Digite o ASSUNTO e nós encontramos para você

A importância dos Jogos Digitais no auxílio da aprendizagem da alfabetização

Os jogos digitais ou eletrônicos são tecnologias intelectuais que auxiliam no processo de alfabetização através da aplicação de jogos lúdico-educativos nas aulas dos professores aos seus alunos. Para alfabetizar é necessário que se use algum tipo de recurso para uma aprendizagem mais efetiva, e, para isso, uma proposta precisa ter elementos atrativos para seduzir o seu público-alvo, tornando a aprendizagem um processo estimulador e prazeroso (RODRIGUES; ARAUJO, 2007, p.02). Os jogos digitais desenvolvem a curiosidade, a iniciativa e a autoconfiança, proporcionando o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da concentração. Podem auxiliar a criança em suas habilidades sociais, tais como: respeito, solidariedade, cooperação, obediência, responsabilidade e iniciativa (RIZZI, 1994).
Assim, os jogos digitais têm como vantagem um universo de som, cores, movimentos, informação e ação, o qual não faz parte do cotidiano da sala de aula, atraindo a curiosidade através da oferta da interação do aluno com o jogo digital e seu fascínio com o mesmo. Fascínio esse que atrai um maior interesse pelos conteúdos e processo de alfabetização, por meio dos jogos digitais lúdico-educativos que são acessórios na metodologia do ensino.
É dessa forma que o auxílio pedagógico tenta fazer com que a criança se sinta bem e à vontade na aprendizagem da leitura e escrita. E, para dar continuidade ao aprendizado da criança, nos meses de janeiro e fevereiro o Centro Multidisciplinar Bahamas estará oferecendo oficinas de alfabetização através do lúdico com os jogos digitais, pedagógicos e de pintura.
Referências: RIZZI, L. et al. Atividades lúdicas na educação da criança. Série Educação. São Paulo: Ática, 1994. RODRIGUES, Sandra H; ARAÚJO, Verônica. Alfabetização na Era Digital: olhos e ouvidos imaginários; disponível em www.abed.org.br/congresso2007/tc/426200732202PM.pdf

Centro Multidisciplinar Bahamas - Auxílio Pedagógico – Pedagoga Cristina Cecatto. Rua Paulo Derly Strehl, 101 - Ao lado do Zaffari da Juca Batista. Contatos: (51) 3239-2239 / 8428-5566 ou centromultidisciplinarbahamas@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

-Sua opinião e participação é importante para nós!