Digite o ASSUNTO e nós encontramos para você

Poesia - Edição 226 - Julho 2014

Parabéns ao nosso vizinho Ialmar Pio Schneider, morador da Tristeza, que foi premiado com a 5ª colocação no Concurso de Poesia Gauchesca Jayme Caetano Braun 2014 por “Petiço zaino de aprendiz de tropeiro”. Confira abaixo a obra do Sr. Ialmar:

Petiço zaino de aprendiz de tropeiro
                      
Velho petiço que eu tive
nos meus tempos de guri,
hoje eu me lembro de ti
e vou sentindo saudade,
esta mágoa sem idade
que sempre nos acompanha,
pois não se afoga com canha
e nem o fogo destrói
porque quanto mais nos dói
menos sentimos a sanha.

E vou recordando agora
quando te punha o lombilho
e meio saco de milho
numa mala de garupa,
depois saía num upa
rumo ao moinho do rincão
donde eu trazia então
a farinha pra polenta
o que tanto nos sustenta
e até dá pra fazer pão.

Não esqueço nunca mais
daquele petiço manso
que nunca teve descanso
e foi o meu companheiro,
quando aprendiz de tropeiro
adquiria experiência
de tudo quanto a existência
vai tramando com enleios,
velho amigo de rodeios
na minha xucra querência!

E depois vim pra cidade
viver no meio do povo,
pensando em ti me comovo,
pois sinto barbaridade,
uma dor que o peito invade
e me vai tomando conta,
como quem anda de ponta
com o destino caborteiro
que nos leva no entrevero
e tanta vez nos afronta.

Eras o orgulho que eu tinha
quando em manhãs de domingo
no meio de tanto gringo,
eu ia assistir à missa.
Troteavas sem preguiça
no teu maior otimismo
me levando ao catecismo
onde a gente se prepara
pra ter vergonha na cara,
não praticar banditismo.

Sempre foste meu amigo,
onde andasse bem ou mal,
até que a sina fatal
nos separou de repente.
Numa tarde de sol quente,
deixando o pago pra trás
me despedi de meus pais
e vim morar por aqui;
depois, nunca mais te vi,
nem me viste nunca mais!...

                                     Ialmar Pio Schneider

Nenhum comentário:

Postar um comentário

-Sua opinião e participação é importante para nós!