Digite o ASSUNTO e nós encontramos para você

Hoje tem Carnaval???

CMPA


Cleiton Freitas
vereador de Porto Alegre 
e delegado de Polícia

O Carnaval está entre as festividades ou feriados que ocorrem em datas móveis. Por isso, para muita gente ainda persiste o mistério em saber por que a data do Carnaval varia de ano para ano. O cálculo é: sete domingos antes do domingo de Páscoa. Porém, a Páscoa também é uma festividade com data móvel e, para calcular o dia da Páscoa, devemos, basicamente, observar o seguinte acontecimento: o primeiro domingo de lua cheia após o dia 21 de março, época em que ocorre o equinócio (igual duração do dia e da noite) e, consequentemente, a mudança da estação. Esta data exigia 40 dias de jejum, período denominado “Quaresma”– tempo de penitência e privação, fase que incentivou a reunião de diversas festividades nos dias anteriores à quarta-feira de Cinzas, o primeiro dia da quaresma. As festas foram acontecendo pelas cidades de todo o mundo, desde o século XI, incorporando os bailes de máscaras, com suas ricas fantasias e os carros alegóricos. Ao caráter de festa popular e desorganizada, juntaram-se outros tipos de comemoração e, progressivamente, a festa foi tomando o formato atual, com todas as diferenças regionais e dimensões, que nos é característico.
A grandiosidade desta festa popular ultrapassa os tempos, marca histórias de vida, garante emprego e renda, desenvolve o turismo, incentiva o aprimoramento de serviços de transporte, hospedagem, alimentação, dentre vários outros benefícios sociais e econômicos. Mas também há o apelo emocional. Os 50 minutos de fama, de luz, de exuberância, antecedidos por muito envolvimento, ensaio, dedicação e perseverança, na busca de vencer os grandes e contínuos obstáculos que as crises colocam, cada vez mais, à criatividade, à superação e ao renascer das cinzas, como única alternativa para milhões de pessoas envolvidas neste processo, nesta cadeia produtiva.
O cancelamento do evento em várias cidades do Interior não resolverá os problemas de saúde, educação, segurança, ou quaisquer que sejam, e desconsidera todo ganho que a festa proporciona, de diversas ordens, em diferentes setores.
Há que se salientar: Carnaval é o maior espetáculo da Terra. Não acabem com ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

-Sua opinião e participação é importante para nós!