Digite o ASSUNTO e nós encontramos para você

Estação do bairro Serraria deve começar a tratar esgoto em março

Após meses de divergência em relação ao comprimento do emissário da Estação de Tratamento de Esgoto Serraria (ETE Serraria), que deverá tratar 50% do esgoto de Porto Alegre, o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) e a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) finalmente chegaram a um acordo, em 20 de dezembro, com a assinatura de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). A expectativa é de que a estação comece a operar até março, mas de forma gradual, pois o Dmae prevê que a capacidade máxima seja atingida em uma ano. As vazões de esgoto tratado serão progressivas, começando com 530 litros por segundo, e não deverão ultrapassar 2,5 mil litros por segundo.
Além da instalação de equipamentos de monitoramento para acompanhar o início da operação, também está prevista a contratação de uma equipe de especialistas que analisará relatórios de monitoramento e, a partir dos resultados obtidos pelo modelo de dispersão, se manifestará quanto à necessidade ou não do prolongamento do emissário final, ao longo do processo de pré-operação, pois, pelo acordo, em caso de ser constatada necessidade, o emissário deverá ser ampliado em até 18 meses pelo Dmae.
A autorização para operação da ETE Serraria dependia de autorização da Fepam, que não concordava com a redução do emissário que levará o esgoto tratado para o Guaíba. A Fepam exigia que ele se estendesse por 2,6 km Guaíba adentro, conforme projeto original, mas a proposta do Dmae era de lançá-lo a 1,6 km da margem, sob alegação de que R$ 40 milhões seriam economizados dos cofres públicos, além de não trazer riscos de contaminação e apresentar resultados praticamente idênticos, mesmo com a redução de mil metros. Após a realização de novos estudos solicitados pela Fepam e que confirmaram a posição do Dmae, a necessidade de despoluir o principal manancial de água da cidade e de preservar os investimentos realizados levou os órgãos a entrarem em acordo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

-Sua opinião e participação é importante para nós!