Digite o ASSUNTO e nós encontramos para você

O verão e os carrapatos

Por Simone Corrêa Becker Rodrigues
Médica veterinária CRMV 5162

Fonte: S.Becker/ IPVDF 2015
Normalmente associamos o verão a coisas boas, como férias, sol, praia, diversão. No entanto é nessa época do ano que nos deparamos com um problema que é enfrentado por muitas pessoas que têm um cão como animal de estimação: o aumento da infestação de carrapatos nos animais. É que é justamente essa estação do ano que apresenta as condições mais favoráveis à reprodução desses parasitos que causam tanto transtorno aos cães.
Além de causarem prejuízos diretos aos cães por se alimentarem de seu sangue e causarem irritação no local da picada, os carrapatos ainda podem servir como vetores de várias doenças aos animais.
Dentro do seu ciclo de vida o carrapato apresenta três formas parasitárias: larva, ninfa e adulto. As fêmeas alimentadas, que foram fertilizadas pelos machos sobre o hospedeiro, se desprendem para fazer a postura de ovos no ambiente. Cada fêmea pode colocar de 1000 a 3000 ovos, que, darão origem às larvas.
O método de controle químico tem sido utilizado tanto como método curativo (tratamento das infestações) como método preventivo. Apesar do avanço observado nos últimos anos no desenvolvimento de novos compostos com diferentes modos de ação para o controle de ectoparasitos em cães e gatos, o problema da resistência aos químicos ainda tem sido constante e de difícil resolução.

Estudo pesquisa a resistência dos carrapatos aos acaricidas

Neste contexto e com o objetivo de contribuir de maneira preventiva e efetiva com a saúde, o bem-estar animal e o meio ambiente, a médica veterinária Simone Becker vem trabalhando no seu projeto de mestrado em Saúde Animal no Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor (IPVDF), da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (SEAPI) do Estado do Rio Grande do Sul, onde procura avaliar através de ensaios laboratoriais a suscetibilidade do carrapato comum do cão, frente aos principais acaricidas químicos utilizados para o seu controle.

Proprietários, veterinários e criadores que estejam enfrentando problemas com carrapatos em seus animais de estimação, em canis ou residências e desejarem participar gratuitamente do projeto podem entrar em contato para maiores informações através do telefone (51) 99646173, com Simone. Além de receber mais informações sobre este problema, você estará contribuindo com uma vida melhor para seu melhor amigo! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

-Sua opinião e participação é importante para nós!