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Saiba que cuidados tomar na compra de material escolar

Procon POA esclarece questões sobre 
o que deve ser comprado na volta às aulas

O Procon Porto Alegre divulgou nota a fim de garantir os direitos do consumidor nas compras de volta às aulas. De acordo com o diretor executivo, Cauê Vieira, as escolas não podem determinar a compra de nenhuma marca específica, ficando o consumidor livre para buscar preços mais vantajosos. A escola também não pode exigir materiais de uso coletivo, como produtos de limpeza, material de higiene para os banheiros (álcool, desinfetantes ou papel higiênico).

Cabe aos responsáveis apenas a compra de material de uso pessoal do aluno, como livros, cadernos, folhas de ofício, cartolinas, lápis, canetas, tintas, pincéis atômicos, fitas adesivas, cola, tesouras, apontadores, lenços de papel. As embalagens desses produtos devem conter informações claras, precisas e em língua portuguesa a respeito do fabricante, composição, condições de armazenagem, prazo de validade e se apresentam algum risco ao consumidor.
Deve ser sempre exigida a nota fiscal detalhada de todo e qualquer produto comprado, para garantir que o consumidor realize eventuais trocas dos produtos, ou mesmo para fazer reclamação junto ao Procon. As reclamações podem ser feitas pela internet (através do aplicativo para celulares e tablets, APP Procon Porto Alegre, ou pelo site www.proconpoa.rs.gov.br) ou pessoalmente, na sede do Procon Porto Alegre (Rua dos Andradas 686, das 10 às 16:00h), com 70 números de senhas distribuídas diariamente.


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