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Novas lotações da Zona Sul ficam mais próximas

Finalmente, depois de dois anos do início da concorrência pública (contestada judicialmente por um dos participantes), o Consórcio de Transporte Seletivo da Zona Sul (ZSUL), vencedor da licitação para o transporte de passageiros em lotações das novas linhas para a região (Restinga e Belém Novo), foi confirmado como permissionário, no dia 2 de maio. O contrato assinado prevê dez anos para a exploração do serviço.
Até o final de julho encerra o prazo de 90 dias para que o compromisso seja efetivamente firmado e, posteriormente, a empresa terá 120 dias  para colocar os micro-ônibus em operação. Assim, no final de novembro já será possível que o transporte seletivo passe a atender bairros do Extremo Sul da cidade. No entanto, podem haver atrasos por trâmites burocráticos. “Acredito que até o final do ano ou mais tardar início de 2015 teremos as lotações”, destacou Vanderlei Cappellari, diretor-presidente da EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação).
As duas linhas de lotação contarão com 34 micro-ônibus destinados a atender a comunidade dos bairros Restinga, Ponta Grossa, Chapéu do Sol e Belém Novo, que ainda não contam com esta modalidade de transporte e dependem unicamente das linhas de ônibus e reivindicam o transporte seletivo há mais de dez anos.


Ponta Grossa e Chapéu do Sol também querem lotações

A proximidade do início da operação das linhas de lotação Belém Novo e Restinga deve ser comemorada, mas a necessidade de mais itinerários para atender a crescente população da Zona Sul de Porto Alegre é evidente. No dia 15 de julho, às 11h, a Comissão de Transporte e Habitação (Cuthab) da Câmara Municipal terá como tema de sua reunião os itinerários das novas linhas de transporte seletivo (por lotação), e moradores dos bairros Ponta Grossa e Chapéu do Sol trarão de volta à pauta a necessidade de itinerários que efetivamente atendam os dois bairros, que são de grande extensão. Inicialmente, o projeto das novas lotações para a Zona Sul que tramitou na Câmara Municipal previa o transporte seletivo para os bairros Restinga, Belém Novo, Chapéu do Sol e Ponta Grossa, mas, posteriormente, decreto assinado pelo prefeito José Fortunati determinou a criação das linhas Restinga e Belém Novo.
Um dos temores da população da Ponta Grossa e do Chapéu do Sol é que muitas pessoas sejam obrigadas a se deslocar por quilômetros caso a região conte apenas com a linha Belém Novo e esta trafegue pela Avenida Juca Batista, sem acessar outras vias importantes dos bairros, o que é uma das possibilidades. Além disso, estão preocupados com a possibilidade de que os micro-ônibus sejam muito utilizados nas proximidades de seus terminais e lotem sua capacidade nos primeiros quilômetros, dependendo do horário, sem conseguir atender os moradores da Ponta Grossa e do Chapéu do Sol. Como os itinerários das duas novas linhas ainda não estão definidos, moradores desejam que estas efetivamente atendam seus bairros, mas também consideram fundamental a criação de novas linhas para atender às necessidades da crescente população da região.

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