Digite o ASSUNTO e nós encontramos para você

Enchentes: falta um plano para salvar animais

Lourdes Sprenger - Vereadora em Porto Alegre,
primeira parlamentar eleita no RS pela Causa Animal

Lourdes Sprenger

A repercussão causada pela morte de Cecil, leão-símbolo do Zimbábue, abatido por um caçador sem escrúpulos, nos leva à conclusão de que a sorte dos animais passou a ocupar um lugar de destaque na sociedade. As pessoas não suportam mais ver animais sendo maltratados, assassinados, famintos e até mesmo não protegidos adequadamente. Assim, cães e gatos não fazem apenas parte da nossa vida. Hoje, fazem parte da família.
As últimas enchentes na região metropolitana reforçam esta percepção. Imagens da destruição de casas e alagamentos somaram-se a inúmeros registros de animais ilhados, resgatados heroicamente por gente que, embora perdendo os seus bens, não deixou o seu mascote ‘‘familiar’’ para trás. Exemplos de solidariedade aos animais não faltaram, pois moradores se recusaram a sair de suas casas se seus animais não fossem resgatados.
Em vários municípios, ficou evidente que protetoras e órgãos públicos fizeram um grande esforço para resgatar e abrigar animais. Mas não foi o suficiente, pois muitos ficaram pelo caminho. Sobraram heroísmo e abnegação, mas faltou planejamento estratégico.
É hora de o Executivo Municipal assumir seu papel e reconhecer a necessidade da criação do Conselho Municipal dos Animais, enviando projeto de lei para a Câmara Municipal. Há muito que defendo esta bandeira. O Conselho deve realizar o controle social, propor políticas públicas em prol dos animais, aglutinar sugestões para esterilização, identificação, guarda responsável e adoção consciente e, é claro, promover orientações à Defesa Civil para resgates em enchentes e outras calamidades.
A mesma sensibilidade e a vontade que se têm para proteger animais se constata na disposição de quem oferece proteção a idosos, crianças e portadores de necessidades especiais. Ao abraçarmos causas, formamos uma corrente de solidariedade e de proteção social. Nada é excludente. Cada um escolhe o seu voluntariado e faz o seu caminho orientado para espalhar o bem na sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

-Sua opinião e participação é importante para nós!