Digite o ASSUNTO e nós encontramos para você

Há 20 anos em O Jornalecão - Junho de 1994

Notícias publicadas na edição de Junho/1994 de O Jornalecão


Recomeçam as obras do Guaíba Vive

Por Gustavo Cruz da Silveira

Recomeçaram as obras de despoluição da praia de Ipanema, fato esperado por todos que sonham ver o Guaíba balneável. Há dois meses segue nos bairros Guarujá e Espírito Santo a conclusão de 2.000 metros de tubulações e recalques que já haviam sido iniciados e interrompidos há cerca de dois anos. Estas tubulações farão a ligação entre as duas estações de bombeamento de esgotos a serem implantadas (nos bairros Espírito Santo e Guarujá).As obras terão duração de 360 dias, com a previsão de conclusão para dia 11 de março de 1995.
Após esta fase da obra do Dmae, deverá começar uma outra etapa, que ligará a nova estação de bombeamento (do Guarujá) à estação de tratamento de esgoto (que se localiza no bairro Serraria). Depois é que os esgotos dos bairros próximos serão tratados, antes de serem lançados no Guaíba. São obras difíceis e demoradas, mas necessárias para que nosso rio volte a ser balneável.

Nota: O Programa Guaíba Vive, que ampliou a capacidade de tratamento de esgoto em Porto Alegre para 27%, foi tema das edições de O Jornalecão desde Dezembro/1991, ano do início das obras, até o ano 2000, quando a Prefeitura Municipal criou o Programa Integrado Socioambiental (Pisa).


Quintanares na terra e no céu

Olho a página em branco e compreendo ser-me impossível escrever um necrológio tradicional para Quintana. Ele ultrapassa a morte. O velho menino. O menino velho. É assim que ele se pinta. “Que não vos iluda o velho que aqui vai / Eu quero os meus brinquedos novamente / Sou um pobre menino, acredita / Que envelheceu um dia. De repente.” Quintana, dos 87 anos, simplesmente adormeceu e do sono aproveitou-se para “sepultar-se” no céu.
(Trecho da homenagem feita por Edith Hervé de Souza, a Vó Edith, quando do falecimento do poeta, em 1994)


A pista vazia

Ayrton Senna se foi. Foi para não mais voltar. Em Ímola, viram-no pela última vez.  (...) De Ayrton sempre nos lembraremos, de suas palavras, das brincadeiras, do champagne no pódio e, sem dúvida, de vê-lo empunhando aquela bandeira verde e amarela deste país que tanto amou.


Está chegando a Copa do Mundo de 1994!
  
Faltam poucos dias para o início da Copa e a expectativa de todos é enorme. Os assuntos giram em torno da equipe de Parreira e na esperança do título que pode vir. Esquecemos até da URV e do Real, que está chegando. (...) Vamos torcer para que o tetra venha. Será bom para o povo, tão sofredor e “desgovernado”.
(Trecho do Comentário Esportivo, de José Carlos Gonçalves de Lima,
antes do início da Copa do Mundo de 1994, nos Estados Unidos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

-Sua opinião e participação é importante para nós!