Digite o ASSUNTO e nós encontramos para você

SOS Praça Lagos pede ajuda para cães abandonados

Os moradores dos arredores da Praça Lagos, na Esplanada, bairro Espírito Santo, estão preocupados com a situação dos cães abandonados que estão vivendo no local. Sem cuidados médicos e com alimentação deficiente, os animais chegam, em alguns momentos, a brigar pela comida, quando os vizinhos se solidarizem com sua situação e os alimentam. O número de cães chegou a 13, mas campanhas de doação realizadas pela vizinhança (utilizando também as redes sociais) garantiram a adoção de alguns; sete continuam à espera de um lar, vivendo em condições precárias. Inicialmente eram apenas três filhotes, abandonados em 2012.
Preocupado com a situação dos animais e também com a redução da frequência das crianças na praça em função do receio de serem mordidas, o movimento SOS Praça Lagos iniciou uma mobilização para tentar dar uma vida digna aos animais e evitar o aumento do número de cães abandonados. Em junho de 2013, após vizinhos terem reivindicado atenção do poder público para a questão, pelo fone 156, pedindo a remoção dos cães, por ameaça à saúde pública e dos próprios animais, o SOS Praça Lagos tentou encaminhar pedido de providências ao prefeito, o que não foi autorizado. Assim, a solicitação foi feita, como recomendado, pelo 156. Sem providências até novembro, o documento foi encaminhado aos vereadores da Câmara Municipal. Em 9 de dezembro, o vereador Professor Garcia deu retorno aos moradores e foi verificar a situação no dia seguinte. Garcia se propôs a colaborar e sugeriu que o SOS Praça Lagos solicitasse a castração dos animais, o que foi feito na mesma data por Cecilia Brocardo de Lima, que diz que a maior preocupação dos moradores é que “eles (os cães) afastaram as crianças da praça”. Ao protocolar a reivindicação no Fala Porto Alegre (sob o número 5104201328), a atendente informou que o pedido deveria ser para a castração de, no máximo, cinco animais (ou seja, dois a menos que o número de cachorros que hoje vivem na Praça Lagos).
Paralelamente, a advogada Alice Brocardo está encaminhando o caso ao Ministério Público. No dia 6 de dezembro, ela encaminhou exposição de motivos, solicitou agendamento para apresentar o caso à Promotoria do Meio Ambiente e aguarda resposta ao pedido para tentar solucionar a questão, garantindo o bem-estar animal e o uso da praça pelos moradores. Mais informações: sospracalago.blogspot.com e sospracalago@hotmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

-Sua opinião e participação é importante para nós!