contramão da Diário de Noticias; seguindo à esquerda, pela Av. Padre Cacique; seguindo pela esquerda da Av. Edvaldo Pereira Paiva até a esquina com a Av. Ipiranga; retornando pela Av. Edvaldo Pereira Paiva; seguindo a direita na Av. Padre Cacique; seguindo a direita na Av. Diário de Noticias, na mão do trânsito, até a entrada do Barra Shopping Sul, onde será também o encerramento da prova.

Atenção para os desvios de trânsito nas linhas de ônibus

Os veículos de passeio e as linhas de ônibus que atendem a Zona Sul e trafegam na região serão desviadas, assim como as linhas transversais T3 e T4.

Sentido Bairro-Centro: Desvio será pelas avenidas Icaraí, Chuí e Pinheiro Borda. 
Sentido Centro-Bairro: Desvio será pela Padre Cacique, Chuí e Icaraí. 
Terminais de ônibus: Os terminais das linhas T3 e T4, originalmente localizado
Av. Diário de Notícias, serão alterados para a rua Ibicuí.


Domingo é dia de Bazar da Solidariedade em Ipanema

O Travessia Café e Crepe, localizado na Avenida Guaíba, 10818, em Ipanema, sediará o Bazar da Solidariedade, neste domingo, dia 16 de novembro, a partir das 11h. Além de 16 expositores oferecendo roupas, acessórios e bolsas, entre outros itens, está programado show acústico dos músicos Cláudio Baraldo e Kico Moraes. A arrecadação do evento será destinada ao Instituto Rio Branco (que atende 60 crianças e adolescentes de 4 a 16 anos) e para a ONG Anjos e Patas, que abriga 400 animais em Viamão. Outra atração será o posto para doação de brinquedos para o Natal de crianças carentes e alimentação para cães e gatos. O evento é uma realização de Suzana Jung, com apoio do Gabinete do vereador Delegado Cleiton. Mais informações: 8182-8894 ou 3220-4302.