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Professor defende arte como meio de reinserção social

Elson Sempé Pedroso
Professor Aloizio Pedersen e o vereador
Dr. Thiago Duarte, presidente da Câmara Municipal
O professor Aloizio Pedersen apresentou, no dia 28 de novembro, na Tribuna Popular da Câmara Municipal o projeto Arte-Inclusão, voltado à reinserção de jovens infratores na sociedade e que está sendo desenvolvido na Fase (Fundação de Atendimento Socioeducativo do RS) com a linguagem simbólica do desenho e pintura como instrumento de reinserção social. Na ocasião, ele pediu apoio aos vereadores para a manutenção e a disseminação dessa proposta a apresentou vídeo que destaca desenhos e pinturas e depoimentos de alunos e pessoas ligadas ao trabalho com jovens infratores, entre os quais o deputado federal Jean Wyllys (PSOL/RJ), e também o depoimento de um aluno do projeto que cumpre medida socioeducativa na Fase. Como parte do Arte-Inclusão, desenhos e pinturas dos jovens atendidos pela Fase e que participam do Arte-Inclusão foram expostos no T Cultural Tereza Franco e os alunos também promoveram performance na Câmara Municipal, no Auditório Ana Terra. "A arte alivia traumas, e os indivíduos devem ser acolhidos com os traumas que têm", destacou Pedersen.

Arte-Inclusão acompanha outro projeto anterior, denominado Escola Sem Violência, que trabalha com situações de bullying e foi desenvolvido com sucesso na Escola Padre Reus, da Tristeza, servindo de modelo para outras unidades de ensino. As duas atividades têm o apoio e o suporte da Associação Educacional Borghesi (AEB)

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