Digite o ASSUNTO e nós encontramos para você

Dmae apresenta ações na bacia do Arroio Guarujá

                                                                                                     Gustavo Cruz
Reunião da Campanha Zona Sul Eu Curto Eu Cuido
realizada pelo Dmae aos moradores do bairro Guarujá


Como parte da campanha Zona Sul: Eu curto. Eu cuido, o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) realizou apresentação das ações previstas na bacia do Arroio Guarujá objetivando a despoluição do Guaíba. Na noite de 20 de dezembro, a engenheira química Joséni Maria J. Facchin detalhou os resultados das ações já realizadas na bacia do Arroio Capivara, em Ipanema, e também o que está sendo previsto pelo Dmae para a região do Guarujá, em reunião no salão paroquial da igreja de Santa Rita de Cássia, aos moradores do Guarujá presentes, entre eles integrantes da Acomazs (Associação Comunitária de Moradores e Amigos da Zona Sul de Porto Alegre), como o presidente da entidade, José Paulo Barros. A campanha integra o Programa Integrado Socioambiental, da Prefeitura, que já investiu R$ 415,87 milhões (76% de verbas federais e 24% de investimento do município).
Joséni deu, ainda, maiores detalhes à comunidade sobre a 5ª edição do Plano Diretor de Esgotos de Porto Alegre e sobre o tratamento de esgoto na cidade, onde 61% das economias contam com rede coletora sanitária, mas apenas 27% do esgoto produzido é efetivamente tratado em nove estações de tratamento. O déficit atualmente é de 1.460 km de redes, sendo que 1.790 km de redes coletoras já foram implantadas na capital gaúcha. No Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) Zona Sul, que inclui os bairros Ipanema, Espírito Santo, Guarujá, Pedra Redonda, Tristeza, Vila Conceição, Assunção e partes de Cavalhada, Vila Nova, Camaquã, Belém Velho, Hípica e Restinga, com cerca de 84.227 habitantes, a engenheira destacou as ações na bacia do Arroio Capivara, que começaram antes.  Segunda a representante do Dmae, com as ligações realizadas após o início da campanha, 1,032 milhão de litros de esgoto que chegavam ao Guaíba por meio do Arroio Capivara agora estão indo para a estação de tratamento no bairro Serraria.
As ações que serão agora realizadas no Guarujá são as mesmas efetivadas em Ipanema: Programa Esgoto Certo - vistoria com testes para verificação do esgoto sanitário; manutenção - vistorias diárias e limpezas periódicas; monitoramento - análise em laboratório das águas do arroio; execução de projetos para interligação de redes coletoras; programa de educação ambiental nas escolas e mobilização na região; execução de projetos e obras de redes coletoras.
Joséni destacou algumas formas de participação da comunidade no processo, como a conscientização dos que ainda não fizeram sua ligação de esgoto para que autorizem o serviço; telefonar para o 156 dígito 2 para fazer o agendamento de vistoria caso ainda não tenha sido feita; sensibilizar os vizinhos para autorizar os testes; denunciar as ligações incorretas para que possam ser corrigidas e formar uma comissão de moradores para acompanhar a obra e colaborar para que o objetivo seja atingido. 
A engenheira química informou que até o momento foram identificados poucos pontos em que há problemas a serem corrigidos na região do Guarujá, mas outros poderão aparecer durante as vistorias em 24,4 km de redes de esgotos já instaladas na bacia do Arroio Guarujá. Além disso, ainda falta instalar 14,1 km de redes no bairro. 
Após a apresentação, os moradores presentes, além de fazer perguntas sobre o projeto para Joséni e outros integrantes do Dmae, manifestaram preocupação em relação a cerca de 200 famílias que vivem no Jardim das Oliveiras sem ligação de esgoto e, também, à manutenção das redes, entre outras questões.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

-Sua opinião e participação é importante para nós!